O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalação Faróis novos no antigo - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

21 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 23 Jul 2015, 13:52

Bom vamos lá, relutei um pouco mas enfim decidi colocar os faróis mais novos no meu GLS 97, já havia feito uma troca a uns 5 meses por kits originais de vidro, mas não fiquei satisfeito com o acabamento deles, além da setas não ficarem bem alinhadas, como sempre gostamos nos entusiastas, fiz de forma mais original e bem feita possível, sem cortes e emendas em chicotes originais, mas enfim, vamos ao que interessa, o que vai ser preciso:

Peças e auxiliares:
- 1 par de faróis originais ou paralelos (modelo 2000-2005)
- 1 par de plugs fêmea dos faróis novos
- 1 par de plugs macho dos faróis antigos (eu usei do farol anterior)
- 1 par de lâmpadas H7
- Espaguete termoretrátil

Ferramentas:
- Chaves de boca ou canhão 8, 10 e 13
- Chaves Philips e fenda
- Alicates de bico e corte
- Estilete
- Ferro de solda/Estanho

Links:
- Farol comprado: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romado-_JM
- Plug Novo correto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gaveta-_JM
- Plug Novo alternativo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParent

Coloquei duas opções de plug, pois comprei esse alternativo acreditando ser o correto, quando na verdade é do calibra e afins, mas ele da certo tbm, de forma mais grosseira que explicarei abaixo mas fica bom, já que também ele custa metade do plug correto, enfim, da certo, mas se soubesse teria optado pelo correto, masssssssssss.. já foi rsrs.

Passo 1: Removendo o parachoques;

Será necessário remover o parachoques por completo, já que a seta do farol novo é conjulgada e não da acesso a fixação inferior dos faróis novos, para isso deixo um link de outro how to que dou umas dicas de como remover:

viewtopic.php?f=49&t=6819

Assim que removido o parachoques, solte as setas, os plugs dos faróis velho e faça a remoção deles do local, não tem segredo são apenas 3 parafusos por lado.

Passo 2: Descobrindo os terminais do farol novo;

Nesse passo com um multímetro em teste de condução, encontre cada pino em qual lampada do farol ele está chegando:

Imagem

Note que em todos eles chegará um negativo, no meu exemplo por sorte veio preto, mas pode ser qualquer cor, esse negativo chegará a um único pino, 1 pino para o positivo do farolete, 1 pino para o positivo do baixo e 1 pino para o positivo do alto, agora vá anotando o que cada pino é correspondente, no meu ficou assim:

Farol lado esquerdo:

Imagem

1- Alto
2- Baixo
3- Farolete
4- Negativo

O mapa ficou legal hahahahaa, tá meio confuso porque já anotei os valores do farol antigo, que vou explicar logo mais, esse procedimento deverá ser inverso pro outro lado, mas como estamos com faróis paralelos sempre é bom fazer o teste fio a fio, outro detalhe, não esqueçam que o facho do farol baixo é pra fora e do alta pra dentro (ao centro).

Passo 3: Instalando os faróis no local;

Agora instale as lâmpadas correspondentes nos bocais e feche o farol, se quiser dar um reforço com vedação fica a critério, eu particularmente não vi necessidade pois usaram cola preta que é um bom sinal, além de que nao confio abrir esses faróis paralelos por serem muito delicados.

As setas troquei os soquetes novos da lâmpadas pelos originais do farol antigo, pois não me agradou muito a qualidade delas:

Imagem

Nesse passo é preciso fazer algo que não me orgulhei muito, mas não tem outro jeito, nos paralamas possui uma lingueta com furo, que serve de guia e fixação das antigas setas, vc vai precisar entortá-las para dentro pois o farol novo não tem o pino que encaixa ali, no lugar possui uma lateral grossa e essa lingueta não deixa ele entrar:

Imagem

Entortada pra dentro:
Imagem

Agora enfim, coloque com cuidado os faróis novos nos devidos lugares e aperte seus parafusos:

Imagem

Nessa hora que comecei a gostar do resultado, a cara do carro mudou completamente, rejuvenceu uns 10 anos rsrs.

Passo 4: Instalação elétrica;

Bom, aqui que me deparei com o probleminha do plug, se vc comprou o correto por favor salte esse parágrafo e não veja rsrsrs, as guias do plug são diferentes do soquete do farol, e com assim precisei cortá-las para o soquete entrar, mas para minha surpresa mesmo sem elas o plug encaixou precisamente no soquete sem folgas e travou bem, como o farol é paralelo não me importei muito:

Imagem

Imagem

Agora vem o X do negócio, retire o conector macho do farol antigo de vidro, ou consiga outro já em mãos, note que esse "mini chicote" precisará ser cortado para montagem do plug novo, mas pode muito bem ser refeito futuramente caso queira voltar esse farol no lugar, não tenho fotos desse passo mas a foto abaixo ilustra bem:

Imagem

Bom, agora com o chicote do farol antigo em mãos, corte os soquetes das lâmpadas de deixe descastados.

Ligue o farolete (ou meia luz como alguns preferem), coloque o multímetro para teste de tensão, aterre o negativo do multímetro na lataria ou diretamente no polo negativo da bateria e coloque o pino positivo nos ourifícios um a um do chicote do carro, aquele que der 12v será o positivo do farolete, marque a posição dele no soquete. Ligue o farol baixo e identifique o próximo, que provavelmente estará na sequência, marque no soquete e acenda a luz alta que deverá se a próxima na sequência. E por fim o que sobrar será o negativo, note que um ourifiço está vazio, atente-se bem na hora da conversão, deixe bem anotado esses parâmetros, no meu caso ficou asim:

Imagem

Agora desligue os farois todos, pegue o plug do farol antigo e conecte ao chicote original do carro, e vá fazendo a conversão dos dados anotados conforme as cores do chicote antigo e do chicote novo fiz por cores para facilitar, como
não tinha cores iguais fiz aproximado:

1- Pingo Verde / Cinza
2- Baixo Laranja / Azul
3- Alto Cinza / Vermelho
4- Negativo Preto / Branco

Bom, antes de mais nada confira encansadas vezes esses valores com o multímetro até chegar numa conclusão, aí sim junte os fios e solda neles, finalize com termoretátil que isola melhor que fita isolante:

Imagem

Imagem

Enfim, pronto, basta plugar os plug em seus devidos lugares e ser feliz com a instalação dos faróis novos mantendo o chicote original:

Imagem

Monte o parachoque e finalize alinhando-os para se ajustar ao farol novo.

* Bônus!!!! Dica de como alinhar bem o parachoques aos faróis novos:

Um dos problemas mais corriqueiros de quem faz essa adaptação é o temido vão que fica entre os faróis e o parachoques, cada um desenvolve uma forma de resolver isso, eu preferi sem interferências externa, do tipo, vai ou racha, via ter que ficar sem vão e ponto, rsrsrs.

Primeiramente, comece pelas guias de encaixe do parachoques, acontece que com o tempo e os encostos (totózinhos nas balizas) elas cedem vão formando aquele vão xarope entre ele o paralamas, para resolver isso vc tem duas opções, descolar as guias do parachoques e cola-las um pouco mais para baixo, cerca de uns 4mm, logicamente ajustando as furações para encaixar, ou, vc pode colcar um calço nas guias do paralamas, conforme a foto abaixo:

Calço:
Imagem

Instalado:
Imagem

Pronto, assim vc consegue matar aquele vão lateral, agora vamos para o vão dos faróis, pelo que entendi, esse farol novo é um pouco menor na altura que o outro, assim na teoria e prática, achei por bem ao invez de repor o vão, subir
mais o parachoques, como? A foto abaixo resume tudo:

Imagem

Como já estava rasgado esse ponto de fixação achei melhor furar mais embaixo, assim suspendendo um pouco o parachoques, aí o resultado foi esse abaixo, se vão algum, perfeito, moleza e bacana:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Então é isso, qualquer dúvida ou dicas para melhorias fiquem a vontade!!!

Abraço

keliton
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 646
Registrado em: 05 Abr 2013, 17:47
Nome Completo: Keliton santos oliveira
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por keliton » 23 Jul 2015, 18:40

Ficou show João... ótimo Howtoo.

Abraços meu Amigo!
Minha Garagem viewtopic.php?f=70&t=7785&p=102688#p102688
Atual: Vectra CD 2004 2.2 16V At. Top Full
Ex Vectra GLS 1998 TOP ( Ainda na Saudade)

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Mantenedor » 24 Jul 2015, 22:07

Eu reconheço ! Realmente você é o cara !!
Parabéns , belo trabalho merece elogios.

ABS.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 04 Ago 2015, 10:12

Vlw pessoal, espero que ajuda muita gente!!!!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Thiago Menezes » 04 Ago 2015, 14:11

Boa João você é o cara!

Ótimo tutorial :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Alcir Andreoni » 04 Ago 2015, 14:35

João,

Que belo "How To"!

Isso é um serviço de primeira! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8379
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Almeidão » 06 Ago 2015, 09:04

João, ficou muito bom. Aliás para ter este carro em ótimo estado precisa ser bom mesmo, porque só nós mesmo sabemos fazer kakkakka

Fiquei curioso com uma coisa, o meu do lado direito tem uma caixa de ressonáncia a qual tive que cortar 1 ou 2 cm em cima e colocar uma outra tampa colada, caso contrário o farol não entrava. Não vi fotos desta caixa no seu. Será que o seu não tem esta caixa?

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Juliano Barbosa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Ago 2015, 20:01
Nome Completo: Juliano dos Santos Barbosa
Cidade: Pindamonhangaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Juliano Barbosa » 01 Fev 2016, 22:33

Boa noite a todos ficou show João. Esses farois novos vem com borracha em volta da lente como nos originais do 97.? E sem aquela peça de isopor abaixo do farol da pra eliminar esse vao? Odeio aquele vão entre farol e parachoque evito ate olhar

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 02 Fev 2016, 08:26

Vlw Juliano!! Eles vem sim com a borracha mas elas estragam o farol com o tempo, é como se ela soltasse alguma química quando exposta ao calor excessivo e amarelasse o farol. Estou providenciando a troca deles junto ao fornecedor e colocarei a borracha original no lugar dessa.

Esse vão se resolve fácil ajustando o para choques, um bom lanterneiro consegue.

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
Zeq Mad Fellow
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Jun 2016, 09:45
Nome Completo: Ezequiel de Oliveira Silva
Cidade: Minduri
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Zeq Mad Fellow » 22 Jun 2016, 10:30

kra vc me ajudou muito, eu queria saber se vc tem noção como adaptar cinto de 3 pontos no banco traseiro
central

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 22 Jun 2016, 11:29

Zeq Mad Fellow escreveu:Fuente del Mensaje kra vc me ajudou muito, eu queria saber se vc tem noção como adaptar cinto de 3 pontos no banco traseiro
central

Agora vc apertou hein kkkkk.

Acho que sem ter o banco correto não é muito possível pois a maquina fica dentro dele né, o melhor é ver se acha em desmanche um banco traseiro já com cinto e apoio de cabeça central.

sossirb
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 30 Abr 2016, 17:22
Nome Completo: luis miguel brissos
Cidade: laranjeiro
Estado: Exterior
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por sossirb » 12 Jul 2016, 13:31

Ola, tem alguma forma de recuperar farois de luzes que estão um pouco amarelos, mas pior, estão a descascar "plastico".

Obrigado

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Tiagomos1 » 13 Jul 2016, 17:14

Tem sim, lixa fina depois polimento e por fim verniz de marca boa para não amarelo rapidamente e depois começar a descascar. Fica perfeito, como novo.
Segue vídeo da restauração de farol
https://youtu.be/n-BkfF5mPvs

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

fessl
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Abr 2014, 18:46
Nome Completo: Jan Fessl Junior
Cidade: Limeira
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por fessl » 14 Ago 2016, 20:17

Ficou muito bom, realmente dá um ar mais novo para a frente do carro. Uma pergunta: qual a impressao que você teve ao mudar os faróis? Melhorou a iluminação a noite ou ficou igual ao antigo. O meu ainda é o original e vejo que houve uma perda muito grande da iluminação. Qual a impressao sua??

Att,

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 15 Ago 2016, 09:02

fessl escreveu:Fuente del Mensaje Ficou muito bom, realmente dá um ar mais novo para a frente do carro. Uma pergunta: qual a impressao que você teve ao mudar os faróis? Melhorou a iluminação a noite ou ficou igual ao antigo. O meu ainda é o original e vejo que houve uma perda muito grande da iluminação. Qual a impressao sua??

Att,

Só as melhores meu amigo, melhora mais que o dobro a luminosidade além do visual. Hoje estou numa vibe de manter tudo original e meu novo vectra manterei os originais de vidro, mas indico sem pensar duas vezes a instalação desse aí.
Abraços

Avatar do usuário
Walber Rocha
GL Member
GL Member
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Nov 2013, 11:13
Nome Completo: Walber Rocha Ferreira Borges
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por Walber Rocha » 25 Ago 2016, 23:05

Irmão, parabéns pelo how to, top mesmo!!
A DÚVIDA QUE EU SEMPRE TIVE EM RELAÇÃO A ESSES FARÓIS: Aceitam o motor de regulagem do facho? Ou vou perder no meu?
Um homem sem sonho é como um carro sem motor, só anda se empurrado!

ImagemImagem
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 26 Ago 2016, 07:04

Vlw amigo. Tudo leva a crer que sim, tem uns que falam que sim outros que não, o meu era o GLS e não tinha o motor então nem me preocupei com isso, mas olhando bem eles onde fica a regulagem de altura manual, tem um parafuso e uma capa que entra pra dentro do farol, é quase certeza que sim, vamos fazer o seguinte, hoje vou desmontar os farois do meu CD pra lavar e irei tirar os motores, eu tenho um par desses farois paralelos guardado vou ver de fato se dá e logo mais posto aqui pra esclarecer de vez. ok?

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 29 Ago 2016, 16:01

Fiz como dito no fim de semana, apenas não fui pros finalmente de tirar o motor e colocar no outro farol com receio de quebrar o farol original meu, pois estava com muita pressão o embolo e não quis forçar, mas avaliando as fotos abaixo notaram que é bem possível sim, o encaixe é o mesmo só o embolo parece mais fino no farol original, mas nada como uma adaptação de leve, se alguém se prontificar eu acho que é tranquilo:

Farol original:
Imagem

Farol Paralelo:
Imagem
Imagem

manzione
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Dez 2016, 14:05
Nome Completo: Cesar Manzione
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por manzione » 25 Jan 2017, 18:26

Só uma informação que faltou no post (aliás, parabéns, me ajudou pra caramba) é como tirar o conector do farol antigo, sem ter que arrebentar a carcaça do farol.

Aqui vão as informações:
1) o Soquete do Farol sai por dentro dele, e não por cima. Não adianta ficar tentando puxar que ele nunca virá.
2) Para empurrar ele para dentro do farol é necessário inserir um objeto fino (eu usei uma chavinha de fenda) a borda do conector, por fora. Feito isso até o fim, precisa bater nesse objeto e depois bater com algo resistente no centro do conector. Assim ele vai pular pra dentro do farol.

Mais tarde edito esse post com fotos mostrando o detalhe do conector. Mas achei a dica válida, já que procurei que nem um maluco na internet e não achei essa informação.

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Instalação Faróis novos no antigo - Vectra B

por JoãodoValle » 26 Jan 2017, 12:48

Maravilha, assim que colocar as fotos eu edito o principal e coloco a sua contribuição.

21 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Jorge Luiz Martinez, paulorodrigues e 149 visitantes