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Faça você mesmo / TutoriaisHOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23
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corsa turbo
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HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23

por corsa turbo » 15 Set 2015, 08:27

HOW TO – TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO F23 – REGULAGEM DO TRAMBULADOR – RÉ PARA TRÁS

Bom dia pessoal, vou tentar montar um how-to para a troca da bucha do trambulador dos vectras com cambio F23, imagino servir para todos os anos, mas este em especifico é para os vectras B.
A desmontagem do console central eu não tive como demostrar/mostrar um passo a passo, irei apenas pontuar a troca da bucha e regulagem do trambulador.
Obs. desprezem a bagunça/sujeira, o how-to é bem amador.
Primeiramente aconselho a voces a comprarem esta bucha abaixo, branca e com modelagens próximas a da original, já vi relatos e já tive experiência com outra bucha que além de endurecer a alavanca, precisou ser desbastada para correto funcionamento.
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COLOQUE O SISTEMA EM PONTO MORTO (SEM MARCHA ENGATADA)


• Destrave os cabos seletores puxando as travas para frente, automaticamente o sistema irá subir.
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• Solte os encaixes dos cabos no suporte do trambulador apertando as travas (2 de cada cabo) e puxando os cabos para cima
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• Solte os 4 parafusos de fixação do trambulador (10mm)
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• Com a peça em mãos, solte a trava superior (ela precisa ser girada no sentido anti horário e depois destravados as 3 presilhas de fixação
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• Solte o pino lateral
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• Solte o suporte do cabo inferior da alavanca
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Agora é só puxar a alavanca para cima e com cuidado deslocar a bucha lateral (fiquei devendo essa foto, mas a bucha lateral é essa aqui.
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Ai está a bucha que precisa ser troca (na foto está a bucha nova, porem de má qualidade e que precisa ser desbastada para o correto funcionamento)
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• Solte a bucha apenas na pressão

• Para instalação, proceda de forma inversa, eu particularmente lubrifiquei tudo com graxa branca, mas não posso afirmar que seja a graxa/material correto, então fica a critério de cada um lubrificar ou não e qual material usar...

• A única observação é sobre esse anel de borracha que fica na parte superior da bucha, ao instalar a nova bucha e colocar a alavanca no alojamento, não enfie a alavanca até o final, deixe a parte superior da bucha com o anel um pouco para cima e assim coloque a trava superior e depois gire no sentido horário para trava-la
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Na montagem, peço a atenção para instalar tudo no carro e deixar apenas as travas dos cabos ainda soltas (1ª foto) para que possamos regular os cabos, procedimento muito simples.

REGULAGEM DO TRAMBULADOR/CABOS
Com tudo no local e as travas do cabos soltas, proceda da seguinte forma:
Na parte traseira da alavanca/sistema, tem um grampo que pode ser deslocado para frente imobilizando a alavanca e centralizando a mesma para a regulagem do cabo, mecha a alavanca até perceber que o grampo esta adentrando e travando a mesma.
* grampo ainda na posição original
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*grampo já instalado para travar a alavanca
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Após travar a alavanca, prenda as travas dos cabos forçando para baixo e pronto, sistema está alinhado.
Faça os teste e remonte os acabamentos.
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• É basicamente isto, mas se alguém tiver duvidas ou melhorias favor pontuar/perguntar.
Espero que ajude alguns.

Abs.
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Arquiteto » 15 Set 2015, 10:56

realmente excelente material e inedito ...

vai encorajar a muita gente a fazer a troca

bela contribuição Corsa

:88:

adicionei ao indice geral de how to ...

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Jeferson.eng
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Jeferson.eng » 15 Set 2015, 17:29

Excelente how-to, parabéns. Há uns 4 anos troquei essa bucha no meu ex-B. Lembro que na época troquei alguma ideias com um usuário do antigo clube, mas sem imagens nem nada, fiz a troca só na coragem. Infelizmente não fiz nenhum registro. Aos que tem problema de folga na alavanca do F23 podem trocar sem medo, esse tutorial vai ajudar muito.
É bom ressaltar para ter o máximo de cuidado nesses engates dos cabos, como é tudo de plástico, se forçar demais corre-se o risco de danificá-los. Além disso, é importante citar a obrigatoriedade em lubrificar a parte interna da bucha.
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por [JAFS] » 16 Set 2015, 21:30

Ótimo tópico como disse o Alcir irá encorajar muitos a efetuar esta troca de buchas, incluindo eu mesmo que até então não havia feito por não ter idéia de por onde começar...uma pergunta há realmente a necessidade de retirar o console central?! Parabéns corsa pela iniciativa...
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 17 Set 2015, 06:01

boa pergunta....rs EU sinceramente não sei te responder, tirei o console, pois precisava para trocar o sistema do trambulador F18 para o F23. talvez apenas retirando a coifa, ou coifa e botões dos vidros de para efetuar essa troca... acho tambem que a remoção do conjunto trambulador possa ser opcional, talvez a alavanca saia de forma facil... Nao testei, pois como o conjunto ja estava fora, fiz o mais detalhado.
abs
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por [JAFS] » 17 Set 2015, 07:30

Vou tentar sem retirar o console central...caso de certo posto aqui também...onde comprou a bucha pra eu não pegar a errada!!!
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 17 Set 2015, 07:56

Comprei na Clauplast pelo ML -mas eles tem site direto tambem. Abaixo vai o anuncio. Nas fotos 1 e 3 esta a bucha mais parruda e ruim de usar, mas a minha veio como na 2 foto... aconselho confirmar isto antes da compra.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... p-tras-_JM
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Jeferson.eng » 17 Set 2015, 20:52

[JAFS] escreveu:Ótimo tópico como disse o Alcir irá encorajar muitos a efetuar esta troca de buchas, incluindo eu mesmo que até então não havia feito por não ter idéia de por onde começar...uma pergunta há realmente a necessidade de retirar o console central?! Parabéns corsa pela iniciativa...


Não precisa retirar o console. Quando fiz a troca do meu, apenas retirei a moldura com os comandos dos vidros.
Pra facilitar a parte de soltar os cabos, eu lembro de ter deixado o câmbio engatado na quarta marcha. Porém, se conseguir soltar tudo com o câmbio em neutro, faça dessa forma, pois facilita a regulagem dos cabos.
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por ediomar » 19 Out 2015, 17:54

Putz,eu gastei quase 1 conto nessa bendita,comprei completa na concessionaria,fui em diversos lugares e ninguém tinha solução,falavam que não tinha peças de reposição,mas pelo menos ficou tudo novinho se serve de consolo kkk.

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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Gabriel Abrahão » 19 Out 2015, 18:55

Estou com esse problema no meu CD com esse cambio e esse how-to vai me ajudar bastante. Até irei imprimir e deixar no carro, para nao ter problemas.

Parabéns pela iniciativa, vai ajudar alguns membros ai. :88:
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Thiago Menezes » 20 Out 2015, 07:02

Ótimo tutorial Corsa, parabéns :88:
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por linocar » 20 Out 2015, 16:44

boa tarde
o meu ta com folga na alavanca dificultado o engate da 1ª e 2ª o resto ta normal,sera que alguem tem o passo a passo para a troca ai?
desde ja agradeço

linocar
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por linocar » 20 Out 2015, 17:00

muito obrigado,vou executar em breve

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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por jackson silva » 05 Nov 2015, 12:47

parabens pelo topico eu troquei do meu no ano passado mas nao postei nada vai ajudar muitos da familia parabens

josuelavorcosta
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por josuelavorcosta » 19 Nov 2015, 11:41

acho que não é o meu problema, mas é o seguinte:

meu cambio antes era bem centralizado. O ponto morto era realmente bem no centro do console, a terceira bem acima e a quarta bem abaixo em linha reta!

depois de um problema na ponteira do cabo do trambulador que vai la na parte dentro do capô(solucionado) as marchas ficaram meio deslocadas para a direita de modo que a 1ª da aparencia de ser a 3ª, e a 3ª de ser a quinta. o mesmo com a 2ª aparenta ser a 4ª. e o ponto morto ficou deslocado para a direita. a ré ficou normal.

obs: as marchas entram normal, do mesmo modo como era antes do problema com a ponteira.

só ficou visualmente deslocado a alavanca mesmo. alguem tem uma dica?

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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por Alcir Andreoni » 19 Nov 2015, 15:41

josuelavorcosta escreveu:acho que não é o meu problema, mas é o seguinte:

meu cambio antes era bem centralizado. O ponto morto era realmente bem no centro do console, a terceira bem acima e a quarta bem abaixo em linha reta!

depois de um problema na ponteira do cabo do trambulador que vai la na parte dentro do capô(solucionado) as marchas ficaram meio deslocadas para a direita de modo que a 1ª da aparencia de ser a 3ª, e a 3ª de ser a quinta. o mesmo com a 2ª aparenta ser a 4ª. e o ponto morto ficou deslocado para a direita. a ré ficou normal.

obs: as marchas entram normal, do mesmo modo como era antes do problema com a ponteira.

só ficou visualmente deslocado a alavanca mesmo. alguem tem uma dica?

Desculpe a pergunta idiota, mas você tentou fazer uma regulagem? :47:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por josuelavorcosta » 20 Nov 2015, 10:31

não achei nada de regular. se tiver alguem da um help onde acho isso!

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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 21 Nov 2015, 07:26

josuelavorcosta escreveu:não achei nada de regular. se tiver alguem da um help onde acho isso!



Bom dia. Voce leu o tópico?
se seu cambio for F3 está descrito e bem claro o procedimento.
De uma conferida.
att,
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por leoborgesl » 07 Dez 2015, 20:30

Essa bucha ainda encontra original GM?
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Re: HOW-TO – REGULAGEM/TROCA DA BUCHA DO TRAMBULADOR CAMBIO

por corsa turbo » 08 Dez 2015, 07:41

leoborgesl escreveu:Essa bucha ainda encontra original GM?


A GM não vende apenas bucha, apenas a alavanca inteira.
att,
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