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Preparaçãoturbo ou compressor
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yuri harth
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turbo ou compressor

por yuri harth » 13 Ago 2014, 12:01

Galera algm ai pod ajudar
Tenho um vectra GLS 2.0 97/98 sempre leio os topicos sobre turbo ou aspro :7:
Pois queria dar um upgrade no meu vectra porem preciso q possua pouco lag (q o turbo acione rapido)
Porem pego muita estrada com ele e tenho medo de que o turbo fique esguelado na estrada diminuindo a vida util das peças
Existe um meio termo?? :2:
Eu ouvi um amigo "mechanico" falar em usar um compressor, algm ja instalou algo do tipo em um vectra?
seria mesmo a melhor soluçao???? :47:

rgapski
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Re: turbo ou compressor

por rgapski » 13 Ago 2014, 12:26

Yuri,

Da pra ter baixo lag e não amarrar em alta.
Basta utilizar um turbocompressor bem dimensionado à sua proposta.

O lag acontece quando se usa um eixo muito grande/pesado e/ou caixas frias/quente muito grandes.

Um preparador competente é bem capaz de fazer com sucesso uma preparação que não tem lag e não amarra em alta, ainda mais hoje em dia que temos uma gama enorme de turbinas e caixas fria/quente pra vender e num preço acessível.

Dê preferência a uma turbina refrigerada, e se possível, roletada. Dá uma bela diferença no final do projeto e aumenta em muito a durabilidade do conjunto.

Preparação com compressor mecânico é totalmente inviável no brasil.
Ninguém fabrica isso por aqui, e quando acha pra comprar, é de veículos diferentes (fiesta 1.0 e mercedes kompressor), e ainda por cima custa os olhos da cara!

E não pense você que a preparação com compressor também não tem lag...
Compressor mecânico e um turbocompressor são bem parecidos. O que muda é a forma como eles são acionados.
Se você usar o compressor do fiesta no seu vectra, ele vai encher rápido, mas certamente vai amarrar em alta, pois não terá vazão suficiente para alimentar, o que te forçara a reduzir as polias e aumentar o giro do aparelho, que causará certamente um desgaste muito maior.
Se usar o compressor da mercedes (que é dificilimo de achar, e quando acha custa o preço do kit turbo todo), talvez até dê certo, mas a adaptação vai te custar mais caro, fora que a regulagem também será bem mais chata de se fazer.

Enfim, se optar pelo compressor mecânico, vai gastar o dobro do que gastaria com turbo e ainda por cima vai tomar sarrafo de turbo fortão... rs

Abs!
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yuri harth
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Re: turbo ou compressor

por yuri harth » 13 Ago 2014, 14:26

Bah ! Valeu mesmo obrigado
Eu sempre fui apaiconado por carros turbo
E ja era meu objetivo
Porem todo mundo tem aqle amigo McGyver q remenda radiador
Com chicle neah! :38:
Eu tinha essa duvida sobra a afinaçao se com o turbo ficaria bom(sem amarrar)
Existe algum topico sobre qualo melhor kit turbo para o meu "problema"?
Pensei muito em por uma garrett .42 mas e um pouco pequena ja a .50 eu nunca vi num vectra

rgapski
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Re: turbo ou compressor

por rgapski » 13 Ago 2014, 14:43

yuri harth escreveu:Bah ! Valeu mesmo obrigado
Eu sempre fui apaiconado por carros turbo
E ja era meu objetivo
Porem todo mundo tem aqle amigo McGyver q remenda radiador
Com chicle neah! :38:
Eu tinha essa duvida sobra a afinaçao se com o turbo ficaria bom(sem amarrar)
Existe algum topico sobre qualo melhor kit turbo para o meu "problema"?
Pensei muito em por uma garrett .42 mas e um pouco pequena ja a .50 eu nunca vi num vectra


Yuri,

Primeira coisa pra montar um carro decente: esqueça receita de bolo do tipo ".42/.48", "ponto 50", etc.
Isso é coisa de molecadinha que não entende nada do assunto!
Esses números que neguinho fala por ai como se contasse vantagem, nada mais é do que a medida das caixas fria/quente.
De nada adianta um eixo pequeno com caixas grandes... Dependendo do caso, um eixo maior com caixas menores o resultado é superior.

A preparação vai muito além desse lance de .42/.48!

A primeira coisa a fazer é procurar um bom preparador, e contar pra ele o que você espera do carro, qual a utilização dele, etc.
Com base nisso ele vai estudar o fluxo do motor do seu carro, criar um gráfico e depois analisá-lo em conjunto com gráficos de fluxo das turbinas, para somente então decidir o que colocar.
Um vectra 2.2 8v, por exemplo, tem fluxo diferente do 2.2 16v, por exemplo. Logo, cada motor precisa de um eixo, caixas, etc diferentes.
Não adianta sair pendurando qualquer turbina e acelerando.

Preparação não tem receita pronta. É arte!
O resultado não vem das peças, mas sim da escolha delas e da ordem na qual são colocadas.

Eu mesmo já sofri na pele com preparador que usa "receita de bolo".
Só gastei dinheiro e vivia na oficina...

Abs!
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Re: turbo ou compressor

por yuri harth » 14 Ago 2014, 11:10

Obrigado mesmo
Vou ver se acho um preparador bom porem aqui onde moro a poucos que confiaria meu carango
Mas obg mesmo

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