O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisAjustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

72 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 16 Jun 2021, 11:42

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje E foi feito os teste com o carro desligado . Parece que existe algo impedindo o engate como se fosse um obstáculo .


Não é na caixa é na gaiola lado esquerdo onde a alavanca encosta. Ao acionar o botão da ré, o tubo da alavanca sobe ,você joga ela para esquerda a parte inferior vai encaixar neste trilho, é plástico deve ter uns 6 a 8 cm eu lixei o meu desde sempre kakakakakak.

Dá uma olhada na foto deste link, este trilho que fica no topo em cima, lado esquerdo do meio pra frente e lado direito do meio pra trás. Para os carros ré pra frente, lixar este trilho do lado esquerdo. Bem, se o problema é dentro da caixa ai eu não saberia lhe dizer o que seria, mas que este trilho atrapalha muito na ré, com certeza sim.

https://www.magazineluiza.com.br/gaiola ... 1/au/alio/
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3387
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por chirola » 16 Jun 2021, 22:58

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje E quem é mais experiente no assunto sabe que o garfo sincronizador da quinta é o mesmo da ré.


Imagem

pegue a foto do club do monza, mais e para mostrar que a re no cambio gm tem sua prppria haste , que foi o que falo almeidao cuando diz que a seletora engata as marchas com uma ponta da seletora e a re com a ponta contraria , checa se a re nao fico engatada ou a seletora mal posicionada ,
se nao consegue ver se a re esta engatada ou persever tem como, so que é mais chato , desmontando a tampa lateral da quinta da para ver o eixo da re.

Imagem

a trilha que fala almeidao e na alavanca , e a trilha e como que atrapalha a alavanca de chegar bem para a esquerda por iso ele fala em eliminar , asim a alavanca tem o recorrido melhorado , no meu carro nao teve problema com a alavanca ainda ja troque o reparo do trambulador e alavanca alem do reteor do eixo da seletora monte sem drama , o unico que me atrapalho um pouco fio a posicao que engata o trambulador no barao da alavanca , e tambem o problema foi entre a re e a quinta mais ache a regulagem ali entre barao e trambulador que tinha ficado um pouquinho fora e nao chegaba no recorrido ,
se nao to enganado arquteto explica bem como facer essa regulagem neste mesmo topico

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 17 Jun 2021, 07:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje E quem é mais experiente no assunto sabe que o garfo sincronizador da quinta é o mesmo da ré.


Imagem

pegue a foto do club do monza, mais e para mostrar que a re no cambio gm tem sua prppria haste , que foi o que falo almeidao cuando diz que a seletora engata as marchas com uma ponta da seletora e a re com a ponta contraria , checa se a re nao fico engatada ou a seletora mal posicionada ,
se nao consegue ver se a re esta engatada ou persever tem como, so que é mais chato , desmontando a tampa lateral da quinta da para ver o eixo da re.

Imagem

a trilha que fala almeidao e na alavanca , e a trilha e como que atrapalha a alavanca de chegar bem para a esquerda por iso ele fala em eliminar , asim a alavanca tem o recorrido melhorado , no meu carro nao teve problema com a alavanca ainda ja troque o reparo do trambulador e alavanca alem do reteor do eixo da seletora monte sem drama , o unico que me atrapalho um pouco fio a posicao que engata o trambulador no barao da alavanca , e tambem o problema foi entre a re e a quinta mais ache a regulagem ali entre barao e trambulador que tinha ficado um pouquinho fora e nao chegaba no recorrido ,
se nao to enganado arquteto explica bem como facer essa regulagem neste mesmo topico


Isto mesmo, este trilho pra mim foi feito por um pai de um mecânico, assim o filho dele teria serviço pra sempre, tirando o trilho a regulagem fica mais segura e de longa durabilidade.
Sobre a Ré e as outras marchas na caixa, ela terá que está em ponto porto para colocar a tampa do lado de trás da caixa por dentro tem as chapinhas da primeira até a quinta e fica um vão entre elas onde o calcanhar do sapato ou bota fica e deve entrar, no lado oposto fica a ré onde entra a ponta do sapado e a forma de colocar pelo menos eu achei melhor é inclinando a tampa pra frente e a ponta do sapado no local correto e depois encaixar o resto.

Para entender sobre as chapinhas que troca as marchas onde entra o guia do calcanhar da bota e considerando a posição do carro é as chapinhas de trás da caixa a primeira de baixo vai para esquerda é primeira, se vai para direita é segunda, sobe uma, esta esquerda terceira e quarta pra direita, e por fim a ultima de cima que é a quinta para esquerda, e logico tendo o vão no meio livre como ponto morto. E como já comentei a da frente é a ré onde entra a ponta do sapato, talvez entendendo como funciona, não é difícil de montar.
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por vinicius.santos » 08 Fev 2023, 20:50

Olá pessoal! Estou trabalhando na troca de buchas e ajustes do trambulador do meu VA e me deparei com a dificuldade em retirar o pino que segura o trambulador. Algumas postagens no YouTube reportam pouca dificuldade em retirar o pino, porém mesmo usando desengripante, o negócio aqui está muito preso. Alguém teria alguma dica de como proceder?
Tentei fazer uma alavanca na presilha, mas percebi que ela poderia se quebrar.Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 09 Fev 2023, 09:03

Este pino central no meu quando tinha este trambulador ele não saia. Qual o motivo de voce ter que tirar ele?
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por vinicius.santos » 11 Fev 2023, 08:23

É para troca de todas as buchas do conjunto.. desde a gaiola da alavanca até a caixa de mudanças. Nesse pino também há 2 buchas porém não sai de maneira alguma.
Entretanto, a presilha sugere que é possível removê-lo, mas está bastante emperrado.

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por vinicius.santos » 11 Fev 2023, 14:49

Aliás, fui testar no outro vectra e saiu com muita facilidade.. no meu está emperrado, aparentemente. Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 11 Fev 2023, 19:41

O meu não tinha este pino móvel, nem esta chapa em cima. Neste caso, acho que você vai ter que tirar o trambulador fora e não é na difícil, ou injetar WD 40 ai umas vezes e tentar tirar depois de uns dias ou até mesmo depois de umas horas. O meu era mais ou menos igual ao link mais abaixo e lhe dou uma dica, la na gaiola onde tem plastico e borracha, compre esta graxa para usar ali, principalmente no anel de borracha da alavanca.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 63d521d2d8


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-9705-_JM
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por vinicius.santos » 12 Fev 2023, 12:25

Almeidão escreveu: dou uma dica, la na gaiola onde tem plastico e borracha, compre esta graxa para usar ali, principalmente no anel de borracha da alavanca.



Eu já tenho a graxa de silicone, e realmente é excelente pra plásticos e borrachas, já que não resseca.

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 12 Fev 2023, 13:15

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu: dou uma dica, la na gaiola onde tem plastico e borracha, compre esta graxa para usar ali, principalmente no anel de borracha da alavanca.



Eu já tenho a graxa de silicone, e realmente é excelente pra plásticos e borrachas, já que não resseca.

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk


Só para pra quem não sabe, existe a de silicone e a de mecanismo, as suas são boas e a do mecanismo é mais branca. E lógico são graxas especiais para locais especiais, exemplo ótima para trambulador de cabos que fica em cima da caixa, fusiveis, relês, cambio plastico, borracha e buchas antes de serem colocadas, mas não é apropriada para rolamentos e outras coisas mais pesadas.
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por vinicius.santos » 12 Fev 2023, 14:26

Isso aí! Hoje, voltei a mexer com o pino mas tá bem travado. ZERO movimento. Em casa tenho desengripante, car80, querosene. Tentei até fluído de freio e NADA! A indignação é saber que é um pino que deveria ser de fácil remoção, como consegui no outro vectra. Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Almeidão » 13 Fev 2023, 15:00

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Isso aí! Hoje, voltei a mexer com o pino mas tá bem travado. ZERO movimento. Em casa tenho desengripante, car80, querosene. Tentei até fluído de freio e NADA! A indignação é saber que é um pino que deveria ser de fácil remoção, como consegui no outro vectra. Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk


Será que ele não tem outra trava por baixo? Ou talvez de tanto girar para um lado e outro ele tenha criado uma trava no pino.
Dica, desmontar tudo e colocar um com cabos de aço kakakakakkak.
Imagem

72 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 117 visitantes