Arquiteto escreveu:daqui a pouco alguns engenheiro eletrônico de plantão da alguma dica ...
sou eclético mas nem tanto ...
Não sou engenheiro não... mas sou fuçador ! hehehe! Achei isso aqui num clube do Xsara... olhe o ULTIMO post da página, do autor LCARLESSO que tem explicaçoes muito interessantes sobre a substituiçao do TRANSISTOR(não é RESISTOR, desculpe a correção, Claudiocasilva) por modelos semelhantes.
O post dele é esse:
http://clubedoxsara.forumeiros.com/t1369p20-ventilador-ligado-direto
"Falei com IsraelBreak, e ele tem este texto, que pode me ajudar, e ajudar a muitos:
Postado originalmente no PSAManíacos e CMS por "Eduardo Moura".
Coloquei este POST lá no PSA e estou copiando pra cá:
Segundo andei conversando com uns mecânicos por aqui, um dos problemas comuns que podem acontecer nos N7 e linha Citroen /PSA e aconteceu com o meu é a queima de 02 Transistores do Pulsor de Ar da Cabine ( ou ventilador da Cabine para os mais intimos...rsrsrs) pois estes trabalham com alta carga ( não sei se corrente ou tensão) e com o tempo desgastam mesmo... A merda é que um Eletroventilador Novo custa cerca de 1.000,00 ( Isto mesmo, 1.000 reales), um módulo recondicionado na base de troca nego chega aqui em Salvador a pedir 300,00 reales.. Em um desmanche vc acha um já bem usado por algo na faixa de 200,00...(Mas é usado e nada impede que vá pras cancas em pouco tempo) e num conserto deste se vc fizer sozinho num vai gastar 50,00 ou no máximo 100,00 se levar em qualquer lojinha de Assistência eletrônica...
São os 02 pequenos Transistors iguais que estão na foto, esta unidade ai já está recondicionada ( os originais são arrebitados no módulo e os trocados aparafusados)... E são ridículamente simples de trocar (qualquer um com um ferro de solda e uma chave de fenda e os parafusinhos resolve em 05 minutos a encrenca intuitivamente)...
O Mais dificil é encontrar os transistors, aqui é meio raro e já vi nego pedir desde 20 conto a até 70 conto nos mesmos.. Mas se aqui já encontraram, a galera ai de Sampa deve achar fácil fácil na Santa Efigênia...
A GALERA DE FORUNS LÁ FORA SUBSTITUI PELO TRANSISTOR DE CÓDIGO: 2N6287. Preço: Em torno de 22 Reais (Na Santa Efigênia deve ser menos ainda). Pra quem não é de Sampa tem pra vender em: http://www.radiolar.com.br/loja/loja.ph ... 1f079107eb
Existem outros códigos de diversos fabricantes que funfam bem.. Mas são mais dificeis de achar:
Fabricante ST ( Original)
FW26025A1 ( não sei se depois do 6 é O ou Zero neste código)
90027
Fabricante Motorola:
TI-829-1
9913
JÁ LÀ NO PSAMANIACOS O TITO EFROM QUE TB É DAQUI DEU A INDICAÇÂO DE MAIS ALGUNS TRANSISTORS DE "PRATELEIRA" QUE TB SERVIRIAM:
QUOTE(Tefrom @ Mar 23 2007, 11:16 PM)
Mto bom, Eduardo.
O transistor original nos Xsara N7 é o FW26025A1 . Não é uma peça que vai ser achada nas lojas de componentes eletrônicos para reposição, não com essa numeração.
Em alguns peugeot, o transistor usado é o T1829-1 . Também é uma peça difícil de ser encontrada.
Esse transistor que usam no lugar, o 2n6287 é um darlington de potência, PNP, 100 volts 20A; É relativamente fácil de ser encontrado, custa R$15 aqui em Porto Alegre.
Simplificando, transistor funciona no circuito do ventilador como um reostato eletrônico. O botão do painel é um simples potenciômetro, ligado ao transistor q controla a velocidade do ventilador.
O uso não é crítico, pode-se usar vários substitutos. O importante é que seja um transistor PNP, com encapsulamento TO-3, de pelo menos 20A. É bom também que a pinagem seja equivalente, para evitar adaptações na montagem.
Algumas outras opções: BDX66B, BDX68, TIP 647, MJ 3032
Talvez o mais fácil de encontrar talvez seja o MJ 15004, mto usado em áudio, atualmente.
« Última modificação: Outubro 01, 2007, 12:27:30 por mcailet » Denunciar ao Moderador Registado
Hoje eu tive a oportunidade de utilizar as informações aqui contidas, O veículo é um Berlingo 2001, o qual apresentava o defeito já mencionado, o ventilador interno não tinha controle da velocidade, logo que se ligava o veículo o pulsor de ar girava no seu limite de velocidade, sem controle no potenciometro de regulagem. Fui à "Santa Efigênia" com uma relação dos transistores recomendados, e achei prontamente o "MJ15004" ao preço de R$: 24,50 cada transistor.
Após realizada a troca, a grande decepção, o pulsor voltou a funcionar, porém a velocidade máxima ficou um pouco reduzida, não satisfazendo plenamente em dias muito quentes.
Numa segunda ida à Santa efigênia, localizei na Rua Timbiras,280 uma grande loja de componentes que tinha o "2N6287G", ao preço de R$: 14,50 cada, e , que após instalado ficou perfeito, com a velocidade compativel ao transistor original.
Conclusão: Não utilizem o " MJ15004", ele não substitue o original com a mesma eficiência.
N.B.: Este procedimento se aplica à todos os veículos que utilizam o módulo de ventilador com referência: "644178" à saber:
Belingo, Xantia , Xantia II , ZX , Xsara N6 e Xsara N7.,