O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoVECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

26 mensagens
  • 1
  • 2
Ary Dias
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2014, 16:55
Nome Completo: ARY GABRIEL Albano Nunes Dias
Cidade: Riacho Fundo
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Ary Dias » 07 Ago 2014, 09:38

Bom dia doutores, salve salve a todos e aos velhos gurus do fórum, iniciando mais um tópico do meu vecão.

É o seguinte galera, como alguns já sabem aqui, tenho um Vectra 2.2 8v Turbo, forjadão, FT400, enfim fiz vários upgrades e melhorias no motor desde que o carro ficou pronto no final de 2012. O carro ta liso, fortissimo com 1.4bar e lindo.
A questão é a seguinte, usei ele na rua durante esses quase dois anos, nunca tinha brincado num Track Day da vida, e vivia me perguntando o que eu realmente precisava pra matar minha lombriga chamada velocidade.

Neste sábado passado dia 02/08 participei do meu primeiro Track Day aqui no autódromo Nelson Piquet, e me surpreendi com o resultado, consegui girar 2.34 na minha volta mais rápida, sem alívio de peso nenhum, com pneus radias Michelin e com escape com dois abafadores. Definitivamente é uma droga viciante esse tal de Track Day.

Enfim, fiquei tão feliz depois dessa experiência que vou passar o vecão pra pista e usá-lo só nos tracks agora, quero um turbo original com mais conforto e segurança pra andar na rua, já que agora vou ser pai.

Eu sei que alguns vão falar que o carro é pesado, e que pra girar tempos bacanas teria que arrumar uma carroceria mais leve ou um carro mais leve, mais eu só quero ser feliz com o carro que eu amo na pista agora, fazendo o máximo que ele pode.

É nesse momento que peço novamente a expertise dos GMzeiros aqui do fórum, me ajudando a preparar uma suspensão bacana e melhorar os freios. Ja vi o Becker dando umas dicas em outro tópico, professor como faz pra trazer de fora?

Vou jogar uns bancos Sparco nele, e comprar uns slicks, mais como quero baixar o carro mais um pouco estou em duvida se mantenho 215/45 ou passo pra 215/40?

1 - Freios

De freios tenho somente o Kit 312mm Ventilado da PowerBrakes, na traseira ainda é tambor, mais ja to com tudo pra passar pra disco. Qual kit quem vem de fora seria melhor que esse para dianteira? Vou precisar trocar o cilindro mestre depois de passar a traseira pra disco? Tenho uma pinças da Willwood em vista, mais elas caberiam tranquilamente utilizando os discos da Powerbrakes?

2- Suspensão

De suspensão utilizo amortecedores preparados de duplo fluxo TAG 40% mais duros e molas esportivas Alipert, sem barras estabilizadoras, mais o carro ta com muito chão.

Pretendo:
Seria melhor uma suspensão já preparada da impacto, utilizando as Coilover, ou as Coilover nos TAG mesmo?

Buchas em PU
Peças da suspensão ( Coxins, batentes, etc )
Reforços ( Barras estabilizadores, travas, etc )

3 - Alivio de peso e gaiola.

O tercerio passo, seria jogar as gaiolas e aliviar o máximo de peso possível, tirando ar condicionado, mantendo a direção hidráulica.

4 - Upgrade Motor

Coletor 8 bicos
FT500
Radiador de óleo
Intercooler maior

Enfim galera é isso, muitos dizem cê é loko querendo corta o Vectra? Não vou montar outro carro de pista, nem vou me desfazer do meu vecão! Então vai ser em cima dele mesmo o meu carro de track!

Como é o esquema pra por fotos aqui agora?

Abraço
Ary Gabriel Dias
VECTRA 2.2 8V TURBO 390cv 1998
Astra 2.0 8v Flex 2005

Marcos_P
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Ago 2014, 23:35
Nome Completo: Marcos Antonio
Cidade: Sorriso
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Marcos_P » 11 Ago 2014, 23:45

E ai Ary, tudo certo?
Vc pensou na hipótese de colocar uma Megasquirt no lugar dessa FT500?

Se tiver interesse eu tenho uma admissão 8 bicos pro 8v.
Imagem
Imagem

Ary Dias
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2014, 16:55
Nome Completo: ARY GABRIEL Albano Nunes Dias
Cidade: Riacho Fundo
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Ary Dias » 13 Ago 2014, 08:44

Fala Marcos! Tudo certo e por aí?
Tenho interesse sim nessa admissão aí!
Cara sinceramente não pensei não! Não conheço ninguém que usa a Mega por aqui! E outra já consigo mexer na FT tranqüilamente! Enfim teria que ter uma mão de obra mais especializada! O Luciano aqui faz qualquer coisa com a FT!

Abraço
Ary Gabriel Dias
VECTRA 2.2 8V TURBO 390cv 1998
Astra 2.0 8v Flex 2005

Rooocker
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Set 2013, 17:12
Nome Completo: Aécio Abel Cattoni
Cidade: Taió
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Rooocker » 15 Ago 2014, 12:44

É quase uma configuração assim que eu tenho em mente para o meu carro, mas eu quero ele pra rua, sem gaiola e tals, mas com suspensão freios e motor pra andar em pista.
Ary Dias, esse kit da Power Breaks não deu conta na pista? Eu tinha pensado em colocar no meu carro, pq o freio original me parece um pouco ruim.
Vou acompanhando o tópico!
Abraço

Avatar do usuário
Powertech
Organizador
Organizador
Mensagens: 266
Registrado em: 05 Abr 2013, 18:37
Nome Completo: Maurílio Marra de Oliveira Júnior
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Powertech » 17 Ago 2014, 20:05

Ary, meu brother!!

Cara teu carro está muito show!! foi altamente elogiado pela galera que foi no Track Day!!

Com certeza a paciência e o trabalho realizados em teu carro compensaram e muito o resultado. Depois posta uma foto do teu coletor aqui pra gente porque eu tenho até hoje a foto dele guardada aqui no meu celular kkkkkkkkkkk aquilo foi uma obra de arte, bicho!!

vamos que vamos ao projeto e boa sorte na montagem pra competição!!

Abração, meu querido!!
Atuais: Vectra CD 97 2.0 16V 136cv
Jetta 2008 2.5 20V 170cv
Ex: Vectra Expression 2002 2.2 8V 123cv

Ary Dias
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Ago 2014, 16:55
Nome Completo: ARY GABRIEL Albano Nunes Dias
Cidade: Riacho Fundo
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Ary Dias » 18 Ago 2014, 17:42

Grande Maurílio meu querido! Dia 30 tem brincadeira de novo aparece lá! Vou botar umas fotinhas dele aqui pra vcs!
Pois é cara, gostei demais de brincar na pista e ja escapei de várias na rua, então só vou brincar lá agora! A galera realmente pirou com o carro e com tempo que virei de primeira, pneus radiais e sem a preparação adequada pra pista. Acho que ele tem bastante potencial pra essa brincadeira!

Roocker, os freios seguram sim e muito, excelente o kit da powerbrakes mesmo o de 284mm, vai sem medo! Perguntei pra ter uma base de quanto custa um freio de competição pro vectra, mais powerbrakes na frente e disco atras ancora o carro. E só uma dica, montar uma suspensão pra pista com amortecedores com 90% de carga, molas fabricadas e buchas PU, dificulta muito a locomoção na rua, o carro fica duro igual um pau muito desconfortavel, não tem deformação de mola, parece que ta com concreto no amortecedor, fica muito desconfortável, e aumenta a probabilidade de rachaduras nas peças e suportes feitos, pois o carro absorve o impacto todo, eu rodo com um amortecedor TAG de 40% de carga e ja sofro um poquinho disso, direto tenho que lvar fazer uma revisão no coletor, pressurização, calços e etc. Então pense bem antes de jogar uma susp de pista pra andar no vecão na rua!

Abraço
Ary Gabriel Dias
VECTRA 2.2 8V TURBO 390cv 1998
Astra 2.0 8v Flex 2005

Rooocker
Member
Member
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Set 2013, 17:12
Nome Completo: Aécio Abel Cattoni
Cidade: Taió
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Rooocker » 18 Ago 2014, 20:07

Boa noite Ary Dias!

Muito obrigado pelas informações!
Na verdade eu tb não fui muito detalhista na minha postagem, mas foi uma ajuda muito grande a sua.
A suspensão eu pensei em colocar um Cup Kit H&R, e ainda o Confort, não sei se é esse o nome correto, mas o mais macio, andei em um Golf GTI com essa suspensão. E também conjunto de barra estabilizadora melhor, se he que fica bom em carro de rua.
Já as buchas eu não faço ideia do comportamento, nem dos freios, mas com a sua explicação esclareceu muito, vou mesmo quando possível comprar o kit da power breaks. Mexeu no cilindro mesmo, no hidrovacuo? Tens ABS? Os Power Breaks dão fading?
Esses tempos na minha pesquisa em lojas on-line de peças para preparação perguntei em uma loja que eu não lembro o nome sobre um kit especial de competição da Brembo (peguei um pouco pesado eu acho, rsrs) pro vectra, mas eles não tinham, mas se tivessem, calcularam algo em torno de 10K, também não perguntei a composição do kit, acredito q seja 4discos e 4 pinças com pastilhas, nem faço ideia se vem cilindro mestre por ser algo totalmente diferente ou se seja soh de um kit pra dianteira, enfim pra tentar ajudar, rsrs.
As buchas PU não é aconselhável usar em carro de rua então?
Existem algumas buchas melhores que as originais, tem umas na suspensão traseira que não tem jeito, logo que troco começam a fazer barulho, mesmo estando boas!
O cabeçote do teu carro é o mesmo 8v dele ainda? Tuchos mecânicos?
To esperando as fotos do bichão! :D
Abraço!

brunoricarte
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mar 2014, 17:47
Nome Completo: Bruno Wellington Ferreira Ricarte
Cidade: Paranoá
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por brunoricarte » 20 Ago 2014, 22:37

Fala Ary!!! Beleza jovem?

Então cara, o carro foi bastante elogiado pelos meus amigos que compareceram no track day. Infelizmente nesse dia eu não pude ir... mas dia trinta estou lá ! hahaha . Parabéns pelo Projeto, está ficando show! Tenta aparecer no encontro do CDV que acontece toda sexta feira lá no Flórida Mall... Não é por falta de convites do Maurilio né? haha Abração!
Imagem
Atual : Vectra CD 2.2 16v 138cv AT 2002/02 Preto Liszt
Ex: Vectra Comfort 2.0 8v 2003/04 Azul Perseus

vini84
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 09 Abr 2013, 10:17
Nome Completo: Vinícius Tadeu Bottura Pereira
Cidade: São Caetano do Sul
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por vini84 » 21 Ago 2014, 21:23

Muito show!

TheMirage
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 24 Mar 2014, 14:53
Nome Completo: Alberto Grimaldi
Cidade: Santo Antonio de Posse
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por TheMirage » 31 Ago 2014, 00:27

FT 500 com injeção sequencial acho besteira usar 8 bicos.. se for de measquirt entao melhor ainda.
Do resto é só seguir a sua ideia q ta no caminho certo.
Astra H MK5 (Vectra GT) - Black
Saveiro MK3 EA 827 2.0 T - Gray

"Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita e tu não serás atingido" Salmos 91:7

maat
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 159
Registrado em: 07 Abr 2013, 06:17
Nome Completo: mateus felipe
Cidade: concordia
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por maat » 27 Set 2014, 22:29

Como está o projeto Ary?
VCD 2.0 16v + 4x1 + Intake inox K&N (diy) + decat + escape 2" + taxa. (curtindo)
Minha garagem: http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... 928#p55928

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Adriano cruz » 28 Set 2014, 06:03

Pessoal faz muito tempo que eu quero saber como é que fica ligado a mangueira do servo freio em um carro turbo adaptado. Até hoje não sei. Alguém pode me ajudar ? :47:

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Dracarys » 29 Set 2014, 18:26

Marcos_P escreveu:E ai Ary, tudo certo?
Vc pensou na hipótese de colocar uma Megasquirt no lugar dessa FT500?

Se tiver interesse eu tenho uma admissão 8 bicos pro 8v.
Imagem
Imagem


Marcos, que coletor é esse?

É um original modificado? Lembra aqueles plenum.

Foi feito assim pra aumentar a litragem dele?

Avatar do usuário
vecnando
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2015, 16:52
Nome Completo: fernando garcia de moraes junior
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por vecnando » 15 Mar 2015, 17:44

cara sou novo to no mundo turbo pra começar espero que me de algo pois quero mecher no meu ele2.0 o teu funciona direção ar cond tudo sertinho gostei deste teu motor quero a turbina aparecendo tambem muito lindo seu carro me de algumas de sua modificação e o valor mais ou menos da preparação obrigado

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por eidimatuo » 17 Mar 2015, 08:13

Carro preparado é outra coisa né! haha.
Uma dúvida se puderem me ajudar, eu ainda quero preparar meu Vectra, mas uma coisa bem mais leve.
O que acham deste Kit? http://www.garage19racing.com.br/kit-turbo/kit-turbo-gm-astra-vectra-2-0-2-2-8v-2003-ate-com-turbina.html

Valeu!

Avatar do usuário
spnSpawn
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Jan 2015, 21:55
Nome Completo: Felipe Ribeiro
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por spnSpawn » 21 Mar 2015, 22:00

Adriano cruz escreveu:Pessoal faz muito tempo que eu quero saber como é que fica ligado a mangueira do servo freio em um carro turbo adaptado. Até hoje não sei. Alguém pode me ajudar ? :47:


Cara, eu sou mecânico de reparação e não preparação... mas até onde eu sei, o servo-freio tem válvula unidirecional, ou seja, anti retorno. Só passa vácuo, pressão positiva não.

Eric Almeida
GL Member
GL Member
Mensagens: 129
Registrado em: 25 Fev 2015, 22:34
Nome Completo: Eric Cerqueira de Almeida
Cidade: Feira de Santana
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Eric Almeida » 22 Mar 2015, 11:03

Velho, ler um tópico desse me deixa todo arrepiado kkkkkk.
Show de bola.
Imagem
VECTRA 2000 2.2 - FEIRA DE SANTANA - BA

Avatar do usuário
diogopena_
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Fev 2015, 08:41
Nome Completo: Diogo Afonso Pena Cardoso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por diogopena_ » 23 Abr 2015, 19:43

Novidades do Vectrão?
Imagem

Facebook https://www.facebook.com/diogopenac

Vectra A GLS 1995
Vectra A GSI 1994

junior.filho
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 26 Out 2015, 12:29
Nome Completo: Euzebio filho
Cidade: SALVADOR
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por junior.filho » 16 Dez 2015, 17:00

Comprou esse coletor onde comando...?
?

Avatar do usuário
Lenon Ricardo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Out 2015, 23:16
Nome Completo: Lenon Ricardo Gonçalves
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: VECTRA 2.2 8v TURBO - Preparação Track Day

por Lenon Ricardo » 23 Jan 2016, 07:21

Eae amigos oque ocorreu com esse projeto?

26 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 19:09