Veja o que eu usei:
O fluído que eu coloquei foi esse:

A chave que eu usei foi essa (estrela de 7 mm):

A mangueirinha para coletar o fluído velho (mangueira transparente de 5 mm):

Vamos ao passo à passo:
1 - Para não perder muito tempo sangrando o fluído velho, procure tirar todo o fluído do reservatório com a ajuda de uma seringa de injeção de tamanho grande, desde que ela entre no reservatório (eu tenho uma grande que não entrou, então eu usei uma pequena de 5 ml mesmo). Depois de esvaziar o reservatório, imediatamente encha ele de fluído novo (evita esquecimento, pois se faltar fluído no reservatório, entra ar no sistema).
2 - É impossível fazer o serviço sozinho, portanto procure um amigo para ajudar.
3 - Eu iniciei o serviço pela roda traseira direita, em seguida pela traseira esquerda, depois pela dianteira direita , e por último pela dianteira esquerda.
4 - Peça para seu amigo bombar o freio e segurar o pedal apertado (não é preciso funcionar o motor, porque o servo-freio não vai fazer falta).
5 - Embora facilite o acesso ao parafuso, eu não retirei as rodas. Eu apenas usei o macaco (sem, contudo, retirar a roda) uma única vez para levantar a roda dianteira esquerda, pois eu não estava conseguindo encaixar a mangueira no parafuso.
6 - Deite embaixo do carro e solte o parafuso de sangria que fica pelo lado de dentro da roda; na cabeça desse parafuso tem uma tampa de borracha para proteger o parafuso, é só puxar que essa tampa sai bem fácil; no centro desse parafuso tem um pequeno furo por onde vai sair o fluído velho. Eu, primeiro, encaixei a chave estrela de 7 mm no parafuso e, em seguida, coloquei na cabeça desse parafuso a mangueira fina de 5 mm; a outra ponta dessa mangueira coloque dentro de uma garrafa descartável, assim todo o fluído velho vai para dentro da garrafa e não suja o piso de sua garagem. Ao soltar o parafuso o fluído velho vai sair com pressão e o pedal do freio vai abaixar até em baixo; fale para o seu amigo não soltar o pé do pedal até vc apertar novamente o parafuso.
7 - Por prevenção e seguindo um conselho que vi em um vídeo, eu coloque um objeto (que pode ser um toco, pedra, etc) atrás do pedal do freio, para ele não ir até o final do curso, pois se isso acontecer pode estragar um componente do sistema de freio.
8 - Meu Vectra têm freios à discos nas quarto rodas, porém, os parafusos das rodas traseiras são posicionados em local diferente em relação as rodas dianteiras.
9 - Aperte o parafuso e somente depois de apertar é que o seu amigo poderá novamente bombar o freio e segurar apertado e avisar para vc soltar novamente o parafuso.
10 - Repita essa operação até perceber que todo o fluído velho já saiu; dá para perceber porque o fluído muda de cor. O fluído velho fica escuro.
11 - Muito importante: não se esqueça que ao estar sangrando, o nível do fluído do reservatório vai abaixando, portanto complete sempre para não entrar ar no sistema.
12 - Repita esse serviço em todas as rodas.
13 - Se seu carro for o Vectra com transmissão manual, sangre também a embreagem, porque ela é hidráulica e usa o mesmo fluído do freio; o parafuso de sangramento é o mesmo das rodas.
14- Não se esqueça de recolocar todas as tampas de proteção dos parafusos de sangrar, porque se esquecer a sujeira vai tampar os furos por onde sai o fluído.
15 - Segundo o manual, faça esse trabalho a cada 02 anos.
Não achei difícil.
Boa sorte!
.png)