Bom vamos lá, relutei um pouco mas enfim decidi colocar os faróis mais novos no meu GLS 97, já havia feito uma troca a uns 5 meses por kits originais de vidro, mas não fiquei satisfeito com o acabamento deles, além da setas não ficarem bem alinhadas, como sempre gostamos nos entusiastas, fiz de forma mais original e bem feita possível, sem cortes e emendas em chicotes originais, mas enfim, vamos ao que interessa, o que vai ser preciso:
Peças e auxiliares:- 1 par de faróis originais ou paralelos (modelo 2000-2005)
- 1 par de plugs fêmea dos faróis novos
- 1 par de plugs macho dos faróis antigos (eu usei do farol anterior)
- 1 par de lâmpadas H7
- Espaguete termoretrátil
Ferramentas:- Chaves de boca ou canhão 8, 10 e 13
- Chaves Philips e fenda
- Alicates de bico e corte
- Estilete
- Ferro de solda/Estanho
Links:- Farol comprado:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romado-_JM- Plug Novo correto:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... gaveta-_JM- Plug Novo alternativo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... FromParentColoquei duas opções de plug, pois comprei esse alternativo acreditando ser o correto, quando na verdade é do calibra e afins, mas ele da certo tbm, de forma mais grosseira que explicarei abaixo mas fica bom, já que também ele custa metade do plug correto, enfim, da certo, mas se soubesse teria optado pelo correto, masssssssssss.. já foi rsrs.
Passo 1: Removendo o parachoques;Será necessário remover o parachoques por completo, já que a seta do farol novo é conjulgada e não da acesso a fixação inferior dos faróis novos, para isso deixo um link de outro how to que dou umas dicas de como remover:
viewtopic.php?f=49&t=6819Assim que removido o parachoques, solte as setas, os plugs dos faróis velho e faça a remoção deles do local, não tem segredo são apenas 3 parafusos por lado.
Passo 2: Descobrindo os terminais do farol novo;Nesse passo com um multímetro em teste de condução, encontre cada pino em qual lampada do farol ele está chegando:
Note que em todos eles chegará um negativo, no meu exemplo por sorte veio preto, mas pode ser qualquer cor, esse negativo chegará a um único pino, 1 pino para o positivo do farolete, 1 pino para o positivo do baixo e 1 pino para o positivo do alto, agora vá anotando o que cada pino é correspondente, no meu ficou assim:
Farol lado esquerdo:
1- Alto
2- Baixo
3- Farolete
4- Negativo
O mapa ficou legal hahahahaa, tá meio confuso porque já anotei os valores do farol antigo, que vou explicar logo mais, esse procedimento deverá ser inverso pro outro lado, mas como estamos com faróis paralelos sempre é bom fazer o teste fio a fio, outro detalhe, não esqueçam que o facho do farol baixo é pra fora e do alta pra dentro (ao centro).
Passo 3: Instalando os faróis no local;Agora instale as lâmpadas correspondentes nos bocais e feche o farol, se quiser dar um reforço com vedação fica a critério, eu particularmente não vi necessidade pois usaram cola preta que é um bom sinal, além de que nao confio abrir esses faróis paralelos por serem muito delicados.
As setas troquei os soquetes novos da lâmpadas pelos originais do farol antigo, pois não me agradou muito a qualidade delas:
Nesse passo é preciso fazer algo que não me orgulhei muito, mas não tem outro jeito, nos paralamas possui uma lingueta com furo, que serve de guia e fixação das antigas setas, vc vai precisar entortá-las para dentro pois o farol novo não tem o pino que encaixa ali, no lugar possui uma lateral grossa e essa lingueta não deixa ele entrar:
Entortada pra dentro:
Agora enfim, coloque com cuidado os faróis novos nos devidos lugares e aperte seus parafusos:
Nessa hora que comecei a gostar do resultado, a cara do carro mudou completamente, rejuvenceu uns 10 anos rsrs.
Passo 4: Instalação elétrica;Bom, aqui que me deparei com o probleminha do plug, se vc comprou o correto por favor salte esse parágrafo e não veja rsrsrs, as guias do plug são diferentes do soquete do farol, e com assim precisei cortá-las para o soquete entrar, mas para minha surpresa mesmo sem elas o plug encaixou precisamente no soquete sem folgas e travou bem, como o farol é paralelo não me importei muito:
Agora vem o X do negócio, retire o conector macho do farol antigo de vidro, ou consiga outro já em mãos, note que esse "mini chicote" precisará ser cortado para montagem do plug novo, mas pode muito bem ser refeito futuramente caso queira voltar esse farol no lugar, não tenho fotos desse passo mas a foto abaixo ilustra bem:
Bom, agora com o chicote do farol antigo em mãos, corte os soquetes das lâmpadas de deixe descastados.
Ligue o farolete (ou meia luz como alguns preferem), coloque o multímetro para teste de tensão, aterre o negativo do multímetro na lataria ou diretamente no polo negativo da bateria e coloque o pino positivo nos ourifícios um a um do chicote do carro, aquele que der 12v será o positivo do farolete, marque a posição dele no soquete. Ligue o farol baixo e identifique o próximo, que provavelmente estará na sequência, marque no soquete e acenda a luz alta que deverá se a próxima na sequência. E por fim o que sobrar será o negativo, note que um ourifiço está vazio, atente-se bem na hora da conversão, deixe bem anotado esses parâmetros, no meu caso ficou asim:
Agora desligue os farois todos, pegue o plug do farol antigo e conecte ao chicote original do carro, e vá fazendo a conversão dos dados anotados conforme as cores do chicote antigo e do chicote novo fiz por cores para facilitar, como
não tinha cores iguais fiz aproximado:
1- Pingo Verde / Cinza
2- Baixo Laranja / Azul
3- Alto Cinza / Vermelho
4- Negativo Preto / Branco
Bom, antes de mais nada confira encansadas vezes esses valores com o multímetro até chegar numa conclusão, aí sim junte os fios e solda neles, finalize com termoretátil que isola melhor que fita isolante:
Enfim, pronto, basta plugar os plug em seus devidos lugares e ser feliz com a instalação dos faróis novos mantendo o chicote original:
Monte o parachoque e finalize alinhando-os para se ajustar ao farol novo.
* Bônus!!!! Dica de como alinhar bem o parachoques aos faróis novos:Um dos problemas mais corriqueiros de quem faz essa adaptação é o temido vão que fica entre os faróis e o parachoques, cada um desenvolve uma forma de resolver isso, eu preferi sem interferências externa, do tipo, vai ou racha, via ter que ficar sem vão e ponto, rsrsrs.
Primeiramente, comece pelas guias de encaixe do parachoques, acontece que com o tempo e os encostos (totózinhos nas balizas) elas cedem vão formando aquele vão xarope entre ele o paralamas, para resolver isso vc tem duas opções, descolar as guias do parachoques e cola-las um pouco mais para baixo, cerca de uns 4mm, logicamente ajustando as furações para encaixar, ou, vc pode colcar um calço nas guias do paralamas, conforme a foto abaixo:
Calço:
Instalado:
Pronto, assim vc consegue matar aquele vão lateral, agora vamos para o vão dos faróis, pelo que entendi, esse farol novo é um pouco menor na altura que o outro, assim na teoria e prática, achei por bem ao invez de repor o vão, subir
mais o parachoques, como? A foto abaixo resume tudo:
Como já estava rasgado esse ponto de fixação achei melhor furar mais embaixo, assim suspendendo um pouco o parachoques, aí o resultado foi esse abaixo, se vão algum, perfeito, moleza e bacana:
Então é isso, qualquer dúvida ou dicas para melhorias fiquem a vontade!!!
Abraço