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Faça você mesmo / TutoriaisAjustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 01 Jan 2015, 10:13

Mantenedor escreveu:Gostei do tópico , quando o tema é mecânica me anima bastante.
Um pergunta estes ajustes não difere em nenhum modelo de motorização : 2.0 , 2.2 e 2.0 16 e 2.2 16 válvulas.
Vejo o que dificulta o ajuste são os modelos com ar quente , ABS ...
Alguém tem a informação lubrificante pode ser usado neste conjunto , seria qualquer graxa a base de silicone mesmo?!

Parabéns pelo tutorial

Mantenedor/vectra CD/2.0/16Vt./215Cv.


A diferenca aconteceria em relacao ao cambio acionado por cabos e nao

Por varao q a situacao do tutorial

Ja la na frente nao sei o que seria melhor, em termos de lubrificacao
Mas no conjunto da alavanca (pecas plasticas) interna sem duvida use graxa de silicone ..
:47:

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por lucas2hi » 02 Jan 2015, 10:07

galera, sinto minha alavanca com bastante folga, e para entrar a 2ª marcha está ruim, não duro e sim mole demais, tenho que puxar a alavanca o maximo para entrar a segunda, se não ela escapa , mas depois que entra ela não sai mais, será que trocando o reparo do trambulador completo melhora? ou vou ter que abrir o cambio?

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por lucas2hi » 02 Jan 2015, 10:09

detalhe que as outras marchas entram igual manteiga, só a segunda que tenho que puxar muito para entrar, se o freio de mão tiver puxado quase encosta a alavanca no freio de mao

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Walber Rocha » 04 Jan 2015, 01:23

Ewerton Neves escreveu:enfim resolvi o problema.
Foi necessário trocar o liame na tampa da caixa(cambio).
fiz a regulagem segundo a postagem acima e as marchas estão zeradas, so estou estranhando as marchas e alavancas estão mais justas.

Obrigado amigos


Ewerton, você trocou todas as buchas da alavanca de câmbio?? Pq acho q no meu será necessário fazer a troca pois acho que estão bastante desgastadas também!!
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Mantenedor » 08 Mar 2015, 05:56

Obrigado arquiteto pela dica da graxa . Depois do ajuste e lubrificação , percebi alguma melhora porém : A segunda marcha perdeu aquela sensibilidade quando você passa a engatar . A ré ficou um pouco imprecisa tenho que as vezes procurar sincronizar a 1 marcha e 2 marcha , para ficar mais fácil de engatar a ré. Sabe se que a ré não e sincronizada por isto a dificuldade , mas vou procurar uma segunda opinião profissional para depois pensar em uma troca ou não do kit.
Passei na accioly ontem e pedi orçamento do kit :

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Brincadeira salgada ! Porém como nunca precisei trocar nada ali , devo estar pensando seriamente em dar uma atenção maior , antes de ter surpresas..

Abs


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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por AdrianoFerro » 04 Mai 2015, 19:06

ola o meu vectra o cambio é a RÉ embaixo da 5º e o meu esta com dificuldades de engatar a primeira , somente entra facil se eu coloco segunda antes ai sim a primeira entra normal , esse tuto funciona nomeu cambio tbm ? o meu é um milenium 2.2 8v

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Arquiteto » 04 Mai 2015, 20:11

deixa o Almeidão confirmar...

mas acho que se seu cambio for de varão o procedimento e o mesmo ...

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Walber Rocha » 05 Mai 2015, 22:57

Galera descobri que o meu está com folga na articulação do Liame do trambulador (essa haste que vai pra dentro do câmbio ao lado do pino). A borracha ressecou e agora tá uma folga danada na peça dificultando o engate principalmente da ré, primeira e segunda.
Mas graças a esse amigo aqui posso fazer a troca sem problemas. VÍDEO ESMIUÇADINHO PRA QUEM QUISER FAZER EM CASA:
https://www.youtube.com/watch?v=aeJPx6Tp_yQ :11:
Espero que ajude a galera aí!!! :88:
Lembrando que valem para câmbios F15,F16,F17,F18,F20... que tem o mesmo sistema de trambulador.
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por douglassaez » 13 Nov 2015, 11:34

Valeu, muito bom tutorial....bem explicado....manda mais!!!!!

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por jucelio » 19 Nov 2015, 13:42

Eu tenho o manual Haynes e o procedimento é assim mesmo.

To com problema de primeira enroscando. Quando ando com o carro e preciso reduzir ela dá uma raspada. Alguem sabe se isso pode ser regulagem?
Vectra CD 1994 mod 1995 C20NE 8v

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por jucelio » 19 Nov 2015, 14:04

Mantenedor escreveu:Obrigado arquiteto pela dica da graxa . Depois do ajuste e lubrificação , percebi alguma melhora porém : A segunda marcha perdeu aquela sensibilidade quando você passa a engatar . A ré ficou um pouco imprecisa tenho que as vezes procurar sincronizar a 1 marcha e 2 marcha , para ficar mais fácil de engatar a ré. Sabe se que a ré não e sincronizada por isto a dificuldade , mas vou procurar uma segunda opinião profissional para depois pensar em uma troca ou não do kit.
Passei na accioly ontem e pedi orçamento do kit :
Brincadeira salgada ! Porém como nunca precisei trocar nada ali , devo estar pensando seriamente em dar uma atenção maior , antes de ter surpresas..

Abs


Acho que, partindo desse valor de 500 dilmas eu pensaria em fazer uma upgrade para o sistema de cabos que tem ajuste mais fino e engates mais precisos.

Alavanca 219,00 no ML (Astra/Vectra/Zafira)

Imagem

Já os cabos 248,00 (Vectra B)

Imagem

E vai precisar de uma tampa lá para o cambio para esse sistema:

Imagem

Essa tampa eu já ví usada por 80 reais no mercado livre. Na Crestana, nova sai por 299. O valor médio dela usada é na faixa de 150 a 250

Exemplo de aplicação lá nos camaradas do kadeteiros:

http://www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=31594

O sistema de ajustes é parecido com o do sistema de varão.

https://youtu.be/M23XVZQf0rg
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Mantenedor » 20 Nov 2015, 16:12

Parece bom !
Não fico muito a vontade em fazer mudanças radicais , acredito que se procurar um pouco mais vou encontrar preços mais atrativos.

Abraço!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por jucelio » 23 Nov 2015, 00:26

Mantenedor escreveu:Parece bom !
Não fico muito a vontade em fazer mudanças radicais , acredito que se procurar um pouco mais vou encontrar preços mais atrativos.

Abraço!

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.


É algo que pretendo fazer no meu vectra-A futuramente. A vantagem desse sistema é que ele elimina o tal comando de mudanças (foto abaixo), haste, liame e bucha e se liga direto ao articulador lá do cambio, ou seja, quando você engata uma marcha é como se fizesse manualmente de forma direta lá no articulador da caixa de marchas. O resultador é que a precisão nos engates é bem melhor. Isso não chega ser uma mudança radical num sentido de adaptação. É um upgrade de fábrica.

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por Mantenedor » 23 Nov 2015, 23:28

Sendo assim , aqui temos algum tutorial ou alguém que tenha feito para informar melhor .
Se é um up de fábrica a coisa muda de figura.

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por marcossilveira1972 » 15 Dez 2015, 16:09

Galera o post me ajudou muito estava me batendo para regular o cambio agora ta zerado

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por belonci » 07 Jan 2016, 09:24

Show o meu troquei o trambulador e não entrava a primeira e nem a segunda, segui os passos e regulou perfeitamente obrigado!

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Re: Ajustando a alavanca de câmbio do Vectra A ou B

por cleiton pará » 10 Jan 2016, 14:56

belonci escreveu:Show o meu troquei o trambulador e não entrava a primeira e nem a segunda, segui os passos e regulou perfeitamente obrigado!

Feliz 2016 para todos nos rsrsrs.
Gente uma dica muito legal sobre quem sofre com a marcha re do vectra b cambio F18 com varão aquelas que não usam cabos.
O meu era muito ruim de entra a marcha ré,como meu primo e mecanico e ele tem um vectra 97/98 2.0 8v o cambio dele tinha a mesma dificuldade que o meu para entra a marcha ré ai ele resolveu o problema do dele ai ele me falo que e uma molinha de aço que quebra essa mola fica de baixo da quela tampa do cambio la na frente pessoal direto no cambio mesmo vcs tira axo que 3 ou 4 parafusos e verão essa mola quebrada no dele e no meu nos não usamos mola nova ele desenrola a ponta que ta quebrada e faz com que fique como se fosse no modelo original o meu fico perfeito e o dele tambem nunca mas passei raiva com isso.

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por diego.oliveira2 » 06 Mai 2016, 07:12

Gostaria de agradecer ao amigo que fez o tutorial. O meu tava com os engates duros e arranhando a 3ª. Fiz o procedimento e agora ta igual manteiga, valeu mesmo!!!
Só queria deixar uma dica pra quem vai fazer. Para travar o trambulador na frente, tentei utilizar uma broca de 5mm, porém n estava conseguindo travar de jeito nenhum. Peguei um parafuso M5, que na rosca tem mais ou menos 4,8mm e aí sim consegui travar! Quebrei a cabeça com isso, mas no meu caso com 5mm fechados não dava pra travar. Já dentro do carro, pra travar a alavanca, qualquer parafuso, chave allen ou haste abaixo de 5mm serve pra travar. meu carro é um Gsi, o espaço é muuuuito limitado, o cabeçote 16v e o modulo de abs atrapalham muito, mas nada impossivel. Tenham paciência, pois é um trampo fácil. Incrível que o antigo dono tinha levado ele num "mexânico" que encheu a alavanca de graxa branca.
Editado pela última vez por diego.oliveira2 em 09 Mai 2016, 13:02, em um total de 1 vez.
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por Arquiteto » 06 Mai 2016, 16:19

blz Diego ...

obrigado por acrescentar a dica ...

compartilhe sua experiencia positiva com o forum com o pessoal desgarrado ai da bahia

nestas horas quem ajuda e o clube oficial

:52:

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por diego.oliveira2 » 09 Mai 2016, 12:54

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje blz Diego ...

obrigado por acrescentar a dica ...

compartilhe sua experiencia positiva com o forum com o pessoal desgarrado ai da bahia

nestas horas quem ajuda e o clube oficial

:52:


Valeu Arquiteto, me parece que hoje tem encontro, vou ver se colo lá pela primeiravez heheh

Abraço!
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