O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

41 mensagens
abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 07 Abr 2013, 21:24

Fala galera!
Final de semana passado tirei pra instalar o sensor de estacionamento no Vectrão.
Aproveitei e tirei algumas fotos... e agora posto aqui pra vocês que quiserem instalar o sensor no C.

Pra mim foi super fácil a instalação... achei que seria mais complicado mas não foi. Só foi trabalhoso pois envolve paciência mas fazer essas coisas é uma terapia pra aliviar o estresse da semana.

Então vamos começar! Comprei o sensor na net mesmo... paguei R$ 52,00 e achei ele muito bacana pois cumpre muito bem o que promete e ainda é bem bonitinho o visor.

Pra questões de informação, o que eu comprei veio com 4 sensores, um visor e o módulo. O módulo instalei no porta-mala e o visor ao lado da coluna esquerda dianteira.

Pra começar, vamos à parte mais simples: material necessário!

1 - Furadeira
2 - Fita isolante
3 - Estilete
4 - Chaves Torx e chaves de boca 7mm e 10mm
5 - Um pedaço de arame de aprox. 50cm ou qualquer outro material para usarmos de SONDA
6 - Uma caneta (Explico depois) :mrgreen:

Vamos então passar a fiação do sensor lá pra mala pois é lá que vamos deixar o módulo.

1 - Retire a coluna do lado esquerdo. Pode puxar, sem medo, porém com cuidado. Ela é fixada com 3 presilhas de pressão, como mostra a foto abaixo:
Imagem

Eu optei por passar pela coluna para não ter que desmontar nada do assoalho. Por baixo, teria que desencaixar o acabamento do assoalho e acaba sendo mais trabalhoso. Por cima, só precisamos desmontar a coluna da frente pois o resto é só passar o fio com a ajuda do arame (ou de uma sonda)

2 - Defina onde será colocado o visor e comece a passar a fiação pela coluna, até na parte de cima onde está a borracha.
Imagem

3 - Retire a borracha cuidadosamente, para não rasgar. Só retire o necessário, ou seja, somente a parte de cima que fica junto ao forro. É pelo forro que vamos passar o fio até atrás. Passe o fio e vá voltando a borracha pro lugar para o fio não ficar escapando. Faça isso até chegar na coluna do meio. Ao chegar na coluna do meio, pegue o arame!
Imagem

4 - Ao chegar na coluna do meio, retire um pouco a borracha da porta traseira para podermos passar o arame. Feito isso, você vai ver um vão entre o acabamento da coluna e a coluna propriamente dita. Passe o arame de um lado para o outro (sentido da porta traseira para a porta dianteira), prenda no conector do fio e puxe ele pro outro lado.
Imagem

5 - Faça o mesmo procedimento de passar o fio pelo forro até a parte de trás, sempre voltando a borracha pro lugar depois de embutir o fio para que ele fique no lugar. Rebata o banco para facilitar. Passe o arame, prenda o fio e puxe o arame para o porta-mala.
Imagem

Imagem

Imagem

Bom.. feito isso, já temos a fiação do sensor lá no porta-mala.
Vamos agora à parte mais chata...

6 - Retire a presilha e a porca indicados na foto (presilha so puxar e porca so desenroscar com a mão)
Imagem

Imagem

Imagem

Agora vamos partir pra parte mais chata: tirar o parachoque.
Eu levantei o carro, olhei por baixo, pelos lados, por tudo quanto é lado e não consegui um espaço legal pra passar a fiação sem retirar o parachoque... então, optei por tirar mesmo.

7 - Para tirar o parachoque, primeiro retire as duas lanternas. Nas laterais pelo porta mala existem 4 parafusos: 2 de 10mm que prendem a lanterna e 2 de fenda que prendem o acabamento. Retire os de fenda primeiro e retire o acabamento preto. Muito cuidado ao retirar esse acabamento. São 3 presilhas pequenas que encaixam na lanterna. Para solta-los, empurre o acabamento aos poucos para trás a fim de desencaixar as presilhas da lanterna.
Imagem

8 - Depois de retirar o acabamento, retire a lanterna. A lanterna só é presa com os dois parafusos de 10mm, portanto ela vai ficar solta do lado dos parafusos e presa na lateral. O encaixe da lateral é de presilha tbem... é um pininho redondo que encaixa em um suporte de borracha... é só puxar com cuidado para desprender. Soltando o encaixe, a lanterna sai na sua mão. Cuidado com o conector. Retire a lanterna dos dois lados. Do lado direito, não é preciso desencaixar o acabamento de pano. Tem uma espécie de "portinha" que dá acesso aos 2 parafusos de 10mm... você verá!

9 - Depois de retirar a lanterna, vamos começar a retirar o parachoque. No total são 15 parafusos.

São 5 parafusos de 7mm, 8 parafusos Torx (Se não me engano são T10), 2 na placa (aí depende.. no meu caso eram de fenda).

10 - Retire todos os parafusos...
Imagem

11 - Retire o parachoque. Existem algumas travinhas de encaixe perto do paralama. É só puxar com cuidado. Cuidado com a placa e a fiação das luzes da placa. O conector da fiação está do lado esquerdo. Desconecte-o e passe a placa pelo buraco do parachoque.

12 - Agora com o parachoque fora, repare que só existe espaço no parachoque perto do conector da luz da placa... o resto, é onde fica o isopor. Eu preferi não danificar o isopor, portanto fiz o furo nos locais onde não possui isopor.

Infelizmente neste pedaço meu celular acabou a bateria e não tive como tirar mais fotos... mas vamos lá...

13 - Como fiz os furos? Passei 2 fileiras de fita crepe no parachoque para poder fazer a marcação. Medi aprox. 15cm do vinco CENTRAL (imagem abaixo) e fiz a marcação. Depois, a partir do mesmo vinco central, fiz uma marcação de aprox. 55cm. Depois de ter feito a distancia, marquei a altura com base na linha de cintura do proprio parachoque (imagem abaixo). Medi 1CM pra baixo e marquei com a caneta. Essa distancia de 15cm do vinco central + 1cm da linha de cintura foi o meu X,Y para marcar o local certinho para o furo.

PS. Lembrando que o ideal é deixar o sensor no mínimo a 50cm do chão...

14 - Hora de furar. Depois de marcar, verifique as medições para não furar nada desalinhado. Faça o furo com muito cuidado e sem fazer força na furadeira.

15 - Com os furos prontos, encaixe os sensores. Não se esqueça de marcar qual é o sensor que você está colocando pois cada um tem uma letra correta no modulo. O meu módulo era ABCD, portanto o sensor do lado do motorista é sempre o A... seguido do B, C e o D é o ultimo, do lado do passageiro conforme indicação na imagem abaixo.

Imagem

PS. Cada sensor também tem uma marcação escrita UP ou uma seta... E DEVE SER RESPEITADA. Então, quando for encaixar os sensores, verifique qual é o lado PARA CIMA.

Imagem

16 - Hora de passar a fiação. Até aqui meu cel ainda tinha bateria pois fiz toda a fiação antes de furar o parachoque. Continuando... no Vectra C, como a placa é no parachoque, existe uma passagem da fiação para as luzes da placa. Foi por lá que eu passei a fiação dos sensores.
Imagem

17 - Como fiz? Agora é que entra a caneta! :mrgreen: "Estuprei" a borrachinha com a caneta... e depois empurrei a caneta com a ponta do sensor, criando um espaço forçado com a caneta que permitiu passar o conector. Depois de passar o conector, é só puxar o fio e ajustar de acordo com o tamanho. Faça isso com os 4 sensores e ao finalizar, utilize a fita isolante pra deixar tudo bem arrumadinho pra não entrar água ou poeira pela borrachinha estuprada.

Imagem

18 - Ligação do módulo. O módulo é ligado na luz de ré. Ao acionar a ré, o módulo liga e começa a apitar na sua cabeça. Os fios do conector da lanterna são:
Marrom = NEGATIVO
Branco = POSITIVO DA LUZ DE RÉ.
Com o auxilio do estilete, faça um pequeno descascado no fio e faça a ligação com o fio POWER do módulo. O meu módulo veio com fios na cor padrão... preto para negativo e vermelho para positivo. É só ligar, passar a fita isolante e usar a mesma técnica da caneta estupradora para passar o fio do POWER pra dentro do porta-mala.

Imagem

19 - Pronto. Agora é só fazer a ligação, organizar os fios e prender o módulo. Eu utilizei aquelas presilhas plásticas pra organizar os fios e fita dupla face para prender o módulo!

Imagem

20 - Eis o resultado final...

Imagem

Imagem

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 07 Abr 2013, 21:31

É isso aí, galera!
Espero que gostem e que tenha ficado bem explicado! :D

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Arquiteto » 07 Abr 2013, 22:31

caramba belo tutorial

e que trampo profissional, fiquei impressionado por vc mesmo ter instalado

eu arrisquei a mandar instalar aquele modelo de fita fixado por dentro do parachoque ...

me dei mal ... o sensor apita sem necessidade e precisão toda hora :(

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 08 Abr 2013, 17:19

Arquiteto escreveu:caramba belo tutorial

e que trampo profissional, fiquei impressionado por vc mesmo ter instalado

eu arrisquei a mandar instalar aquele modelo de fita fixado por dentro do parachoque ...

me dei mal ... o sensor apita sem necessidade e precisão toda hora :(


Que isso, Arquiteto! Super simples! Só foi trabalhoso mas foi fácil demaissss!!

Próxima tentativa é fazer o teto fechar no alarme. Vou ver isso esse fds. Se der tudo certo, faço outro How-To!
:D

Abraços!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Arquiteto » 08 Abr 2013, 21:58

abineh escreveu:
Próxima tentativa é fazer o teto fechar no alarme. Vou ver isso esse fds. Se der tudo certo, faço outro How-To!
:D

Abraços!
,

vou ficar na fila deste ... ;)

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 08 Abr 2013, 22:22

Arquiteto escreveu:vou ficar na fila deste ... ;)


Pode ficar. Esse tem que sair. Não aguento mais esquecer o teto aberto toda hora! :mrgreen:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Pedro Josino » 17 Abr 2013, 21:10

Re-instalei no daqui de casa recentemente, não fotografei o passo-a-passo pois os sensores foram instalados quando substitui o parachoque traseiro, acabei fazendo somente a instalação da central e do visor.

Como fez para retirar o parachoque? Quais chaves utilizou?

Parabéns pelo DIY.

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 17 Abr 2013, 21:41

Pedro Josino escreveu:Re-instalei no daqui de casa recentemente, não fotografei o passo-a-passo pois os sensores foram instalados quando substitui o parachoque traseiro, acabei fazendo somente a instalação da central e do visor.

Como fez para retirar o parachoque? Quais chaves utilizou?

Parabéns pelo DIY.


Pedro, retirar o parachoque é super fácil.

É só tirar, a lanterna (2 parafusos de 10mm em cada) e depois tirar todos os parafusos que seguram o parachoque. Depois de tirar os parafusos, é puxar com calma pra soltar dos encaixes da lateral (perto do paralama).

São parafusos Torx (aquele estrela, T10 de não me engano), parafusos de 7mm, de 10mm e Philips.

Os parafusos estão indicados aqui, oh...

Imagem

Qualquer dúvida é só falar! Abraços!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Pedro Josino » 18 Abr 2013, 04:59

abineh escreveu:
Pedro Josino escreveu:Re-instalei no daqui de casa recentemente, não fotografei o passo-a-passo pois os sensores foram instalados quando substitui o parachoque traseiro, acabei fazendo somente a instalação da central e do visor.

Como fez para retirar o parachoque? Quais chaves utilizou?

Parabéns pelo DIY.


Pedro, retirar o parachoque é super fácil.

É só tirar, a lanterna (2 parafusos de 10mm em cada) e depois tirar todos os parafusos que seguram o parachoque. Depois de tirar os parafusos, é puxar com calma pra soltar dos encaixes da lateral (perto do paralama).

São parafusos Torx (aquele estrela, T10 de não me engano), parafusos de 7mm, de 10mm e Philips.

Os parafusos estão indicados aqui, oh...

http://imageshack.us/a/img823/7263/sensor12.jpg

Qualquer dúvida é só falar! Abraços!


Obrigado.

Vou fazer a instalação da câmera de ré no próximo final de semana e vou tentar fazer o DIY, apesar de já ter passado a fiação dentro do carro quando instalei o sensor.

Abraço

Avatar do usuário
TENORIO
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1323
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:09
Nome Completo: André Luiz Tenório da Silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por TENORIO » 18 Abr 2013, 07:18

Muito Show !!! :shock:

Parabéns mesmo..... Tanto pela Instalação quanto pelo passo à passo !!! ;)
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Ricardo Crispim » 18 Abr 2013, 15:27

Abineh meu camarada..
Que How to, hem...Mínimos detalhes...

Forte abraço!!!

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 18 Abr 2013, 16:40

Que isso, Ricardo. Nem ficou tao bom. Faltou o passo a passo da retirada do parachoque...
Depois vou ver se consigo tirar fotos desse processo. Ai fica show. Hehehe
Abracos.

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Julinho Viol » 19 Jun 2014, 08:53

as fotos não existem mais, podia rever esse how to ou remover ele

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Ricardo Crispim » 19 Jun 2014, 10:41

Julinho Viol escreveu:as fotos não existem mais, podia rever esse how to ou remover ele


Julinho, eu enviei uma MP para o abineh para ver se ele ainda tem as fotos para repor.
Forte abraço!!!!!!!

abineh
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1177
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:23
Nome Completo: Abhner Vianna Ignachitti
Cidade: Uberaba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por abineh » 02 Set 2014, 08:22

Julinho Viol escreveu:as fotos não existem mais, podia rever esse how to ou remover ele


Fotos já colocadas novamente. :9:

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Julinho Viol » 02 Set 2014, 08:27

podia hospedar as fotos aqui no forum mesmo, esses sites por ai de hospedagem mais hora menos hora mudam o link

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por Thiago Menezes » 02 Set 2014, 08:27

Belo tutorial Abineh, não tinha visto ele ainda, trabalho de profissional, parabéns amigo!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
fabio souza
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 04 Ago 2014, 15:55
Nome Completo: Fábio Bruno de Souza
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por fabio souza » 13 Set 2014, 23:37

fala galera.....
tenho que dizer... ficou show abineh...
deu ate vontade de comprar o sensor e instalar eu mesmo ( gosto muito de apenas EU mexer nesses detalhes do carro)
fazia isso bastante no meu gol g5.... no vectra ainda n tive oportunidade. Ainda estou tomando coragem.
E ta funcionando belezinha?? quem sabe n faco inicio do mes quem? veremos

mas de mais... vlw mesmo :88:

lugier
GLS member
GLS member
Mensagens: 560
Registrado em: 03 Jan 2014, 19:00
Nome Completo: Rafael Subtil Dias
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Instalando Sensor de Estacionamento - VECTRA C

por lugier » 13 Jan 2015, 16:37

O meu veio da concessionária assim, original, e eu queria trocar os sensores pois acho que estão com defeito, e aproveitar e colocar aqueles com acabamento embutido, como nos VW. é só trocar as pontas e basta? ou mesmo cortando os fios pode dar defeito? obrigado.

Saberia também me dizer onde fica o módulo do sensor traseiro e dianteiro, onde instalam de costume? o meu não tem visor, é só sonoro.
Imagem

Murillo Pompermayer
Member
Member
Mensagens: 38
Registrado em: 09 Dez 2014, 07:55
Nome Completo: Murillo Pompermayer da Silva
Cidade: Rio Claro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

GT-X possui sensor de estacionamento?

por Murillo Pompermayer » 14 Jan 2015, 09:55

Olá, como estão?
Perdão a todos aí por mais este tópico criado. Como adquiri o "carango" há pouco tempo, as dúvidas vão surgindo. Portanto, se me permitem, segue mais uma.

O GT-X possui sensor de estacionamento traseiro? Procede? Perdão pela ignorância, mas não peguei ainda o manual. Virá junto à chave reserva... Se de fato possuir, como posso constatá-lo; acioná-lo?

Agradeço, mais uma vez, a atenção de todos!

41 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Sammy e 188 visitantes