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PreparaçãoVectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v
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gutocentro
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Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 01 Set 2014, 15:35

Pessoal

Primeiramente, não me apresentei (ainda) pois estou apenas a 3 dias com o Vectra, logo farei isso, com fotos e etc.

Mas venho aqui, para falar sobre bicos, alimentação...etc

Meu Vectra é um cd 2.2 16v manual

o cara quando abriu o motor pra fazer, já fez com a parte de baixo da blazer, s10... e passou o carro para 2.4, cabeçote taxado. De resto o carro é original de tudo

Minha dúvida é na questão de alimentação..... o carro anda bem, mas as vezes "corta" ou acende a luz da injeção e logo apaga.... quando dou umas aceleradas mais continuas....imagino que seja falta de "rango" como se fala aqui no sul (porto alegre/RS).

A pergunta simples e objetiva....bicos de astra flex corrigiriam isso? seria plug and play? sem mexer na injeção?




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rgapski
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por rgapski » 01 Set 2014, 16:26

gutocentro escreveu:Pessoal

Primeiramente, não me apresentei (ainda) pois estou apenas a 3 dias com o Vectra, logo farei isso, com fotos e etc.

Mas venho aqui, para falar sobre bicos, alimentação...etc

Meu Vectra é um cd 2.2 16v manual

o cara quando abriu o motor pra fazer, já fez com a parte de baixo da blazer, s10... e passou o carro para 2.4, cabeçote taxado. De resto o carro é original de tudo

Minha dúvida é na questão de alimentação..... o carro anda bem, mas as vezes "corta" ou acende a luz da injeção e logo apaga.... quando dou umas aceleradas mais continuas....imagino que seja falta de "rango" como se fala aqui no sul (porto alegre/RS).

A pergunta simples e objetiva....bicos de astra flex corrigiriam isso? seria plug and play? sem mexer na injeção?


Gutocentro,

Bem vindo à nossa casa!

Eu já tive um kadett que subiu de 2.0 a 2.2, então vou compartilhar contigo a minha experiência com ele.
Na injeção original do 2.0, o motor maior rodava normal, sem falhas nem nada.
A unica coisa que senti, a princípio, foi um motor com mais folego, rodando mais solto, ou que o carro tinha emagrecido algumas centenas de quilos... rs
Depois passei a usar o chip do vectra 2.2 (usava a mesma injeção) e o carro melhorou um pouco, mas nada que fizesse tanta diferença assim.
Acho que a injeção original corrigia essa diferença.

Sobre a luz da injeção no teu carro, esta pode ser originada por diversos problemas.
A primeira coisa a fazer é passar o scanner e verificar por qual defeito ele acende a luz.

Com essa informação, poderemos saber se o problema é oriundo da alteração do motor, ou apenas alguma anomalia em algum sensor.
Esse sintoma de "cortar e apagar" costuma vir lá do sensor de rotação, que fica ali no pé da vareta de óleo.
Se o scanner acusar sensor de rotação, pode trocá-lo, mas utilize apenas o original (os outros não prestam).

Sobre ser falta de rango, se você estiver usando gasolina, acho pouco provável que isso aconteça, pois a diferença de cilindrada (9%) é suficiente para a injeção se auto-regular.
O meu tinha um pouco mais de cilindrada (2.0 para 2.2) e não deu problema.

Sobre a alteração no motor, você diz que o cabeçote foi "taxado".
Você chegou a medir a taxa de compressão?
Se ela passar muito dos 10:1, fica muito difícil pro motor queimar gasolina, causando atraso de ponto, carbonização, etc, fora o risco de quebra do motor.
Veja isso aí também. Caso a taxa tenha ficado acima dos 10:1, é bom fazer um chip personalizado (ou usar injeção regulável) e passar a usar alcool no lugar da gasola.

De qualquer forma, para você usufruir do motorzão novo, seria mais que adequado fazer um chip personalizado para ele, corrigindo os pontos de ignição e as curvas de injeção para se adaptarem ao maior apetite do guri.
Se não houver ninguém que possa fazer isso, a solução mais viável é adotar uma injeção programável, ainda mais considerando que não é uma preparação tão absurda, sendo muito viável utilizar os modelos mais simples (e mais baratos).

Em breve também vou abrir o motor do meu para 2.4.
Já estou começando a comprar as peças.
Vou tentar subir a taxa até os 12~13:1, usar álcool como combustível e usar uma injeção programável.
Além disso, pretendo fazer um sistema de escape menos restritivo, mas que não seja barulhento.
Pelas minha contas, não deve ser difícil chegar nos 150cv e 25 kg de torque.

Abs!
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 01 Set 2014, 16:44

a luz da injeção só liga quando acelera muito e não é sempre, o cara me falou que seria só espetar os bicos de astra flex que ele se ajeitaria... a pergunta é.... não ficaria "quadrado" de baixa sem remap? obviamente sei que o remap seria o ideal ou até mesmo as i.e programáveis.... mas eu poderia colocar os bicos de astra flex pra ele não passar fome sem "risco" de ser muito rango? algo como calço hidráulico por exemplo!

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por rgapski » 01 Set 2014, 17:25

gutocentro escreveu:a luz da injeção só liga quando acelera muito e não é sempre, o cara me falou que seria só espetar os bicos de astra flex que ele se ajeitaria... a pergunta é.... não ficaria "quadrado" de baixa sem remap? obviamente sei que o remap seria o ideal ou até mesmo as i.e programáveis.... mas eu poderia colocar os bicos de astra flex pra ele não passar fome sem "risco" de ser muito rango? algo como calço hidráulico por exemplo!


Acho que só trocar os bicos é trocar 6 por "meia dúzia". O problema da alta vai virar um problema na baixa...

O cara que te falou isso chegou a colocar um scanner pra ver o que há?!
Esse negócio de "espeta bicos de x carros que dá certo", como se fosse receita de bolo, nunca dá certo.

No meu kadett eu dava pedal até cortar e ainda segurava e nunca acendeu luz da injeção.
De repente você tem um problema que aconteceria até com o carro original e estão confundindo com algo relacionado ao motor...

Antes de qualquer coisa, faça os testes dos sensores...
Verifique se o sensor de posição da borboleta não esta com a trilha desgastada, sonda lambda travada, MAP que não registra, sensor de detonação travado, sensor de rotação, etc.
Verifica também se a bomba ta com pressão e vazão (muito importante também) ideal.

Acho que troca de bico só é viável se for remapear, e ainda assim, somente se os originais não derem conta.

Experimenta rodar com o carro com o scanner plugado e simulando a condição de erro para ver qual parâmetro foge do padrão.
Sair trocando peça custa caro e quando não dá certo a decepção é grande!

Vai postando os resultados dos testes que a gente vai tentando ajudar.

Abs!
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 02 Set 2014, 09:16

passei ontem no scanner.... não acusa falha nenhuma.... sai dando pau pra ver se "engasgava" mas não engasgou.... é só de vez em quando.... e sinto ele meio "amarrado"....

rgapski
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por rgapski » 02 Set 2014, 09:31

gutocentro escreveu:passei ontem no scanner.... não acusa falha nenhuma.... sai dando pau pra ver se "engasgava" mas não engasgou.... é só de vez em quando.... e sinto ele meio "amarrado"....


Chegou a verificar o ponto da correia dentada?
Nos carros 16v existe uma ferramenta para travar os comandos.
Colocar a correia no lugar certo sem utilizar essa ferramenta é praticamente impossível.

Como esta a sonda?
Ela faz o registro corretamente?

Mediu a pressão da bomba, e principalmente, a vazão?

Sensor de temperatura esta registrando adequadamente?
O vectra tem 2... Um serve pra informar o painel e o outro a injeção...
Veja se um varia de acordo com o outro.

Abs!
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por blue label » 02 Set 2014, 12:49

opa.

topico legal

cara, precisa ver uma coisa, qual o pistão que ele usou nessa montagem

assim, se ele usou a parte de baixo da s-10

a biela e mais larga que nos 16v porque não tem o eixo balanceador

se ele usou o pistão do 2.4 8v ele tem taxa diferente, como voce já esta dizendo que o cabeçote oi taxado, seria bom ver isso

precisa ver o porque do erro da injeção, pode estar grilando o motor no knock

bem, fala mais do carro e vemos o que podemos ajudar

ja fiz uns 3 motores desse, mas com varias aplicações diferentes

rgapski
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por rgapski » 02 Set 2014, 14:09

blue label escreveu:opa.

topico legal

cara, precisa ver uma coisa, qual o pistão que ele usou nessa montagem

assim, se ele usou a parte de baixo da s-10

a biela e mais larga que nos 16v porque não tem o eixo balanceador

se ele usou o pistão do 2.4 8v ele tem taxa diferente, como voce já esta dizendo que o cabeçote oi taxado, seria bom ver isso

precisa ver o porque do erro da injeção, pode estar grilando o motor no knock

bem, fala mais do carro e vemos o que podemos ajudar

ja fiz uns 3 motores desse, mas com varias aplicações diferentes


Blue,

Muito bem lembrado!
Tem mesmo essa diferença dos motores S10/Vectra...

Alias, acho que o pistão da S10 não da certo no cabeçote multivalvulas (sem recortar), não?!
Pelo que me lembro, o pistão da S10 (gasola) é quase plano, com apenas um arredondamento no centro pra baixar a taxa, ja os das S10 Flex, parece que são praticamente planos.
Acho que os dois (sem adaptações) batem nas válvulas, não?

Já o pistão do vectra 2.4 é plug e play... Não sei se encaixa numa biela de S10, maaaas... Ai só vendo mesmo.
Acredito que por questões praticas, talvez a parte de baixo seja do 2.4 16v que saiu nos vectras e o vendedor disse que era da S10... :2:

O knock atrasando o ponto explica a sensação de "lerdeza" relatada por ele...
:47:

Abs!
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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 02 Set 2014, 15:38

traduz agora ahahahhahaa

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por Pedro Josino » 04 Set 2014, 01:05

Complicado mesmo.

O cara que te vendeu não deu nota de nada? Se tiver com a parte de baixo da S10 deve ter tido que mudar o documento no Detran, pois o bloco contém a numeração do motor, não?

Se o carro está sem histórico, complica um pouco.

Não sei a distância ou se o cara mexe em carro mexido mas em Canoas tem um tal de Diego Velocímetros que parece ser top. Se o scanner não grava o erro e o carro gera o erro em alta, vai precisar de um cara desenrolado para acertar isso.

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 04 Set 2014, 09:56

o bloco é o mesmo.... já era 2.2

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 10 Set 2014, 19:25

vou colocar o do astra flex pra ver o que acontece

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 12 Set 2014, 15:14

´partindo do principio que eu precise de uma bomba com mais pressão e mais vazão, qual encaixaria perfeito no Vectra?

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por blue label » 18 Set 2014, 14:42

gutocentro escreveu:´partindo do principio que eu precise de uma bomba com mais pressão e mais vazão, qual encaixaria perfeito no Vectra?


a bomba de combustível para todos e a mesam 105l/h nos vectras

para a bomba de oleo voce DEVE usar a GM 2.4 16v

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por blue label » 18 Set 2014, 14:45

gutocentro escreveu:vou colocar o do astra flex pra ver o que acontece

colocar o que do astra flex?

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por gutocentro » 22 Set 2014, 15:29

resovido pessoas, era o sensor de rotação.

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Re: Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por blue label » 23 Set 2014, 07:38

fica de olho se os bicos não estão no limite deles

o ideal seria o 2.4 16v gasolina (se for manter na gasosa)

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Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por velosorj » 21 Jun 2018, 20:39

Boa noite,

procurei pra ver se havia algum tópico aberto mas não encontrei, então vou tentar usar esse aqui mesmo. Pois bem,eu possuo um vectra 2.2 16 v at, será necessário eu mexer no motor.Uma vez que já vai estar aberto,seria muito dificil/caro eu passar ele pra 2.4 16v? Ou só usando pistão e bielas do 2.4 já ficaria legal. Desde já obrigado.

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Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por Ju_Bueno » 22 Jun 2018, 07:02

Vamos esperar alguém mais entendido, mas se eu não estiver enganado, já li pelo fórum que é preciso abrir um pouco o bloco 2.2.
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Vectra CD 2.2 16v agora é 2.4 16v

por Tiagomos1 » 22 Jun 2018, 11:01

Realmente tem que abrir o cilindro. Ele é, acho, 1mm maior no diâmetro em relação ao 2.2.
Acho, que o curso do pistão é diferente.
Então tem q trocar, pistão e biela. O virabrequim é provável q também deve ser trocado... N tenho certeza nele

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