O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoDuvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

26 mensagens
  • 1
  • 2
Rafael Alceu
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Jul 2014, 07:07
Nome Completo: Rafael Sousa
Cidade: Sao Sebastiao do Paraiso
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Rafael Alceu » 10 Dez 2014, 07:40

Gostaria de algumas dicas sobre a instalação do kit turbo no Vectra B. Comprei um kit turbo usado que veio com turbina Master Power .42/.48. O preparador disse que ela enche muito rápido e corre o risco de estourar o motor, principalmente em viagens. Comprei um corte de giro pra evitar isso, e gostaria de saber se alguém utiliza essa turbina, qual o comportamento do carro, etc.. Obrigado..
Vectra GL 2.0 8v turbo........Legalizadooooooo tudoooooo..turbo rebaixado e super branca.......

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por rgapski » 10 Dez 2014, 10:46

Rafael,

Por experiencia própria, antes de "montar" o teu carro, recomendo que você procure aprender bastante sobre mecânica e preparação, pois a coisa não é "plug-and-play" ou simples como pode parecer.
Isso é importante pra se chegar a um bom resultado, e principalmente para manter o carro em ordem.

Veja que quem tem carro preparado precisa conhecer muito da arte e principalmente saber meter a mão na massa, senão você vai acabar virando uma espécie de salário fixo pro seu preparador...

Não dê ouvidos às coisas que o povo conta, como por exemplo:
- "Mete um .50 que fica tezaum";
- "Subi pra doi quilimei e fico dahora";
- "Carburador é melhor";
- "Põe cabo da accel que dá mais potencia"
- etc...

Infelizmente a maioria das pessoas que tem carro preparado não sabem nada sobre preparação, ai ficam insistindo em ter um carro bom, gastam os tubos, e no fim desistem da coisa.

Na época que velozes e furiosos virou moda, eu tive um carro turbo que fiquei por um bom tempo.
Nessa época, nunca tive qualquer problema por causa da preparação, como bielas voando pra fora do motor, pistões furados, etc, pois eu tinha um conhecimento básico da coisa que me ajudavam a manter o carro em dia...

Nesse período, vi muita gente "viciar" em preparação, gastar horrores, e nunca conseguir ter paz pra curtir o carro. De sete dias da semana, o carro andava 1 e ficava 6 parado. No fim desistiu e acabou "dando" o carro por qualquer moeda.

O meu, por outro lado, nunca parou... E quando precisei vender, tirei o turbo e o carro estava 100%.
E carro preparado é igual filho: quem cuida, tem orgulho; quem não cuida, tem dor de cabeça.

Não to querendo te desanimar, muito pelo contrário! Preparação é algo muito bacana de se fazer, e principalmente curtir.
Mas antes de se divertir, precisamos fazer o dever de casa...

Sobre a sua dúvida, "turbina .42/.48" é uma medida relativa e não quer dizer nada sobre seu comportamento...
Essa medida só quer dizer a relação A/R da turbina, que nada mais é que um calculo efetuado em razão do diâmetro do rotor com o diâmetro do caracol...
O que importa, primeiro, é saber qual o eixo da turbina e as medidas dos rotores...

Se ele disse que essa turbina é "pequena", provavelmente ela é uma T2, ou APL240 (eixo pequeno), pois são medidas mais "comuns" no mercado, e em geral indicados para carros com motor no máximo até 1.6...

E sobre o "corte de giro", é desnecessário, tendo em vista que sua própria injeção eletrônica faz isso...

Caso você não tenha muito conhecimento no assunto, deixe na mão do seu preparador e siga o que ele te disser, se ele for um bom preparador, você não deverá ter problemas...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Rafael Alceu
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Jul 2014, 07:07
Nome Completo: Rafael Sousa
Cidade: Sao Sebastiao do Paraiso
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Rafael Alceu » 10 Dez 2014, 13:51

Boa tarde xará....primeiramente obrigado pelas dicas. Sobre turbo não sou mecânico mas estou ciente de quase todo o processo. Sei que o kit turbo que se compra representa 1/3 ou nem isso de um projeto final. A coisa vai muito além disso, e se não fizer direito não sai do mecânico. Sobre esses palpites percebi mesmo que cada um diz uma coisa, mas muitos não entendem nada. Essa turbina .42 eh mesmo uma apl 240....Eu comprei usada e por um preço convidativo....Não tive receio em comprar pq em quase todos os sites que naveguei o kit turbo vinha com essa medida (apl 240). Fiquei meio grilado porque um mecânico me disse que ela enche muito rápido, por volta de 1.500rpm e não seria bom pra viajar. Mas hoje conversei com outro preparador e ele me sugeriu montar e testar, e caso não goste mudar apenas a caixa quente (.48) para uma .63 que resolvia o problema. Sobre o corte de giro ele relatou que o motor original corta o giro em torno de 6.200rpm, e com turbo por segurança teria que cortar la pelos 5.500 rpm. Bom, o kit já esta bem dizer completo, so não comprei peças para forjar, pretendo rodar com 0,5 a principio e posteriormente forjar e aumentar isso. Não vou desanimar, eh um sonho e vou ate o fim. Valeu pelas dicas, vou levar nesse outro preparador e ver se falta alguma coisa e o que realmente tem que mudar....obrigado
Vectra GL 2.0 8v turbo........Legalizadooooooo tudoooooo..turbo rebaixado e super branca.......

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por rgapski » 10 Dez 2014, 14:52

Rafael Alceu escreveu:Boa tarde xará....primeiramente obrigado pelas dicas. Sobre turbo não sou mecânico mas estou ciente de quase todo o processo. Sei que o kit turbo que se compra representa 1/3 ou nem isso de um projeto final. A coisa vai muito além disso, e se não fizer direito não sai do mecânico. Sobre esses palpites percebi mesmo que cada um diz uma coisa, mas muitos não entendem nada. Essa turbina .42 eh mesmo uma apl 240....Eu comprei usada e por um preço convidativo....Não tive receio em comprar pq em quase todos os sites que naveguei o kit turbo vinha com essa medida (apl 240). Fiquei meio grilado porque um mecânico me disse que ela enche muito rápido, por volta de 1.500rpm e não seria bom pra viajar. Mas hoje conversei com outro preparador e ele me sugeriu montar e testar, e caso não goste mudar apenas a caixa quente (.48) para uma .63 que resolvia o problema. Sobre o corte de giro ele relatou que o motor original corta o giro em torno de 6.200rpm, e com turbo por segurança teria que cortar la pelos 5.500 rpm. Bom, o kit já esta bem dizer completo, so não comprei peças para forjar, pretendo rodar com 0,5 a principio e posteriormente forjar e aumentar isso. Não vou desanimar, eh um sonho e vou ate o fim. Valeu pelas dicas, vou levar nesse outro preparador e ver se falta alguma coisa e o que realmente tem que mudar....obrigado


Bom, já sabemos que seu eixo é APL240... E de cara já te digo que esse eixo é pequeno pro motor 2.0...

Eu usei esse eixo e configuração de caixa no meu antigo kadett 1.8 e já achei a turbina "pequena".
No 2.0 não acredito que fique bom.
Se ainda assim você quiser manter a APL240, acho que de cara vc deveria trocar as caixas por umas maiores, não só a de escape, mas a fria também (talvez uma .50).

De qualquer forma, tendo em vista que vc quer fazer upgrade no futuro, eu venderia essa turbina e começaria com um APL525. Essa vc pode começar usando as caixas no padrão 42/48.
Com esse eixo e rotores maiores, você teria um fluxo, tanto na saída como na admissão o que daria menor aquecimento do ar na admissão (menos risco de quebra por pré-ignição), menor aquecimento da turbina (menor rotação do eixo) e menor restrição de escape.
Depois, no futuro, se quiser subir a pressão, tem turbina pra isso.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por sergiodoo » 11 Dez 2014, 08:02

Opa, to acompanhando esse tópico de olho aberto... Desisti de volocar o v6 no Vectra pra colocar um kit turbo, mas esbarrei nesse desencontro de informações dos preparadores...
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por rgapski » 11 Dez 2014, 08:58

sergiodoo escreveu:Opa, to acompanhando esse tópico de olho aberto... Desisti de volocar o v6 no Vectra pra colocar um kit turbo, mas esbarrei nesse desencontro de informações dos preparadores...


Esse é o problema de 99% das pessoas que querem preparar o carro: encontrar um bom preparador.

Encontrar um bom mecânico já é tarefa difícil... um bom preparador então, é coisa rara!
Quando encontrados, cobram caro pelo serviço. Esse é o preço a pagar pelo conhecimento e competência, não tem como ser diferente.
Montar um vectra em um bom preparador, certamente não vai te custar menos de 15 mil...

Se você não esta "rasgando" dinheiro, minha dica é a seguinte: estude sobre mecânica e preparação e faça você mesmo a maior parte das coisas. Assim você consegue ter o carro que quer sem ter que recorrer aos agiotas! kkkkk

Eu entendo um pouco de mecânica (o básico), mas praticamente nada sobre preparação.
Com meu kadettinho turbo eu meti as caras e montei meio "DIY", mas deu muito trabalho...
Eu gosto de mecânica, então de certa forma, foi prazeroso, mas teve horas que quase desisti...

Eu levei 6 meses entre decidir turbinar e dar a primeira partida com o turbo enfiado no motor.
Nesse tempo eu estudei sobre o assunto (eu não tinha internet na época), elaborei o projeto, comprei as peças, fiz orçamentos, etc...
Quando preparei esse carro, injeção regulável era um sonho distante, muuuuito distante ($$$)...
Acho que já existiam, mas devia ser tão caro que não se via por ai como se vê hoje!

Hoje em dia, basta comprar o kit e uma fueltech. Depois de instalar tudo, é só botar no dino e acertar.
Facilitou muito! Fora que os carros que vi montados com as fueltech dão gosto... Ficam muito bem acertados!
Eu mesmo tenho muita vontade de turbinar o meu Challenge, mas acho que não tenho o mesmo pique que tinha há uns 10 anos atras...

Pra vocês terem ideia de como era complicado, meu carro era EFI (monoponto) à gasolina.
Eu não tinha outra saída senão usar a injeção original com dosador e bico suplementar também com dosador. Era o que eu tinha na época...
Outra opção era colocar a injeção do kadett/astra MPFI ou um carburador, mas pelos custos, deixei como plano b.

Instalar o turbo, em si, foi muito fácil. Dois dias de serviço e o carro já estava pronto pra dar a partida.
Agora, pra acertar o carro... Meu deus do céu...
Dinamômetro? Só em sonhos...
Chip? Era caro, poucos que faziam, e mesmo assim, não resolvia 100% do problema...

Depois de montado e funcionando, eu levei um mês pra conseguir começar rodar com o carro, e mais uns 3 meses fazendo "acerto" pra deixar como eu queria.
Quantas vezes fui pra bandeirantes, simulava diversas situações (acelerava, retomava, etc), depois encostava o carro no acostamento pra dar uma "chegada" nos dosadores ou ajustar o his... Kkkkkk
Varias vezes parava o guincho da concessionária da rodovia pra perguntar se havia quebrado...
Tive muito trabalho pra regularizar...

Fora que nesse começo sempre acontecia uns "imprevistos", como homocinéticas que foram pro espaço, um rolamento de roda, uma embreagem que começa a patinar, freios que precisam de upgrade, pneus comidos, etc..
E pelo que vejo, isso acontece com todo mundo que prepara... não era exclusividade minha...

Se eu tivesse levado meu carro pra mecânico por cada problema que apareceu, ou coisinha que eu via de errado, eu não teria dado conta (financeiramente falando) e teria desistido de cara...
E mesmo assim, não foram poucas as vezes que gastei meu 13º inteiro em peças...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

sergiodoo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2014, 07:49
Nome Completo: Sérgio de Souza Ribeiro peixoto
Cidade: rj
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por sergiodoo » 11 Dez 2014, 09:25

Esse dias meu filho rasgou cem reais q estavam na minha carteira, e a coisa já ficou preta.....Kkkkkk.
Não sou do tipo q anda sempre a 160 ou 200 como alguns. amigos meus, na vdd minha faixa é 120 e está muito bom. Meu projeto de turbo seria mais pra ultrapassar carretas, ficar com o carro mais ágil nas subidas da BR pra BH, e claro, deixar pra traz esses chatos que colam na traseira do Vectra. De vez enquando eu vou pra BH de Kia Sorento, q é v6 e qnd chego lá, sinto que nao estou cansado, como quando vou no vecao. Um preparador de Itaipava disse q eu teria q forjar, já um outro de Teresópolis disse q pro que eu queria não precisava forjar, apenas dar uma revisada no cabeçote, casquilhos, mancais e coisas assim. Andei dando umas olhadas em kit nitro, mas desse eu conheço menos ainda. RS. No mais, vou acompanhando o tópico e tentando copiar oq for feito pelo nosso amigo aí.
Vectra 99/99 GLS 2.2 Verde.

Rafael Alceu
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Jul 2014, 07:07
Nome Completo: Rafael Sousa
Cidade: Sao Sebastiao do Paraiso
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Rafael Alceu » 11 Dez 2014, 09:46

Galera, vou citar as peças que já possuo e caso alguém queria comentar, acrescentar ou ate mesmo criticar aceito. (desde que sejam criticas construtivas) vlw

- turbina máster power apl 240 .42/.48
- escapamento dimensionado
- embreagem cerâmica 6 pastilhas
- cabo de velas silicone 10 mm
- velas frias grau 9 pra turbo
- reservatório de óleo suspiro motor
- corte de giro 3 step ODG
- manômetros
pressão turbo
pressão óleo
pressão bomba combustível
hallmeter
vacuômetro (não é necessário pro turbo, mas achei um barato e vou colocar)

Mao de obra.

- montagem
- retrabalho dos bicos originais ou adicionar bico auxiliar + controlador
- furar cárter óleo

OBS: Segundo o preparador com miolo original somente 0,5 de pressão e limitador de giro pois a turbina pequena enche muito rapido. Agradeço novamente as dicas do colega Raphael de Mauá, e vou pensar seriamente na apl 525...já resolveria o problema hoje e amanha..com pouca ou muita pressão..vlw
Vectra GL 2.0 8v turbo........Legalizadooooooo tudoooooo..turbo rebaixado e super branca.......

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Mantenedor » 11 Dez 2014, 12:20

Amigão ,

Eu comecei assim deste jeito com bastante animação e cheio de vontade e muitos planos com o carro.
A dicas do amigo você as deve sim guarda las , imprima as orientações que estiver dentro de seus planos.
Aproveite a internet para tirar duvidas , fazer amizades e acompanhar outros carros , obter a experiência para somar aos seus planos.
Eu fiz isto por opção , gosto também de mecânica mas industrial , não foge muito do assunto.
Então vamos lá :
Tenho o meu vectra a 14 anos 6 deles são de turbo !
Preparação não é receita de bolo , cada caso é um caso , você terá que mapear com detalhes cada mudança e acertos no motor e no carro.

lembre se :

Segurança em 1° lugar !!!

Imagem


Até chegar no ponto ideal demorou bastante e confesso ainda falta alguma coisa.

1° Turbina Optamos por colocar uma 42/63.
2° Bicos injetores Siemens Deka 83 lbs ( etanol) Baixa impedância.
3° Módulo gerenciador Fuelteck
Inicio F350 , UPgrad F400.
( opcional )
4° Bomba de combustível de 3 a 4 bar.
5° Embreagem de cerâmica (opcional)

Lógico existem muito mais coisas , que seu preparador e você terão que providenciar mas faz parte.

Olha amigo , você pode discordar de alguns itens o legal é isto preparação é assim mesmo .
Procure um profissional com experiência que possa criar um projeto legal para seu carro e que atenda a seu gosto , seja feliz ...

Boa sorte na empreitada...

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Mantenedor » 11 Dez 2014, 12:49

Até chegar no ponto ideal demorou bastante e confesso ainda falta alguma coisa.

1° Turbina Optamos por colocar uma APL 42/63.
2° Bicos injetores Siemens Deka 83 lbs ( etanol) Baixa impedância.
3° Módulo gerenciador Fuelteck
Inicio F350 , UPgrad F400.
( opcional )
4° Bomba de combustível de 3 a 4 bar.
5° Embreagem de cerâmica (opcional)

Lógico existem muito mais coisas , que seu preparador e você terão que providenciar mas faz parte.

Olha amigo , você pode discordar de alguns itens o legal é isto preparação é assim mesmo .
Procure um profissional com experiência que possa criar um projeto legal para seu carro e que atenda a seu gosto , seja feliz ...

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
spnSpawn
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Jan 2015, 21:55
Nome Completo: Felipe Ribeiro
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por spnSpawn » 06 Jan 2015, 11:12

Caixa quente pra GM 2 litros tem que ser pelo menos .63... se por uma menor vai dar gargalo no escape em alta, sobre-aquecer muito as câmaras e enforcar o motor em altos regimes.

Sem contar que a pegada de uma .63 mono com cabeçote original já deve vir pelos 3500RPM aproximadamente... isso é cedo. Mais cedo do que isso é besteira... turbina pequena pega muito rápido e além de tudo que citei acima, torque em baixa quebra câmbio com bem mais facilidade.

Rafael Alceu
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Jul 2014, 07:07
Nome Completo: Rafael Sousa
Cidade: Sao Sebastiao do Paraiso
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por Rafael Alceu » 30 Jan 2015, 07:30

Galera pensei que a caixa quente da turbina era 48, mas pra minha sorte quando fui levar o carro pra turbinar, vimos que já eh a .63.Master power apl 240 .42/63...Já eh a certa....Em breve posto o resultado.. o carro já esta na oficina turbinando, ate semana que vem ta rodando........
Vectra GL 2.0 8v turbo........Legalizadooooooo tudoooooo..turbo rebaixado e super branca.......

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por PedroPoppinger » 19 Fev 2015, 20:05

To acompanhando o tópico pra ver os passos.. Meu carro é 2.0 8v também. Um dia ele pega um resfriado.

Tenho uma dúvida: Quando turbina o carro tem NECESSARIAMENTE que colocar uma injeção programável, ou a original da conta?
Imagem

tiagopeneda
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Fev 2015, 11:48
Nome Completo: Tiago dos Reis Peneda
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por tiagopeneda » 20 Fev 2015, 12:07

Olá galera! sou novo no Forum!

tenho visto os comentários sobre instalação de turbo no vectra. Tenho um Vectra CD 2.0 16v e pretendo trabalhar o motor dele, sou mecânico diesel e trabalho numa concessionaria VW/Man Latin America.

Apesar de ser mecânico tenho pouca experiência em preparações e venho a vocês que entendem mais tirar minhas duvidas.

Tenho uma Turbina Borgwarner K16 - 4.10 TCA
o resto ainda estou para adquirir, o que me recomendam?

Obrigado!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por rgapski » 20 Fev 2015, 13:35

PedroPoppinger escreveu:To acompanhando o tópico pra ver os passos.. Meu carro é 2.0 8v também. Um dia ele pega um resfriado.

Tenho uma dúvida: Quando turbina o carro tem NECESSARIAMENTE que colocar uma injeção programável, ou a original da conta?


Não, a injeção original não dá conta.
Depois do turbo, o volume de combustível exigido em determinadas rotações chega a ser o mais que o dobro do original.
Quem enfia turbo no carro e tenta manter a alimentação original certamente vai arrebentar com o motor logo.

O que se fazia antigamente era adicionar um bico extra com uma controladora digital e um dosador na linha de combustível, que fazia aumentar a pressão do combustível quando havia pressão positiva.
Funcionada, mas nunca foi a melhor das opções.
A inconstância da pressão judia da bomba e dificulta muito a regulagem.

Enfiar turbo com injeção original é tão chato de se fazer, que antigamente muita gente adaptava carburadores pra facilitar a regulagem! Olha só que coisa mais retrógrada...

Hoje com tanta injeção programável disponível no mercado e com preço acessível, não vejo razões para não utilizar.
Com injeção programável o carro fica "liso", gasta menos e permite ajustes finos sempre que necessário (e eles são muito necessários).

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por rgapski » 20 Fev 2015, 14:01

tiagopeneda escreveu:Olá galera! sou novo no Forum!

tenho visto os comentários sobre instalação de turbo no vectra. Tenho um Vectra CD 2.0 16v e pretendo trabalhar o motor dele, sou mecânico diesel e trabalho numa concessionaria VW/Man Latin America.

Apesar de ser mecânico tenho pouca experiência em preparações e venho a vocês que entendem mais tirar minhas duvidas.

Tenho uma Turbina Borgwarner K16 - 4.10 TCA
o resto ainda estou para adquirir, o que me recomendam?

Obrigado!


Tiago,

Ando meio por fora do mundo dos turbinados...
Essa K16 é aquela que tem eixo de titânio ou eixo de alumínio? Sei que tem umas com eixo de titânio que são coisa de louco, levíssimas e extremamente resistente!

De qualquer forma, o mais importante é você escolher um bom preparador com muita experiência.
Deixe que ele pegue o mapa de fluxo da turbina e escolha as caixas, para não amarrar em alta e não estrangular o escape.
De nada adianta ter uma baita turbina e não usar as caixas adequadas.

Montar em casa da muita despesa e dor de cabeça... E se quebrar, o azar é todo (e só) seu!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

tiagopeneda
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Fev 2015, 11:48
Nome Completo: Tiago dos Reis Peneda
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por tiagopeneda » 20 Fev 2015, 17:15

eu estive pesquisando, e acredito que seja ela sim com eixo de titanium, ela equipa o motor diesel mwm x10 4 cilindros entre outros, eu sei que essa turbina alcança uma pressão de 2,0bar na forma que está regulada e ela tem wastegate original

PedroPoppinger
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 302
Registrado em: 17 Jun 2013, 17:10
Nome Completo: Pedro Augusto Bruno da Silva
Cidade: Santa Rita do Sapucaí
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por PedroPoppinger » 22 Fev 2015, 22:08

Etendi! ;)
Imagem

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por corsa turbo » 23 Fev 2015, 09:05

tiagopeneda escreveu:Olá galera! sou novo no Forum!

tenho visto os comentários sobre instalação de turbo no vectra. Tenho um Vectra CD 2.0 16v e pretendo trabalhar o motor dele, sou mecânico diesel e trabalho numa concessionaria VW/Man Latin America.

Apesar de ser mecânico tenho pouca experiência em preparações e venho a vocês que entendem mais tirar minhas duvidas.

Tenho uma Turbina Borgwarner K16 - 4.10 TCA
o resto ainda estou para adquirir, o que me recomendam?

Obrigado!



Bom dia Tiago.
Se não me engano a K16 tem dimensões de eixo e rotor pequenas para nossos motores, voce sabe as medidas dela?
Caso tenha interesse, sou de BH e estou desfazendo do meu KIT TURBO para um novo set-up, da uma olhada, ta montado em meu carro e completo - viewtopic.php?f=26&t=8088.
Abs.
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Duvidas instalação kit turbo vectra B 2.0 8v

por eidimatuo » 26 Fev 2015, 10:55

Uma dúvida referente ao Kit turbo... Já que é preciso trocar também a injeção, seria interessante então primeiro colocar uma daquelas injeções programáveis como a Fueltech e depois colocar o turbo?
Outra coisa, vocês estão rodando com o carro com turbo na loucura mesmo tipo, sem documento legalizado? Eu queria fazer essas adaptações, porém conseguir legalizar tudo pra não ter dor de cabeça, mas não conheço ninguém aqui no Paraná que tenha feito haha.

26 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 248 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 15:10