Os pinos 85 e 86 do rele, que seria ligado na chave, já está feita essa ligação pela caixa? ao ligar o multimer no botão, a própria caixa faz a alimentação desses pinos?
já comprei os faróis arteb no site da hipervarejo com lampada philips e em breve irei instalar.
JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Olá pessoal, depois de um tempo analisando as possibilidades e criando coragem coloquei os faróis de neblina para Vectra B, tinha algumas dúvidas ainda mesmo lendo os tutoriais por ai que já ensinam a fazer e acabei esclarecendo sozinho, assim venho mostrar passo a passo como fiz para que quem for fazer tbm não tenha dúvidas, mas se assim mesmo surgir podemos trocar idéias.
Como só me sobra o fim de semana para fazer isso, e conciliar lazer familiar e outros compromissos farei em etapas, começando pela instalação física dos faróis de neblina/instalação elétrica. Tudo presando pelo mais original possível, entendam original como ativação pelo botão original do carro sem aquelas chavinhas benditas, as peças não garanto que usarei todas originais, sem mais delongas vamos ao que interessa:
Etapa 1 (Furação do Para-choques e Instalação Física dos Faróis):
Ferramentas:
- Serra Tico-Tico (ou serrinha manual, vai dar muito mais trabalho);
- Limas fina e grossa;
- Lixa 800 ou 1000 para ferro;
- Furadeira com broca para aço (na verdade vai furar plástico);
- Chaves básicas como philips, fenda, soquete ou L ou sextavada ou de boca tamanhos 8, 10 e 13, enfim, tenha um kit razoável pois não tem como saber se os parafusos originais estão preservados no carro, no meu caso não estavam;
- Caneta do ClubedoVectra (esse foi o segredo para o sucesso rsrs)
Acessórios:
- 4 parafusos 20mm x 5mm rosca soberbo com arruela
- 2 Grampos com rosca e parafuso até 6mm de espessura e até 20mm de comprimento:
- Fio paralelo com bitola de 3mm cada, uns 3 metros;
- 2 Conectores compatível com farol de neblina:
Comprei esse aqui, mas aqui paguei R$ 15,00 cada:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-2005-_JM
Procedimentos:
- Para começar imprima seu molde para recorte do parachoques, de preferência em plotter para não ter emendas de mais, segue arquivo completo no tamanho real (ARQUIVO JÁ UNIDO E NO TAMANHO REAL):
http://imageshack.com/a/img633/6678/HdaE2H.jpg
Abra o link em uma nova janela e salve a imagem.
Imprimindo:
Faça como na instrução, junte as partes e recorte as linhas pontilhadas o mais preciso possível, para fazer no outro lado do parachoques apenas inverta o lada montagem.
- Preparação do local, muitos aqui são cuidadosíssimos com os carros, ainda bem, assim indico que trabalhe em local limpo e forrado, no meu caso forrei o chão com uma lona de borracha para não riscar o para choques que já está riscadíssimo, mas um cobertor ou papelão tbm ajudam:
Recipiente para guardar parafusos e similares, seja organizado!
Remova a grade frontal, provavelmente será parafuso sextavado cabeça 8, dois parafusos superiores fixados nos faróis e um ao centro na lata:
Solte os grampos dos para-barros, 1 embaixo (parafuso philips), 1 em cima (porca), 1 frete a torre e 1 perto do filtro de oleo, se esterçar a roda pra fora ficar muito fácil:
Na parte superior do canto do para-choques olhe por dentro e verá uma porca chave 8, com catraca fica moleza, mas uma chave de boca vai bem tbm, solte ambos os lados, daí em diante se puder ter uma pessoa junta para segurar ele na posição seria bom, pois depois de solto pode forçar muito dos encaixes do farol a seguir.
Solte os parafusos superiores com encaixe nos faróis, tbm 8 sextavado:
Por baixo do carro solte os parafusos que seguram o para-choques a lata, devem ser 4 de 10 sextavado, mas no meu caso estava tudo errado, faltando parafusos e um de 13 sextavado, solte-os e peça ao ajudante aguentar firme segurando hahahaha, vá tomar uma cerva e deixe-o lá, depois de remover o para choques já estará todo solto, basta puxá-lo com cuidado para frente do vectra em linha reta, não deixe cair nem dobrar pois as guias podem quebrar ou desprender do para-choques, coisa que vc não irá gostar muito:
Sujo que é uma beleza eheheh
Separe 4 pedaços pequenos de fita adesiva ou isolante e prenda a ponta A do molde rente ao "borrachao" parte preta do para-choques, lembrando que vamos furar primeiro o lado esquerdo:
Em seguida o canto esquerdo do molde, passando a mão para não levantar muito e ficando alinha, 100% não vai ficar alinhado mesmo pois o papel não é flexível:
Finalize prendendo as partes de baixo, alinhando junto a linha do para-choques (foto 2)
Foto1:
Foto2:
Agora o segredo, use a caneta mágica do Clube do Vectra para marcar o corte, use ela reta e deixe deslizar pela marcação do furo:
Faça um furo com um broca de aço de 8mm para entrar a serra e comece a brincadeira ahuahuahuah, vá com muita cautela de 4 em 4 cm, para retirar o plástico derretido em volta da serra, ele faz a serra vibrar muito e pode "desembestar" fazendo cáca:
No meio do percurso senti a necessidade de reforçar a marcação pois não estava enxergando bem, e um detalhe, como não conhecia o molde cortei 3mm dentro da marcação, vai que tava estava certo né?
Jesus!!!!![]()
Retire um pouco as rebarbas:
Agora coloque o farol por dentro e parafuse até a metade da rosca para ficar maleável um dos lados das fixações inferiores, para vc ver onde tem que limar para passar o farol:
Veja que ainda não passou, assim vá limando o lado que não passou com uma lima grossa até atingir o objetivo, meu passou e ficou bem justinho, mas foram horas de acabamento:
Esse foi o resultado:
Agora com uma Lâmina retire as rebarbas e uma lima mais fina e a lixa dê o acabamento:
Mais perfeito que o original![]()
Fim do ano irei pintar o carro, daí o funileiro pinta essa tudo e cobre esse plástico preto, agora se tu for neurótico mande fazer tinta da sua cor e retoque com pincel:
Faça o mesmo do outro lado virando o molde.
Coloque no lugar os faróis com os parafusos inferiores com arruela:
Os grampos e o parafuso superior:
Está pronta a parte grosseira da coisa:
Agora o fio que vai ligá-los, passei por dentro do reforço, mantendo bem esticado para não correr risco de entrar no eletroventilador e virar uma caquinha, deixei sobrando para passar para segunda etapa na semana que vem hehehe:
Deixei a ponta dele amarrada no chicote do farol esquerdo, aguardando a próxima etapa:
Para montar faço o procedimento inverso de desmontagem, aproveitando já ajuste folgas no para-choques e faróis, até a próxima hehehe!
Etapa 2 (Instalação elétrica dos faróis de neblina e acionamento original).
Bom pessoal, seguindo as dicas aqui do pessoal do fórum e alguns tópicos sobre o assunto resolvi por a mão na massa para fazer a ligação original para acionamento dos faróis de neblina.
Ao iniciar o processo notei que meu carro já tinha tudo pronto para receber os faróis de neblina, com exceção do chicote que vai do painel até o para-choques, entendam tudo pronto, já possuía o relê devidamente no lugar, fusível, ligação ao módulo multitimer. Vou iniciar o processo abaixo seguindo o tutorial do Seiti, vindo o antigo fórum já extinto e postado aqui pelo José Leal, porém com mais detalhes e fotos, o que ajuda muito, e algumas dúvidas não colocadas que para "semi-leigos" nos assunto como eu não tropecem muito e não tenham medo, lógico que não me responsabilizo por algum dano que alguém tenha no veículo.
Ferramentas:
- Chave sextavada ou de boca ou catraca 10
- Fita isolante
- Espaguete termo retrátil
- Alicates, chave de fenda, estilete e ferramentas básicas
- Ferro de solda e apetrechos
Acessórios:
- 1 Chaveador para faróis de neblina para vectra
- 1 Relê Auxiliar Cód GM: 90229206 (pode ser DNI 0123)
- 1 Fusível 20ah
- Terminais de Encaixe médio e mini
- 1 Terminal argola médio
- 2 Metros fio paralelo 2,5mm
Adicionado ao tópico esquema da ligação elétrica ilustrada, criado pelo nosso amigo ArnaldoRJ:
Conhecendo a caixa de fusíveis onde tudo funcionará, abra a caixa de fusíveis principal, aperte a trava que fica no lado de baixo para soltá-la, e solte a parte de cima para tê-la em mãos:
Como dizem por aí, seguro morreu de velho, assim deixei um extintor por perto (sem estar vencido é lógico):
Localize a quinta posição da esquerda pra direita desses mini reles, esse é o local original dele, como disse no meu já existia, olhando por tras da caixa notará que só existe lugar para colocar 2 terminais apenas (na foto 2 vermelho e marrom no destaque), já que os mini 85 e 86 já estão embutidos na caixa ligados ao módulo multitimer.
Foto1:
Foto2:
Nessa mesma foto2 note o fio vermelho superior, nesse local caso não tenha o fio ele será o responsável pela perna 30 do rele, solde um conector de encaixe médio e "acople" ao local da caixa dos reles, esse fio de bitola 2,5mm deve ser ligado a uma perna do fusível 20ah que fica na posição 12 dos fusíveis, e a outra perna deverá ser ligada a uma fonte de 12v direto, ou seja, cuidado para não pegar um 12v pós fusível, geralmente são fios vermelhos e mais grossos:
Pronto, já tem energia entrando no nosso rele, agora vamos ao acionamento pelo botão original, desmonte a saída de ar esquerda e retira o botão acionador dos faróis, retire o conector do acionador, coloque lado a lado e localize no acionado o pino 1, que é responsável pelo acionamento dos faróis de neblina, ache o local onde colocaremos um conector de encaixe médio:
Lembrando que a posição fica invertida se for desconecta-lo:
No meu caso como já tinha, é esse fio preto/verde, se o seu não tiver acople um fio aí com conector de encaixe de uns 40cm, esse fio deverá chegar ao conector do módulo multitimer:
Na foto abaixo em detalhe o conector do módulo multitimer, remova-o do local, desmonte e localize o pino 17, não tenho foto desse detalhe pois o meu já tinha, mas desmontando o conector fica fácil localizar:
No detalhe veja o fio preto/verde que vem do acionador, aqui fiz o teste com multímetro de condutividade e certifiquei que era ele:
Feito isso está pronta a ligação do acionador, agora vamos acoplar o outro conector de encaixe médio á caixa de reles da perna 87 do rele, esse conector deve ser colocado um fio que deverá chegar a um dos terminais dos faróis de neblina, no meu caso tbm já tinha, mas não sei o destino, portanto descasquei-o e roubei o sinal:
Sempre use solda nos conectores e emendas, e sempre bem isolado.
Hora de puxar o fio dos neblinas, aqueles que deixei "pendurados" próximo ao farol, primeiro o local por onde o fio entrará na cabine, eu escolhi o local do foto, que fica do lado esquerdo, ali tem um tampão de borracha já o utilizo para outro fio que aciono a ventoinha de emergência do radiador, aproveitei e passei junto, do lado de baixo da borracha coloque silicone para evitar infiltrações:
Vamos ligar o aterramento, que será a outra perna do terminal dos farois de neblina, escolhi essa distribuição do aterramento que fica acima do vazo de expansão, nada como roubar terra direto da fonte hehehe, para isso solte um desses terminas e solde o terminal argola no fio terra:
Solda nas emendas e termo retrátil:
Agora vá até os faróis para ligação nos plugues, no episódio anterior contei que comprei um plugue por aqui, mas me arrependi, pois além de não encaixarem direito não travava, então resolvi soldar mini terminais de encaixe nos fios provisório até comprar o plugue original:
A título de provisório até que ficou bão!
Bom, está aí o resultado:
Qualquer dúvida podem falar que trocamos idéias.
AbraçoCréditos e dicas: José Leal, Seiti (VC), Almeidão, ArnaldoRJ