O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisAjustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

72 mensagens
jaimerachid
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Mai 2016, 13:24
Nome Completo: jaime luiz rachid
Cidade: Rio das Ostras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[VECTRA B] SEGUNDA MARCHA NÃO ENTRA!!!

por jaimerachid » 17 Jun 2016, 12:50

Galera boa tarde, estou tendo u problema com meu vectra gls 97

Quando eu vou engatar a segunda marcha entra a quarta ao inves da segunda.. isso começou do nada, nunca tinha apresentado isso... pra entrar a segunda tenho que jogar totalmente pro lado e com força ai as vezes entra.. porem quando reduzo de terceira para segunda não entra, so entra a quarta... sera que alguem poderia me ajudar mais ou menos oq pode ser?? Muito obrigado.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

[VECTRA B] SEGUNDA MARCHA NÃO ENTRA!!!

por Alcir Andreoni » 17 Jun 2016, 13:49

Leia o tópico abaixo:

viewtopic.php?f=49&t=1191&hilit=trambulador

Boa leitura...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ju_Bueno » 20 Jun 2016, 14:24

Tópico fundido ao já existente sobre o assunto!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Robson santos santos
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Ago 2016, 09:12
Nome Completo: Robson José dos Santos
Cidade: SÃO PÁULO
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Vectra CD B 97 2.0 16v Cortando

por Robson santos santos » 16 Ago 2016, 09:31

OLÁ BOM DIA PESSOAL ALGUEM SABE ME INFORMAR ONDE FICA O PARAFUSO 13 QUE
AFROCHA PARA REGULAR O TRAMBULADOR ESSE PARAFUSO FICA EM BAIXO DO CARRO
MAS NÃO SEI ONDE É SE ALGUEM SOUBER ME INFORMAR

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ju_Bueno » 16 Ago 2016, 13:20

Robson, trouxe sua postagem para este tópico que ensina a fazer a regulagem.

Veja o passo-a-passo na pagina 1.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 17 Ago 2016, 19:31

1ª foto do topico ...

dentro do cofre do motor ... ao lado da parede conta fogo

Valotta10
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Dez 2016, 18:35
Nome Completo: Leonardo aparecido valotta Milani
Cidade: Umuarama
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Valotta10 » 02 Dez 2016, 18:42

O meu Vectra é um elegance 05/06 e acabei de chegar em casa e parou na terceira marcha só ela ta engatando oque poderia ser ? Desde já agradeço

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 03 Dez 2016, 09:17

buchas, trambulador ,,,

Phantom Surfer
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Jan 2017, 10:52
Nome Completo: Abner dos Santos
Cidade: São José dos Pinhais
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

cambio

por Phantom Surfer » 20 Fev 2017, 00:37

Tenho um vectra 2.0 GLS 8v 98. Estou tendo problemas com o cambio. A primeira marcha não engata e quando engata é com muita dificuldade. O que pode ser?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Ju_Bueno » 20 Fev 2017, 10:48

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje trouxe sua postagem para este tópico que ensina a fazer a regulagem.

Veja o passo-a-passo na pagina 1.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Vecao_do_lele39
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mar 2018, 08:41
Nome Completo: Leandro flores
Cidade: Criciúma
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994
Idade: 45

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Vecao_do_lele39 » 14 Jul 2019, 17:10

:38: Parabéns pelo tutorial,foi de.grande valia para mim,fiz como explicado e meu carro ficou top

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Lucasfdemoura » 27 Jul 2019, 21:01

Bom vou contar tudo para tentar passar a minha dificuldade.

O meu Vectra B 99 F18 está com uma falha intermitente na ré. Troquei tudo o que estava visivelmente com problemas, kits do trambulador, buchas quebradas na gaiola, folga na alavanca.

Certo, seguindo esse procedimento de ajuste das marchas, de 1 a 4 tudo fica perfeito, uma seda, mas a ré não engata nem por decreto, e a quinta da um tranco no momento de movimentar a alavanca para a direita, e depois da uma travada no engate, mas engata e não escapa.

Sendo assim jogo o ponto de ajuste da gaiola mais para o meio, sem usar o furo de referência, assim todas as marchas ficam alteradas, a quinta trava um pouco mais engata, e a ré começa a engatar mais ou menos, se engatar uma vez, beleza, mas se você jogar a quinta, ela encavala e não vai mais até voltar a engatar do nada, e assim fica até usar a quinta novamente.

Bom depois dessa história triste kkkk, o que podem me sugerir para tentar resolver isso? Já penso em baixar e abrir o câmbio, não consigo ver outra solução.
Obrigado pela atenção e ajuda do clube!

Lucas Moura usando o Tapatalk

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Câmbio f18 ré para frente

por Juninho Lutkenhaus » 15 Jun 2021, 19:43

Fala galera boa noite .
Meu Vectra ele sempre arranhava a ré e meu trambulador possuía férias na alavanca . Fiz a troca de todas peças até o varão que se encontrava com folga fomos e tivesse quebrando . Após isso ficou tudo justo e a ré com dificuldades para engatar . Se posse uma quinta não engatava . E quem é mais experiente no assunto sabe que o garfo sincronizador da quinta é o mesmo da ré. Então vamos lá fiz regulagem igual.ensina na GM . Com o pino com a marcação .. e nada de a ré ficar boa custando entrar .. forçava e forçava e nada de engatar aí põe uma primeira e ia ela encaixava e era por e r etirar que ia , mais parecia que algo dificultava o engate . Blz regulei perdendo a quinta e nada da ré ficar boa . Soltei denovo a tampa e olhei tudo ok, retirei e montei e engatava a ré pelo liame . Aí do nada ela parou de engatar aí abrir para engatar manualmente no garfo . Peguei e engatei manualmente puxando o garfo seletor e nada de engatar a ré.. ela simplesmente parou de engatar do nada . No garfo existe como se fosse uma chapa que liga até a outra ponta da tampa e no meio dela tem uma pequena chapinha que abre e fecha como se fosse um alicate pensei em ser isso . Mais dps vi que parece não influenciar no manejo de um lado para outro e quando a ré engatava se posse a quinta era impossível por a ré . Sendo que são do mesmo sincronizador . Alguem já teve problema assim ? Será que a folga do trambulador era minha amiga ? Aliás férias e descobri um problema ajustando e simplismente se agravou ? Ou eu vacilei em algo . Seria essa chapa que acompanha o sincronizador que tem esse dente que abre e fecha ?.

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Câmbio f18 ré para frente

por Juninho Lutkenhaus » 15 Jun 2021, 19:45

https://ibb.co/GTxWwzp link da foto da chapa.que estou dizendo

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Câmbio f18 ré para frente

por Juninho Lutkenhaus » 15 Jun 2021, 19:46

Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Câmbio f18 ré para frente

por Juninho Lutkenhaus » 15 Jun 2021, 19:48

Agora uma foto dele aberto . Com ele aberto parece não engatar nada
https://ibb.co/sFFrBMt
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Câmbio f18 ré para frente

por chirola » 16 Jun 2021, 03:42

Juninho Lutkenhaus escreveu:Fuente del Mensaje Agora uma foto dele aberto . Com ele aberto parece não engatar nada
https://ibb.co/sFFrBMt
Imagem

Se não to enganado no cambio f18 a re não e sincroniza e o eixo secundário da caixa tem que est estático para engatar fácil sem aranhar ,cuando VC coloca a primeira marcha o sincronizado da primeira freia o eixo secundário e are engata mais fácil, confere a folga na articulação que fica entre a seltora e o trambulador .
Se a re não enga direto no garfo com o carro parado pode ter soltado a trava do garfo e não mexe a engrenagem , confere se engata as marchas mexendo direto no garfo da caixa com o motor desligado , se engata coloca a seletora confere ao montar que os garfos estão em ponto morto e não tem nenhum engatado ,com o gram bula dor solto do barão vê se engata as marchas .
Mais se com o carro desligado mexendo direto no garfo não engata é possível que o problema esteja na caixa , confere y comenta para acompanhar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Câmbio f18 ré para frente

por Almeidão » 16 Jun 2021, 07:46

Segredo especial para melhorar a ré de todo os Vectras com alavanca de ré pra frente. Cortar o trilho que tem na gaiola onde a alavanca passa a esquerda, somente o trilho em cima e nada mais, melhora muito e isto quando fiz a primeira vez cheguei a pensar porque tanta idiotice em fazer aquele trilho onde a ré tem que ser ali e mais nada. Faça isto e melhorará muito, você pode ajustar melhor a quinta e a ré. Assim é o meu hoje com cabos e era assim também com varão.

Meu amigo se você for buscar por ai verás que escrevi isto antes de eu trocar meu sistema para cabos de aço, eu fui bem claro que nunca gostei deste trambulador do Vectra usando varão e mesmo ainda a favor desta alavanca imensa que quase é aquelas alavancas antigas no volante e comentei o mesmo que você comenta, depois que ajustei ai que ficou ruim, parece que a folga ou férias deixa realmente ela melhor. Sinceramente nçao sei se aconteceu algo internamente e esta chapinha que você comenta não atrapalha mesmo porque para mudar meu trambulador ela tem que sair e outro detalhe você passar uma ré segurando direto em cima do tramulador é mais difícil porque na ponta do eixo interno tem uma alavanca tipo um sapato, sendo o calcanhar as marchas pra frente e a ponta do sapato a ré, sendo assim a ré seria como você pegar uma alavanca ao contrario e desta forma tem de aumentar a força.

O Chirola disse bem e é exatamente como ele comenta e a marcha ré entra bem depois de colocar uma primeira e sair dela e colocar uma ré, isto pra mim já ficou automático e olha que o meu hoje é com cabos e muito macio.

E não tem muito segredo não, a tampa em cima entra numa posição se ela entrar a marcha tem que passar a não ser que quebrar algo na caixa.
Imagem

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Juninho Lutkenhaus » 16 Jun 2021, 08:35

É infelizmente ele não engata mesmo indo nos garfos lá dentro , parou depois que ajustou . Da vontade é de chorar kkk esse trilho que você me diz é essa chapa superior ? Que estava mencionando nas fotos ?

Juninho Lutkenhaus
Member
Member
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Fev 2021, 21:41
Nome Completo: Adilson Junio Lutkenhaus Mendonça
Cidade: Jardim leme
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 26

Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Juninho Lutkenhaus » 16 Jun 2021, 08:36

E foi feito os teste com o carro desligado . Parece que existe algo impedindo o engate como se fosse um obstáculo .

72 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 206 visitantes