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PreparaçãoDúvida Hallmiter
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figueiro
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Dúvida Hallmiter

por figueiro » 02 Mai 2015, 08:18

Bom dia pessoal.

Ontém instalei uma coluna de instrumentos e um dos relogios é Hallmiter, ele esta funcionando mas oscilando muito quando o carro esta andando, entre mistura pobre e idéal, não sei se isso é normal ou é pelo fato de utilizar coletor de 4X1, e chip de potência. O sinal foi pego direto da sonda lambda.

Aproveitando o topíco, o outro relogio que instalei é temperatura do oleo, mas não faço a menor idéia se onde instalar o sensor, alguem já fez esta instalação...

Obrigado.

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rcostacaldeira
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Re: Dúvida Hallmiter

por rcostacaldeira » 02 Mai 2015, 12:50

Qualquer chip de potência tem que manter entre meio e rica. Se está pobre eu avaliaria pressão do combustível. Já tive carro turbo e estudei muito essa dinâmica do hallmeter

figueiro
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Re: Dúvida Hallmiter

por figueiro » 02 Mai 2015, 13:52

Fala Rcostacaldeira,

A pressão da bomba marca 2,5 Bar com o carro em funcionamento no manomentro da coluna, e 2,9 Bar com o carro parado.
A bomba foi trocada a menos de um ano, junto com o regulador de pressão.

Será que vou ter que comprar uma bomba com pressão maior :47:

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rcostacaldeira
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Re: Dúvida Hallmiter

por rcostacaldeira » 03 Mai 2015, 21:47

Se não me engano a pressão ideal durante o motor trabalhando deveria ser acima de 3. Se alguém com experiência puder me corrigir eu agradeço. Pode ser bomba.como pode ser vazamento na linha... Nessas horas o melhor é testar ela fora e assim confirmar se é a linha por diagnóstico exclusivo...

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Re: Dúvida Hallmiter

por Mantenedor » 04 Mai 2015, 01:11

Olha só a leitura no manômetro de pressão de combustível do meu carro :

https://youtu.be/E7YP4hDrfno

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Re: Dúvida Hallmiter

por figueiro » 04 Mai 2015, 06:18

Vou ter que testar fora ela não passa de 3 Bar, e como disse com o carro funcionamento uns 2,8 Bar.

Filtro e regulador de pressão são novas, a bomba foi substituída o kit completo, será que existe algum vazamento???

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Re: Dúvida Hallmiter

por Mantenedor » 07 Mai 2015, 07:59

Tente verificar as características da bomba , pode ser que ela não atenda seu modelo e ano do carro.

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Re: Dúvida Hallmiter

por rgapski » 07 Mai 2015, 09:48

Vou deixar minha experiencia aqui.

Meu primeiro carro com preparação era um kadett com mecânica vectra 2.2 8v.
A sonda lambda era de um fio.

Primeiro, eu captei o sinal da sonda original.
Resultado: Acendeu a luz da injeção (talvez por loop do proprio halmeter - ODG) e o hallmeter ficava biruta e só acendia algo quando se acelerava bastante por longo tempo.

Segundo, comprei uma sonda só pro hallmeter (com um fio só).
Resultado: Parou de acender a luz da I.E., mas não marcava bosta nenhuma... rs

Terceiro, comprei uma sonda de 4 fios, liguei o aquecimento no pós chave.
Resultado: Marcou!

Depois tive um kadett 1.8 com injeção monoponto, e não existia sonda lambda original.

Como eu era "cru" nesse lance de mecânica/preparação, usei o hallmeter e sonda que tinha no outro kadett.
Resultado: Ela demorava um pouco pra começar a marcar o que de fato acontecia.

Troquei por uma wide band. Aí é vida. Marca praticamente em tempo real e com uma precisão muito maio.

Aliás, só consegui finalizar o acerto do meu turbo quando coloquei a wide.
Com a narrow (sonda normal), ficava um buraco em determinados rpm que eu não conseguia descobrir, até que vi que era o bico suplementar que precisava de uma abertura maior em rpm um pouco mais baixo, coisinha boba, mas que só a wide conseguiu mostrar.

Abs!
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Re: Dúvida Hallmiter

por figueiro » 07 Mai 2015, 11:41

Boa tarde, Rgapski, obrigado pelas informações.

Será então que uma sonda com 4 fios resolve o problema, ela deve ser como dizem (banda larga)?

Antes do carro esquentar o hallmiter é estável, depois fica louco.

rgapski
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Re: Dúvida Hallmiter

por rgapski » 11 Mai 2015, 16:25

figueiro escreveu:Boa tarde, Rgapski, obrigado pelas informações.

Será então que uma sonda com 4 fios resolve o problema, ela deve ser como dizem (banda larga)?

Antes do carro esquentar o hallmiter é estável, depois fica louco.


Figueiro,

Uma sonda de 4 fios funcionando dedicada ao teu hallmeter irá funcionar sim.
A sonda universal de 4 fios é do tipo narrow, ou seja, tem uma banda de variação estreita (0~1v), compatível com os hallmeters padrões.

A sonda que comentei (wide), é uma sonda com uma banda mais larga (0~5v).

A diferença de monitorar um motor com uma sonda narrow para uma wide é a mesma que assistir um filme em uma TV branco e preto de 14" (sonda narrow) e fazer o mesmo em uma TV Led de 52" (sonda wide).

A wide responde mais rápido e com mais precisão.
Minha experiência com hallmeter e sonda universal não foi das melhores. Não consegui acertar o carro 100% com ela, pois em alguns momentos (principalmente na transição da fase aspro/turbo) havia falta de combustível e eu não conseguia enxergar.

Mas só invista em uma wide se você anda de turbão e gosta de acelerar, pois a brincadeira é cara...rs

Abs.
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Re: Dúvida Hallmiter

por figueiro » 11 Mai 2015, 20:11

Rgapski,

Quando você diz dedicada, terei que adaptar duas sondas, ou uso o mesmo sinal para o Hallmiter e módulo.

Quando a sonda wide, creio que futuramente irei comprar, quando começar a turbinar de verdade a máquina.

Abs...

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Re: Dúvida Hallmiter

por rgapski » 14 Mai 2015, 09:02

figueiro escreveu:Rgapski,

Quando você diz dedicada, terei que adaptar duas sondas, ou uso o mesmo sinal para o Hallmiter e módulo.

Quando a sonda wide, creio que futuramente irei comprar, quando começar a turbinar de verdade a máquina.

Abs...


Quando digo sonda dedicada, quero dizer utilizar uma sonda independente com sinal enviado somente ao hallmeter.
Ou seja, você deixa a original quietinha no lugar dela.
A sonda dedicada você coloca, na junção dos canos após o coletor do motor, mais perto possível do motor e termino do coletor. Basta furar e soldar uma porca para sonda e colocar a dedicada ali.

Sonda wide só pra turbo mesmo.
Pra turbo, eu recomendo também a adoção de um pirômetro, que mede a temperatura da queima.

Com ele você também evita muito problema... As vezes, o carro tá com a razão estequiométrica ok, mas por causa do projeto (turbina um pouco menor, baixo fluxo de escape, desenho do coletor, etc) os gases saem muito quentes, o que também causa quebra do motor, derretimento de válvulas, etc.
Para diminuir a temperatura na câmara, basta enriquecer um pouquinho a mistura e pronto. Evita-se quebra do motor e o carro fica redondinho.

Abs.
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Re: Dúvida Hallmiter

por figueiro » 14 Mai 2015, 11:22

Valeu pelas dicas amigão... :88:

ABS.

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