O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriais[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

18 mensagens   •   Página 1 de 1
julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por julian.debortoli » 04 Jan 2016, 23:57

E ai galera, desde que comprei meu Vecão B 98, que veio com a antena elétrica quebrada, com apenas o motor funcionando e sem a antena e a cremalheira, queria arrumar ela, mas uma nova é absurdamente cara e não se acha apenas a antena e a cremalheira separada, e quando acha é cara também. Pensei e tentei de muitas maneiras fazer adaptações e fazer funcionar, finalmente depois de vários testes com vários materiais, consegui arrumar e ficar legal.
Como vejo muitas pessoas que também gostariam de ressuscitar a antena elétrica, então decidi fazer um tutorial.
Lembrando que da um pouco de trabalho, mas o principal mesmo e que tem que ter muita, mais muita paciência, pois talvez não de certo de primeira e terá que tentar de novo, pois eu mesmo tive que tentar 5 vezes até chegar ao resultado perfeito.

Vamos ao tutorial.


Matérias:

- Antena de TV/Rádio de pelo menos 5 estágios ou mais. (aconselhável que seja grossa)
- Fio de telefone. (Do grosso e não do fino padrão)
- Durepoxi.
- Fita isolante.
- Ferro de solda.
- Bombril.
- Tesoura/Chave Philips/Alicate.

Modo de fazer:

- Primeiramente desponte tudo, ficará assim:

Imagem

- Segundo passo, o mais trabalhoso, e terá que ter muita paciência, fazer a cremalheira com o fio de telefone. Primeiramente, corte o fio no meio, depois corte um pedaço que ficara no ultimo estágio, o mais fino, depois lixe o fio para diminuir o diâmetro até que entre nos outros 2 estágios, lembrando que o 3 e ultimo entrará apenas o fio desencapado, depois utilizando o ferro de solda, encoste apenas a ponto de leve para fazer os dentes, fazendo bem próximos um do outro, isso irá demorar um pouco, pois terá que fazer dente por dente, ficará assim:

Imagem
Imagem
Imagem

- Terceiro passo, colocando a nova cremalheira dentro da antena. Utilizando uma antena de 5 estágios, retiramos o 5 estagio (mais fino) e deixamos de lado, depois colocamos a cremalheira dentro da antena com os 4 estágios até a parte desencapada sair do 4 estágio e a parte não desencapada ficar no 3 estágio, mais empurrando o 4 estágio. Depois cortamos um pedaço do 5 estagio e prendemos dentro do 4, para segura o fio desencapado e consequentemente a cremalheira, depois cortamos o excesso do fio desempacado, ficará assim:

Imagem
Imagem

-Quarto passo, montando a antena com a cremalheira no suporte do motor. Utilizando Durepoxi, fixe o 1 estágio (maios grosso) dentro do suporte, para que fique grudado, a um distancia em que a ponta da antena fique dentro do suporte quando a mesma estiver abaixada, ficará assim:

Imagem
Imagem

- Quinto passo, montando a antena/cremalheira/suporte no motor. Coloque o suporte enfiando a cremalheira até que encaixe na engrenagem, é aconselhável que enrole a roldana com fita isolante para ficar mais grossa e assim deixar a cremalheira mais apertada na engrenagem, ficará assim:

Imagem
Imagem

- Sexto passo, acabamento. Enrole a cremalheira dentro do compartimento do motor e depois feche o motor, agora serre o encaixe da base da antena da tv para que enrosque no suporte da ante, onde ela sobe e desce, dentro desse encaixe, enrole um pedaço de Bombril para que a parte metalica da antena encoste na parte metalica do suporte, para depois funcionar o sinal do radio, ficará assim:

Imagem
Imagem
Imagem

- Sétimo passo, testar e instalar no carro. Utilizando uma fonte eletrica, ligue corrente nos fios para que observe se a antena está subindo e descendo corretamente.


Resultado final:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vídeo da antena funcionando:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/jK0NVya7T7I" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

https://youtu.be/jK0NVya7T7I

Considerações finais:

Deu um pouco de trabalho, mas valeu a pena, utilizando uma antena de 5 estágios, o resultado final foi uma antena de 3 estágios, de aproximadamente de 40 a 45 cm, mais ou menos na altura do teto, ficou menor do que a antena original, mas eu prefiro assim, na altura do teto, mais discreta, pois eu acho a antena original muito grande. Se preferirem podem comprar uma antena maior, de mais estágios, para que fique maior, porém tomem cuidado para não ser muito fina para que a cremalheira passe nos estágios mais finos.
Se conseguirem uma técnica melhor dá um toque pra galera!

Vlw!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Thiago Menezes » 05 Jan 2016, 08:28

Julian,

Muito bom, parabéns por contribuir com a gente o tutorial. Já foi incluso no índice geral :88:

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por JoãodoValle » 05 Jan 2016, 09:39

Parabéns amigo trampo muito bom!!!!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Andersonss » 05 Jan 2016, 15:18

Muito bom, faz horas que olho pra minha q só funciona o motor e nao levanta deve ser a cremalheira.. vou desmontar e seguir essas dicas assim que tiver um tempo livre :88:
Obrigado pela contribuição

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por julian.debortoli » 06 Jan 2016, 02:26

Vlw galera! Só estou querendo ajudar o pessoal a ter sua antena elétrica novamente, sendo ela tão legal, e sem pagar um preço absurdo, no meu caso eu gastei apenas 10 reais, 7 na antena e 3 no durepoxi, o restante ja tinha em casa. Se alguém desenvolver algo melhor por favor vale para ajudar a ficar melhor.

Vlw!

ricardo salvador
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jan 2016, 22:28
Nome Completo: paulo ricardo de j salvador
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por ricardo salvador » 24 Jan 2016, 00:54

Maioria das vezes e ela quebrada um pedaço dentro e o motor na hora acionada passa direto e n acha mais as catraquinhas o q fiz foi bem simples comprei em forca gato médio colei as duas partes Jah q se parece o material com super bonde e ficou show dando so uma lixada na parte de plástico q guia a antena

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Andersonss » 29 Jan 2016, 13:03

ricardo salvador escreveu:Maioria das vezes e ela quebrada um pedaço dentro e o motor na hora acionada passa direto e n acha mais as catraquinhas o q fiz foi bem simples comprei em forca gato médio colei as duas partes Jah q se parece o material com super bonde e ficou show dando so uma lixada na parte de plástico q guia a antena

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk


Rapaiz valeu pela dica, a minha quase certo que é isso pq o resto aparenta estar ok, vou ate desmontar a minha no sabado a tarde novamente :88:

julian.debortoli
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 03 Out 2015, 17:45
Nome Completo: Julian Brito Debortoli
Cidade: Mongagua
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por julian.debortoli » 29 Jan 2016, 19:09

Algumas dicas...

Depois de algum tempo com testes e experiências eu aperfeiçoei algumas coisas e o resultado focou muito melhor.

Primeiro: As vezes os dentes podem não ficar certos e então a engrenagem puxar em falso ou foçar e acabar quebrando. Então a minha dica e pegar aquele fio de antena e utilizar a parte branca de dentro e colocar no motor e livsr. Assim ficara as marcas do dente no fio. Servira de molde para você fazer os dentes.

Segunda: O motor aciona aproximadamente 1 metro de antena l. Porem eu so utilizei 50 cm. Com isso quando chegava no fim o motor girava e ficava forçando a correia e com isso poderia estragar os dentes. A minha solução foi retirar a :52: :38: engrenagem principal da em baixo observe que tem um dente em baixo da engrenagem. Então utilizando durepoxe se faz um outro dente do outro lado. Esses dentes acionam outra engrenagem e a partir de quantos giros faz o rele inverter os polos. Pois com um dente gira 1 metro. Com 2 dentes gira 50 cm. Desse jeito a antena subira 50 cm e não chegara ao fim e assim não foçara a correia.

Terceiro: Utilizado uma antena mais grossa ou utilize os tres estágios mais grossos. Assim não terá perigo da correia ficar apertada dentro do telescópio e tbm nao forçara o motor ou a correia. Uma solução será utilizar o estagio mais grosso para funcionar e nao ficar preso igual no tutorial.a minha solução foi fazer uma trava com durepoxi no telescópio da antena e uma trava no telescópio do motor. Assim quando levantar o estagio mais grosso vai parar na trava e não sair pra fora do motor.

Quarto: Ao invés de colocar o bombril em cima. Como por baixo. Dentro do telescópio do motor. Pois deixando em cima na antena vai molhar com agua da chuva e enferrujar.

Bom. Acredito que com essas modificações ficou perfeito. Ate agora nenhum ou problema ou travamento.
Quem precisar de ajuda ou não entendeu e so chamar aqui.

Vlw!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Arquiteto » 30 Jan 2016, 11:00

gambitech das galaxias ...

mas se funcionou ...

:102:

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Andersonss » 19 Fev 2016, 15:30

desmontei a minha mais uma vez, a antena parece não estar quebrada porem esta travada e não to conseguindo destravar, ela esta toda fechada e só aparece um pedacinho desta ''correia dentada'' terei que fazer outra, espero conseguir recuperar a antena ja que a mesma é grossa, como faço pra encurtar ela se eu conseguir recupera-la? :2: depois vou a essas gambiarras kkkk de não fazer forçar os dentes...

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adapt

por Andersonss » 19 Fev 2016, 19:00

a antena desgraçada não destravou nem a pau, vou comprar uma antena e ver no que dá vou ter que fazer a cremalheira tbm, pelo menos agora já sei como funciona, vou ver se acho uma antena da mesma grossura dessa que ta travada :47:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por Almeidão » 10 Ago 2016, 18:45

JoãodoValle escreveu:Fuente del Mensaje Parabéns amigo trampo muito bom!!!!

Enviado a bordo do meu Vectra!!!


João meu amigo, você tem toda razão, precisa realmente ser estudado e não é por qualquer um não, precisa de uma junta mundial.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por JoãodoValle » 12 Ago 2016, 17:01

A pedido do nosso amigo Almeidão estou subindo um vídeo com mais outras dicas sobre essa antena:

http://www.youtube.com/watch?v=Dh7Hvu7-jwg

Avatar do usuário
Ricardo Rohde
Administrador
Administrador
Mensagens: 1228
Registrado em: 30 Mar 2013, 15:09
Nome Completo: Ricardo Rohde
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2011/2012
Idade: 36

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por Ricardo Rohde » 12 Ago 2016, 18:55

Cruze LT Verde Lotus
Kia Sorento S.658 3.5 v6 4x4
Vectra Challenge 2002 Full | Fotos ~> aqui & aqui!
Vectra Elite 2008 2.0 AT + TS

Avatar do usuário
lielto
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 12 Mai 2015, 10:50
Nome Completo: Elielton Ferreira
Cidade: Colatina
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por lielto » 14 Out 2016, 10:06

TOP FICOU MUITO BOM COMO VC COLOCOU PRA ABAIXAR E LEVANTAR NO ALARME?

POMPIANI
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Nov 2016, 20:08
Nome Completo: Felipe Gonzalez Pompiani
Cidade: Marialva
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por POMPIANI » 30 Nov 2016, 19:29

galera, gostei desta aqui e vou pedir pra adaptar no meu gls 99 sempre compro neste site. muito confiável, demora mais melhor que pagar 250,00 no mercado livre!!

https://www.aliexpress.com/item/Vehicle ... 8617aba84b

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por serginho_vectra A » 08 Dez 2016, 10:24

Aproveitando o tópico. Quando a antena sobe, mais não desce. Qual o conserto?
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

Arthur Silva 201631
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Jul 2017, 19:16
Nome Completo: Arthur Silva
Cidade: são pedro
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

[Tutorial] Reparo da antena eletrica com materiais adaptados

por Arthur Silva 201631 » 05 Ago 2017, 17:42

Boa noite a minha antena funciona normal mas quero deixar ela menor tem q fazer todo esse procedimento mesmo ou tem um jeito mais facil para diminuir a mesma ???

18 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes