O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisManutenção trava elétrica Vectra B ( com Fotos )
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

77 mensagens
Arquiteto
Administrador
Administrador
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Manutenção trava elétrica Vectra B ( com Fotos )

por Arquiteto » 23 Dez 2016, 19:54

mandou bem endrigozuka

manutenção ninja esta das travas

:88:

diego_
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Nome Completo: Diego Henrique da Silva
Estado: Paraná
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

por diego_ » 07 Jan 2017, 21:45

silva123 escreveu:Fuente del Mensaje
Fernando Nicacio escreveu:Fuente del Mensaje
Alcir Andreoni escreveu:Fuente del Mensaje
M0marques escreveu:Amigos, uma pergunta sobre problema similar.
No meu caso (Mesma trava) nem com a chave e nem com o controle... as travas DIANTEIRAS não funcionam as TRASEIRAS e o porta malas funcionam normalmente. Vocês teriam alguma idéia do que poderia ser?
Abração e obrigado

Verificou as varetas que liberam a trava? As vezes elas emperram!

Amigos o meu vectra 98 gls está com o seguinte problema, comprei recentemente e não sei se é normal ...
A traça não aciona quando o carro entra em movimento , dai quando eu abaixo o pino trava as quatro normal, é também não destrava quando eu desligo a ignição, somente quando levanto o pino , dai destrava as quatro.
Alguém tem uma ideia so que possa ser?

vixe tenho um do mesmo ano e nao trava tambem quando movimenta acho que e normal ok, nao lembro se ele travava o carro esta na familia desde zero km mas era do meu pai nao lembro se em movimento travava, acho que so nos mais modernos, alguem ai sabe dizer???

Se o vectra de vcs for de 96-00 é o comportamento normal dele este comportamento, as travas são elétricas mas o acionamento delas depende completamente da vontade do motorista
VCD 1997 @ 141cv
B200 T 2008 @ 193cv
Pajero IO 1999@ 110cv
Cayenne S 2009@ 290cv

Victor Machado
Member
Member
Nome Completo: Victor Machado
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por Victor Machado » 21 Jan 2017, 16:14

Boa tarde,

Adquiri um Vectra GLS ano 2000 esta semana (18/01/17) e me deparei com a seguinte condição e dúvida:

** Ao sair com o veículo as travas não acionam (tenho que acionar manualmente via pino da porta)
** Ao desligar o carro as travas não destravam (também tenho que acionar manualmente via pino da porta).

Isto é normal? Se sim, há algum botão que posso acionar via painel? Ou instalar algum botão que faça isto?

Abraços,

JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por JoãodoValle » 23 Jan 2017, 10:14

Victor, está tudo normal sim, o Vectra B foi ter o botão de trava apenas em alguns modelos acima de 2001 CD, Elite e se não me falha a memória o Expression tbm, e travar ao andar e destravar ao desligar apenas com auxílio de um alarme positron.

Aqui no fórum tem how to ensinando a colocar um botão no painel que baixe e levante as travas, veja no link:

viewtopic.php?f=49&t=430&hilit=bot%C3%A3o+das+travas+no+painel

robsonstokler
Member
Member
Nome Completo: Robson Stokler
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

por robsonstokler » 06 Mar 2017, 06:04

endrigozuka escreveu:Fuente del Mensaje endrigozuka

Boa tarde amigo.

Estou com a trava elétrica da porta do motorista com o mesmo problema que o pessoal está discutindo nesse tópico, mas o How To do MarceloOliveira lá da primeira página do tópico mostra como fazer a adaptação da trava universal para a porta do carona, e ví que existe trava universal de 2 e 5 fios e fiquei na dúvida..

Então achei bacana essa sua solução substituindo o microswitch da trava original do carro.. Por acaso vc chegou a fazer esse pdf com o passo a passo?

Se tiver feito, poderia disponibilizar ou mandar por e-mail?

Obrigado.

brunome
Member
Member
Nome Completo: Bruno de Souza Goncalves
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

por brunome » 07 Mar 2017, 19:48

endrigozuka escreveu:
Jose Ricardo L Simao escreveu:Fuente del Mensaje
doug levinovi escreveu:Fuente del Mensaje Uma contribuição....

Eu fiz uma revisão na minha trava e seis meses depois voltou a dar problema.... :47:

No meu caso foi a do motorista...

Então o que eu fiz, comprei uma trava universal de 5 fios, retirei o micro swicht dela e substitui na trava original do vectra....deu certinho, tá funcionando belezinha.... :38: :38: :38:

Abs,

Gostaria de fazer este procedimento no meu me dê umas coordenadas para eu fazer

Eu fiz 'quase' isso no meu mês passado.
gastei no máximo 30 reais nas 4 portas, R$1,50 cada micro switch e o resto da grana usei comprando refri pra faze o trampo :38: :38:
comprei os Micro switchs e eu mesmo troquei das 4 portas, a unica dificuldade q eu tive foi tirar as travas das portas traseiras pq precisa desparafusar o guia do vidro pra dar espaço pra trava sair.
Eu tirei varias fotos e estou pra montar um PDF e disponibilizar como fazer.
Tinha feito pesquisa :9: de preço e estava cobrando 150 reais cada porta, entao economizei uma baita grana :88:
Resumindo, mantive a Originalidade das minhas travas hahaha :102:

Onde conseguiu as micro switch

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

THOVIEDO2013
Member
Member
Nome Completo: Thiago Augusto Batista Oviedo
Estado: Mato Grosso do Sul
Fabricação/Modelo: 1996/1997

por THOVIEDO2013 » 09 Mar 2017, 16:48

Amigos estou com um problema no meu vectra as travas das portas traseiras nao travam so as da frente.
Ja desmontei as duas e troquei o swits delas mais nao resolveu (obs quando troquei elas uma unica vez travaram e depois nao responderam mais ) eu percebi q tem um tipo de engrenagem no motor dentro da trava ele fica acionado e nao responde o sinal pra destravar)
Quase fiquei maluco de tanto quebrar a cabeça kkkkkk se alguem puder me ajudar agradeço

endrigozuka
Member
Member
Nome Completo: Endrigo

por endrigozuka » 12 Abr 2017, 22:12

robsonstokler escreveu:
endrigozuka escreveu:Fuente del Mensaje endrigozuka

Boa tarde amigo.

Estou com a trava elétrica da porta do motorista com o mesmo problema que o pessoal está discutindo nesse tópico, mas o How To do MarceloOliveira lá da primeira página do tópico mostra como fazer a adaptação da trava universal para a porta do carona, e ví que existe trava universal de 2 e 5 fios e fiquei na dúvida..

Então achei bacana essa sua solução substituindo o microswitch da trava original do carro.. Por acaso vc chegou a fazer esse pdf com o passo a passo?

Se tiver feito, poderia disponibilizar ou mandar por e-mail?

Obrigado.

brunome escreveu:Fuente del Mensaje

Onde conseguiu as micro switch

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vou tentar fazer este fds, eu estava viajando, desculpa a demora. :105:

Tiago Gois
Member
Member
Nome Completo: Tiago gois
Estado: Rio Grande do Sul
Fabricação/Modelo: 1994/1994

por Tiago Gois » 26 Abr 2017, 08:45

Estou com um problema nas travas do meu vectra 96/97, hoje pela manhã fui abrir o carro pelo alarme como de costume, o alarme desligou mas as travas não abriram, então peguei o corujinha e as portas abriram normalmente, então percebi que o alarme positron somente fecha as portas mas não abre, o pino da porta do motorista não responde, não abre e nem fecha, ( então, resumindo... controle original abre e fecha as portas, controle do positron só fecha e pino da porta não faz nada. ), se alguem ja teve esse problema me da uma luz por favor. vlw

atrherrera
Member
Member
Nome Completo: ARTHUR HERRERA

por atrherrera » 29 Abr 2017, 13:15

Amigos, beleza??

Tô com um probleminha na trava do passageiro esquerda... Ao acionar a trava do alarme o pino baixa, eu sinto/ouço a trava acionar mas a porta continua aberta... Ou seja, consigo abrir a porta pelo lado de fora na maçaneta.... Notei um pequeno ruído diferente das outras travas (ela arranha) e sabem aquele segundo toque do alarme (para as maçanetas ficarem "bobas"?) não funciona tb.... Oq pode ser?
Eu achei que o problema começou depois que pedi pra tirarem o módulo de vidro pra um cara recondicionar... Mas nao vejo relacao... Notei que tinha um fio azul e preto "isolado" em um dos chicotes dessa porta... Ajuda eu!!!!

adrionlopes
Member
Member
Nome Completo: adrion rodrigues lopes
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

por adrionlopes » 26 Ago 2017, 00:11

Boa noite.. No meu caso aconteceu o seguinte.. Do nada ficou fraco a pilha do controle original "corujinha" até ai entao parava de travar pelo controle.. Coloquei pilhas novas.. Porem nao trava pelo controle... Se entrar no carro e usar o pino funciona as 4 normal... Junto a isso o vidro do motorista parou de subir.. Somente baixs... Os 2 traseiro funcionam quando quer alguma dica? Obrigado
:15: :13:

fopsy19
Member
Member
Nome Completo: Kerlonny Fopsy
Estado: Paraiba
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.

por fopsy19 » 29 Set 2017, 13:18

Olá, pessoal!
Estou seguindo as orientações do tópico afim de recuperar as travas elétricas.
Ainda estou na primeira (comecei pela traseira), estão com funcionamento intermitente.

As perguntas são:

1) Mesmo para travar a porta manualmente a trava apresenta certa resistência, acredito ser uma questão de lubrificação interna da trava elétrica já que a mesma é unificada, correto? Qual seria o lubrificante ideal para o interior da trava, wd40 mesmo?

2) Estou testando o switch e há continuidade entre os pinos 1 e 3 e ao apertar o botão o contato é cortado, porém não surge continuidade entre o pino 1 e 2. Pelo que entendi por um vídeo deveria haver, mas gostaria de um esquema mais claro sobre qual é o funcionamento correto desses 3 contatos do switch.

3) alguém tem o link atualizado das fotos do começo do tópico?
Desde já, agradeço!

endrigozuka
Member
Member
Nome Completo: Endrigo

por endrigozuka » 02 Nov 2017, 01:42

Galera Voltei e como prometido
Desculpa a demora kkkkk

viewtopic.php?f=49&t=16557

maloca
Member
Member
Nome Completo: fernando Rodrigues maloca
Estado: Goiás

por maloca » 26 Ago 2018, 17:30

Estou com um problema na minha trava do motorista.
Nao trava de jeito nenhum.
Nem as outras portas.

Tirei o forro peguei o plug e fui testando .
Nenhum deles vem sinal positivo.
Apenas 2 fios vem negativo.
Os outros nao ven nada.

Alguem ai sabe o esquema eletrico qual e positivo ou negativo

VGSB01
Member
Member
Nome Completo: Victor Gabriel Souza Barbosa
Fabricação/Modelo: 1997/1998

por VGSB01 » 30 Jul 2025, 00:09

Boa noite o meu vectra esta com a trava universal de 5 fios, porem eu gostaria de saber oq os outros fios que sobraram da trava original são.
Acabei fazendo uma ligação em um dos fios e funcionou o alarme original do carro e eu nao tenho alarme auxiliar no carro nem a chave coruginha do alarme original

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Nome Completo: Paulo de Almeida
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI

por Almeidão » 30 Jul 2025, 08:49

VGSB01 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite o meu vectra esta com a trava universal de 5 fios, porem eu gostaria de saber oq os outros fios que sobraram da trava original são.
Acabei fazendo uma ligação em um dos fios e funcionou o alarme original do carro e eu nao tenho alarme auxiliar no carro nem a chave coruginha do alarme original

Cuidado com estas adaptações, você pode queimar algo caro no seu carro fazendo estes testes, ou que não seja caro mas que dê dor de cabeça para acertar depois. Eu não uso esta trava adaptada, mas a trava do motorista tem vários comandos só para as travas e lógico tem para o alarme e também nunca entendi porque não consertar a trava original do carro que é bem fácil. Veja no video abaixo a trava do motorista que tem varios comandos e você entenderá porque tantos fios e eu não comententei sobre o alarme e mais mostro a facilidade de consertar ela apesar que parece que não seja, aliás me divirto consertando esta peça e as dos caronas é são ainda mais fáceis. Resumo que os fios que vem nesta que está adaptada no seu carro, só mesmo um crack para lhe explicar e eu neste modelo ficarei lhe devendo, mas mostro porque a original usa muitos fios ali e porque 3 Micro Switch e como eu não uso o alarme na chave não comentei sobr ele.

https://www.youtube.com/watch?v=93RhR2ErSTo
Imagem

VGSB01
Member
Member
Nome Completo: Victor Gabriel Souza Barbosa

por VGSB01 » 30 Jul 2025, 10:34

Então o meu carro já veio com essa adaptação eu estou tentando ligar o original dnv porém não tenho mais o conector da máquina de trava original cortaram e sumiram com o conector, mas obg pelo vídeo vou tentar achar o conector e ligar pra vê se vai está funcionando a trava ou não

77 mensagens