O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1265 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 19 Out 2024, 16:14

GRADE DO VECTRA, como fazer uma estilo Opel.

https://www.youtube.com/watch?v=0xk2hz3IXLw
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 21 Out 2024, 14:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Olhando a peça assim pela foto ela é identica, a duvida fica no tamanho, mas ão acredito que eles iriam mudar isto. Sobre a válvula, a ideia é nem limpar ele, somente onde entram os orings, sim original é melhor mesmo.

cuando de um tempo libre vou ter que desmontar e ir com a peça velha na mão pra comparar, a ideia e trocar o evaporador e o filtro secador , a valvula block esta boa o problema e que o gas vaza e da ultima vez coloque gas com corante pra ver vazamentos e não achei nada e a unica peça que fica escondida e o evaporador imagino que deve ser algo simples de trocar porem chato pra fazer pela posição dele mais o carro sem ar condicionad e muito ruim se fica no sol e inavitavel.
a caixa de marchas foi trocada , fico bom notei que as marchas são um pouco mais juntas na caixa nova ,pouca coisa uns 100 rpm 200 no mximo o lado bom é que resolveu o buraco que ficava entre a primeira e a segunda marcha pra viajar não ligo no pior dos casos troco a quinta pela do modelo diesel mais acho que não vai fazer falta .
bom da lista so fico o ar condicionado o som , a correia dentada que na verdade esta com uns 35 mil km aproximado , e um vazamento de oleo .
coloque na frente amortecedores nakata porque os cofap tinham um preço ridiculo de caro o carro fico bem confortavel para andar .

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 23 Out 2024, 20:47

hoje deu uma chuva do carai aqui e como de costume entro agua no carro so que agora eu consegui ver aonde so que não imagino como a agua chega la , se alguem tem ideia agradeço alguma dica
Imagem
Imagem
pelo que vi a afua pasa pela borracha e escorre pra dentro do carro nao fazo ideia por onde passa,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 24 Out 2024, 09:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje hoje deu uma chuva do carai aqui e como de costume entro agua no carro so que agora eu consegui ver aonde so que não imagino como a agua chega la , se alguem tem ideia agradeço alguma dica
Imagem
Imagem
pelo que vi a afua pasa pela borracha e escorre pra dentro do carro nao fazo ideia por onde passa,

E mais ou menos o que te falei, entra pela coluna pode ser no vidro em cima ou até mesmop na borracha externa. A boracha externa é fácil, tirar ela fora limpr bem ali e checar se tem algo furado ali, depois pontar ela usando um pouco de silicone para o lado externo tela, digo externo mas não na vista e sim antes de chedgar no teto e a dica é usar um silicone preto bem comum, não usar o poderoso porque qualquer um dá certo e o poderoso ficará ruim de tirar se for preciso. Se a borracha tiver rasgada ai sim usar o bom. Se nçao resolver, a possibilidade de ser o barabrisa será grande.

Sobre o evaporador, é chato mesmo mexer ali, mas o que o pessoal se perde de verdade é na hora de colocar a válvula porque os dois parafusos são curtos, a ideia é comprar um o mais parafusos iguais e mais longo, colocar um longo, puxar ele para fora trazendo a peça e colocar o curto original que é tork, depois tirar o longo e colocar o outro curto. Há casos de vazar na válvula e nese caso seria fácil só trocar os 4 orings que tem ali, mas o mais provável é estragar o evaporador mesmo.
Ainda sobre os parafusos eu troqui os meus tork e coloquei de flip, mas é preciso lixar a cara dele e um pouco em volga com um esmeril para ele entrsr no alojamento e estes parafusos são identicos aos parafusos de carburador do Monza e o original é tork
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 27 Out 2024, 19:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E mais ou menos o que te falei, entra pela coluna pode ser no vidro em cima ou até mesmop na borracha externa.

atualizando o drama da agua akakakkak
o vazamento nas colunas consegui achar , era os drenos do teto solar entupidos .
agora tem que arrumar as infiltraçao de agua nas portas motorista e carona , a agua ta entrando pelos forro da porta , nao desmontei ainda mais entra pelo falantes ou pelos espelhos cuando de um tempo libre vou desmontar e tacar agua com uma garrafa pelo vidro e espelho pra tentar identificar a infiltraçao .
erromar o plastico aquele da porta ou colocar um novo , imagino que uma dupla fase daria pra colar um plastico novo ou cola de zapatero mesmo e algo de silicone preto em volta do falante e nos prafusos dele deveria sarar o drama da agua dentro do carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Out 2024, 23:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje E mais ou menos o que te falei, entra pela coluna pode ser no vidro em cima ou até mesmop na borracha externa.

atualizando o drama da agua akakakkak
o vazamento nas colunas consegui achar , era os drenos do teto solar entupidos .
agora tem que arrumar as infiltraçao de agua nas portas motorista e carona , a agua ta entrando pelos forro da porta , nao desmontei ainda mais entra pelo falantes ou pelos espelhos cuando de um tempo libre vou desmontar e tacar agua com uma garrafa pelo vidro e espelho pra tentar identificar a infiltraçao .
erromar o plastico aquele da porta ou colocar um novo , imagino que uma dupla fase daria pra colar um plastico novo ou cola de zapatero mesmo e algo de silicone preto em volta do falante e nos prafusos dele deveria sarar o drama da agua dentro do carro

Eu não sei se este plástico vai resolver porque eu tenho tanta raiva dele que tirei todos os meus kakakak
Bem, é possivel devido a posição que voce deixa o carro, mas o meu em linha reta com temporal que tiver não entra agua nele sem o plastico e com certeza dentro da porta entra e muito e acho ser normal isto porque a pestana nunca veda 100% e o meu não tem também as borrachinhas embaixo, arranquei elas há muito tempo, então a agua entra e sai ali direto porque sem a borraha nunca cumula sujeira.

Dupla face ali sem mexer vai dar certo sim e um silicone simples não sendo o transparente todos darão certo e bem melhor que a dupla face. Cola de sapateiro também da certo, mas tem que passar só na porta e esperar secar um pouquinho porque se for plastico comum e com ela molhada derrete o plastico, eu sugiro aquele plastico preto tipo lona de caminhão e um silicone black qualquer. Sim, já fui sapateiro também e usei muito esta cola e nunca fiquei doidão kakakakakak Aminha porta é cheio dela, mas comprei o carro assim e descobri que ela mantem o ferro sem enferrujar e por isto nunca limpei,

Este video abaixo mostra como é minha porta com cola de sapateiro, todas elas assim e comprei o carro assim, talvez voce não vá querer isto, mas eu digo no video porque eu não limpei, vai la no minuto 9:00 e verás que fica bem feio, mas pelo menos não enferruja.

https://www.youtube.com/watch?v=h5hRHvfd3mQ
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 28 Out 2024, 14:06

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este video abaixo mostra como é minha porta com cola de sapateiro,

na verdade eu não ligo pra bonito de nada adianta ficar bonito e não ser funcional .
olhando o seu video me deu pra ver que em algum momento foi pasado cola atras do falante aonde ele encosta na lata , no meu carro o forro da porta aonde fica o falante fico molhado mesmo a minha sospeita e escorrer pelo falante ou pelo espelho , vou ter que desmontar e tacar agua pelo lado de fora pra ver aonde pinga la dentro da porta , os drenos da porta eu olho direto nas 4 portas .
e pelo formato da porta o plastico que a gente fala so e mais funcional da altura do falante para abaixo (a metade de baixo da porta .
vc elimino o plastico eu eliminei sa travas plasticas do forro da porta kakakakkaka o travinhas ruim so as original mesmo que presta , cansei de trocar elas e ver quebrar so de colocar elas ou na hora de desmontar sempre quebram ,
a pestana e so pra que entre menos agua e poeira pq agua sempre vai passar pela porta em todos os carros e vi muitos comentarios em foros de outras marcas com o mesmo problema de entrar agua pelos falantes das portas um deles foi do toyota etios com muitos reclamos disso .
vlw pelas dicas meu amigo espero conseguir resolver pq semana que vem ta anunciado chuva pra uns 3 dias kakakakakka

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 29 Out 2024, 12:49

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Este video abaixo mostra como é minha porta com cola de sapateiro,

na verdade eu não ligo pra bonito de nada adianta ficar bonito e não ser funcional .
olhando o seu video me deu pra ver que em algum momento foi pasado cola atras do falante aonde ele encosta na lata , no meu carro o forro da porta aonde fica o falante fico molhado mesmo a minha sospeita e escorrer pelo falante ou pelo espelho , vou ter que desmontar e tacar agua pelo lado de fora pra ver aonde pinga la dentro da porta , os drenos da porta eu olho direto nas 4 portas .
e pelo formato da porta o plastico que a gente fala so e mais funcional da altura do falante para abaixo (a metade de baixo da porta .
vc elimino o plastico eu eliminei sa travas plasticas do forro da porta kakakakkaka o travinhas ruim so as original mesmo que presta , cansei de trocar elas e ver quebrar so de colocar elas ou na hora de desmontar sempre quebram ,
a pestana e so pra que entre menos agua e poeira pq agua sempre vai passar pela porta em todos os carros e vi muitos comentarios em foros de outras marcas com o mesmo problema de entrar agua pelos falantes das portas um deles foi do toyota etios com muitos reclamos disso .
vlw pelas dicas meu amigo espero conseguir resolver pq semana que vem ta anunciado chuva pra uns 3 dias kakakakakka

Eu não tinha percebido esta do alto falante, podemos pensar um pouco aqui meio de longe do meu carro para checar, ainda estou viajando, mas ao parar o carro digamos em uma descida e aporta encher de água algo pode passar ali pelo alto falante, principalmente se tiver a proteção de borracha embaixo porque vai limitar a vazão desgta agua ali na porta, aliás por isto eu tirei as minhas, aqui na minha cidade ou voce tem subidas ou descidas kakakkak, nada de linha reta onde eu vivo e sendo assim ali perto do alto falante vai encher pela inclinação do carro. Tem outras coisas tambem que se deve observar, mas acho ser difícil isto, digamos que tenha um fio dentro da porta e esteja reto com a saida dele na lata para dentro e a agua usará este fio como um tubo passando agua e saindo de dentro da porta para o lado de fora que seria no forro, checa isto também e a técnica para isto é fácil, dobrar o fio para dentro fazando uma barriga para baixo para a agua não cruzar ele e sim pingar dentro dela. Algo precido a fios de antenas de TV ou inernet que fazem um furo na casa, desce com ele um pouco abaixo do furo e sobe fazendo uma curva para entrar na casa, esta técnica não deixa a agua atravesar o furo pelo fio. Ou seja averiguar isto tudo no carro, os fios da tomada do motor do Vidro, da tomada da trava eletrica etc.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 29 Out 2024, 15:17

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ou seja averiguar isto tudo no carro, os fios da tomada do motor do Vidro, da tomada da trava eletrica etc.

boa não tinha pensado nos fios ate porque as travas do meu carro são aqueles motorzinhos universal adaptados e poderia ser um ponto de infiltração de agua se ficar encostando na lata em algum lugar que permita pingar para o lado interno vou ter ue desmontar e checar tudo isso vlw pela ajuda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Out 2024, 11:14

Hoje aqui no penúltimo dia em Tegucigalpa resolvi dar uma olhada em umas ferramentas e sempre tenho que fugir porque me encanta a quantidade que se contra numa rede de loja Mundial (true value) de Honduras, mas comprei silicone Black e cinza da marca Abro, são iguais ou melhor que o 598 da loctite, o unico que nunca entendi é o porque que o Gray 999 gusta a metade do Black 999 se são exatamente iguais. Comprei 3 de cadas e paguei nos 6 R$ 82,00 sendo que no Brasil se for por internet o máximo que eu compraria com este valor seria um e este Gray usei na tampa da caixa quqnao troquei o oleo há uns 15 anos atrás.
Bem, vale lembrar que aqui não é barato, e sim no Brasil que é caro demais.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 31 Out 2024, 16:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Hoje aqui no penúltimo dia em Tegucigalpa resolvi dar uma olhada em umas ferramentas e sempre tenho que fugir porque me encanta a quantidade que se contra numa rede de loja Mundial (true value) de Honduras

eu tento nao olhar muito ferramentas porque sempre compro algo kakakakaka
mis tambem cuando fui pro brasil comprei 3 super ciano que custa la o mesmo que so um aqui

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 31 Out 2024, 21:28

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Hoje aqui no penúltimo dia em Tegucigalpa resolvi dar uma olhada em umas ferramentas e sempre tenho que fugir porque me encanta a quantidade que se contra numa rede de loja Mundial (true value) de Honduras

eu tento nao olhar muito ferramentas porque sempre compro algo kakakakaka
mis tambem cuando fui pro brasil comprei 3 super ciano que custa la o mesmo que so um aqui

Tem disto mesmo Chirola, aqui para comprar um perfume eu achei melhor dizer que sou alergico, no Brasil est[a a metade do preço, mas as ferramentas estão bem baratas e eu nem procurei a vela Bosch super 4 porque eu ganhei 4 zerada de um super amigo daqui do clube, são aqueles amigos que temos sem nunca ter se encontado fisicamente. Nos Estados Unidos as vezes compro ferramentas mais baratas que um pacote de parafusos que no Brasil custa 1 a 2 reais. Agora estes Silicones são carós demais no Brasil, já comprei no México, já comprei na Rep. Dominicana, até na Nicarágua eu já comprei, sem contar que todos os Walmarts que vou são mais baratos que no Brasil que aliás nem tem Walmart. O mais caro que paguei no Silicone Gray 999 foi na Rep. Dominicana 2 dollars.

Amanhã começo viajar de volta, pego 3 aviões até chegar em Vitória onde está o Vectrão com o cabo da bateria desligado kakakkak e grade nova que nem curtí ainda, dirijirei mais 2 horas pra chegar em casa, acredito que sábdo umas 3 PM.
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 04 Nov 2024, 14:34

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amanhã começo viajar de volta, pego 3 aviões até chegar em Vitória onde está o Vectrão com o cabo da bateria desligado kakakkak e grade nova que nem curtí ainda, dirijirei mais 2 horas pra chegar em casa, acredito que sábdo umas 3 PM.

boa viajem de volta

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Nov 2024, 21:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Amanhã começo viajar de volta, pego 3 aviões até chegar em Vitória onde está o Vectrão com o cabo da bateria desligado kakakkak e grade nova que nem curtí ainda, dirijirei mais 2 horas pra chegar em casa, acredito que sábdo umas 3 PM.

boa viajem de volta

Obrigado Chirola, cheguei bem depois de 3 aviões e 23 horas sem dormir, ou dormi não mais que uma hora do Panamá até são Paulo e uns 20 minutos de São Paulo a Vitória e o carro no aeroporto com cabo da bateria desligado e assim nunca dá errado, graças a Deus kakkaka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 10 Nov 2024, 11:49

CHEIRO DE GASOLINA DENTRO DO VECTRA, mais um vídeo para eliminar um possível problema

https://www.youtube.com/watch?v=IMK-YwRNfDg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Nov 2024, 23:33

FITA DE LEDS DENTRO DO PAINEL DO VECTRA, o medo que o pessoal tem de tirar estes ponteiro e calibrar outra vez e engraçado nem precisam ser tirado para fazer este trabalho ou as vezes em problemas no velocímetro, basta tirar somente o do velocímetro etc.

https://www.youtube.com/watch?v=oGDRo5RX0vM

Leds Ice Blue 4 mm e não são baratos, porem são os melhors.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 23 Nov 2024, 17:32

BOTÕES DO PAINEL DO VECTRA. Querem saber tudo sobre estes botões? Qual serve em um modelo e mesmo sendo igual não serve em outro? Querem se atirar em uma verdadeira aventura e colocar leds neles?. Bem tudo para todos sobre estes botões. (interruptores). As vezes vemos vídeos fazendo isto e sem comentar que talvez o botão que está sendo apresentado nem seja igual o do seu carro. Talvez quem faz nem saiba disto também

https://www.youtube.com/watch?v=4DMCtr-myfA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Nov 2024, 15:16

E aquele telescópico com as duas cruzetas da coluna direção do Vectra? Já troquei uma vez, não acha novo e o usado já vem com aquela folguinha. Mas tem um telescópico deste de outro carro que me interessou. O do Cruze, acho que até 2015 modelo modelo da peça 13251806, afinal o Cruze é bem novo e esta peça com certeza melhor que a do Vectra 97. Me aguardem
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 30 Nov 2024, 19:41

bom tem algumas atualizações .
consegui achar a infiltração de agua do carro
uma era na porta do motorista pelo alto falante mesmo , existe uma borracha entre o falante e a lata da porta que estava mal colocada so coloque ela no lugar e colei no alto falante como era originalmente , isso do lado esquerdo, do lado dereito a agua entra pela porta de atrais tambem na região do falante mais não teve tempo de conferir so coloque um plastico entre o forro da porta e a lata sobrando uma beirada para cair a agua pra fora e não entro mais agua tambem , seria desmontar e dar uma olhada nas vedaçao para resolver.

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 30 Nov 2024, 19:54

uns 10 dias atrais deu ruim , dando re num dia de chuva bati a lanterna traseira dereita e quebro ela , dai fui na internet procurar para ver o que achava e olha a sorte que teve acjei por um milagre um jogo de lanternas original na caixa da marca arteb a um preço ate que bom e era as unicas em todos os sites de venda que tem por aqui logico que compre as duas pq no meu carro as duas era paralela
Imagem
Imagem
Imagem
a do lado esquerdo tem dois risquinhos superficial que sai facil polindo na mão mais nao da para reclamar por ser algo dificil de achar e ainda na caixa original a que tem o risquinho a caixa estava feia por isso que risco eu acho mais ta bom aqui o valor de cada foi o dobro de uma paralela boa nao falo em valor pq os preços muda de pais para pais mais calculo algo de150/160 dolares o par

1265 mensagens