O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1327 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 20 Fev 2025, 09:32

TUDO SOBRE A CORREIA DENTADA, trocar a correia, ferramentas certas, acertar polia etc.
https://www.youtube.com/watch?v=GNjPcHvDrV0
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 27 Fev 2025, 14:06

MALIBU, aluguei este carro nos Estados Unidos e mostro algo sobre ele. LT 1.5 turbo, é sem dúvida um carrão, mas eu ainda prefiro os motores potentes sem ajudas. Aliás estou na segunda semana e agora com um Altima da Nissan e com motor 2.5 aspirado, confesso que o Altima com este motor aspirado me conveceu mais que o do Malibu turbo. Gasolina aqui no Texas R$ 4,00 por litro e muda de acordo com o local alterando 15 a 20 centavos e isto é parecido na Florida também.

Uns detalhes ai do Malibu
https://www.youtube.com/watch?v=rkw-1uvjK5M
Imagem

Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Ju_Bueno » 28 Fev 2025, 07:58

Haha... lembro que você comentou num outro tópico que tinha uma queda pelo Altima...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 01 Mar 2025, 01:03

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Haha... lembro que você comentou num outro tópico que tinha uma queda pelo Altima...

Ju, é complicado vir aqui nos Estados Unidos, uma recepcionisa do Hotel em San Antonio a qual tive um bom papo, (sobre trabalho), aliás ela é de San Salvador e tem um Malibu zero, no Brasil só o dono do hotel tem. O Corola tem modelos lindos que nunca irão no Brasil, iguamente tem o Civic, o Acord, o Camry e hoje a achar um carro da Ford ou Chevrolet é quase impossivel. Fui em uma revenda Tesla Model 5 em um Shopping e a prestação dele em leasing é US$ 249,00 por 3 anos e com direito a comprar descontando o que pagou mensalmente ou devolver. Qualquer carro aqui a prestção é entre 200 a 230 dollars. Ok, são dollar, mas o McDolnad está contratando e pagando 14,50 dollars por hora, se fizer uma conta mais ou menos você encontra um final de pelo menso 3.500,00 dollars por mês. Por isto todos tem carro e a gasolina aqui no texas entre 3,80 a 4,00 reais por litro, baixou na semana passada 16 centavos de dollars por galão. Os funcionários do McDonald tem um carrão cada, no Brasil se não for dono do Mcdonald anda a pé kakakakkakaka

É o Altima é ótimo kakakkaka, tem um branco perto da minha casa bem inferior a este que estou que tem o motor 2.5 e acho ele lindo demais.
Imagem

Renan Perez
Member
Member
Nome Completo: Renan Augusto Perez
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por Renan Perez » 02 Mar 2025, 19:52

Boa noite pessoal.
Aquela flange d'água onde vão os sensores do vectra 16V, que fica ao lado do cabeçote.
Por alí passa óleo e costuma vazar?
Resolvi recentemente o vazamento da tampa de válvulas, só que tá vazando muito em cima do câmbio e escorre na carcaça do câmbio, descendo ao lado do tubo de respiro.
Suspeito que seja dalí.
Antes de desmontar tudo queria saber de vocês se pode ser isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Mar 2025, 11:03

Renan Perez escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite pessoal.
Aquela flange d'água onde vão os sensores do vectra 16V, que fica ao lado do cabeçote.
Por alí passa óleo e costuma vazar?
Resolvi recentemente o vazamento da tampa de válvulas, só que tá vazando muito em cima do câmbio e escorre na carcaça do câmbio, descendo ao lado do tubo de respiro.
Suspeito que seja dalí.
Antes de desmontar tudo queria saber de vocês se pode ser isso.

Infelizmente eu não tenho muitas informações técnicas sobre esta tampa do 16V, eu nunca mexi em uma, vamos esperar que apareça um para lhe informar.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 04 Mar 2025, 11:06

TRAVA ELÉTRICA TRASEIRA DIREIRA DO ASTRA NO VECTRA B, mais um trabalho em trava elétrica do Vectra, Astra, Meriva, corsa e umas mudanças que se pode fazer e será opção de cada um. Mostro tudo como abrir, trocar motor, eliminar ou trocar o micro switch e a opção de não trancar por dentro.

Atenção especial no motor da trava elétrica para não comprar errado e o modelo certo do Micro Switch está na descrição do vídeo e abaixo tambem, não comprem diferente, pode ser complicado de colocar na peça.
O micro switch é bem complicado, os pinos em que ser fino e tem anuncio informanso o o KW11-3Z-1 e mostrando fotos da peça errada, no anuncio mais abaixor foi onde comprei escolhendo este modelo e veio certo.

https://www.youtube.com/watch?v=q9l2kudDWVo

https://pt.aliexpress.com/item/10050060 ... ry_from%3A
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 07 Mar 2025, 07:25

REPARO VENTOINHA VECTRA COM TRAVA TIPO CHAPA, fiz videos de 3 modelos de ventoinhas que conheço, na verdade são iguais porem a forma de travar as hélices são diferentes, existe um outro modelo com porca rosca esquerda e esta ficarei devendo. A do video abaixo sem dúvida é a mais fácil e mais confiável tipo de trava.

https://www.youtube.com/watch?v=J7mqHo0M7s0
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: manuel rivas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.

por chirola » 07 Mar 2025, 17:37

oi gente , to ficando doido com o meu carro kakakakak
ta dando um problema na marcha
ele não engataba a 5ta e a re dereito , então eu troquei as buchas do trambulador porque tinham uma folga bastante grande regulei a alavanca com o pino no trambulador da caixa e trancando a alavanca com os furos para essa finalidade ,
agora o problema e que o carro so engata a re quando ele esta a fim de engatar , podepassar um dia engatando de boa do nda a re não engata fica asim um tempo do nada engata de boa de novo , na vdd nem sei o que pode ser vou dar uma investigada nisso mais se alguem tem alguma ideia pode me compartilhar fazer o favor antes de eu ficar completamente doido kakakakak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 08 Mar 2025, 16:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje oi gente , to ficando doido com o meu carro kakakakak
ta dando um problema na marcha
ele não engataba a 5ta e a re dereito , então eu troquei as buchas do trambulador porque tinham uma folga bastante grande regulei a alavanca com o pino no trambulador da caixa e trancando a alavanca com os furos para essa finalidade ,
agora o problema e que o carro so engata a re quando ele esta a fim de engatar , podepassar um dia engatando de boa do nda a re não engata fica asim um tempo do nada engata de boa de novo , na vdd nem sei o que pode ser vou dar uma investigada nisso mais se alguem tem alguma ideia pode me compartilhar fazer o favor antes de eu ficar completamente doido kakakakak

Você sabe que quando não engata você pode engatar lá com a mão girando a haste do trabulador todo para esquerda e puxando para trás. É preciso saber se assim ela entra, desta forma você saberá se é problema da alavanca ou da caixa.

Se for constatado que o problema é na alavanca, sim eu tenho uma ideia e assim uso no meu carro há mais de 20 anos (tá veinho o danado kakkaka)
Veja este vídeo, minuto 6:35. Isto se o problema for alavanca, aliás esta chapinha alta ali, ou alto relevo de plástico ou no outro lado quando a ré é do outro lado nunca era para ter existido, deve ser ideia de um engenheiro bem fraquinho.

https://www.youtube.com/watch?v=K6MiCpT3-CA
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 09 Mar 2025, 12:04

SENSOR DE TEMPERATURA EXTERNA VECTRA e outros GM - Para quem não sabe onde fica esta peça e que é muito fácil de trocar, ai está o vídeo, o meu deu B.O

https://www.youtube.com/shorts/C5TRKjNByG8
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 10 Mar 2025, 15:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se for constatado que o problema é na alavanca, sim eu tenho uma ideia e assim uso no meu carro há mais de 20 anos (tá veinho o danado kakkaka)
Veja este vídeo, minuto 6:35. Isto se o problema for alavanca, aliás esta chapinha alta ali, ou alto relevo de plástico ou no outro lado quando a ré é do outro lado nunca era para ter existido, deve ser ideia de um engenheiro bem fraquinho.

o problema e no trambulador dependendo da posição e como que falta curso (coisa de 1mm ) para engatar se dirigir na cidade vai de boa se coloar quinta e depois tentar a re ela não engata se insistir puxando a alavanca para a esquerda e depois tentar engatar a re ela engata , e como que deajeita algo no percurso do trambulador , vou engraxar as buchas de nylon pra ver se ajuda um pouco ,
minha alavanca e de varão

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 11 Mar 2025, 07:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se for constatado que o problema é na alavanca, sim eu tenho uma ideia e assim uso no meu carro há mais de 20 anos (tá veinho o danado kakkaka)

o problema e no trambulador dependendo da posição e como que falta curso (coisa de 1mm ) para engatar se dirigir na cidade vai de boa se coloar quinta e depois tentar a re ela não engata se insistir puxando a alavanca para a esquerda e depois tentar engatar a re ela engata , e como que deajeita algo no percurso do trambulador , vou engraxar as buchas de nylon pra ver se ajuda um pouco ,
minha alavanca e de varão

Não importa se é de varão, este trilho ai é uma M... O meu quando era varão era igual, só melhorou depois que cortei este trilho. Você já se perguntou porque tem este trilho? Qual a necessidade dele? Você sabe que ali você não tem nenhum milimetro de tolerancia ou entra a ré ali ou não entra. Uns acham que é para proteger a peça para não forçar além do limite. Então porque não tem do lado da quinta? Do outro lado ninguem força?
arrancar estes trilho soluciona muitos problemas neste cambio, e um deles é a ré quando não entra,

O meu de varão eu regulava a quinta e não entrava a ré, troquei todas as buchas do trambulado e regulei a ré e dias depois não entrava a quinta, troquei o varão colocando um GM novo, troquei todas as buchas da alavanca ficou uma M... porque endureceu tudo e continuou o problema. Ai eu percebi que este trilho ali não era só um peso morto, era um diabinho com tridente me atasanando kakakakakakakakk E isto acontece no novo também com cabos de aço é que não participamos das vidas de todos que tem um carro GM para escutar as reclamações sobre esta bendita ré. Percebi isto quando coloquei no meu carro e dias depois eu cortei ele também e o diabinho foi atentar outros carros porque no meu não tinha lugar para ele kakakkakaka
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mar 2025, 08:00

DIRIGIR NOS ESTADOS UNIDOS não é nada complicado, mas tem alguns detalhes que muitos não sabem, inclusive dobrar para direita no semafaros fechados sem esquecer os pedestres que tem preferencia total nesta hora. Placa de pare etc. Eu consegui mostrar alguma coisa nesta ultima viagem que fiz. Com certeza este video poderá ajudar um que ainda não foi.

https://www.youtube.com/watch?v=wEJSBdmCQPg
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Mar 2025, 12:25

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza este video poderá ajudar um que ainda não foi.

e tem uma que não muita gente sabe , se o onibus escola parar mesmo do outro lado da avenida vc tem que parar em cuanto tenha a placa de pare esticada , tem que parar nas duas mão da avenida mesmo que vc este circulando do outro lado do canteiro central em sentido contrario

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 14 Mar 2025, 13:46

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Com certeza este video poderá ajudar um que ainda não foi.

e tem uma que não muita gente sabe , se o onibus escola parar mesmo do outro lado da avenida vc tem que parar em cuanto tenha a placa de pare esticada , tem que parar nas duas mão da avenida mesmo que vc este circulando do outro lado do canteiro central em sentido contrario

Exatamente Chirola, como eu não presenciei esta situação desta vez, eu comentei no video la no final "jamais ultrapassar um ônibus escolar que parou na sua frente" e eles param no meio da pista mesmo e fim de papo kakakakka. Quando o Rafael dirigia eu sempre empurrava ele la para esquerda, porque muitos Xerifes param alguem correndo muito e eles param ali no meio da pista da direita e não estão nem ai, quem vai na frente vê a situação vindo de trás não. Outra situação, aqui no Brasil o cara vai dentro da velocidade digamos 80, ai vêem um federal padado e baixa para 20 kakakka, lá não tem isto, de longe se vê um trepado no cantero e se a pista é 130, todos seguem a 130. Seria 75 milhas + 10%, os Xerifes andam na pista sempre acima da velocidade quando estão atrás de alguém, mas as vezes tem uns em 70 milhas, com certeza ele ficará para trás, porque eu e todos vamos com 78 se a pista for 75, nada de filas como aqui no Brasil atrás da Federal kakakka

E fiz este video como abastecer lá também, e pra ser sincero nunca meus cartões de créditos são aceitos nestas bombas, ai temos quer isto como no video.
https://www.youtube.com/shorts/kVA5US5i4pI

Chirola,eu tenho um amigo lá em Miami, é um Ulkraniano, amigo do peito mesmo, é aquele que tenho que levar café daqui sempre que vou e sempre levo bastante e nem sempre consigo trazer coisas que ele me dá e ele aprendeu español na Argentina, e sempre me divirto muito com ele e ele tem muitos amigos da Argentina que vão lá tamanha a simpatia do cara e hoje digo para ele tomar cuidado porque a esposa dele é uma Russa, e eu digo: Estás dormiendo con el enimigo, cuidate. kakkakak
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 14 Mar 2025, 15:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje , lá não tem isto, de longe se vê um trepado no cantero e se a pista é 130, todos seguem a 130. Seria 75 milhas + 10%, os Xerifes andam na pista sempre acima da velocidade quando estão atrás de alguém, mas as vezes tem uns em 70 milhas, com certeza ele ficará para trás, porque eu e todos vamos com 78 se a pista for 75, nada de filas como aqui no Brasil atrás da Federal kakakka

isso e porque la não vai ser parado a menos que esteja com algo errado do tipo luz queimada (eles dão uma advertencia ) ou se fez alguma manobra errada , se não tem nada errado as chances de ser parado e quase nula . aqui na argentina so fui parado em um control de lei seca , mais so fui parado uma vez em mais de 8 anos , no brasil a policia para a qualquer um sem importar se fez ou não errado e o pessoal tem ate trauma kakakakakka
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje é aquele que tenho que levar café daqui sempre que vou e sempre levo bastante

concelho por experiencia propria , sempre que leva alguma coisa e bom guardar o tiket e levar junto , tem aeroportos que os controles são bem chatos e comprvando a compra dos produtos em comercios facilita e agiliza as coisas.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Exatamente Chirola, como eu não presenciei esta situação desta vez, eu comentei no video la no final "jamais ultrapassar um ônibus escolar que parou na sua frente" e eles param no meio da pista mesmo e fim de papo kakakakka. Quando o Rafael dirigia eu sempre empurrava ele la para esquerda, porque muitos Xerifes param alguem correndo muito e eles param ali no meio da pista da direita e não estão nem ai, quem vai na frente vê a situação vindo de trás não. Outra situação, aqui no Brasil o cara vai dentro da velocidade digamos 80, ai vêem um federal padado e baixa para 20 kakakka, lá não tem isto, de longe se vê um trepado no cantero e se a pista é 130, todos seguem a 130. Seria 75 milhas + 10%, os Xerifes andam na pista sempre acima da velocidade quando estão atrás de alguém, mas as vezes tem uns em 70 milhas, com certeza ele ficará para trás, porque eu e todos vamos com 78 se a pista for 75, nada de filas como aqui no Brasil atrás da Federal kakakka

E fiz este video como abastecer lá também, e pra ser sincero nunca meus cartões de créditos são aceitos nestas bombas, ai temos quer isto como no video.
https://www.youtube.com/shorts/kVA5US5i4pI

Chirola,eu tenho um amigo lá em Miami, é um Ulkraniano, amigo do peito mesmo, é aquele que tenho que levar café daqui sempre que vou e sempre levo bastante e nem sempre consigo trazer coisas que ele me dá e ele aprendeu español na Argentina, e sempre me divirto muito com ele e ele tem muitos amigos da Argentina que vão lá tamanha a simpatia do cara e hoje digo para ele tomar cuidado porque a esposa dele é uma Russa, e eu digo: Estás dormiendo con el enimigo, cuidate. kakkakak

kakakaka tempo atrais na vdd ucrania era parte da rusia ne , agora ta essa guerra aonde ninguem ganha nada e coisa politica aonde so o povo perde , por isso não gosto e não perco tempo com a politica , fao com gente da ukrania e da rusia por internet e o pessoal que falo e super gente fina

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 16 Mar 2025, 16:17

ASSIM EU OUVI O MOTOR DO MEU VECTRA ao ligar ele 15 dias depois que deixei ele parado. Sempre que viajo desligo a bateria, mesmo ela sendo nova.

https://www.youtube.com/shorts/j7nLQ1_bm5U
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por Almeidão » 18 Mar 2025, 09:16

Tenho um cabeçote de Astra 2.0 Gasolina, porem com 94 mm, original é 95. Fiz o cabeçote andei no carro extamente 6 meses e como o Vectra não tem sensor de detonação ele detonava muito e funcionava bem com 50% de álcool. gastei neste cabeçote 3.000,00 com a compra, peças e retífica. Quem gosta de emoções fortes e usar álcool para o Vectra, ou quem tem o sensor de detonação para usar a gasolina ou até mesmo quem tem um Astra gasolina que precisa de um, está perfeito e negocío pela metade do preço. Preciso ganhar espaçõ no terraço.

O cabeçote é este do video, do jeito que tirei do carro ele está.

https://www.youtube.com/watch?v=zB6vYpoSWkc
Imagem

chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico

por chirola » 18 Mar 2025, 12:29

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Tenho um cabeçote de Astra 2.0 Gasolina, porem com 94 mm, original é 95.

se for pra colocar em um motor que esta montando e não quer mudar para o etanol tem alguns recursos das antigas que funcionam muito bem sem afetar o funcionamento ou durabilidade do motor .
um facil e relativamente rapido e tornear 1mm na cabeça do pistão e compensa a taxa , outro e frezar o cabeçote um milimetro com o formato ca camisa e fica como uma area de squish , opistão do 8v tipo monza aquele que tem um buraco no meio da cabeça pode aumentar o diametro dele para compensar , vielas 1mm mais curtas , temmuito recurso mais a maioria e facil de aplicar em motores totalmente desmontados , recursos ja testado faz tempo pra destaxar carros quando se colocava turbo nas antigas que não tinha tanta eletronica pra controlar kakakakakakkaka

1327 mensagens