O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

79 mensagens
israel19
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Set 2016, 08:46
Nome Completo: israel Gomes A. de Resende
Cidade: contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por israel19 » 22 Ago 2017, 18:17

Senhores,

Tenho um Vectra CD 2.2 16v. Estou com um problema no volante, mas não e na direção, quando viro o volante para direita ou para esquerda não apresenta problema algum nem folga.
O programa é que se eu seguro o volante e mexo ele como se tivesse tirando, ele fica balançando pro lado e pro outro. Isso acontece com o carro parado ou em movimento.
Então , ele apresenta um folga quando eu balanço ele não quando eu giro.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Li os comentários aqui, mas o meu problema parece ser diferente.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 01 Mar 2020, 12:08

Qual a dica para trocar estes dois rolamentos desa coluna por favor?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 01 Mar 2020, 16:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Qual a dica para trocar estes dois rolamentos desa coluna por favor?

oi almeidao se for igual ao do corsa a dica e pasiencia porque é chato.
o rlamento de cima vc tem que tirar o volante chave de seta e lipador , o soporte capa de volante tudo o rolamento fica no soporte das chaves ele tem uma trava na parte de baixo , entao tira a trava e tira o soporte das chaves de seta o rolamento sai por tras tem umas travinhas em volta dele cuidado sao de plastico .
o rolamento de baixo e mais chato por ficar la nos pedais tem que soltar o parafuso do articulado que vai ate a caixa de direçao e desencaixar ele do canote o parafuso tem que tirar ele encaixa numa cava se nao tirar ele nao vai soltar o canote , tem umas travas que fixa a capa de plastico do rolamento na capa do canote deraba empujando acia dentro e puxa o canote para fora .sentido pedais .
o rolamento tem uma capa por fora que desencaixa semtido volante e uma bucha plastica que fixa ele no canote puxa o rolamento sentido volante nao lembro mais acho que tinha umas travinhas na bucha a bucha tem um corte para poder tirar ela do canote vc e bem ligado e vai perceber na hora que vc ver .
para montar uma geladinha ajuda rsrsrsrsrsrsrsr .
o volante as veses custa tirar o encaixa e conico como no chevette mais uns tapas afroujam ele

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 02 Mar 2020, 11:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Qual a dica para trocar estes dois rolamentos desa coluna por favor?

oi almeidao se for igual ao do corsa a dica e pasiencia porque é chato.
o rlamento de cima vc tem que tirar o volante chave de seta e lipador , o soporte capa de volante tudo o rolamento fica no soporte das chaves ele tem uma trava na parte de baixo , entao tira a trava e tira o soporte das chaves de seta o rolamento sai por tras tem umas travinhas em volta dele cuidado sao de plastico .
o rolamento de baixo e mais chato por ficar la nos pedais tem que soltar o parafuso do articulado que vai ate a caixa de direçao e desencaixar ele do canote o parafuso tem que tirar ele encaixa numa cava se nao tirar ele nao vai soltar o canote , tem umas travas que fixa a capa de plastico do rolamento na capa do canote deraba empujando acia dentro e puxa o canote para fora .sentido pedais .
o rolamento tem uma capa por fora que desencaixa semtido volante e uma bucha plastica que fixa ele no canote puxa o rolamento sentido volante nao lembro mais acho que tinha umas travinhas na bucha a bucha tem um corte para poder tirar ela do canote vc e bem ligado e vai perceber na hora que vc ver .
para montar uma geladinha ajuda rsrsrsrsrsrsrsr .
o volante as veses custa tirar o encaixa e conico como no chevette mais uns tapas afroujam ele


Muito obrigado Chirola, na verdade se eu for mexer vou trocar somente o de cima, mas quis saber sobre o debaixo também. Tira o volante meu é mais fácil, eu uso um volante de formula um, 28 cm diâmetro e tive que fazer um saca volante para ele e lógico que o mesmo que fiz para ele também tira e o original que realmente é bem complicado heheheheheh.
Detalhe, o meu é igual a coluna que está na foto pagina 2.

Mil gracias mi amigo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 02 Mar 2020, 14:18

ode cima e facil troque do meu carro cuidado com as travinhas sao de plastico meio fragil o de baixo e chato por ter que demontar a coluna mais nao e dificil como fale o rolamento tem uma capa externa que traba na coluna ela tem uns buracos cuadrados para trabar que vc empuja com uma chave de fenda desencaixando so puxa o canote e desencaixa a capa do rolamento ele tem a bucha de plastico com umas travinhas puxando ele sentido volante libera o rolamento , e para facer com certa calma lembrando que e muita peça plastica que ja tem seus anos e fica meio recequido em certas peças plasticas na oficina se aplicaba um pouco de calor com o soprador para nao ter tanto risco de quebrar com o calor amolecia o plastico deixando-o maix flexivel .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 03 Mar 2020, 11:41

chirola escreveu:Fuente del Mensaje ode cima e facil troque do meu carro cuidado com as travinhas sao de plastico meio fragil o de baixo e chato por ter que demontar a coluna mais nao e dificil como fale o rolamento tem uma capa externa que traba na coluna ela tem uns buracos cuadrados para trabar que vc empuja com uma chave de fenda desencaixando so puxa o canote e desencaixa a capa do rolamento ele tem a bucha de plastico com umas travinhas puxando ele sentido volante libera o rolamento , e para facer com certa calma lembrando que e muita peça plastica que ja tem seus anos e fica meio recequido em certas peças plasticas na oficina se aplicaba um pouco de calor com o soprador para nao ter tanto risco de quebrar com o calor amolecia o plastico deixando-o maix flexivel .


vou procurar este rolamento para comprar,

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 03 Mar 2020, 19:59

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje ode cima e facil troque do meu carro cuidado com as travinhas sao de plastico meio fragil o de baixo e chato por ter que demontar a coluna mais nao e dificil como fale o rolamento tem uma capa externa que traba na coluna ela tem uns buracos cuadrados para trabar que vc empuja com uma chave de fenda desencaixando so puxa o canote e desencaixa a capa do rolamento ele tem a bucha de plastico com umas travinhas puxando ele sentido volante libera o rolamento , e para facer com certa calma lembrando que e muita peça plastica que ja tem seus anos e fica meio recequido em certas peças plasticas na oficina se aplicaba um pouco de calor com o soprador para nao ter tanto risco de quebrar com o calor amolecia o plastico deixando-o maix flexivel .


vou procurar este rolamento para comprar,

Obrigado

oi almeidao achei um video bem explicado da uma olhada
https://www.youtube.com/watch?v=7LTP0_TKDAE
o video e do corsa mais a do vectra b e igual

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 04 Mar 2020, 08:06

Muito bom Chirola, eu já tinha trocada uma vez do meu Monza Classic 87, somente o de cima, aliás estas travinhas de plásticos continuam as mesmas, GM não muda fácil, muda o carro mas as peças praticamente são as mesmas kakakkak
Imagem

Humberto Alves da silva
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jun 2019, 21:11
Nome Completo: Humberto Alves da Silva
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 37

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Humberto Alves da silva » 31 Jul 2020, 16:48

Como tirar essa coluna do Vectra b..foi tirar a minha pra troca completa a coluna aí tem dois parafuso que segura a coluna o primeiro parafuso está com a porca soldado e o outro está com a porca baixo...como tirar com essa porca soldado..

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 01 Ago 2020, 16:36

Humberto Alves da silva escreveu:Fuente del Mensaje Como tirar essa coluna do Vectra b..foi tirar a minha pra troca completa a coluna aí tem dois parafuso que segura a coluna o primeiro parafuso está com a porca soldado e o outro está com a porca baixo...como tirar com essa porca soldado..

se nao me engano sao parafusos sem cabeça e a porca e fixa se for asim e uma desgraça sai na talhadera ou uma fenda batendo para facer girar o parafuso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 01 Ago 2020, 17:39

Eu tenho quase certeza que não é sem cabeça, possa ser que uma porca ai o cara arrebentou e colocaram porca do outro lada, ai é só colocar uma chave e segurar de um lado e afrouxar de outro. Sem cabeça é o da ignição, aliás o meu é álen, porque já tirei o meu e troquei, usei um punção pra tirar, (punção é um aço de ponta bem fina que vamos batendo nos cantos ou dos lados já que é redondo e ele vai afrouxando)
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por vinicius.santos » 17 Jul 2021, 10:53

Olá, amigos. Estou na missão de retirar a coluna de direção de um dos meu meu Vectra A.
Já encontrei um desafio: os parafusos da coluna. Um deles é preso por uma porca comum. Entretanto, o outro parece ser um parafuso sem cabeça
Alguém teria uma dica de como retirar esse bendito? Obrigado!Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 17 Jul 2021, 14:15

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Alguém teria uma dica de como retirar esse bendito?


meu amigo parafuso sem caobeça tem dois jeitos de tirar , um seria tentar agarrar ele com alicate de preçao e ver se consegue afrouxar , o segunda opçao e mais chata pela posiçao em que vc vai trabalhar mais basicamente é com uma chave de fenda ir batendo na borda do parafuso para facer ele girar as primeiras pancadinhas e mais complicado depois o parafuso cria ima cava aonde vc consegue apoiar a chave de fenda para bater

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por vinicius.santos » 17 Jul 2021, 15:05

chirola escreveu:
vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Alguém teria uma dica de como retirar esse bendito?


meu amigo parafuso sem caobeça tem dois jeitos de tirar , um seria tentar agarrar ele com alicate de preçao e ver se consegue afrouxar , o segunda opçao e mais chata pela posiçao em que vc vai trabalhar mais basicamente é com uma chave de fenda ir batendo na borda do parafuso para facer ele girar as primeiras pancadinhas e mais complicado depois o parafuso cria ima cava aonde vc consegue apoiar a chave de fenda para bater
Pois é.. atrapalha bastante na manutenção que a gente mesmo faz.. estou precisando substituir a barra no meu outro vectra (esse é o doador de peças) em que o escamoteavel está quebrado.
Estou tentando abrir a caixa em que está o mecanismo através daqueles dois pinos e, depois, desparafusar a caixinha em que vai o pino que trava o sistema.
No fim, quero tentar fazer o serviço sem retirar o painel.

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por chirola » 17 Jul 2021, 15:22

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Pois é.. atrapalha bastante na manutenção que a gente mesmo faz.. estou precisando substituir a barra no meu outro vectra (esse é o doador de peças) em que o escamoteavel está quebrado.
Estou tentando abrir a caixa em que está o mecanismo através daqueles dois pinos e, depois, desparafusar a caixinha em que vai o pino que trava o sistema.
No fim, quero tentar fazer o serviço sem retirar o painel.

entendo , tem como tirar a coluna sem tirar o painel mais tem que tirar ese parafusos tenta ver do outro lado para ver se tem cabeças exagonal ou e do tipo prisioneiro e o que se ve na foto e uma porca , , as manutençao feitas por nois mesmo sempre sao tomando cuidados que os mexanicos nao toman .
pelo que vi na foto parece tipo uma porca e tem uma arruela imagino que na pasiencia tira eu tentaria primeiro com o aicate de preçao e se nao for...... pancada nele pra ver se aprende rsrsrsrrsrs cuando montar coloca um parafuso ou porca comun caso tenha que mexer denovo ficaria mais facil

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997
Feliz Aniversário

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por Almeidão » 17 Jul 2021, 20:41

Se for mesmo sem cabeça, não vejo dificuldade apesar que se tivesse cabeça seria mais fácil. Mas terás que usar um punção, precisarás algo mais firme para tirar, se quiser tentar com uma chave de fendas, tire o cabo dela, porque o cabo amortece a pancada, bom, mesmo é de aço.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 1146b685bb
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por vinicius.santos » 17 Jul 2021, 20:47

Sim.. acredito ser esse o caminho.. não entendo muito o pq de o projeto original não pensar em algo que pudesse ser facilmente retirado...

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 20 Jul 2021, 22:07

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Olá, amigos. Estou na missão de retirar a coluna de direção de um dos meu meu Vectra A.
Já encontrei um desafio: os parafusos da coluna. Um deles é preso por uma porca comum. Entretanto, o outro parece ser um parafuso sem cabeça
Alguém teria uma dica de como retirar esse bendito? Obrigado!Imagem

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk



Esse parafuso pra ser removido de maneira CIVILIZADA tem duas formas, ou você arruma uma serrinha para metais e faz um corte na cabeça dele suficiente pra caber uma chave de fenda grande, ou você pode limar as bordas criando duas retas paralelas, de forma a criar uma pega pra uma chave de boca de tamanho compatível. As duas formas vão requerer um pouco de paciência.
A possível boa noticia é que esse parafuso é (ou ERA) vendido em concessionarias e até na Accioly, na verdade ele é um parafuso com cabeça hexagonal, feita pra quebrar depois de um certo nível de torque aplicado. Daí ele ter aquela cabeça redonda com um quebrado no meio a idéia é instalar com a mão pra que não entre torto e quando ele encostar no fundo ir aplicando torque com uma chave L ou soquete até que parta a cabeça. O código dele na GM é 93.252.107

[EDIT] DEPOIS é que fui ver que voce quer tirar o parafuso do VECTRA A... entao o parafuso NOVO é diferente ! O código GM dele é 90.052.550 e ele tem uma cabeça que parece uma chave TORX grande.



Fiz um desenho porco no paint pra voce visualizar as duas formas que sugeri, a da esquerda mostra a fenda no parafuso e a da direita o formato da cabeça com as bordas limadas , e tambem arrumei uma foto dele novo, inteiro para que o pessoal entenda o projeto.

Imagem

Imagem

Boa sorte!
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por luizhbh » 20 Jul 2021, 22:21

vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:
vinicius.santos escreveu:Fuente del Mensaje Alguém teria uma dica de como retirar esse bendito?


meu amigo parafuso sem caobeça tem dois jeitos de tirar , um seria tentar agarrar ele com alicate de preçao e ver se consegue afrouxar , o segunda opçao e mais chata pela posiçao em que vc vai trabalhar mais basicamente é com uma chave de fenda ir batendo na borda do parafuso para facer ele girar as primeiras pancadinhas e mais complicado depois o parafuso cria ima cava aonde vc consegue apoiar a chave de fenda para bater
Pois é.. atrapalha bastante na manutenção que a gente mesmo faz.. estou precisando substituir a barra no meu outro vectra (esse é o doador de peças) em que o escamoteavel está quebrado.
Estou tentando abrir a caixa em que está o mecanismo através daqueles dois pinos e, depois, desparafusar a caixinha em que vai o pino que trava o sistema.
No fim, quero tentar fazer o serviço sem retirar o painel.

Enviado de meu SM-G980F usando o Tapatalk


Pela experiência que já tive trocando a coluna do meu antigo Vectra A, onde ela também quebrou o escamoteável, você vai acabar precisando remover o miolo do painel sim. Ele tem uma espécie de alça com uma porca que fica no fundo numa travessa do painel por cima da pedaleira e com o parafuso virado pra cima. Na época eu preferi tirar o miolo do painel de instrumentos, e acessar esse parafuso com uma chave soquete com varios prolongadores pra alcançar o parafuso.

No inicio do thread há uma postagem minha de 2014 falando disso com uma foto que marquei a tal da alça. veja o link abaixo.

viewtopic.php?p=78539#p78539
Imagem

Avatar do usuário
vinicius.santos
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Nov 2015, 13:39
Nome Completo: Vinicius Barbosa Teixeira Machado dos Santos
Cidade: Aparecida de Goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[DICA] Folga coluna de direção/volante Vectra B

por vinicius.santos » 24 Jul 2021, 20:28

Atualizando a minha situação, já que pode ser de interesse de alguém que queira retirar a barra para revisar e eliminar foglas:

Eu precisava trocar a caixa onde vai o pino do escamoteavel. Para realizar essa manutenção, é preciso retirar o painel de instrumentos. Há vídeos no youtube e tópicos aqui no clube que podem auxiliar nessa questão.

Imagem

na imagem, está a peça já retirada. As setas são dois pinos que conectam o mecanismo do escamoteável junto da caixa de rolamentos/ignição do volante. Para sacar esses pinos utilizei um parafuso 4mm, adaptando como uma ferramenta que "puxa" o pino a medida que se aperta o parafuso. Apoiei em arruelas e criei espaçamento com uma chave estrela 11mm.

Imagem

É interessante utilizar algum desengripante também.
Após sacar esses pinos, retirei o parafuso que conecta a barra e a caixa de direção. É bem simples, um parafuso sextavado 13mm.

Imagem

Com esses dois parafusos soltos é possível puxar a barra de direção para fora, deixando fixada no carro a CAPA DO EIXO DA COLUNA, justamente a peça que é presa pelo parafuso sem cabeça do qual havia falado.

A partir daí a tarefa ficou bem mais simples.
Retirada a coluna, é possível observar se há folgas e separar as duas peças conectadas pelos pinos, já que aquela "rótula" dos eixos de direção precisa ser dobrada quase 90 graus para se separar.

Enfim, a caixa do mecanismo escamoteável é presa na capa do eixo de direção por 4 parafusos torx machos. Consegui retirar com a parafusadeira, utilizando um bit de 7mm sextavado sem muito esforço.
Abaixo, as duas peças. A danificada e a que será colocada no lugar. Não sei se essa peça é vendida separadamente, pois estou aproveitando de outro carro que está parado na garagem.

Imagem

Um abraço a todos e sigamos mantendo nossos Vecões!!

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes