O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoAumento de cilindrada
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

11 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Aumento de cilindrada

por Williams » 14 Out 2014, 19:54

Olá pessoal, hoje um amigo meu me indagou uma pergunta que eu não tinha resposta e fiquei curioso em saber até. Esses nossos motores da Família II, tem como fazer aumento de cilindrada, do tipo, o meu é um 2.0 e daí passá-lo para 2.2. Se existe a possibilidade, qual seria as adaptações ou até mesmo modificações necessárias? Fica algo confiável?

Sempre achei o 2.2, não um simbolo de potência, mas tem um torque muito bom e o melhor, liberado bem cedo.

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aumento de cilindrada

por Dracarys » 14 Out 2014, 23:10

Já li em algum lugar de usar pistões do Monza. Não sei se chegaria a 2.2

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Aumento de cilindrada

por bruno2000 » 14 Out 2014, 23:30

Não sou perito em preparação mas eu duvido muito que os pistões cavados do monza aumentem tanto a cilindrada assim..

No mais, se for pra mexer em volume, acho que vale mais a pena colocar um bloco 2.4 forjado.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Aumento de cilindrada

por rgapski » 15 Out 2014, 05:19

Wilians,

De 2.0 para 2.2 não dá, pois há diferença na altura do bloco do motor.
O motor 2.2 tem o mesmo diametro de pistão do 2.0, porem tem maior curso/deslocamento.

O que é possível é jogar o 2.2 para 2.4 mudando o miolo (pistao, biela e virabrequim).

Contudo, essa alteração só é valida se o motor estiver precisando de retífica, pois mudar só pra ganhar potência não vai compensar.

Abs.
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
edilson souza
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Out 2014, 14:05
Nome Completo: edilson aparecido de souza
Cidade: sao jose do rio preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aumento de cilindrada

por edilson souza » 15 Out 2014, 11:33

Ae galera tb tenho um 2.0 16v aut , o q si pode fazer pra dar uma melhorada em baixa , pois esse motor e muito fraco em baixa

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Aumento de cilindrada

por rgapski » 15 Out 2014, 12:44

edilson souza escreveu:Ae galera tb tenho um 2.0 16v aut , o q si pode fazer pra dar uma melhorada em baixa , pois esse motor e muito fraco em baixa


Sinceramente?
Não tem muito o que se possa fazer... rs

Quer saber onde a GM errou: No cambio!
O cambio dos 16v é extremamente longo, o que, aliado a um motor 16v sem recursos para melhoria do torque, e um carro bem pesado, só pode dar nisso...

A GM preferiu aumentar a cilindrada do que mexer no cambio...
Uma primeira, segunda e terceira mais curtas e próximas entre si facilitaria muito o trabalho do motor!

Deveriam ter adotado o cambio F18WR (dos 16v) nos 8v, e nos 16v o cambio F18CR (dos 8v).
Isso já resolveria boa parte das poucas reclamações dos donos de vectra.

Dá pra ganhar um pouco torque aumentando a taxa de compressão, usar álcool como combustível e fazer um bom acerto da injeção, mas fazer isso por fazer, é inviável...
Vai gastar uma grana preta e não vai mudar muita coisa.
Outra saída é um kit turbo, mas tem o mesmo problema: $$..

Enfim, é característica do carro.
Ame ou deixe. rsrs

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Dracarys
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Jun 2014, 22:29
Nome Completo: Rogers
Cidade: Ponta Grossa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aumento de cilindrada

por Dracarys » 15 Out 2014, 21:08

Pensando exclusivamente em mudar a faixa de torque... Corrijam se eu falar merda hehehe

Um comando com lob center maior, não resolveria?

Pelo que leio, geralmente em preparação aspirada usam lob center menor (em torno de 106 graus, ou menos), o que acaba deslocando o torque máximo cada vez mais para altas rotações. E em turbo usam lob center mais alto (mais de 110 graus), justamente pra trazer o torque mais pra baixo e compensar, já que em alta teria o turbo socando ar feito doido.

Se o objetivo não é potencia em alta, acho que daria pra trazer o torque pra baixo mudando o comando. Mas segue a máxima dos motores, ganha em um lado mas perde em outro.

editado

Pensando outra coisa, indo na contra mão de uma preparação, onde aliviando o volante do motor (objetivo de girar em alta) iria perder torque em baixa, poderia aumentar o peso do volante. Por exemplo S10, em não sei qual modelo/ano o motor é praticamente o mesmo do Vectra, mas o volante é quase o dobro do peso.

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aumento de cilindrada

por Williams » 15 Out 2014, 23:10

rgapski escreveu:Wilians,

De 2.0 para 2.2 não dá, pois há diferença na altura do bloco do motor.
O motor 2.2 tem o mesmo diametro de pistão do 2.0, porem tem maior curso/deslocamento.

O que é possível é jogar o 2.2 para 2.4 mudando o miolo (pistao, biela e virabrequim).

Contudo, essa alteração só é valida se o motor estiver precisando de retífica, pois mudar só pra ganhar potência não vai compensar.

Abs.


Tá aí algo que eu não sabia nem ao menos percebi. Sempre achei que o Vectra 2.2 era assim, porque tinha algum pistão maior, um cabeçote diferente, enfim. Não imaginei que pra ele aumentariam os cursos dos pistões para tal.

Uma pena, quando fui comprar não encontrei nenhum 2.2 que prestasse, tudo mal cuidado. Já gosto da pegada do 2.0, com seus 110cv de potência que pra mim não deixam tanto a desejar, fico imaginando que delicia não deve ser dirigir um 2.2 na cidade com o câmbio curto (comparado aos F23) e o torque que tem. Da pra andar com a foto do pé em cima do acelerador. KKKK

JordanoAPS
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Nov 2014, 20:33
Cidade:

Re: Aumento de cilindrada

por JordanoAPS » 10 Nov 2014, 08:05

Tenho um Vectra CD 2.2 16V 98, meu último carro foi uma Marea 2.4 20V e se comparado os dois o Vectra parece um 1.0, é um carro bem fraco em baixas rotações mesmo, na Marea dava pra sair de quebra molas de terceira, coisa que o Vectra pesa em segunda.

thiagoweimer
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Nov 2014, 11:54
Nome Completo: Thiago Rodrigo Weimer
Cidade: Marechal Cândido Rondon
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aumento de cilindrada

por thiagoweimer » 04 Dez 2014, 12:25

Também possuo um 2.0 8v, gostaria de saber se posso colocar os pistões do 2.2 nas bielas do 2.0, ou seja, apenas colocar os pistões sem alterar as demais peças? Estou retificando o motor do meu Vectra e pesquisando preços, percebi que os pistões do 2.2 são mais baratos do que do 2.0.

Avatar do usuário
Xander
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Dez 2013, 20:58
Nome Completo: Alexandre Luis Marangoni
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Aumento de cilindrada

por Xander » 19 Dez 2014, 20:27

sobre aumentar cilindrada acho que é mais fácil trocar o carro por um 2.2- 8V.

sobre melhorar a resposta eu percebi um ganho colocando a sonda lambda do vectra C (3 fios)
a que estava no carro era com 1 fio só (porquera da GM)
o carro melhorou bastante e o motor ficou mais liso, obviamente não arranca como uma ferrari mas gostei do resultado.

JordanoAPS,
cara, se teu carro está arrancando como 1.0 deve ter alguma coisa errada.
se não me engando os Vectra CD 2.2 16V 98´s tinha perto de 21kgf.m de torque
mesmo que é numa rotação meio alta não era para ser manco assim

11 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 285 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 06:04