O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1105 mensagens
Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 05 Ago 2022, 02:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Ele me enrolou,enrolou,pra não dizer que não tinha feito nada alem de tirar o fio que coloquei e ligar a bomba com o fio original

fz um teste liga a bomba normal sem o corta corrente , pode colocar o cortacorrente na bobina asim o carro não ligaria igual como seguranza y checaria a fiaçao da bomba


Ele ja deixou original como era antes,não vou mexer ,caso venha dar problemas novamente
Não acredito ser o fio que coloquei ,é 2 vezes mais grosso que o da bomba,mas enfim vou andar do jeito que ele deixou
Tenho outro corta corrente no sensor de rotação


Sempre é bom proteger o máximo.
Vou lhe dar uma dica para fazer uma proteção super perfeita e pode usar na bomba mesmo ou ignição etc.
Relê DNI 0127 - este relê é do farol do Passat antigo, ele trabalha por pulso, desta forma voce pode usar um botão muiiiiiiiiiiiiito pequeno, porque o botão não arma, ele é pulso, um toque arma, toca outra vez desarma. Imagina um botão eletronico destes quase invisível? bem fácil de esconder até mesmo se ficar visivel.
Neste caso terás que usar mais um relê auxiliar de 50 amperes.

30 POSITIVO - DIRETO
S SINAL - negativo vindo do botão ligado a um terra/lata do carro
56 B SAIDA - NÃO LIGAR, MAS PRECISA ISOLAR
56 A SAIDA - SAIDA POSITIVA - PARA O POSITIVO DO RELÊ 50 AMPERES, TERMINAL 85.
56 ELIMINA - PODE DEIXAR OU CORTAR POR DENTRO, SERIA SINAL DO PAINEL.

O relê auxiliar é ligado:
85 da saida 56B
86 negativo qualquwr lugar da massa do carro
30 Uma ponta do fio da bomba que foi cortado
87 a outra ponta do fio cortado

O relê do passat, saida 56 A e 56 B são iguais, as duas saem positivos em momentos diferentes hora uma, hora outra, então ali voce pod eescolher qual usar. Quando acionado, sai positivo, acionar outra vez ele muda de lado como uma gangorra e sairá positivo do outro lado, portanto para não ficar exposto, ele terá que ser isolado a que não for usar.
FUNCIONARÁ ASSIM: Ao acionar para 56A sai positivo no 56A, ao acionar outra vez corta positivo 56A.
É bem facil de fazer apesar que a explicaçao é longa

Relê mencionado é este do link e no link mais abaixo um exemplo de botão, tão pequeno que entra dentro de uma caneta.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 729a54747b

https://www.baudaeletronica.com.br/chav ... QkQAvD_BwE

Eu uso um destes para ligar o farol de neblina, ou ligava porque com a lei de farol aceso, nem uso o neblina mais. Aqui neblina é igual ouro.


Meu monza tem um botãozinho desse,não sabia como funciona

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 05 Ago 2022, 07:22

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
fz um teste liga a bomba normal sem o corta corrente , pode colocar o cortacorrente na bobina asim o carro não ligaria igual como seguranza y checaria a fiaçao da bomba


Ele ja deixou original como era antes,não vou mexer ,caso venha dar problemas novamente
Não acredito ser o fio que coloquei ,é 2 vezes mais grosso que o da bomba,mas enfim vou andar do jeito que ele deixou
Tenho outro corta corrente no sensor de rotação


Sempre é bom proteger o máximo.
Vou lhe dar uma dica para fazer uma proteção super perfeita e pode usar na bomba mesmo ou ignição etc.
Relê DNI 0127 - este relê é do farol do Passat antigo, ele trabalha por pulso, desta forma voce pode usar um botão muiiiiiiiiiiiiito pequeno, porque o botão não arma, ele é pulso, um toque arma, toca outra vez desarma. Imagina um botão eletronico destes quase invisível? bem fácil de esconder até mesmo se ficar visivel.
Neste caso terás que usar mais um relê auxiliar de 50 amperes.

30 POSITIVO - DIRETO
S SINAL - negativo vindo do botão ligado a um terra/lata do carro
56 B SAIDA - NÃO LIGAR, MAS PRECISA ISOLAR
56 A SAIDA - SAIDA POSITIVA - PARA O POSITIVO DO RELÊ 50 AMPERES, TERMINAL 85.
56 ELIMINA - PODE DEIXAR OU CORTAR POR DENTRO, SERIA SINAL DO PAINEL.

O relê auxiliar é ligado:
85 da saida 56B
86 negativo qualquwr lugar da massa do carro
30 Uma ponta do fio da bomba que foi cortado
87 a outra ponta do fio cortado

O relê do passat, saida 56 A e 56 B são iguais, as duas saem positivos em momentos diferentes hora uma, hora outra, então ali voce pod eescolher qual usar. Quando acionado, sai positivo, acionar outra vez ele muda de lado como uma gangorra e sairá positivo do outro lado, portanto para não ficar exposto, ele terá que ser isolado a que não for usar.
FUNCIONARÁ ASSIM: Ao acionar para 56A sai positivo no 56A, ao acionar outra vez corta positivo 56A.
É bem facil de fazer apesar que a explicaçao é longa

Relê mencionado é este do link e no link mais abaixo um exemplo de botão, tão pequeno que entra dentro de uma caneta.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 729a54747b

https://www.baudaeletronica.com.br/chav ... QkQAvD_BwE

Eu uso um destes para ligar o farol de neblina, ou ligava porque com a lei de farol aceso, nem uso o neblina mais. Aqui neblina é igual ouro.


Meu monza tem um botãozinho desse,não sabia como funciona


Eu não conheço outro relê que faça isto sem ser o do passat e o do fusca, mas deve existir, este relê é mecanico e não pode ficar atracado por muito tempo, ele atraca, muda de posição e destraca, a vantagem é poder usar um botão eletronico muito pequeno de placa eletronica e pra quem tem imaginações ele é ótimo para muitas coisas. Um exemplo ele pode transportar energia sem ficar atracado.

Sobre o cabeçote do carro, ficou pronto e eu mandei de propósito pra retifica precisando fazer uma rosca lateral onde entra a bobina sem falar nada, foi o que eu disse como ele foi ele voltou kakakakka. Farei ela amanhã e trocarei a valvula de alivio, embora a minha parece está boa ele mede 95,5, como estava ele voltou.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 05 Ago 2022, 20:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje foi o que eu disse como ele foi ele voltou kakakakka

NAO esperava outra coisa ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Ago 2022, 17:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje foi o que eu disse como ele foi ele voltou kakakakka

NAO esperava outra coisa ,


Cabeçote preparado, todos as roscas refeitas, valvulas de alivio nova, agora esperar os parafusos chegarem. Um detalhe, para eu fazer em um dia, terei de secagem da cola da gaiola algo de 4 a 6 horas, recomendação é mais tempo, porem ali é um fina camada menos de 1 mm, sendo que 3 mm seca com 4 horas isto vem escrito na embalagem.
Será que dá para usar o mesmo silicone respeitando só digamos 5 horas de secagem?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 06 Ago 2022, 19:50

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que dá para usar o mesmo silicone respeitando só digamos 5 horas de secagem?

Da sim fala 6 horas mais e uma indicação para orientação, aonde VC mora o clima é mais quente e o silicone seca mais rápido na embalagem tem que colocar um tempo de cura que aplique a tidos os climas o tempo não sera o mesmo com 15 graus do que com 36 , o tempo de cura pode dar diferença

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 07 Ago 2022, 10:07

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que dá para usar o mesmo silicone respeitando só digamos 5 horas de secagem?

Da sim fala 6 horas mais e uma indicação para orientação, aonde VC mora o clima é mais quente e o silicone seca mais rápido na embalagem tem que colocar um tempo de cura que aplique a tidos os climas o tempo não sera o mesmo com 15 graus do que com 36 , o tempo de cura pode dar diferença


Obrigado Chirola, eu não tinha pensado nisto e com certeza estes dias tem ficado bem quente aqui, já tem muita gente nas praias kakakakk
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Ago 2022, 09:19

Não faz muito tempo eu mexi na ignição e troquei alguma coisa tipo cilindro etc. Ontem quebou outra vez e olha que o meu comutador tem mola fraca, resumo então que cada vez tem mais porcarias o mercado. Não consigo achar a marca MORCEGO para Vectra ou Omega, se alguem tiver informações onde achar esta marca peço o favor dfe avisar aqui, achei uma no mercado livre, ao perguntar o vendedor disse que não é Morcedo, só a propaganda.

Comprei hoje um botão para ligar o carro, não quero start/Stop, nada aceso, agora é esperar chegar da China, é todo de metal e colocar nele, penso em não eliminar a partida original, mas colocarei este botão, e ainda pensando onde, talvez perto da chave mesmo, não dá pra confiar em algumas peças paralelas.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Ago 2022, 13:07

Já gastei dinheiro pra caramba no cabeçote, já tenho tudo nas mãos, mas olha o que o danado está fazendo. Mesmo percuso fazendo calculos pelo marcador sempre partindo de 1/4 e com calculos com o carro ligado, explico ao desligar o carro e religar ele muda de pisição uns décimos.
Percurso misto, 25 Km ida e volta, somente 2 km real de rodocia, uns 8 dentro da rua e uns 15 saindo da cidade sem transito, mas ainda com quebra molas, está batendo 8.18 km/litro sendo calculado em 3 abastecimentos iguais, 16 litro de gasolina e 6 de alcool. as 3 medidas bateram 180 km. Com certeza por está taxado ficou muito bom, mas ainda não sei o que poderia afetar no carro que não alterou a temperatura com este cabeçote, mas o aumento de pressão poderá afetar algo no eixo.

Se eu tiver disposição e quase sempre tenho, trocarei ele no proximo sábado, mas dá uma vontade de deixar ele assim kakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 10 Ago 2022, 15:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje . Com certeza por está taxado ficou muito bom, mas ainda não sei o que poderia afetar no carro que não alterou a temperatura com este cabeçote, mas o aumento de pressão poderá afetar algo no eixo.

o que muda com com o aumento de taxa e alchool e o torque e vc acaba acelerando menos na saida de sinal ou lombada , a temperatura no seu carro dificil mudar o sistema esta em otimo estado , e se aumenta a temperatura vai ser nas cameras do cabeçote que o achool ajuda a esfriar , acredito que não mudaria muita coisa comgasolina no cabeçote que vc vai colocar .
a unica contra de como esta é abastecer o carro kakakaka iso de colocar um pouco de cada e chato de mais .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 11 Ago 2022, 14:51

Sobre a ignião que a minha quebrou o miolo, consegui achar uma da marca Morcego e estará chegando na segunda feira e estou torcendo para que seja mesmo esta marca, porque estas outras paralelas precisam melheorar muito para ser apenas ruins.
Ainda tenho ideia de dois cilindros quebrados, tentar fazer uma ponta de ferro e já está nos meus planos, São eles da marca Morcego, são bons mas quebram também. Mas vou colocar um botão sim, deixando o sistema com a chave e botão, com certeza sempre usarei o botão, mas caso um manobrista mecher nele, ele funcioinará normal também.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 14 Ago 2022, 16:36

Video completo sobre a ignção do Vectra, Kadett, Omega, Astra, Ipanema, Corsa, Chevete e outros GM.

https://www.youtube.com/watch?v=MLWr-5NFqSA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Ago 2022, 17:36

Troquei o cabeçote do meu Vectra esta semama, ele estava com 94,5 mm, muito taxado e proprio para o alcool, coloquei o que era dele e hoje tenho um Vectra a gasolina outra vez.

https://www.youtube.com/watch?v=mGsPNIQfXqE
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 21 Ago 2022, 20:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Troquei o cabeçote do meu Vectra esta semama,

Asisti o video o funcionamento do carro deve ter mudado ,acredito que esteja mais suave , e agora não teria porque detonar um milimetro é muito na altura do cabeçote , trabalhão causado por falta de atenção da retifica , vamos ver como se comporta agora com as medidas original

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Ago 2022, 07:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Troquei o cabeçote do meu Vectra esta semama,

Asisti o video o funcionamento do carro deve ter mudado ,acredito que esteja mais suave , e agora não teria porque detonar um milimetro é muito na altura do cabeçote , trabalhão causado por falta de atenção da retifica , vamos ver como se comporta agora com as medidas original


É verdade Chirola, um trabalhão imenso por erro da retífica e mais dinheiro gasto. Pra mim foi o maior prejuiso que tive com este carro, neste caso o prejuizo é ainda maior porque eu quem faço, entendam que porque eu fiz e não gosto de perder tempo atrás de prejuizos em estes tipos de erro, mas deveria, porem se fosse em um mecanico eu iria procurar direitos com ele e com as ótimas leis que temos aqui, só Deus sabe quanto tempo meu carro iria ficar parado e era possivel ele convencer a todos que isto é normal, é o que eles sabem dizer em todos os problemas quando o carro ainda esteja andando.
E tinha um erro na valvula de escape do quarto cilindro e este erro eu só detectei porque eu tenho uma camera para ver dentro do cilindro, ali não saia fumaça pela descarga, este tipo de erro só vai piorando com o tempo, se bem que eu vi e troquei o retentor, mesmo assim ficou a marca que passava óleo em uma valvula.

Tem uma coisa que nunca concordei, é a explicação que carro carbonizado o pistão fica encandecente e por isto ele detona, acho que não, é mais plauzivo que ali cria uma crosta próxima a 1mm e com isto ele fica taxado e com certeza vai sofrer mais o carro flex que já tem uma taxa mais elevada, enquanto o gasolina ainda suporta este 1mm de carvão. Talvez a detonação na baixa possa ser o carvão encadecente, mas na alta como fazia o meu, ou o pessoal nunca notou ou são fraco nas explicações, porque o meu era sempre no maximo giro aplicado seja em qualquer marcha, não adiantava reduzir, porque mesmo na redução ele teria o maximo giro. E eu sai varias vezes aqui em uma subida em segunda e ele nunca detonou na baixa, talvez esta seja a melhor explicação dos flexes detonar com gasolina, porque carbonizar com certeza ele irá, seja com alcool ou gasolina.

Bem, aqui no trabalho é está totalmente perfeito e estou ciente que esteja passando um pouquinho de óleo pelos anéis, mas ainda não é assustador, eu diria que seria meio litros em 5.000 km.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 22 Ago 2022, 13:00

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Bem, aqui no trabalho é está totalmente perfeito e estou ciente que esteja passando um pouquinho de óleo pelos anéis, mas ainda não é assustador, eu diria que seria meio litros em 5.000 km.

meio litro em 5mil kilometros esta dentro do especificado como normal no carro e mais em um lugar quente como vc mora , carro não tem que detonar se ele é flex não pode detonar com gasolina ou com alchool ele naceu flex e não e um carro a alchool adaptado o trabalho não estaba bem feito pela retifica , vi no video a valvula que vc comenta e não pasaba um pouco de oleo literalmente escorria oleo por ela , apostaria que esta folgada em exesso para comprobar teria que tirar a mola e checar mais não e normal carvão é normal em um carro a gasolina que roda sempre em baixa rotação por iso e bom rodar com o giro dentro da faixa de torque e mais no caso do vectra que tem a caixa bem longa , para ter uma ideia eu pego trecho misto todo dia e não utilizo a quinta a velocidade dificilmente pasa dos 80 km\h e a faixa de torque é perto dos 4mil giros se rodar de quinta estaria perto dos 2mil giros , o trecho de cidade faso tudo em segunda com giro entre 2mil e 3 mil giros .
meu carro esta fasendo um consumo medio de 9\9,2 KM\L em trajeto misto com um pouquinho de fila acredito que seu carro deveria rodar em esa media , não sempre mais taxado e melhor o carro corrige a alimentação para manter a emperatura e aumenta a injeção de gasolina .
e é aquilo que comentamos sempre se tirar o cabeçote tem que refacer ele tudo não adianta so remendo para rodar ou trocar so um retentor de valvula ta fora faz tudo a longo prazo vai economizar , no seu caso não foi ese o motivo mais serve para as pessoas entender .
se fose um mexanico que montou seu carro ia morrer detonando e nunca vc ficaria sabendo o porque .
otimo trabalho vc fez no seu carro meu amigo espero que agora consiga curtir os resultados .
ainda tem algo de alchool no tanque cuando limpar bem vamos ver o consumo real dele.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Ago 2022, 14:43

Sim, como eu nunca deixo baixar de 15 litros, vai demorar um mês para ter gasolina pura ou a que temos, sexta passada coloquei 25 litros de gride e saiu detonando, no sabado troquei o cabeçote e nada de detonação até agora.
Eu preciso aprender dirigir igual a você, eu meto quinta em 60, vou corrigir isto, você tem razão. Outra coisa que faz carbonizar é o escape mau apertado, não fiquei satifeito com o meu coletor, mas tenho outro guardado, vou preparar ele e caso o meu começar a escapar eu troco ele.
Detalhe, eu estava muito concentrado no trabalho como sempre fico e esqueci de checar as valvulas de admissão, mas olharei isto também e ainda não sei se demonto o cabeçote e guardo as molas e valvulas ou deixo ele montado, não demora irei definir isto também, mas antes tenho uma feira do marmore aqui e em seguida irei viajar, vou deixar ele armazenado até o fim do ano.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 22 Ago 2022, 15:15

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu meto quinta em 60, vou corrigir isto

quinta a 60 o carro roda a 1500 giros imposivel no 16V akakkkaka .
dirigindo como eu to facendo acaba economizando no conjunto troca menos marchas freia menos força meos o motor ...
eu tinha costume de engatar terceira marcha sempre, so que toda lumbada tinha que reduzir e freaba ao chegar na lombada , agora so solta o acelerador e utilizo mais o freio motor ja não tem reduzida de marcha pensa que no 16V (imagino que no 8V deve ser similar) em segunda marcha cuando da no corte o carro esta a 100KM\H e longa esa caixa , na estrada tambem a 70 +\- quinta ao ter que pasar alguem ou dar uma aceleradinha a mais tinha que pisar forte em cuarta o que vc pisa a mais o acelerador e pouca coisa . e o pico de torque e o maximo de fluxo e aproveitamento do motor , no fim das contas economiza embreagem ,freios e gasolina , o motor 8V ele é muito elastico e roda bem entre 2mil e 4mil giros sem gastar a mais e sem sofrer .
o cabeçote eu guardaria montado pasaria oleo diesel nele e evolveria em papel fil como faz na retifica asim fica protegido vc sabe que esta bom e com uma junta grosa ele funciona bem .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Ago 2022, 16:39

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu meto quinta em 60, vou corrigir isto

quinta a 60 o carro roda a 1500 giros imposivel no 16V akakkkaka .
dirigindo como eu to facendo acaba economizando no conjunto troca menos marchas freia menos força meos o motor ...
eu tinha costume de engatar terceira marcha sempre, so que toda lumbada tinha que reduzir e freaba ao chegar na lombada , agora so solta o acelerador e utilizo mais o freio motor ja não tem reduzida de marcha pensa que no 16V (imagino que no 8V deve ser similar) em segunda marcha cuando da no corte o carro esta a 100KM\H e longa esa caixa , na estrada tambem a 70 +\- quinta ao ter que pasar alguem ou dar uma aceleradinha a mais tinha que pisar forte em cuarta o que vc pisa a mais o acelerador e pouca coisa . e o pico de torque e o maximo de fluxo e aproveitamento do motor , no fim das contas economiza embreagem ,freios e gasolina , o motor 8V ele é muito elastico e roda bem entre 2mil e 4mil giros sem gastar a mais e sem sofrer .
o cabeçote eu guardaria montado pasaria oleo diesel nele e evolveria em papel fil como faz na retifica asim fica protegido vc sabe que esta bom e com uma junta grosa ele funciona bem .


O meu em quarta 60 com 3.000 giro, quinta 3.000 giro 100 km, acho que é diferente do 16V, interessante que subidas muito íngreme ele precisa de aceleração para uma segunda, mas ns baixada a segunda arranca com potencia o girar a roda depois da primeira. Vou guardar o cabeçote inteiro, mas lhe dou uma dica, nunca com óleo diesel ou querosene, fiz isto com um balancim com querosene e começou a oxidar com 15 dias, não testei no oleo diesel mas me disseram ser a mesma coisa para alguns metais e assim guardei ele com óleo de maquina e o mesmo fiz com os bicos que antes estava no querosene e nunca enferrujou. Vá entender o motivo, mas por precaução vou colocar óleo de maquina e enrolar ele, e com certeza se um dia eu aproveitar algo nele serão as valvulas, molas e as travas das molas. Bem, nunca se sabe
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 22 Ago 2022, 21:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje nunca com óleo diesel ou querosene

Aprendendo sabia diso não , então o melhor é óleo mesmo.
Cabeçote guarda pode preencher ele para recuperar sua altura caso for nescesaio ou em caso de emergência VC sabe que no álcool ele roda trancuilo.
Sera que no 16v muda o diferencial ou a relação de caixa no meu 2.0 16v em quinta a 3mil giros esta rodando a 120km/h

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 23 Ago 2022, 07:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje nunca com óleo diesel ou querosene

Aprendendo sabia diso não , então o melhor é óleo mesmo.
Cabeçote guarda pode preencher ele para recuperar sua altura caso for nescesaio ou em caso de emergência VC sabe que no álcool ele roda trancuilo.
Sera que no 16v muda o diferencial ou a relação de caixa no meu 2.0 16v em quinta a 3mil giros esta rodando a 120km/h


Chirola, eu acho que não muda, mas tem um porem, eu uso pneus menores no meu carro onde o giro maximo atinge uma menor velocidade, mas em compensação o giro minimo coloca ele mais forte e arrancadas e retomadas bem mais rapido, A diferença não é tão grande, mas acho que é esta mesmo mostrada nos velocimetros seu e meu. Eu digo que não é tão grande porque meu carro com pneus meia vida anda 900 metros e marca 1000 e com pneus novos algo de 950 metros. Mas é isto mesmo a diferença, na verdade eu disse 100, mas fiz hoje o teste e é com 3,000 108 km mais ou menos no velocimetro.
Sobre quardar peças, o oleo de maquina de costura é ótimo para isto, eu uso aqui o singer e testado com os tuchos e balancins já com 8 meses e estão perfeitos.
Imagem

1105 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 139 visitantes