O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Preparaçãovectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e frei
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Moisés Tort
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mar 2015, 01:19
Nome Completo: Moisés tort Fernández
Cidade: noblia
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

vectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e frei

por Moisés Tort » 12 Mar 2015, 10:44

Hola amigos tenho um vectra 2010 2.0 8v o de 140hp , quero dar uma preparada no motor para ter um ganho em potencia só não quero colocar turbo ainda , to pensando em colocar chip de potencia fazer um escapamento 4 a 1 , colocar uma embreagem de cerámica , trocar o sistema de freios dianteiros , vou comezar trocando toda a suspensão primeiro para ter estabilidade a alta velocidade , e o meu primeiro vectra e por iso pergunto a vocês amigos que tem mais experiência com este carro o que fazer para ter mais potencia o que me recomendam cual as me llores coisas para eu fazer nele e obter os melhores resultados , não duvide em dar sua opinião estou aqui para ouvir os seus conselhos , obrigado amigos

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: vectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e

por rgapski » 12 Mar 2015, 12:53

Moisés Tort escreveu:Hola amigos tenho um vectra 2010 2.0 8v o de 140hp , quero dar uma preparada no motor para ter um ganho em potencia só não quero colocar turbo ainda , to pensando em colocar chip de potencia fazer um escapamento 4 a 1 , colocar uma embreagem de cerámica , trocar o sistema de freios dianteiros , vou comezar trocando toda a suspensão primeiro para ter estabilidade a alta velocidade , e o meu primeiro vectra e por iso pergunto a vocês amigos que tem mais experiência com este carro o que fazer para ter mais potencia o que me recomendam cual as me llores coisas para eu fazer nele e obter os melhores resultados , não duvide em dar sua opinião estou aqui para ouvir os seus conselhos , obrigado amigos


Ai vai minha contribuição:

"quero dar uma preparada no motor para ter um ganho em potencia só não quero colocar turbo ainda".

Preparação não é igual no videogame que tem "estágios".
Você tem que decidir o que quer e ir pra cima com objetivo certo. Veja quanto de potencia quer e vá reunindo os itens necessários. Quando tiver tudo, monte o carro.

O motor 140cv do vectra, ao meu ver, já esta no limiar da preparação aspirada. O carro já vem de fabrica com cabeçote roletado, taxa melhorada, escape melhor, etc. Lembre-se que esse motor 140cv é o mesmo que equipou o monza nos anos 90, onde no início não se chegava aos 100cv.

Tirar mais que 140 cv num motor 2.0, de 8v, sem turbo ou qualquer recurso tecnológico, como comando/coletor variável, etc é difícil. A maioria dos 2.0 (dos bons) com 4valvulas por cilindro já chegam na ordem de 150cv usando estes recursos.
Passar dos 150cv com aspiração natural vai te deixar o carro péssimo em dirigibilidade e vai te exigir diversos gastos, como comandos maiores, retifica para alteração de taxa de compressão, alivio e balanceamento de volante do motor, etc.

Já passei por esse tipo de preparação. Se o carro não for pra ser usado só em pista, fuja. Vai gastar os tubos e o carro sempre vai ser quadrado em baixa rpm.

"to pensando em colocar chip de potencia fazer um escapamento 4 a 1"

Combinação "Chip e escape" é ilusão.
Vai gastar pelo menos uns 1.000 reais pra ter um pentelho a mais de potencia que será inexistente na prática.
Chip e escape dimensionado só serve para adequar o motor a outro item, por exemplo, um comando de válvula esportivo.
Escape sem outra coisa pra auxiliar no fluxo dos gases é perda de tempo e dinheiro. O carro só vai ficar com barulho de esportivo, mas continuará andando igual original (as vezes até menos).
Se conseguir 5% a mais de potencia, solte fogos! rs

"colocar uma embreagem de cerámica"

Pra quê? :13:

Embreagem de cerâmica só se usa quando o carro tem acréscimo de pelo menos uns 30% de potência (o que não vai vir só com chip e escape), e ainda assim, é opcional.
Embreagem de cerâmica tem que ser acompanhada de platô com mais pressão, que deixa a embreagem dura, e no caso do vectra, vai moer rapidinho com os atuadores do pedal/cambio.

trocar o sistema de freios dianteiros , vou comezar trocando toda a suspensão primeiro para ter estabilidade a alta velocidade

Independente de preparação no motor, esse é o primeiro item que se deve melhorar (quando se quer) em um carro.
Nos freios você pode usar pastilhas melhores (EBC, por exemplo) e disco fresado. O sistema do vectra já é muito bom e bem dimensionado ao carro.

Suspensão, veja bem o que vai fazer. Muita gente promete melhorias, e só estraga a coisa.
Só baixar o carro não é sinal de melhoria na estabilidade. O que acontece é uma falsa sensação de estabilidade.
Experimente fazer uma curva com um carro rebaixado em um asfalto irregular, e ainda mais, tente parar o carro em um piso irregular... A resposta é: não vai fazer a curva e não vai parar!

Antes de tudo, tenha em mente que carro de rua é carro de rua. Carro de pista é carro de pista.
Cada um anda em um terreno diferente, portanto, tem acertos diferentes.

Para a rua, eu aposto mais em um alinhamento e cambagens bem feitos do que "kit de suspensão" que essas lojas oferecem.
Até hoje eu não conheço uma empresa séria no ramo de preparação de suspensão.
Todas elas só querem "baixar e endurecer", mas esquecem que dinamicamente a coisa vai bem alem disso.
Já cansei de ver os "manos" dos rebaixados dando PT em carro (isso quando não morrem) porque na estrada quebrou barra de direção, pivô, etc...

As ruas do Brasil são quase iguais ao solo lunar, só que com um pouco mais de buraco... rs
Carro baixo e duro é pra andar no asfalto liso...

Resumindo a ópera:
Quer o carro andando forte e pronto pra qualquer situação? Monte um turbo e ponto.
Já tive carro com as duas preparações. Esse negocio de comando "x", taxa, escape, é coisa pra carro de pista.
Gastei uma fortuna num kadett aspro que não me deu 1/10 da diversão que tive com um kadett turbo montado com kit padaria...

E tenha em mente que não se monta nada decente por menos de R$ 7.000.00.

Quer gastar com Chip e Escape? Use esse dinheiro pra melhorar os freios e fazer as manutenções preventivas do motor que garanto que será muito mais bem gasto.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Moisés Tort
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mar 2015, 01:19
Nome Completo: Moisés tort Fernández
Cidade: noblia
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: vectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e

por Moisés Tort » 12 Mar 2015, 14:13

Hola amigo iso e o que eu queria alguém com experiência para saber se iría gastar bem o meu dinheiro que da trabalho pra juntar , eu coloquei tudo iso no título para ver as opiniões sobre esas coisas , vou procurar ver cual a melhor suspensão que encontro y melhorar o sistema de freio , eu queria sim botar um turbo más agora não , a idéia é ir preparando ele para un turbo no futuro , eu procuro um carro nem tão preparado como para pista y nem um carro normal para rua , vamos ver eu vou seguir escutando o pesoal que ya tem experiencia e agora vou me focar na suspensão e os freios , e depois ir vendo um turbo para o futuro ou você me recomenda mudar de vectra para um 2.4 16 v , com o dinero que custaria melhorar este paso para um modelo mais potente e teria uma base melhor para trabalhar no motor depois . O problema é que depois que eu entrar a gastar nele eu nunca mais recupero ese dinheiro entre as diferenças de preso entre os vectra no mercado e um 7 mil como dice amigo para deixar ele bom poso mudar de carro e investir em um motor melhor que vai me dar um resultado final melhor . Eu sempre gostei de carro forte e dos vectra mais ainda se ese não for o vectra certo para eu preparar eu espero um pouco mais e vou me divertindo com ese mas que vou preparar um vou sim rsrsrs o importante é ser feliz . Obrigado amigo abs. ...Imagem

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: vectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e

por Jonathan_. » 12 Mar 2015, 19:28

Se pretende num futuro colocar turbo então ao invés de colocar chip manda logo uma injeção programável. Com um bom acerto já consegue alguns hp's e vai precisar de uma mesmo.

Pros freios um kit da powerbreakes vai te atender muito bem.
Embreagem de cerâmica por enquanto não precisa.
Pra melhorar a estabilidade você pode colocar barras anti torção e deixar a cambagem levemente negativa, porem vai gastar pneu por dentro.
E levanta esse carro rs :105:

Qual potencia quer atingir? quanto pretende gastar? quer algo top ou um kit padaria? Quer andar um tempo de aspirado ou vai partir logo pra um turbo?
Conte-nos mais sobre o que você quer :52:

Abç.
No matter what you drive, drive fast.

Avatar do usuário
Moisés Tort
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Mar 2015, 01:19
Nome Completo: Moisés tort Fernández
Cidade: noblia
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: vectra 2.0 , preparação motor , suspensão , embreagem e

por Moisés Tort » 13 Mar 2015, 12:06

Eu quero fazer devagar por que só conto com ums 1500 reais por mês para gastar , o que me limita como a muitos e o $$$$ . Eu quero um carro preparado que eu posa andar na rua . Os freios eu estava olhando os kit xtrabrakes que custam ums 1400 todo o kit , e a injeção programável o pando proinject que custa 2588 reais , não tô com presa eu quero que fique bom , não importa se eu comezar a comprar as partes hoje e acabar o projeto para final de ano . Ese mes vou colocar a suspensão , depois os freios , depois vou colocar o sistema de injeção programável que vay ser meio caro com todas as peças vay dar ums 3500 reais . O que realmente limita o carro e cuanto eu vou conseguir gastar por iso e que eu quero ir devagar e colocar coisas boas . Faz ya ums 3 anos eu vinha com vontade de fazer um curso de injeção eletrônica ese ano eu me matriculei e espero que seja de ayuda para a preparação do meu carro e espero eu mesmo poder colocar a injeção programável no futuro . Bom pra resumir para você o carro que eu quero é um carro preparado para poder andar na rua e que seja confiável não quero pasar quebrado , Eu não tenho presa de comprar um mês os freios e para o otro a injeção não tenho presa só quero comprar coisas boas que fiquem para o futuro

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 237 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 01:45