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Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoPreparação VCD 97 2.0 16 T
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

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GazzanaVCD97
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Preparação VCD 97 2.0 16 T

por GazzanaVCD97 » 22 Ago 2014, 09:23

Ai galera, preciso de uma breve retirada de dúvidas com os experts de plantão...

estou preparando um vectra cd 97 2.0 16v, ja comprei bloco 2.2, bielas tfc forjadas 2.2 e pistões forjados iasa...essas peças seriam montadas em um GM 8v...
vou por meu cabeçote 2.0 16 e preciso saber o seguinte...

Que alterações preciso fazer nos pistões e se preciso comprar o virabrequim 2.2 tambem?

Depois esse motor vai receber um kitzinho turbo...

Obrigado......

No Fear
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Preparação VCD 97 2.0 16 T

por No Fear » 22 Ago 2014, 09:37

Eu só não vejo vantagem alguma no Bloco do 2.2, sendo que o mesmo utiliza-se de Árvores de Balanceamento (Duas) por conta da péssima R/L do motor (Vibração e Aspereza).

A Vantagem seria na litragem e/ou capacidade cúbica, mas eu manteria o 2.0 com o virabrequim original, bielas e pistões forjados (já que comprou).

Dependendo da "pressão" que for utilizar, não há a necessidade de peças forjadas. Não que seja contra. Forjado = Maior Resistência, mas vai depender exatamente do que tem em mente quanto a preparação Turbo.

Valeu! 8-)
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rgapski
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Re: Preparação VCD 97 2.0 16 T

por rgapski » 22 Ago 2014, 10:20

Gazzana,

O NoFear lembrou bem de um aspecto: RL do motor 2.2.
Já que você tem um 2.0, não compensa abrir para 2.2, até porque sua preparação é turbo.

Por outro lado, a questão da RL seria algo crucial a se observar para elevar o giro pra casa dos 7.500rpm ou mais, o que não é algo muito necessário em uma preparação turbo, que consegue boa faixa de torque e potencia respeitando a rotação original do projeto do motor.

Você tem tudo na mão, e se quiser montar no 2.2 mesmo, até porque, esses 200 cm³ à mais ajudam muito na baixa onde ainda não se tem auxilio do turbo, não há problema.

Eu não sei se entendi direito, mas me parece que você comprou tudo do 8v e pretende colocar seu cabeçote 16v nele.
Se for isso mesmo, verifique se os pistões tem as cavas necessárias para não encostar nas válvulas.
Caso não tenham, qualquer retífica faz o "recorte".

Sobre as peças forjadas, novamente o No Fear bem observou: dependendo da preparação, é desnecessário uso de peças forjadas.
Peças forjadas, justamente pela maior resistência, são mais pesadas que as originais, matando um pouco o rendimento do carro, principalmente na baixa rpm.
Se for pra rodar com até 1kg de pressão, pode usar peça original que não tem problema.

Se for subir pressão, veja que o resto tem que acompanhar a cavalaria, como câmbio, freio, suspensão...
E lembre-se que o que quebra carro turbo é acerto inadequado...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


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No Fear
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Preparação VCD 97 2.0 16 T

por No Fear » 22 Ago 2014, 11:50

A nível de informação...

No 2,2-litros o curso passa a 94,6 mm e as bielas crescem para 148 mm, o que resulta em 0,319: já se tem um motor de funcionamento mais áspero, como se percebe ao dirigir um antigo Omega ou Vectra de oito válvulas. Na versão 16V do mesmo motor no Vectra, contudo, a GM adotou duas árvores de balanceamento, que anulam vibrações: o rendimento não melhora, mas a aspereza diminui bastante, porém preste atenção. Ela DIMINUI, não acaba.

A mesma Família II fornece outros bons exemplos. Na versão de 2,4 litros (S10, Blazer e novo Vectra) o curso chega a 100 mm, sem que as bielas tenham sido alongadas. A divisão resulta em 0,337, muito além do 0,3 convencionado como limite, e explica por que esse motor vibra tanto nos utilitários -- mesmo aplicado a veículos com chassi e carroceria separados, configuração que isola melhor as vibrações que o monobloco. No caso do Vectra adotaram-se, mais uma vez, árvores de balanceamento.

No outro extremo está o motor 1,8 da mesma linha, utilizado por anos no Kadett e no Astra, mas hoje extinto: são apenas 79,5 mm de curso com as mesmas bielas de 143 mm do motor 2,0. Feita a conta, a r/l é de 0,277, bem abaixo do valor máximo correto. Trata-se de motor suave e eficiente em alta rotação, mas que a GM -- infelizmente -- abandonou, preferindo uma versão 1,8 da Família I para o novo Corsa.

Verifique na tabela Abaixo:

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No meu GSi Turbo (Motor 2.0 8V) utilizo os Pistões do Calibra 2.0 16V, com outras melhorias no motor, estão suportando no álcool pressão de 1.3 a 1.53 bar sem problemas.

Porém preparação Turbo exige mudanças em:

1- Alimentação
2- Injeção
3- Freios
4- Suspensão
5- Legaliação
6- Carroceria (barra de anti-torção, etc.)
7- Rodas e Pneus
8- Escapamento
9- Sistema de Embreagem
10- Etc.

Aos poucos o seu projeto vai se desenhando.

Valeu! 8-)
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GazzanaVCD97
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Re: Preparação VCD 97 2.0 16 T

por GazzanaVCD97 » 22 Ago 2014, 19:25

Então, devolvi tudo o que tinha comprado...
minha visão é o seguinte:
FuelTech + Bomba Mercedes 12 Bar + Garret .50 + Embreagem Ceramica 900lbs + Kit Turbo + Deka 80 + Bicos originais pra andar mais economico quando minha esposa pegar o carro...o que falta ainda??

No Fear
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Preparação VCD 97 2.0 16 T

por No Fear » 22 Ago 2014, 19:31

Falta tudo o que descrevi um pouco mais acima...

Vc está falando só do motor, porém seu carro ficrá "devendo" em frenagem, estabilidade, segurança, etc.
E claro, Legalização.

Se falarmos só do Kit turbo, Kit´s comprados nem sempre trazem "tudo" que é necessário. E sim o Básico.

Valeu! 8-)
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Re: Preparação VCD 97 2.0 16 T

por GazzanaVCD97 » 22 Ago 2014, 19:54

Sim, falando só do motor por enquanto...
é que sou meio leigo no turbo... e nao quero fazer um turbo de corrida...hehehee
este Kit turbo é bom? porem vou comprar a turbina separada...
http://www.vipracingshopping.com.br/kit ... 6v-t3.html

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