Moisés Tort escreveu:Hola amigos tenho um vectra 2010 2.0 8v o de 140hp , quero dar uma preparada no motor para ter um ganho em potencia só não quero colocar turbo ainda , to pensando em colocar chip de potencia fazer um escapamento 4 a 1 , colocar uma embreagem de cerámica , trocar o sistema de freios dianteiros , vou comezar trocando toda a suspensão primeiro para ter estabilidade a alta velocidade , e o meu primeiro vectra e por iso pergunto a vocês amigos que tem mais experiência com este carro o que fazer para ter mais potencia o que me recomendam cual as me llores coisas para eu fazer nele e obter os melhores resultados , não duvide em dar sua opinião estou aqui para ouvir os seus conselhos , obrigado amigos
Ai vai minha contribuição:
"quero dar uma preparada no motor para ter um ganho em potencia só não quero colocar turbo ainda".Preparação não é igual no videogame que tem "estágios".
Você tem que decidir o que quer e ir pra cima com objetivo certo. Veja quanto de potencia quer e vá reunindo os itens necessários. Quando tiver tudo, monte o carro.
O motor 140cv do vectra, ao meu ver, já esta no limiar da preparação aspirada. O carro já vem de fabrica com cabeçote roletado, taxa melhorada, escape melhor, etc. Lembre-se que esse motor 140cv é o mesmo que equipou o monza nos anos 90, onde no início não se chegava aos 100cv.
Tirar mais que 140 cv num motor 2.0, de 8v, sem turbo ou qualquer recurso tecnológico, como comando/coletor variável, etc é difícil. A maioria dos 2.0 (dos bons) com 4valvulas por cilindro já chegam na ordem de 150cv usando estes recursos.
Passar dos 150cv com aspiração natural vai te deixar o carro péssimo em dirigibilidade e vai te exigir diversos gastos, como comandos maiores, retifica para alteração de taxa de compressão, alivio e balanceamento de volante do motor, etc.
Já passei por esse tipo de preparação. Se o carro não for pra ser usado só em pista, fuja. Vai gastar os tubos e o carro sempre vai ser quadrado em baixa rpm.
"to pensando em colocar chip de potencia fazer um escapamento 4 a 1"Combinação "Chip e escape" é ilusão.
Vai gastar pelo menos uns 1.000 reais pra ter um pentelho a mais de potencia que será inexistente na prática.
Chip e escape dimensionado só serve para adequar o motor a outro item, por exemplo, um comando de válvula esportivo.
Escape sem outra coisa pra auxiliar no fluxo dos gases é perda de tempo e dinheiro. O carro só vai ficar com barulho de esportivo, mas continuará andando igual original (as vezes até menos).
Se conseguir 5% a mais de potencia, solte fogos! rs
"colocar uma embreagem de cerámica"Pra quê?
Embreagem de cerâmica só se usa quando o carro tem acréscimo de pelo menos uns 30% de potência (o que não vai vir só com chip e escape), e ainda assim, é opcional.
Embreagem de cerâmica tem que ser acompanhada de platô com mais pressão, que deixa a embreagem dura, e no caso do vectra, vai moer rapidinho com os atuadores do pedal/cambio.
trocar o sistema de freios dianteiros , vou comezar trocando toda a suspensão primeiro para ter estabilidade a alta velocidade Independente de preparação no motor, esse é o primeiro item que se deve melhorar (quando se quer) em um carro.
Nos freios você pode usar pastilhas melhores (EBC, por exemplo) e disco fresado. O sistema do vectra já é muito bom e bem dimensionado ao carro.
Suspensão, veja bem o que vai fazer. Muita gente promete melhorias, e só estraga a coisa.
Só baixar o carro não é sinal de melhoria na estabilidade. O que acontece é uma falsa sensação de estabilidade.
Experimente fazer uma curva com um carro rebaixado em um asfalto irregular, e ainda mais, tente parar o carro em um piso irregular... A resposta é: não vai fazer a curva e não vai parar!
Antes de tudo, tenha em mente que carro de rua é carro de rua. Carro de pista é carro de pista.
Cada um anda em um terreno diferente, portanto, tem acertos diferentes.
Para a rua, eu aposto mais em um alinhamento e cambagens bem feitos do que "kit de suspensão" que essas lojas oferecem.
Até hoje eu não conheço uma empresa séria no ramo de preparação de suspensão.
Todas elas só querem "baixar e endurecer", mas esquecem que dinamicamente a coisa vai bem alem disso.
Já cansei de ver os "manos" dos rebaixados dando PT em carro (isso quando não morrem) porque na estrada quebrou barra de direção, pivô, etc...
As ruas do Brasil são quase iguais ao solo lunar, só que com um pouco mais de buraco... rs
Carro baixo e duro é pra andar no asfalto liso...
Resumindo a ópera:
Quer o carro andando forte e pronto pra qualquer situação? Monte um turbo e ponto.
Já tive carro com as duas preparações. Esse negocio de comando "x", taxa, escape, é coisa pra carro de pista.
Gastei uma fortuna num kadett aspro que não me deu 1/10 da diversão que tive com um kadett turbo montado com kit padaria...
E tenha em mente que não se monta nada decente por menos de R$ 7.000.00.
Quer gastar com Chip e Escape? Use esse dinheiro pra melhorar os freios e fazer as manutenções preventivas do motor que garanto que será muito mais bem gasto.
Abs!