O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisCriando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

279 mensagens
vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 29 Set 2016, 00:33

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje vyiossi, boa noite amigo!

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Show de bola esse projeto.
Não possuo o MID e nem um Vectra rs
Meu atual carro é uma Astra G aonde buscando por CB atraves de arduino, achei o tutorial do Cansei e o seu.
Com o arduino estava com a ideia de colocar todos os sensores, de nivel de agua de radiador e para-brisas, porém isso seria viável ?


A outros amigos proprietários de Astra trabalhando neste projeto este não é um problema e sobre a viabilidade do projeto para veículos que não tem os sensores mas se forem instalado funcionará normalmente desde que ligados de forma correta, estou trabalhando também numa tela de configuração/calibração onde sera bem fácil para corrigir as variáveis para veículos com por ex. a vazão dos bicos diferente, diâmetro da roda+pneu, capacidade de combustível e etc. Assim vc não tera problema para colocar o CB para funcionar o trabalho mesmo fica com a instalação dos sensores e levar os fios ate o CB.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje
Uma pergunta bem leiga, esse visual do seu CB voce fez aonde ? E como montou o Software ?
Sou bem leigo em eletronica.


O "visual" na verdade é uma imagem (jpg por ex.) com a resolução da tela escolhida (no meu caso 800x480) e foi feita no Corel, mas qualquer software que consiga criar o desenho e gravar em PNG, BMP ou JPG vai funciona, você não precisa ficar limitado a esta tela que fiz (ate porque esta é uma tela provisoria), depois desta imagem pronta colocamos na no editor da Nextion e ele faz o resto, você acha bastante tutorial na net sobre o Nextion Editor mas nada em português.

Espero ter tirado sua duvida, caso tenha mais alguma ou sugestões estou por aqui.

VLW!


AlexSGP, Obrigado pela resposta.
Comecei a pesquisar melhor do Nextion até que não coisa de outro mundo, nada que umas aulas no youtube nao ajude rs.
Uma outra duvida é o seguinte, você montou todo o sistema na placa principal(branca) e na mesma você colocou a entrada do chicote do MID, é isso ?
O desejo de começar um projeto parecido assim está grande rs.
Futuramente, você pretende vender a placa pronta com todo o sistema e codificação ai o comprador faria a instalação no painel e puxaria os fios ou será somente um projeto exclusivo seu ?
Sabe que isso pode dar din eim rs, pois possui um visual bem mais bonito que o MID original.
Uma outra duvida é qual tamanho de tela seria o ideal para por no painel do astra, no local do MID/TID mesmo, sem alterar muita coisa.
Pensei em uma tela aproximadamente do tamanho de uma tela FuelTech.

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 29 Set 2016, 20:16

Boa noite galera!

vyiossi, blz?

Vamos lá:

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Uma outra duvida é o seguinte, você montou todo o sistema na placa principal(branca) e na mesma você colocou a entrada do chicote do MID, é isso ?

Sim, montei os componentes em uma placa matriz para testar se os componentes iria atender o que eu tinha em mente, e sim funcionou perfeitamente, e eu coloquei na placa já os pinos (conector) com duas linhas 16 pinos assim eu conecto o chicote (plug) original do carro sem precisar ficar contando e colocando fio no plug e arriscando a colocar no loca errado. A placa final sera bem menor que esta, para teste assim fica melhor para montar em casa, mas depois com o desenho final e com placa com 2 layer ela ficara bem menor.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Futuramente, você pretende vender a placa pronta com todo o sistema e codificação ai o comprador faria a instalação no painel e puxaria os fios ou será somente um projeto exclusivo seu ?
Sabe que isso pode dar din eim rs, pois possui um visual bem mais bonito que o MID original.

Bhother, sinceramente já tive muitos contatos de pessoas querendo comprar o produto pronto, e como se tratava de pessoas que estão substituindo o MID original não seria preciso "puxar" nenhum fio, só conectar. Porem, minha ideia e publicar aqui o layout da placa e o código, mas também produzir o CB pronto para instalar inclusive com a moldura plugplay, para aqueles que não querem colocar a mao na massa, mas isso ainda não esta nada certo.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Uma outra duvida é qual tamanho de tela seria o ideal para por no painel do astra, no local do MID/TID mesmo, sem alterar muita coisa.
Pensei em uma tela aproximadamente do tamanho de uma tela FuelTech.

O maior problema desta tela é a moldura, há muito espaço para colocar ela no lugar original, porem, tentar utilizar a moldura original não é tão fácil como pensei, eu comprei uma moldura original e cortei ela ate que toda a área utilizável do meu display de 5¨ ficasse visível, e no meu caso o display terá que ficar inclinado 45° para cima |\ , porem confesso que ficou muito bom esta inclinação. Eu quero mandar produzir uma moldura para deixar ele exatamente no lugar do original, a moldura original é inclinada para o centro como um cone \__/ para chegar a medida da tela original, se for feito uma moldura sem esta inclinação |___| sobra espaço para uma tela ate maior que 5¨, mas, não consegui ninguém para desenhar a moldura em 3D, para que seja impressa na impressora 3D e depois sim se passar nos testes enviar para a produção. Mas para você utilizar mais facilmente a moldura original você pode comprar a tela de 4.3¨ (que é o mesmo tamanho da FT400).

VLW

Aproveitando segue a continuação do layout.

Tela que vai mostrar todas as leitoras dos sensores e vai mostrar também os que tiver com falha. (só para ter uma ideia)
Imagem

O próximo ícone (a mãozinha com uma chave) vai ser uma tela onde poderemos registrar as manutenção preventiva, KM e data da troca >> KM e data da próxima troca, assim haverá um aviso em qualquer uma das telas quando estiver vencido e/ou vencendo.

Em falar em aviso, agora ira aparecer uma "caixa" de aviso sobre qualquer tela que estiver no momento como no CID da Opel. KKKK! Após confirmar, ela some e fica ativa lá na tela de check.
Imagem

Outra coisa é que após a ultima atualização do Nextion editor eu consigo simular uma transparecia no "papel de parede" da tela, então gostaria de uma sugestão de qual desenho colocar, eu coloquei esta ai mas acredito que o logo da GM também ficaria legal.

E ae??? O que acharam????

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 30 Set 2016, 20:20

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite galera!

vyiossi, blz?

Vamos lá:

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Uma outra duvida é o seguinte, você montou todo o sistema na placa principal(branca) e na mesma você colocou a entrada do chicote do MID, é isso ?

Sim, montei os componentes em uma placa matriz para testar se os componentes iria atender o que eu tinha em mente, e sim funcionou perfeitamente, e eu coloquei na placa já os pinos (conector) com duas linhas 16 pinos assim eu conecto o chicote (plug) original do carro sem precisar ficar contando e colocando fio no plug e arriscando a colocar no loca errado. A placa final sera bem menor que esta, para teste assim fica melhor para montar em casa, mas depois com o desenho final e com placa com 2 layer ela ficara bem menor.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Futuramente, você pretende vender a placa pronta com todo o sistema e codificação ai o comprador faria a instalação no painel e puxaria os fios ou será somente um projeto exclusivo seu ?
Sabe que isso pode dar din eim rs, pois possui um visual bem mais bonito que o MID original.

Bhother, sinceramente já tive muitos contatos de pessoas querendo comprar o produto pronto, e como se tratava de pessoas que estão substituindo o MID original não seria preciso "puxar" nenhum fio, só conectar. Porem, minha ideia e publicar aqui o layout da placa e o código, mas também produzir o CB pronto para instalar inclusive com a moldura plugplay, para aqueles que não querem colocar a mao na massa, mas isso ainda não esta nada certo.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Uma outra duvida é qual tamanho de tela seria o ideal para por no painel do astra, no local do MID/TID mesmo, sem alterar muita coisa.
Pensei em uma tela aproximadamente do tamanho de uma tela FuelTech.

O maior problema desta tela é a moldura, há muito espaço para colocar ela no lugar original, porem, tentar utilizar a moldura original não é tão fácil como pensei, eu comprei uma moldura original e cortei ela ate que toda a área utilizável do meu display de 5¨ ficasse visível, e no meu caso o display terá que ficar inclinado 45° para cima |\ , porem confesso que ficou muito bom esta inclinação. Eu quero mandar produzir uma moldura para deixar ele exatamente no lugar do original, a moldura original é inclinada para o centro como um cone \__/ para chegar a medida da tela original, se for feito uma moldura sem esta inclinação |___| sobra espaço para uma tela ate maior que 5¨, mas, não consegui ninguém para desenhar a moldura em 3D, para que seja impressa na impressora 3D e depois sim se passar nos testes enviar para a produção. Mas para você utilizar mais facilmente a moldura original você pode comprar a tela de 4.3¨ (que é o mesmo tamanho da FT400).

VLW

Aproveitando segue a continuação do layout.

Tela que vai mostrar todas as leitoras dos sensores e vai mostrar também os que tiver com falha. (só para ter uma ideia)
Imagem

O próximo ícone (a mãozinha com uma chave) vai ser uma tela onde poderemos registrar as manutenção preventiva, KM e data da troca >> KM e data da próxima troca, assim haverá um aviso em qualquer uma das telas quando estiver vencido e/ou vencendo.

Em falar em aviso, agora ira aparecer uma "caixa" de aviso sobre qualquer tela que estiver no momento como no CID da Opel. KKKK! Após confirmar, ela some e fica ativa lá na tela de check.
Imagem

Outra coisa é que após a ultima atualização do Nextion editor eu consigo simular uma transparecia no "papel de parede" da tela, então gostaria de uma sugestão de qual desenho colocar, eu coloquei esta ai mas acredito que o logo da GM também ficaria legal.

E ae??? O que acharam????

VLW!


Entendi.

É que no meu caso, não possuo o mid, ai estou com toda a idéia de realizar a adaptação, porém um MID aqui esta quase R$ 800.
Porém com toda a adaptação, iria sair mais caro o MID apenas, do que a mão de obra e instalação dos sensores.
Um valor tanto salgado.
E foi ai que conheci o seu projeto, e achei super interessante cara.
Estou botando toda fé para que de certo.
Curti o Layout.
APROVADISSIMO.

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 30 Set 2016, 20:29

Como estou com uma idéia de colocar um Central Multimidia Android e pelo fato de ser sistema android, não convem montar algum jeito de rodar essa leitura de dados do veiculo e ter a visualização pelo Central ? Parecendo aqueles carros esportivos como o GTR.Imagem
Acredito que para isso seria o desenvovilmento de um app.
Enfm, só uma idéia.

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 30 Set 2016, 21:06

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Como estou com uma idéia de colocar um Central Multimidia Android e pelo fato de ser sistema android, não convem montar algum jeito de rodar essa leitura de dados do veiculo e ter a visualização pelo Central ? Parecendo aqueles carros esportivos como o GTR.Imagem
Acredito que para isso seria o desenvovilmento de um app.
Enfm, só uma idéia.


Brother, é o seguinte, eu nunca programei para o android, mas nada impede que isso aconteça, pode ser feito a transmissão do Arduíno via Bluetooth para a central por exemplo, inclusive o nosso amigo unBond está trabalhando nesta parte de comunicação com APP porque esta é a ideia principal dele, eu já não manjo de criação de app vou me contentar com a exibição na tela da Nextion.

Dar certo na verdade já deu, tudo funciona falta tempo para a criação da moldura para o acabamento e o ajuste fino dos cálculos, consegui efetuar a leitura de todos os sensores e comparei com o OPCOM, então não vejo no que dar errado para as mesmas funcionalidades do original com alguns UPs levinho como o registro da manutenção preventiva.

BLZ!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

lipecf
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:53
Nome Completo: Felipe Siqueira
Cidade: cabo frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por lipecf » 03 Out 2016, 10:28

AlexSGP,
sera que esse computador de bordo iria funcionar perfeito em um Vectra CD 97 ? tenho computador de bordo completo ja so que esta com mesmo problema cronico de sempre. se tiver interesse em comercializar iria ser o primeiro da fila rsrs
Vectra CD 97 2.0 16V 141cv Aut Completão menos ar digital e airbag :/

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por marcosc3sar » 03 Out 2016, 10:35

Que projeto top! Melhor ainda se ele for "adaptável" para quem tem o MID nos Vectras B...
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 03 Out 2016, 18:48

lipecf, marcosc3sar boa noite Brothers!

Para a felicidade de quem tem o MID instalado no Vectra B, eu irei colocar na placa os pinos para ligar o plug original de 26 pinos do mesmo, sem adaptação sem gambiarra, pelo que vi no esquema elétrico do Vectra B tem os mesmos fios de diagnostico que o Vectra C, então não haverá problemas.

A maior duvida é sobre o espaço de instalação para saber qual o display instalar, nosso amigo evandroapsantos passou as medidas da área visível do local do display, mas é preciso verificar se a espaço para encachar a placa do display, pelo que eu vi nas fotos do painel, é 1000 vezes mais fácil colocar o display no Vectra B que no C, vou deixar aqui as dimensões das duas telas para quem quiser confirmar se cabe.

5" - NX8048T050
Imagem

4.3" - NX4827T043
Imagem

Qualquer duvida, estou por aqui!

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

lipecf
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:53
Nome Completo: Felipe Siqueira
Cidade: cabo frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por lipecf » 04 Out 2016, 20:09

Opa gostei rs. Como consigo te ajudar da pra medir por fora ou terei que desmontar o painel? Meu carro está parado esperando a seguradora concerta qualquer coisa ajudo nessa parte
Vectra CD 97 2.0 16V 141cv Aut Completão menos ar digital e airbag :/

Avatar do usuário
evandroapsantos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 12 Jun 2014, 15:04
Nome Completo: Evandro Santos
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por evandroapsantos » 04 Out 2016, 21:06

Acredito que será preciso adaptar no acrílico do painel, visto que a tela é touch.
Se ficar somente no lugar do CB original, sem cortar o acrílico, não tem como tocar na tela...

Sent from my Moto G using Tapatalk

lipecf
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:53
Nome Completo: Felipe Siqueira
Cidade: cabo frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por lipecf » 05 Out 2016, 09:42

acho que os comandos originais continuarão funcionando, E se for touch melhor ainda pelas funcionalidades que vai ter rsrs
Vectra CD 97 2.0 16V 141cv Aut Completão menos ar digital e airbag :/

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 05 Out 2016, 09:43

unBond escreveu:Fuente del Mensaje Acompanhando colega, também adquiri a tela, apesar que no meu estou focando no aplicativo do android, em breve compartilho meu projeto. Eu dei uma pausa por motivos de trabalho.


Unbond, beleza ?
Como você pretende fazer rodar num sistema android ?
Como citado acima estou com a ideia de colocar um central multimidia android e colocar o computador de bordo nele.
Algum progresso no produto ?
Pretende vender o app no google play ?

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 05 Out 2016, 09:47

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje meu carro isntalado a Fueltech FT 500, e com isso andei pesquisando algumas coisas e encontrei um rapaz em brasilia que usou a saida de pulso de injetor da FT (pulso de bico é aterramento) pa


Alex, poderia tirar mais uma duvida ?
Como pretendo comprar a placa de vc, caso tudo de certo, e caso eu opte pelo nextion, unica coisa a parte que iria ter que comprar é uma tela mesmo né?
E a minha duvida principal é o seguinte, nesse projeto todo, você utiliza somente o chicote(plug) do mid ne ?
O MID( visor ) você não utiliza mais ou tambem precisa para esse projeto ??
Valeu.

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 05 Out 2016, 21:21

lipecf
Opa gostei rs. Como consigo te ajudar da pra medir por fora ou terei que desmontar o painel? Meu carro está parado esperando a seguradora concerta qualquer coisa ajudo nessa parte


Brother, é o seguinte: Preciso da medida de onde encaixa o MID/TID original, ou seja na parte de trás, se medir o MID em si já da para saber, mas medindo toda a área disponível fica melhor, se tiver a medida dos dois (do MID e do espaço onde ele encaixa é melhor ainda!

evandroapsantos
Acredito que será preciso adaptar no acrílico do painel, visto que a tela é touch.
Se ficar somente no lugar do CB original, sem cortar o acrílico, não tem como tocar na tela...


Brother, eu estou programando para utilizar os comandos originais do veiculo, ate porque é ruim e perigoso você ficar colocando a mão no painel enquanto dirige, ate mesmo no caso do Vectra C ficar se esticando para tocar na tela não deve ser boa coisa, mas nada impede de ser utilizado o touch.

vyiossi
Alex, poderia tirar mais uma duvida ?
Como pretendo comprar a placa de vc, caso tudo de certo, e caso eu opte pelo nextion, unica coisa a parte que iria ter que comprar é uma tela mesmo né?
E a minha duvida principal é o seguinte, nesse projeto todo, você utiliza somente o chicote(plug) do mid ne ?
O MID( visor ) você não utiliza mais ou tambem precisa para esse projeto ??
Valeu

Seguinte:

1- supondo que você não queira fazer tudo a partir do tutorial que vou postar você tem as opções: Comprar a placa e comprar a tela da Nextion, Comprar o kit completo que estou pretendendo montar: Tela+Display Nextion+Moldura Vectra C, Comprar a placa e utilizar o APP do unBond e assim vc teria as mesmas funcionalidades em um app androide.

2- É utilizado o mesmo plug original do veiculo, sem cortes, sem emendas sem gambiarras para as funcionalidades padrão do veiculo.

3- O MID/TID original do carro não sera utilizado, pode jogar fora, recuperar e vender ou guardar para outros fins.

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

lipecf
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:53
Nome Completo: Felipe Siqueira
Cidade: cabo frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por lipecf » 06 Out 2016, 10:32

show de bola irei tentar desmontar. só uma pergunta como vai o projeto ? abraços
Vectra CD 97 2.0 16V 141cv Aut Completão menos ar digital e airbag :/

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 06 Out 2016, 11:50

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje
lipecf
Opa gostei rs. Como consigo te ajudar da pra medir por fora ou terei que desmontar o painel? Meu carro está parado esperando a seguradora concerta qualquer coisa ajudo nessa parte


Brother, é o seguinte: Preciso da medida de onde encaixa o MID/TID original, ou seja na parte de trás, se medir o MID em si já da para saber, mas medindo toda a área disponível fica melhor, se tiver a medida dos dois (do MID e do espaço onde ele encaixa é melhor ainda!

evandroapsantos
Acredito que será preciso adaptar no acrílico do painel, visto que a tela é touch.
Se ficar somente no lugar do CB original, sem cortar o acrílico, não tem como tocar na tela...


Brother, eu estou programando para utilizar os comandos originais do veiculo, ate porque é ruim e perigoso você ficar colocando a mão no painel enquanto dirige, ate mesmo no caso do Vectra C ficar se esticando para tocar na tela não deve ser boa coisa, mas nada impede de ser utilizado o touch.

vyiossi
Alex, poderia tirar mais uma duvida ?
Como pretendo comprar a placa de vc, caso tudo de certo, e caso eu opte pelo nextion, unica coisa a parte que iria ter que comprar é uma tela mesmo né?
E a minha duvida principal é o seguinte, nesse projeto todo, você utiliza somente o chicote(plug) do mid ne ?
O MID( visor ) você não utiliza mais ou tambem precisa para esse projeto ??
Valeu



1- supondo que você não queira fazer tudo a partir do tutorial que vou postar você tem as opções: Comprar a placa e comprar a tela da Nextion, Comprar o kit completo que estou pretendendo montar: Tela+Display Nextion+Moldura Vectra C, Comprar a placa e utilizar o APP do unBond e assim vc teria as mesmas funcionalidades em um app androide.

2- É utilizado o mesmo plug original do veiculo, sem cortes, sem emendas sem gambiarras para as funcionalidades padrão do veiculo.

3- O MID/TID original do carro não sera utilizado, pode jogar fora, recuperar e vender ou guardar para outros fins.

VLW!



Então, como meu carro é um Astra, o espaço para a tela nextion é bem menor, ai com isso não queria ter muito trabalho na adaptação do painel.
Então no meu caso é viavel duas opções

1- a compra da placa e usar um app(caso realmente seja desenvolvido).

2 - compra da placa, tela, e display nextion própria pro painel do Astra.

E em relação ao app, você e o unBond estão conversando e compartilhando o mesmo projeto apenas pro resultado final diferente ?
Queria saber como está indo o app.
Enfim, eu posso tentar arriscar com o tutorial rs
Mas é que sou muito leigo em elétrica

Obrigado..

Avatar do usuário
evandroapsantos
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 12 Jun 2014, 15:04
Nome Completo: Evandro Santos
Cidade: São José do Rio Preto
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por evandroapsantos » 06 Out 2016, 15:33

AlexSGP escreveu:
lipecf
Opa gostei rs. Como consigo te ajudar da pra medir por fora ou terei que desmontar o painel? Meu carro está parado esperando a seguradora concerta qualquer coisa ajudo nessa parte


Brother, é o seguinte: Preciso da medida de onde encaixa o MID/TID original, ou seja na parte de trás, se medir o MID em si já da para saber, mas medindo toda a área disponível fica melhor, se tiver a medida dos dois (do MID e do espaço onde ele encaixa é melhor ainda!

evandroapsantos
Acredito que será preciso adaptar no acrílico do painel, visto que a tela é touch.
Se ficar somente no lugar do CB original, sem cortar o acrílico, não tem como tocar na tela...


Brother, eu estou programando para utilizar os comandos originais do veiculo, ate porque é ruim e perigoso você ficar colocando a mão no painel enquanto dirige, ate mesmo no caso do Vectra C ficar se esticando para tocar na tela não deve ser boa coisa, mas nada impede de ser utilizado o touch.

vyiossi
Alex, poderia tirar mais uma duvida ?
Como pretendo comprar a placa de vc, caso tudo de certo, e caso eu opte pelo nextion, unica coisa a parte que iria ter que comprar é uma tela mesmo né?
E a minha duvida principal é o seguinte, nesse projeto todo, você utiliza somente o chicote(plug) do mid ne ?
O MID( visor ) você não utiliza mais ou tambem precisa para esse projeto ??
Valeu

Seguinte:

1- supondo que você não queira fazer tudo a partir do tutorial que vou postar você tem as opções: Comprar a placa e comprar a tela da Nextion, Comprar o kit completo que estou pretendendo montar: Tela+Display Nextion+Moldura Vectra C, Comprar a placa e utilizar o APP do unBond e assim vc teria as mesmas funcionalidades em um app androide.

2- É utilizado o mesmo plug original do veiculo, sem cortes, sem emendas sem gambiarras para as funcionalidades padrão do veiculo.

3- O MID/TID original do carro não sera utilizado, pode jogar fora, recuperar e vender ou guardar para outros fins.

VLW!

Entendi.
Sem o touch fica bem melhor... Vai ser plug'n'play total!

Sent from my Moto G using Tapatalk

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 06 Out 2016, 18:19

lipecf escreveu:Fuente del Mensaje show de bola irei tentar desmontar. só uma pergunta como vai o projeto ? abraços

Fala ae, brother!
Obrigado ai pelo empenho, com estas medidas vai ser mais fácil ajudar a galera do Vectra B.
Andamento do projeto: Já fiz todas as leituras, e o esquema da placa terminei esta semana, porem estou a 3 semanas fora do RJ então sem a possibilidade de terminar os testes. Retorno ao RJ amanha e se não mudar nada devo ficar todos os dias da semana que vem em casa, onde será possível fazer os testes definitivo da placa para mandar produzi-la.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Então, como meu carro é um Astra, o espaço para a tela nextion é bem menor, ai com isso não queria ter muito trabalho na adaptação do painel.
Então no meu caso é viavel duas opções

1- a compra da placa e usar um app(caso realmente seja desenvolvido).

2 - compra da placa, tela, e display nextion própria pro painel do Astra.

E em relação ao app, você e o unBond estão conversando e compartilhando o mesmo projeto apenas pro resultado final diferente ?
Queria saber como está indo o app.
Enfim, eu posso tentar arriscar com o tutorial rs
Mas é que sou muito leigo em elétrica
Obrigado..


Brother, sobre a instalação do astra, eu acredito que seja mais fácil que no Vectra C eu já vi astra com uma tela de 7" no lugar do MID e com uma moldura com um acabamento ótimo, acontece que toda aquela parte preta sai do painel deixando muito mais fácil mandar fazer a modificação, mais ai já é uma decisão sua se vai fazer isso.

Eu e o unBond estamos conversando sim e o projeto pode caminhar junto porque na verdade podemos usar o mesmo projeto final, com uma leve modificação do software do Arduíno, onde eu envio para a tela Nextion (via comunicação serial) vai ser alterado para enviar via serial para o Bluetooth ai entra o APP dele que vai receber os mesmos dados que seria enviado para a Nextion, nada muda no resto do projeto, na verdade ele tem a possibilidade de colocar para trabalhar ambos Nextion + APP. (como ele estava executando os testes dele). Agora, creio que ele esteja sofrendo do mesmo problema que eu, falta de tempo, mas tenta enviar uma MP para ele, muito provável ele esta sem tempo de aparecer por aqui.

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

vyiossi
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Set 2016, 21:38
Nome Completo: Vynicius Sylvério Iossi
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por vyiossi » 07 Out 2016, 15:40

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje
lipecf escreveu:Fuente del Mensaje show de bola irei tentar desmontar. só uma pergunta como vai o projeto ? abraços

Fala ae, brother!
Obrigado ai pelo empenho, com estas medidas vai ser mais fácil ajudar a galera do Vectra B.
Andamento do projeto: Já fiz todas as leituras, e o esquema da placa terminei esta semana, porem estou a 3 semanas fora do RJ então sem a possibilidade de terminar os testes. Retorno ao RJ amanha e se não mudar nada devo ficar todos os dias da semana que vem em casa, onde será possível fazer os testes definitivo da placa para mandar produzi-la.

vyiossi escreveu:Fuente del Mensaje Então, como meu carro é um Astra, o espaço para a tela nextion é bem menor, ai com isso não queria ter muito trabalho na adaptação do painel.
Então no meu caso é viavel duas opções

1- a compra da placa e usar um app(caso realmente seja desenvolvido).

2 - compra da placa, tela, e display nextion própria pro painel do Astra.

E em relação ao app, você e o unBond estão conversando e compartilhando o mesmo projeto apenas pro resultado final diferente ?
Queria saber como está indo o app.
Enfim, eu posso tentar arriscar com o tutorial rs
Mas é que sou muito leigo em elétrica
Obrigado..


Brother, sobre a instalação do astra, eu acredito que seja mais fácil que no Vectra C eu já vi astra com uma tela de 7" no lugar do MID e com uma moldura com um acabamento ótimo, acontece que toda aquela parte preta sai do painel deixando muito mais fácil mandar fazer a modificação, mais ai já é uma decisão sua se vai fazer isso.

Eu e o unBond estamos conversando sim e o projeto pode caminhar junto porque na verdade podemos usar o mesmo projeto final, com uma leve modificação do software do Arduíno, onde eu envio para a tela Nextion (via comunicação serial) vai ser alterado para enviar via serial para o Bluetooth ai entra o APP dele que vai receber os mesmos dados que seria enviado para a Nextion, nada muda no resto do projeto, na verdade ele tem a possibilidade de colocar para trabalhar ambos Nextion + APP. (como ele estava executando os testes dele). Agora, creio que ele esteja sofrendo do mesmo problema que eu, falta de tempo, mas tenta enviar uma MP para ele, muito provável ele esta sem tempo de aparecer por aqui.

VLW!



Pow, beleza Alex.
Muito obrigado mesmo pelo esclarecimento e te peço desculpas de tanta perguntas rs.
Eu tenho somente uma duvida, como vai ficar os dados de por exemplo consumo e tudo o mais ?
Devido que o Astra é entre aro 15/16 e os vectra entre 16/17, com isso acaba afetando.
Você sabe me informar algo em relação aos códigos que utilizam nos veiculos com o TECH 2 ?

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 08 Out 2016, 09:41

Nada de pedir desculpas brother, estamos aqui para discutir as ideias e esclarecer duvidas e assim ajudar a todos, se tiver alguma duvida pode perguntar, ate porque sua duvida pode ser igual a de outros. (como dizia meus velhos professores. kkk!)

A velocidade, consumo, distancia percorrida e autonomia todos estão interligado e todos se baseiam no sinal de velocidade, e como você mesmo já disse ai temos variação devido ao tamanho do conjunto de roda+pneu, no MID original tem uma variável que é alterada pela CC via TECH 2 (ou outras formas que desconheço), neste projeto vai haver uma tela de configuração onde será possível alterar esta variável, a ideia inicial é o usuário incluir a informação do diâmetro total do conjunto onde será calculado pelo Arduíno e armazenado na EEPROM, assim este valor sera utilizado para efetuar o calculo da velocidade correta baseada no tamanho do conjunto de forma eficiente. Também teremos outras variáveis a serem alteradas na parte de configuração como a vazão do bico injetor para calcular o consumo instantâneo.

A teoria é muito fácil, mas admito que não sou bom assim na matemática para chegar a estas formulas, mas sempre existe o plano B, que não é tão belo como o descrito acima mas funciona tão bem quanto. Seria uma variável que deve-se ajustar o valor que eu irei pre determinar com meu carro e o pessoal iria aumentar ou diminuir este valor na tela de configuração e chegar ao valor ideal para seu veiculo. Ex. para velocidade: Calculo dos pulsos x 1,018 = metros rodado (este é o que esta funcionando perfeito no meu carro com aro 17) assim teoricamente para quem tem aro 16 teria que aumentar de 1,018 para 1,025 por ex. mas isso seria erro e acerto, ate chegar ao valor ideal, mas não seria uma variação muito grande e com umas 2 ou 3 alterações seria possível achar o valor correto, mesma forma seria utilizado para o consumo instantâneo.

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

279 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes