O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisComo remover o parachoque dianteiro - Vectra A
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Como remover o parachoque dianteiro - Vectra A

por Ju_Bueno » 31 Out 2015, 18:09

Segue imagens e descrições de como remover o parachoque dianteiro do nosso velho Vectra A.

1 - Comece soltando os parafusos nas pontas do parachoques fixado no para-lamas em ambos os lados
Imagem

2 - Por baixo, em frente às rodas, remova essa peça plástica soltando os parafusos marcados (no meu carro só tem do lado do passageiro, mas acho que o normal é ter dos dois)
Imagem

3 - Remova a grade dianteira
Imagem

4 - Remova a lanterna do pisca direito soltando o parafuso (philips/sextavado acho que 8mm) indicado no círculo em vermelho; Remova o farol direito (indicação em amarelo);
Obs - Esse parafuso marcado em azul é o que fixa o condensador (não é preciso mexer nele, mas caso alguém for fazer algum reparo ou manutenção nesta peça, ta aí).
Imagem

5 - Tirados pisca e farol do lado direito (os do esquerdo não é preciso tirar) chegamos ao parafuso (13mm sextavado) que fixa o braço da alma de aço na longarina. **BONUS - Ali sublinhado em verde, a famosa guarnição de borracha que alinha o pisca e o farol, que no caso do meu carro, vivem se desencaixando...
Imagem
Imagem

Ao parafuso do lado esquerdo tem-se acesso pela caixa da roda, próximo às buzinas. Mais ou menos por ali (seta amarela):
Imagem

6 - Antes de tirar o parachoque puxando-o pra frente, é preciso "abrí-lo" pelas laterais (movimento das setas pretas na foto), pois existem ali uns pinos da carcaça de plástico que vão encaixados na lataria indicados em amarelo na foto: (esta próxima foto não é minha. É herança do finado vectra clube). Eles se encaixam onde está indicado em vermelho na foto anterior.
Imagem

Existe também a opção de retirar somente o aplique plástico, onde permanece fixada no carro a alma de aço, conforme foto abaixo (cedida pelo Malagoli). Notem a alma de aço contornada de amarelo, e os quadros e traços vermelhos são os pontos onde se encaixam os pinos do aplique de plástico. Se retirar apenas ele bastar para o serviço que for feito, aí a coisa é bem mais simples, não sendo preciso chegar aos parafusos que vão nas longarinas.
Imagem

Pronto!

Parachoque arrancado pra poder realizar alguns serviços! Dei esse trampo dessa vez pra poder tirar a ventoinha do condensador. O único modo de tirá-la é pelo cofre mesmo, removendo radiador e deslocando o condensador (no meu caso não precisei desligá-lo, assim não perdi o gás do ar). Olhando a foto dela, dá pra ver como ela é fixada na carroceria (sim, na carroceria e não no condensador ou algum outro suporte). Solta-se os parafusos dela pela frente, e não pelo cofre.
Imagem

E pra quem quiser instalar os faróis de neblina, da parte elétrica será necessário somente adquirir um relé, que é idêntico ao da buzina. Nosso carro já vem com os chicotes e conectores necessários, indicados na foto:
Imagem

Como mostrado abaixo, o parachoque já vem com a furação pra fixar os neblinas tb
Imagem
Esses 2 debaixo se fixa no plástico e o de cima vai na alma de aço.

Acabei não tirando fotos por dentro do parachoque ainda desmontado. E as imagens não são das melhores (fotos do celular). Mas acredito que o material será de ajuda pra quem precisar por a mão na massa.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [HOW TO]Removendo o parachoque dianteiro - Vectra A

por Thiago Menezes » 31 Out 2015, 23:01

Belo tutorial Juliano, parabéns meu amigo

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
diogopena70
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Abr 2014, 09:32
Nome Completo: Diogo Afonso Pena Cardoso
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [HOW TO]Como remover o parachoque dianteiro - Vectra A

por diogopena70 » 19 Nov 2015, 19:41

É disso que estamos precisando!

Tutorial modelo pra qualquer assunto. Ficou sensacional! Parabéns Ju_Bueno, e vamos la, buscar cada vez mais informações dos VA pro fórum.
Imagem

Facebook https://www.facebook.com/diogopenac

Vectra A GLS 1995

Avatar do usuário
Negaum504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 11 Jan 2016, 16:05
Nome Completo: Paulo Hardman
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[HOW TO]Como remover o parachoque dianteiro - Vectra A

por Negaum504 » 10 Mai 2016, 07:14

Maravilha, ja vou deixar marcado aqui, para no futuro não perder o link, obrigado.
Vectra GSi 2.0 16v 1994/1995
Imagem

Avatar do usuário
Robson Lott
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 206
Registrado em: 11 Abr 2013, 07:23
Nome Completo: Robson Lott
Cidade: Curitiba, BH, Uberaba e SJRP
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[HOW TO]Como remover o parachoque dianteiro - Vectra A

por Robson Lott » 10 Mai 2016, 18:28

P0rra, tem hora que a gente navega entre os tópicos fixados, mas num encontra um tão bem feito assim!
Parabéns, Ju! Também salvei aqui as informações para futura consulta.

OFF: Aquele Vectra preto, na época da foto "ainda" era meu, tá!? :112 (Malagoli partindo pro cola-brinco ni mim em 3...2...1... :65: :105:
Vide pela seta original que fiz o "favor" de perder ela por um dia que soltei ela e perdi o parafuso que fixa ela no farol! :23:
Vide pela manutenção no parachoque por uma batida que meu pai fez o favor de fazer nos Andes peruanos, em um capa-cego de uma curva de quase 180 graus! :13:

hehehehe!!! brincadeira...

Abraços e parabéns mais uma vez!

Robson Lott
'94 Vectra GSi 2.0 16v Azul Cezanne
Antes: Barueri/SP-18/01/2016 - 135.988km
Hoje: Curitiba/PR - infinitos kms!

Ex '95 Vectra CD Automatic-4 Preto Lizt
Antes: S.Caetano do Sul/SP-27/06/12-130.998km
Hoje:Contagem/MG-15/11/13-164.000km
BH a Ecuador - 7.300km http://bit.ly/11uJZUg

Imagem

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes