por thunderblue »
08 Mai 2015, 20:46
E ai Pessoal,
Tenho Vectra a pouco tempo, mas já usei demais o ClubedoVectra. Aliás, esse post me ajudou, aí vai o que aconteceu comigo (vai que alguém está passando pelo mesmo que passei néh...):
Assim que peguei o carro, na primeira inspeção que fui no mecânico, pois a luz da injeção ficava piscando e o carro funcionava normal, segundo o próprio mecânico que apenas diagnosticou a falta do Imobilizador e do Transponder na chave. Sabendo que essa era a causa do problema, e sabendo que seria caro arrumar, deixei quieto e continuei a andar com o carro. Resumindo:
Chegou um belo dia que o carro parou!!
Graças a Deus que parou na rua da casa da minha mãe, então foi fácil pra eu mesmo mexer nele, sem precisar guinchar - sou orgulhoso e gosto de mexer sozinho - e, todos os mecânicos que foram dar opinião (curiosos) disseram que era problema elétrico, pois ele tinham esses sintomas:
- Não tinha centelha em nenhum cabo de vela;
- Bomba de combustível tinha seu funcionamento normal, chegando até a flauta, porém sem os bicos pulsarem;
- Luz de injeção piscava quando acionava a ignição e, o carro girava, mas sem ligar completamente;
Foi quando lembrei que á uns dias atrás, eu removi um fio que estava saindo perto do compartimento dos relês, abaixo do volante... e ai imaginei que seria a causa do problema. Pesquisando sobre imobilizador, encontrei esse tópico e meu carro apresentou os códigos 12, 31, 75 (não entendi porque??) e 144 (Imobilizador).
Notei que já haviam mexido no UCE (módulo de Injeção - Motronic 1.5.4), baixei a apostila completa da Central, mas não descobri o defeito, pois não tinha os equipamentos pra acessá-lo. Tive que levar meu módulo em um auto elétrico especializado em injeção eletrônica (me recomendaram um na Rua Apa, no centro de São Paulo, mas fui em outro lugar porque não achei o local pelo GoogleMaps e não quis dar viagem perdida, pois nessa altura e com todos esses acontecimentos já havia passado 2 semanas e o carro parado). O cara me cobrou caro...R$ 300,00 pra destravar o módulo e corrigir umas linhas erradas.
Aproveitei o carro parado e troquei algumas peças que poderiam ser a causa e já estavam gastas:
• Bobina - 95,00 (MAGNETI MARELLI) Josecar
• Cabos de vela - 90,00 (GM) ChevPeças
• Velas - 40,00 (GM) ChevPeças
• Sensor de Rotação - 104,00 (Bocsh) Carbwell
Resultado: O fio que soltei anteriormente era o JUMPER DO CONECTOR AZUL, ABAIXO DO VOLANTE NOS FUROS 6 E 7. Depois de Jumpear novamente, coloquei as peças e o módulo da injeção (UCE) e o carro ressuscitou lindão! Nem a luz da injeção acende mais. Agora vou me preparar pra colocar as peças que faltam.
É isso... Muito obrigado a todos do Clube por terem me ajudado e espero que esse post ajude outros Vectreiros.
Abraç's