O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoQual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

6 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Anderson GM
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 09 Abr 2015, 02:45
Nome Completo: Anderson Gonçalves
Cidade: Brusque
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Anderson GM » 10 Abr 2015, 17:44

Tenho um Vectra 99 2.2 GLS 8V, nunca andei com outro!
Como é um sonho, quero um Vectra com turbo e booster, unir dois sonhos num só (um Vectra e um carro turbo). Quero um carro pro dia-dia com motor original com turbo,intercooler,uma fueltech se precisar, sem investir muito.

Como sei que mesmo assim o investimento é alto, quero trabalhar com o motor certo, estou aberto em vender o meu e comprar um 16V, que tem maior potencial pro turbo (me corrijam se eu estiver errado). Quero um de 97 a 99 porque é o que posso comprar no momento!

1.Qual tem melhor potencial para a preparação básica como a minha em relação a resistência, custo beneficio e potencia (e torque) após o turbo, o 2.0 16V do 97 (com maior potencia) ou o 2.2 16V do 99 (com maior torque)?

2.Quantos BAR e CV no braço e quantos no booster o motor original aguenta sem levar nenhum perigo?

3. É verdade que o 2.0 16V 97 tem a caixa mais longa?

Agradeço desde já! e Desculpem minha inexperiência! :88:

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Jonathan_. » 11 Abr 2015, 11:14

O 16v rende mais sim, porem numa preparação básica o 8v da conta tranquilo. a principal diferença é que o 16v é mais solto em alta rpm e o 8v gera mais torque em baixa.

Vou citar as principais vantagens e desvantagens dos 2 motores:
2.0 16v:
Tem um r/l de 0.30: ja no "limite do aceitável". vibra menos e rende mais em relação ao 2.2.
Tem 10,8:1 de taxa: é bom na fase aspirada por gerar mais torque e vai precisar/poder usar menos pressão.
Por ter um menor r/l as bielas aguentam girar um pouco mais.

2.2 16v:
r/l de 0.319: vibra mais em regimes mais altos de rpm e tem maior chance de ovalizar o cilindro
Utiliza eixo contrabalanceador que as vezes é problemático e muitos o consideram um "peso morto" no motor. Tem um tutorial do blue label de como tirar ele.
Tem 9,6:1 de taxa de compressão o que torna possível usar mais pressão do turbo. Para tirar mais potencia é melhor menos taxa e mais pressão por encher melhor os cilindros.

Existe um ditado de que nada substitui a cilindrada, mas ai vai de cada um. Se a vibração não é o problema coloca um 16v em cima do seu bloco original.
Outra opção é colocar um c20xe dos vectra gsi com 150cv originais que tem um cabeçote com melhor fluxo, comando mais nervoso e bielas mais resistentes. Ou colocar o cabeçote no seu motor.
Enfim, existem varias opções de motor "adequado".


A pressão depende da taxa de compressão mas eu recomendaria 0.7 no pé e 0.8 no boost o que daria uns 200cv pra ter uma margem de segurança. Com um BOM acerto da pra subir um pouco mais a pressão.

O cambio dos 2.0/2.2 16v em geral é mais longo.
No matter what you drive, drive fast.

Avatar do usuário
Anderson GM
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 09 Abr 2015, 02:45
Nome Completo: Anderson Gonçalves
Cidade: Brusque
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Anderson GM » 12 Abr 2015, 02:38

Minha intenção no caso seria vender o meu e comprar por quase o mesmo preço um Vectra CD, no caso 2.2 16V. Sem necessidade trocar motor, seria um gasto a mais imagino.

Colocarei uma roda 17 Chevrolet original.
Pneus bons com perfil 40.
Sem rebaixar além do necessário, Suspensão um pouco mais rígida, sem perder o conforto (Ouvi falar muito dessa Fênix).
Pequena Melhoria nos freios da frente.
*Isso para segurança, até ai meu tio que é mecânico (e não preparador) fará!

Esteticamente quanto mais original melhor internamente e externamente, com um booster dentro do porta moedas, aquela coisa toda THE FAST AND FURIUS! :23:

Então entra o ganho de potencia com motor original, queria algo acima de 200 CV e uns 30,0 Kg/f torque.

Sei que tenho varias duvidas, é que o capital que investirei trabalhei e ainda estou trabalhando muito para conseguir, por isso não posso errar...Pretendo passar décadas com este carro.

Mas espero que vocês me preparem para achar um preparador certo, não entrar numa fria, nem engolir besteira, vocês sabem do que eu digo! Aí vai as perguntas:

1. Pode ter uma diferença imensa no booster como de 0,3 para 0,8?
(Por causa da sensação de cinema que citei e pelo consumo também.)

2. Qual combustível usar e qual a porcentagem média de aumento no consumo?
(Em relação a potencia e consumo.)

3.Tem alguma coisa que serei obrigado a instalar, a forjar ou trocar?
(Além de um kit turbo básico.)

4. O que me recomendariam a usar?
(Marcas e modelos.)

4. Ouvi falar maravilhas do intercooler, é compensável?
(Ser for necessário para segurança do motor no meu caso, só afirme.)

5. Há alguma limitação no carro turbo que não tenho no original ou aspirado?
(Como se deixar faltar combustível já era, não pode abusar do freio motor,esses espero que sejam apenas mitos.)

6. Resistência, quero um carro para o dia-dia e para viagem, seria possível depois da preparação trata-lo como um carro original? (No meu caso levo o meu na alto center onde meu tio trabalha de 6 em 6 meses troco óleo, filtros e o que for preciso. Ele está sempre pronto para viajar pra longe. Digo isso por causa das motos ("CGs") preparadas tem que estar acertando quase toda semana).

Obrigado a quem responder ou apenas opinar, e principalmente ao Jonathan que tirou minhas duvidas na ultima pergunta!

Jonathan_.
GL Member
GL Member
Mensagens: 55
Registrado em: 06 Jul 2013, 09:59
Nome Completo: Jonathan Andrioli
Cidade: Barão
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Jonathan_. » 12 Abr 2015, 21:10

1. pode sim.

2. pode rodar tanto com álcool como com gasolina. O consumo depende da pressão/uso do carro. Num carro original o álcool gasta 30% a mais que a gasolina. O turbo vai aumentar o consumo por gerar mais potencia mas no geral ele melhora o aproveitamento do combustível.

3. uma injeção programável ou um gerenciador de bico suplementar pra compensar a falta de combustível na fase turbo. Use bomba de óleo do vectra 2.4 16v.
Não sei se a embreagem original vai aguentar.

4. -

4.Bom é. vai dar mais potencia e diminui o risco de quebra por resfriar o ar e consequentemente, a temperatura da câmara de combustão, porem pra um turbo básico não compensa o investimento.

5. Se faltar combustível vai derreter pistão. Tem que tomar bastante cuidado com o acerto. Motor turbo grilando tem muito mais chance de quebrar que um aspirado. Precisa ficar bem atento a qualidade do combustível também.

6. Precisa ficar atento só a manutenção preventiva como óleo, filtros, velas, cabos. Procure trocar antes do prazo e só utilize óleo de qualidade. Seria bom também abrir o motor e fazer uma revisão medindo as folgas pra saber o real estado dele.
Use a injeção original e modulo de bico suplementar ou uma injeção programável de qualidade com correção por sonda.
Não use essas injeções que tem por ai que vai ter que ficar acertando toda vez que subir uma serra.
No matter what you drive, drive fast.

Avatar do usuário
Anderson GM
Member
Member
Mensagens: 20
Registrado em: 09 Abr 2015, 02:45
Nome Completo: Anderson Gonçalves
Cidade: Brusque
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Anderson GM » 13 Abr 2015, 00:39

Novamente Jonathan só tenho a agradecer. Obrigado.

Weslley Caetano
Organizador
Organizador
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Abr 2015, 13:05
Nome Completo: Weslley Aparecido Caetano
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Qual o melhor motor de 97 a 99 pro turbo?

por Weslley Caetano » 28 Abr 2015, 21:03

Da uma olhada nesse video, vai faze-lo entender a importancia do intercooler... https://www.youtube.com/watch?v=29Dx_mCFlWI
Imagem

6 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 225 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 22:25