O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisCriando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

279 mensagens
paulomiranda2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Ago 2014, 22:44
Nome Completo: PAULO MIRANDA TEIXEIRA JUNIOR
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por paulomiranda2 » 05 Dez 2016, 22:13

Edcezar escreveu:Fuente del Mensaje Uma outra coisa já que seria pra dar sugestões, aqui vou eu hehehe

Se possível ao invés de consumo em litros, se fizesse ao contrário, não marcar quantos litros consumiu e sim quantos ainda tem no tanque, sempre fico fazendo a conta até chegar nos 52 litros kkkkkkk

S5


Meu amigo , da uma olhada nesse site aqui , ele ensina a fazer a comunicacao com o radio original .

Eu tambem programa e vendo arduino , qualquer ajuda basta chamar. Manda uma MP que a gente se fala.

http://forum.arduino.cc/index.php/topic,78634.0.html

lipecf
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 30 Jul 2013, 18:53
Nome Completo: Felipe Siqueira
Cidade: cabo frio
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por lipecf » 14 Dez 2016, 09:54

alguma novidade ?
Vectra CD 97 2.0 16V 141cv Aut Completão menos ar digital e airbag :/

Julio_Cesar
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Julio
Cidade: São Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Julio_Cesar » 17 Dez 2016, 13:28

Opa buenas.

Também sou programador e fiquei muito interessado em contribuir, gostaria de fazer um deste para meu vectra B, enviei mensagem para o criador do projeto mas não me respondeu, será que o projeto ainda está ativo?
Gostaria de saber principalmente onde é possível comprar o display no Brasil por um preço justo :D

E se foi disponibilizado o código fonte para o arduino.

Qualquer coisa se alguém quiser conversar sobre manda mensagem.

valeu

Avatar do usuário
Katsumi
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 02 Dez 2013, 10:49
Nome Completo: Luiz Katsumi
Cidade: Matão
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Katsumi » 19 Dez 2016, 10:55

Galera, o Alex, esta / estava viajando para o exterior, o projeto esta andando sim, porem, ele movimenta o projeto de acordo com o tempo dele. Aguardem que logo teremos noticias!
Luiz Katsumi
Vectra Expression
2.0 Manual
Preto - 2008

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por unBond » 23 Dez 2016, 12:00

Em janeiro lá pro dia 10 eu devo retornar ao projeto, mas confesso que calcular o consumo médio a partir do consumo instantâneo, de forma previsiva tem sido um baita desafio. Se ficar muito complicado ou se os colegas não apontarem uma solução, talvez vou optar por fazer o consumo médio apartir da leitura da boia do tanque vs a distância.

Julio_Cesar
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 25 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Julio
Cidade: São Leopoldo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Julio_Cesar » 24 Dez 2016, 11:21

Opa blz?

unBond sobre o projeto, existe alguma página dele ou algum git com os códigos e detalhes?
Eu gostaria de contribuir apesar de o meu vectra ser o B, porém tenho poucas informações ainda sobre o projeto, preciso comprar tudo, inclusive o arduino, será que é de boa utilizar o arduino mega que não é o original? Porque esse tem um preço bem mais em conta.

No mais quando comprar as coisaradas quero começar a contribuir também.

valeu

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 25 Dez 2016, 13:48

Boa, galera!

Sinto muito não está dando uma contribuição que eu realmente queria e precisava para este projeto, uma mudança grande na empresa fez com que a quantidade de técnicos de campo diminuísse fazendo com que o pessoal que restou passe muito tempo em viagem, mas é melhor muito serviço que nenhum neh ;) .

Bom é o seguinte:

Nada mudei apos a minha viagem, ate porque não levei o kit. Retornei e muito pouco tempo passei no RJ, na verdade este é o primeiro fim de semana que passo no RJ, quem tinha o numero do meu whatsapp e não consegue falar comigo é pq tive que trocar de operadora pelo fato da Nextel não ter cobertura na maioria dos estados fora do RJ, mas vou responder a todos pelo MP com meu novo numero e email.

Quem estiver disposto a ajudar e precisar de alguma informação, por favor me mande uma MP que vou responder com o email para que eu possa responder as mesmas para ver se o projeto anda.

Muito obrigado a todos pela ajuda.
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

guikamargo
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Nov 2016, 00:36
Nome Completo: Guilherme siqueira Camargo
Cidade: kemel
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por guikamargo » 21 Fev 2017, 21:49

boa noite galera tbm

estou admirado venho seguindo topico esse foi que mas me chamou atencao
amigo deu certo seu pc de bordo ficou conforme na foto msm
vc teria whatzapp queria tirar umas duvidas com vc

parabens pelo projeto bem criativo tenho enterece fazer no meu tbm

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 24 Fev 2017, 16:47

guikamargo escreveu:Fuente del Mensaje guikamargo


Olá guikamargo!

Brother, infelizmente tive que trocar de carro e acabei ficando sem poder testar o projeto, não sei se tem alguém por aqui que esta continuando o projeto, mas sempre estou passando por aqui para ver se a galera posta alguma novidade.

Sim, ficou ate melhor que esta das fotos da assinatura pois modifiquei o layout e a forma de mudar de tela, você pode encontrar o vídeo do teste no meu carro nas paginas anteriores ou buscar no youtube. Quando parei o projeto seguintes funcionalidades rodando normalmente: RPM, Velocidade, Avisos: Pastilhas de freio gasta, Óleo baixo, Nível reservatório baixo, Nível Reservatório do lavador de para-brisa baixo, Lampada Luz de freio queimada, Lampada farol baixo queimada, Relógio e Data.

Gostaria mesmo que tivesse uma galera aqui para continuar o projeto, vamos ver se o pessoal se anima.

para quem quiser trocar uma ideia sobre o projeto e o mais importante pegar informações para continuar o projeto, vou deixar aqui um e-mail e a galera pode pegar meu numero de telefone e criarmos um grupo para reativar o projeto. Todo o equipamento que usei continua comigo só não tenho como testar.

VLW!

alexsgp@gmail.com
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 28 Mar 2017, 17:07

Fala ai galera;

Estou acompanhando um grupo onde o pessoal esta dando andamento no projeto do MID, então quem estiver com disposição para dar continuidade segue abaixo o link do grupo.

https://chat.whatsapp.com/J3uizdFbd6Q26vQ7hw6j0T

VLW.
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

Avatar do usuário
henrique.poncetti
GL Member
GL Member
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jan 2016, 08:15
Nome Completo: Henrique Poncetti Zegalo
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por henrique.poncetti » 30 Mar 2017, 07:52

Alex, beleza, estou querendo fazer o projeto e utilizar um raspberry para fazer uma "multimídia" as leituras feita são maioria analógicas né? Teria que usar um arduino e comunicar com o rasp, ou isar o i2c e adaptador no raspberry direto. Você tem o esquema elétrico que fez para ligar os sensores?

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 30 Mar 2017, 19:41

henrique.poncetti escreveu:Fuente del Mensaje Alex, beleza, estou querendo fazer o projeto e utilizar um raspberry para fazer uma "multimídia" as leituras feita são maioria analógicas né? Teria que usar um arduino e comunicar com o rasp, ou isar o i2c e adaptador no raspberry direto. Você tem o esquema elétrico que fez para ligar os sensores?


Fala ai Brother!

Como já conversamos la no grupo, você já sabe que são poucos os dados analógicos mas vou deixar anotado aqui, vai que tem mais alguém com duvida.

Sinal analógico para:

- Sensor de temperatura do liquido de arrefecimento - A saída é de 0v - 10v como a porta analógica do Arduíno é de 0v - 5v é necessário fazer um divisor de sinal com resistores e diodo zener.
- Sensor de pressão do óleo (para o carro que tiver) - Saída de 0V - 5V mole mole
- Nível de combustível
- Tensão de bateria (para quem quiser colocar aviso de carga de bateria baixa ou alta) - ate 14v Necessário fazer divisor de sinal com resistores e diodo zener.


Sinal digital para:

Pedal de freio, Luz de freio / lanterna / farol baixo queimada, Nível do óleo de motor / Nível do reservatório do lavador do limpador, Nível do reservatório arrefecimento, RMP, Velocidade/KM rodado, Porta aberta.

Porta TX/RX para:

- Display

Porta I2C para:

- Ler informações do radio original para quem quer ler nome das faixas, volume e etc.
- RTC para data e hora certa.

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

Cachoeira
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 09:33
Nome Completo: Rodrigo Cachoeira
Cidade: Rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Cachoeira » 01 Abr 2017, 13:03

AlexSGP escreveu:Fuente del Mensaje
henrique.poncetti escreveu:Fuente del Mensaje Alex, beleza, estou querendo fazer o projeto e utilizar um raspberry para fazer uma "multimídia" as leituras feita são maioria analógicas né? Teria que usar um arduino e comunicar com o rasp, ou isar o i2c e adaptador no raspberry direto. Você tem o esquema elétrico que fez para ligar os sensores?


Fala ai Brother!

Como já conversamos la no grupo, você já sabe que são poucos os dados analógicos mas vou deixar anotado aqui, vai que tem mais alguém com duvida.

Sinal analógico para:

- Sensor de temperatura do liquido de arrefecimento - A saída é de 0v - 10v como a porta analógica do Arduíno é de 0v - 5v é necessário fazer um divisor de sinal com resistores e diodo zener.
- Sensor de pressão do óleo (para o carro que tiver) - Saída de 0V - 5V mole mole
- Nível de combustível
- Tensão de bateria (para quem quiser colocar aviso de carga de bateria baixa ou alta) - ate 14v Necessário fazer divisor de sinal com resistores e diodo zener.


Sinal digital para:

Pedal de freio, Luz de freio / lanterna / farol baixo queimada, Nível do óleo de motor / Nível do reservatório do lavador do limpador, Nível do reservatório arrefecimento, RMP, Velocidade/KM rodado, Porta aberta.

Porta TX/RX para:

- Display

Porta I2C para:

- Ler informações do radio original para quem quer ler nome das faixas, volume e etc.
- RTC para data e hora certa.

VLW!


Vcs são sinistros! Parabéns!

unBond
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 04 Fev 2016, 20:20
Nome Completo: Rodrigo
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por unBond » 02 Abr 2017, 08:57

Tudo bom pessoal? Voltei ao projeto.

Eu estive quebrando bastante a cabeça para fazer o cálculo do consumo médio de forma preditiva, acho que encontrei parcialmente a solução. Porém eu não sei está completamente certo a abordagem que utilizei.

Basicamente ele armazena todos os valores de consumo instantâneo + "um contador para quando acontece consumo"

exemplo

Momento / valor / contador
1 / 10 / 1
2/ 10 / 2
3 /10 / 3
4 /0/ 2
5/ 2 / 3
Somando da 30, dividido por 3 = média 10. Até aí tudo bem. Porém no carro temos a situação de curt-off (carro andando porém não consumindo combustível) e o consumo na macha lenta (carro parado consumindo combustível).

Analisando outros carros, por exemplo o fiesta, ele não calcula consumo médio com o carro parado, só quando começa a andar, achei a abordagem interessante. Porém se já houver consumo médio e o carro ficar parado a média cai.

Por enquanto em curt-off adotei a estratégia de diminuir o contador (30/2 = 15) e em macha lenta aumentar o consumo e incrementar o contador (32 / 3 = 10,66)

Qual os próximos passos, salvar as informações e rodar pelo menos dois tanques, porém essa semana bateram no meu carro, e devo ficar umas duas semanas no conserto.
Gostaria que comentassem, estou upando o código no git.

Imagem



Julio_Cesar escreveu:Fuente del Mensaje Opa blz?

unBond sobre o projeto, existe alguma página dele ou algum git com os códigos e detalhes?
Eu gostaria de contribuir apesar de o meu vectra ser o B, porém tenho poucas informações ainda sobre o projeto, preciso comprar tudo, inclusive o arduino, será que é de boa utilizar o arduino mega que não é o original? Porque esse tem um preço bem mais em conta.

No mais quando comprar as coisaradas quero começar a contribuir também.

valeu

Sim, postei algumas paginas atrás, vou upar a nova versão essa semana.

mats_mllr
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Dez 2016, 15:24
Nome Completo: Matheus Möller
Cidade: Jundiaí
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por mats_mllr » 28 Abr 2017, 11:43

Estou querendo fazer isso no vectra 2008 com tid, unico problema que não consigo achar ajuda para integrar arduino com obd2

Avatar do usuário
henrique.poncetti
GL Member
GL Member
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jan 2016, 08:15
Nome Completo: Henrique Poncetti Zegalo
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por henrique.poncetti » 28 Abr 2017, 14:13

mats_mllr escreveu:Fuente del Mensaje Estou querendo fazer isso no vectra 2008 com tid, unico problema que não consigo achar ajuda para integrar arduino com obd2


tem um amigo meu que fez com o tid e arduino, sem usar OBD2, se tiver interesse manda o numero por privado que conversamos pelo whats

Augusto Dourado
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Nov 2014, 07:33
Nome Completo: AUGUSTO FERNANDES DOURADO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Augusto Dourado » 29 Abr 2017, 12:51

Boa tarde amigos, espero q tenham conseguido resolver os problemas com tid, e que tenham interesse em comercializar, pois estou no aguardo dá finalização do projeto para, quem sabe trocar o tid do meu elite, aguardo e troço para dar certo, abraço

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk

Dione Cley
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Mai 2016, 10:11
Nome Completo: Dione Cley da Silva Menezes
Cidade: Ouvidor
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Dione Cley » 29 Abr 2017, 15:50

Poxa cara show... meu vctra CD tá sem, tentei arrumar o cabo flat e quebrei o display
Vou acompanha o projeto

Fabio Sklar
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Nov 2016, 14:42
Nome Completo: FABIO ADRIANO SKLAR
Cidade: Campo Bom
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por Fabio Sklar » 18 Mai 2017, 13:20

Infelizmente não sou dessa área e não posso contribuir, mas quero desejar boa sorte aos envolvidos e principalmente ao nosso amigo que deu origem a essa ideia!
Sigo por aqui acompanhando e torcendo para que em breve esteja posto em funcionamento.

Abraço!

AlexSGP
GL Member
GL Member
Mensagens: 73
Registrado em: 25 Nov 2014, 20:13
Nome Completo: Alex Pacheco
Cidade: Lisboa
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Criando um Computador de Bordo [Arduino+Touch 5"+Disposição+Muita ajuda]!!!

por AlexSGP » 18 Mai 2017, 19:43

Fala ai galera!

Pow, como sabem eu troquei de carro e não tenho mais como testar o projeto ajudo no que é possível, estou acompanhando o pessoal mais envolvido no grupo de whatsapp e o nosso amigo unBond está agarrado firme na missão e vem relatando novidades.

Realmente espero ver o projeto funcionando, para o pessoal que manja de programação de Arduino e eletrônica e quiser ajudar o pessoal pode entrar no grupo para discutir e ajudar.

VLW!
Alex Pacheco
Vectra Elite 2.4 16V - 2007
Lancer GT 2.0 16V - 2014

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=13719#p160709Imagem

279 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 131 visitantes