O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTirando tinta dos plasticos dos para-choques [VA e VB]
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

4 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
diogopena70
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Abr 2014, 09:32
Nome Completo: Diogo Afonso Pena Cardoso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tirando tinta dos plasticos dos para-choques [VA e VB]

por diogopena70 » 11 Out 2015, 10:15

Fala galera, beleza?

Os plásticos do para-choques do meu VA estavam cheios de tinta spray, e com o tempo, criam rachaduras na tinta e isso fica extremamente horrível! Pro meu alivio de consciência, pintar os plásticos não foi arte de minha autoria hahaha

Procurei em alguns fóruns e com amigos sobre como tirar a tinta velha de la, e a solução eu achei no monzeiros.com com um tutorial feito pelo membro Diego Paiva. Minha preocupação era de usar algum produto muito forte e acabar prejudicando ou deformando o para-choque, e acabei usando o tutorial como inspiração pra botar em pratica no meu, e deu certo.

Infelizmente não fiz fotos do serviço que eu fiz no meu, mas a mudança foi extrema, realmente voltam ao original. Colocarei junto ao tutorial, os materiais que eu usei no meu deixando ''•'' com as letras em caixa alta pra vocês identificarem, tive que alterar a ''receita'' pois a minha situação estava muito, muito, mas muito ruim!

Diego Paiva escreveu:É bem comum vermos os parachoques do monza tubarão pintados de preto fosco... com o tempo a tinta fica descascando, dando aquele aspecto horrível ao carro.
Meu monza tinha os parachoques pintados, a parte que é preta, pintaram de preto fosco. Quando comprei o carro, os dois parachoques eram originais, mas uma senhora deu uma pequena encostada no meu carro, arranhando um pouco o parachoque. Leivei a uma oficina por conta dela, onde trocaram os 2 apliques do parachoque dianteiro e me fizeram o favor de pintar o parachoque traseiro e dianteiro de preto fosco :smt011
Com o tempo a tinta começou a descascar, primeiro no parachoque da frente. Tirei o parachoque do carro e removi toda a tinta, depois dei polimento com nugget. Isso foi há um ano... o parachoque ficou zero, mas não tirei fotos do processo.
Este ano o traseiro começou a descascar. Então hoje, aproveitando as férias, decidi dar um trato no parachoque do monzão.

Coisas que foram utilizadas:
-Removedor pastoso(procure o mais fraco q tiver, para não agredir o plástico) -R$ 12,00 ;
-1 Pincel
-1 Pano velho
-500ml de solvente aguarrás
-1 pacote de bombril
• USE LUVAS PLASTICAS( AQUELAS QUE VENDEM EM MERCADO) E NÃO MEXA COM ISSO PERTO DE ANIMAIS E CRIANÇAS.
• EVITE AO MAXIMO TER O CONTATO NA PELE COM O REMOVEDOR PASTOSO, NÃO, A SUA PELE NÃO CAI MAS A SENSAÇÃO É CHATA, VAI POR MIM!
• NO MEU CASO QUE ESTAVA PÉSSIMO, EU USEI 2 PANOS, NO LUGAR DA AGUARRÁS EU USEI THINNER E PELO EXCESSO DE TINTA EU TIVE QUE USAR UMA ESPATULA DE FERRO.
• DE PREFERENCIA FAÇA ESSE SERVIÇO EM LOCAIS ABERTOS

-------------------------------------

Comece removendo o parachoque do carro, remova os apliques (válido para monza GLS e Classic), tire os frisos cromados e as luzinhas da placa.
Coloque o parachoque no sol e aplique removedor em uma área do parachoque, quando fizer isso a tinta vai "ferver" e se soltar do parachoque, ficando assim:
Imagem
Imagem

Passe mais removedor esfregando com o pincel, que vai soltar toda tinta do parachoque.
Agora umedeça o pano com o solvente e passe no parachoque, tirando todo o excesso de tinta que tiver soltado.
• NO MEU CASO QUE TINHA UM GRANDE EXCESSO DE TINTA, TIREI A TINTA COM A ESPATULA DE FERRO TENDO MUITO CUIDADO, E DEPOIS PASSEI O PANO
• USE O SOLVENTE SEM DÓ, FACILITA NA RETIRADA DA TINTA
• TOME MUITO CUIDADO COM A PINTURA DO PARACHOQUE

Em seguida pegue o bombril umedeça com um pouco de solvente e esfregue no parachoque, limpando tudo. O parachoque vai ficar assim:


Imagem

Para limpar melhor, pegue um novo pedaço de bombril e repita processo acima.

No final o parachoque fica assim:
Imagem

Aqui já montado com os apliques, frisos, etc:
Imagem

Agora pronto, adeus a parachoques "trincados" :mrgreen: :smt025

depois de encerado com nugget...
Imagem
Imagem
Imagem



Minha dica é fazer tudo com o máximo de calma possível, tomando o máximo de cuidado e prestando atenção nos detalhes. Se pegar um dia de domingo, comprar umas brejas (ou uma coca pra quem não bebe) da pra fazer em um dia fazendo tudo em passos de lesma. O custo x beneficio é excelente, da outra cara pro carro.

Pra quem for fazer, tira algumas fotos e manda aqui pro pessoal ver o resultado de antes e depois.

Abraço!
Imagem

Facebook https://www.facebook.com/diogopenac

Vectra A GLS 1995

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Tirando tinta dos plasticos dos para-choques [VA e VB]

por Ju_Bueno » 11 Out 2015, 14:55

Muito bom Diogo!
Uma bela dica pro pessoal restaurar nossos velhos Vectra A!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Tirando tinta dos plasticos dos para-choques [VA e VB]

por Thiago Menezes » 13 Out 2015, 07:21

Muito bom, parabéns pelo serviço e por compartilhar :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
diego.oliveira2
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 03 Fev 2016, 12:54
Nome Completo: Diego Oliveira Silva
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Tirando tinta dos plasticos dos para-choques [VA e VB]

por diego.oliveira2 » 09 Mai 2016, 13:26

Estava aqui pensando se mandava pintar o meu. Não que ele esteja queimado, msmo pq dei o polimento ocm nuget, porém ele ta com alguns machucadinhos, o que me irrita muito. Precisaria lixar e passar uma pequena quantidade de massa, dpois pintar de preto fosco. Será que mesmo preparando a superfície e pintando com um profissional, a tinta descasca toda?
Diego Silva

Vectra GSi 94 vermelho Schumman

Garagem
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=12977

4 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: santosjoaoluis e 110 visitantes