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Marcatto
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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por Marcatto » 03 Jul 2016, 23:49

Nesse domingo, eu troquei o fluído de freio do meu GT AT.

Veja o que eu usei:

O fluído que eu coloquei foi esse:
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A chave que eu usei foi essa (estrela de 7 mm):
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A mangueirinha para coletar o fluído velho (mangueira transparente de 5 mm):
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Vamos ao passo à passo:

1 - Para não perder muito tempo sangrando o fluído velho, procure tirar todo o fluído do reservatório com a ajuda de uma seringa de injeção de tamanho grande, desde que ela entre no reservatório (eu tenho uma grande que não entrou, então eu usei uma pequena de 5 ml mesmo). Depois de esvaziar o reservatório, imediatamente encha ele de fluído novo (evita esquecimento, pois se faltar fluído no reservatório, entra ar no sistema).
2 - É impossível fazer o serviço sozinho, portanto procure um amigo para ajudar.
3 - Eu iniciei o serviço pela roda traseira direita, em seguida pela traseira esquerda, depois pela dianteira direita , e por último pela dianteira esquerda.
4 - Peça para seu amigo bombar o freio e segurar o pedal apertado (não é preciso funcionar o motor, porque o servo-freio não vai fazer falta).
5 - Embora facilite o acesso ao parafuso, eu não retirei as rodas. Eu apenas usei o macaco (sem, contudo, retirar a roda) uma única vez para levantar a roda dianteira esquerda, pois eu não estava conseguindo encaixar a mangueira no parafuso.
6 - Deite embaixo do carro e solte o parafuso de sangria que fica pelo lado de dentro da roda; na cabeça desse parafuso tem uma tampa de borracha para proteger o parafuso, é só puxar que essa tampa sai bem fácil; no centro desse parafuso tem um pequeno furo por onde vai sair o fluído velho. Eu, primeiro, encaixei a chave estrela de 7 mm no parafuso e, em seguida, coloquei na cabeça desse parafuso a mangueira fina de 5 mm; a outra ponta dessa mangueira coloque dentro de uma garrafa descartável, assim todo o fluído velho vai para dentro da garrafa e não suja o piso de sua garagem. Ao soltar o parafuso o fluído velho vai sair com pressão e o pedal do freio vai abaixar até em baixo; fale para o seu amigo não soltar o pé do pedal até vc apertar novamente o parafuso.
7 - Por prevenção e seguindo um conselho que vi em um vídeo, eu coloque um objeto (que pode ser um toco, pedra, etc) atrás do pedal do freio, para ele não ir até o final do curso, pois se isso acontecer pode estragar um componente do sistema de freio.
8 - Meu Vectra têm freios à discos nas quarto rodas, porém, os parafusos das rodas traseiras são posicionados em local diferente em relação as rodas dianteiras.
9 - Aperte o parafuso e somente depois de apertar é que o seu amigo poderá novamente bombar o freio e segurar apertado e avisar para vc soltar novamente o parafuso.
10 - Repita essa operação até perceber que todo o fluído velho já saiu; dá para perceber porque o fluído muda de cor. O fluído velho fica escuro.
11 - Muito importante: não se esqueça que ao estar sangrando, o nível do fluído do reservatório vai abaixando, portanto complete sempre para não entrar ar no sistema.
12 - Repita esse serviço em todas as rodas.
13 - Se seu carro for o Vectra com transmissão manual, sangre também a embreagem, porque ela é hidráulica e usa o mesmo fluído do freio; o parafuso de sangramento é o mesmo das rodas.
14- Não se esqueça de recolocar todas as tampas de proteção dos parafusos de sangrar, porque se esquecer a sujeira vai tampar os furos por onde sai o fluído.
15 - Segundo o manual, faça esse trabalho a cada 02 anos.

Não achei difícil.

Boa sorte! :88:
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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por Alcir Andreoni » 05 Jul 2016, 07:47

Só uma pergunta Marcatto.

Seu carro tem ABS?
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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por Tiagomos1 » 05 Jul 2016, 12:30

Alcir Andreoni escreveu:Só uma pergunta Marcatto.

Seu carro tem ABS?

Então, como ele disse freio a disco nas 4...tem.
Pelo que sei no vectra c hatch (n sei se no sedan é o mesmo), quando tem freio a disco nas 4 rodas, tem abs.

Acho que sei onde você quer chegar com a pergunta rsrsrs

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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por Tiagomos1 » 05 Jul 2016, 12:34

Sequência de sangria dos freios em cada roda né?

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por Alcir Andreoni » 05 Jul 2016, 12:36

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje
Alcir Andreoni escreveu:Só uma pergunta Marcatto.

Seu carro tem ABS?

Então, como ele disse freio a disco nas 4...tem.
Pelo que sei no vectra c hatch (n sei se no sedan é o mesmo), quando tem freio a disco nas 4 rodas, tem abs.

Acho que sei onde você quer chegar com a pergunta rsrsrs

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Talvez...

A sangria de carros que possuem ABS tem de ser ao contrário.

Primeiro a roda dianteira esquerda, dianteira direita, traseira esquerda e traseira direita por último...
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por Tiagomos1 » 05 Jul 2016, 12:39

Outra coisa que nunca vi fazer em abs sem bomba pra gerar pressão

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por Alcir Andreoni » 05 Jul 2016, 12:40

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje Sequência de sangria dos freios em cada roda né?

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Me mande os números da Mega Sena, por favor!
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por Alcir Andreoni » 05 Jul 2016, 12:41

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa que nunca vi fazer em abs sem bomba pra gerar pressão

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É que, como dizem os experts, não pode fazer sem a bomba, porque atrapalha a leitura do módulo do ABS.

Para mim isso é folclore, mas não sou especialista...
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por Marcatto » 05 Jul 2016, 17:56

Alcir Andreoni escreveu:Fuente del Mensaje Só uma pergunta Marcatto.

Seu carro tem ABS?


Confirmando o que o Thiagomos respondeu, meu GT tem ABS, sim.

Tiagomos1 escreveu:Fuente del Mensaje Outra coisa que nunca vi fazer em abs sem bomba pra gerar pressão

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O fluído velho não sai apenas desapertando o parafuso pela "força" da gravidade mesmo, como ocorre em alguns carros sem ABS. Contudo, bombando o pedal do freio e segurando ele apertado até desapertar o parafuso, o fluído velho sai fácil.

Alcir Andreoni escreveu:É que, como dizem os experts, não pode fazer sem a bomba, porque atrapalha a leitura do módulo do ABS.

Para mim isso é folclore, mas não sou especialista...


Já fiz uma pequena viagem no carro depois da troca do fluído e não percebi nenhuma anormalidade no funcionamento dos freios. Ao contrário, pode ser apenas impressão minha, mas achei que ele (funcionamento) está melhor, pois o acionamento do pedal do freio ficou mais leve.


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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por larussosan » 05 Jul 2016, 19:01

Marcatto, apenas uma pequena sugestão...

Ao invés de apertar e desapertar o parafuso da sangria toda vez que for bombar o pedal para evitar entrada de ar no sistema, coloque água dentro da garrafa e deixe a ponta da mangueira submersa...
Desta maneira vc pode bombar o pedal para saída do fluido velho e entrada do fluido novo sem se preocupar com entrada de ar no sistema.

Abs!!



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por Alcir Andreoni » 06 Jul 2016, 07:54

larussosan escreveu:Fuente del Mensaje Marcatto, apenas uma pequena sugestão...

Ao invés de apertar e desapertar o parafuso da sangria toda vez que for bombar o pedal para evitar entrada de ar no sistema, coloque água dentro da garrafa e deixe a ponta da mangueira submersa...
Desta maneira vc pode bombar o pedal para saída do fluido velho e entrada do fluido novo sem se preocupar com entrada de ar no sistema.

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por larussosan » 06 Jul 2016, 08:37

Alcir Andreoni escreveu:Fuente del Mensaje
larussosan escreveu:Fuente del Mensaje Marcatto, apenas uma pequena sugestão...

Ao invés de apertar e desapertar o parafuso da sangria toda vez que for bombar o pedal para evitar entrada de ar no sistema, coloque água dentro da garrafa e deixe a ponta da mangueira submersa...
Desta maneira vc pode bombar o pedal para saída do fluido velho e entrada do fluido novo sem se preocupar com entrada de ar no sistema.

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Você é o Highlander do fórum... :13:

E fora que você é um cara Manjador... :47:


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por Alcir Andreoni » 06 Jul 2016, 08:43

larussosan escreveu:Fuente del Mensaje
Alcir Andreoni escreveu:Fuente del Mensaje
larussosan escreveu:Fuente del Mensaje Marcatto, apenas uma pequena sugestão...

Ao invés de apertar e desapertar o parafuso da sangria toda vez que for bombar o pedal para evitar entrada de ar no sistema, coloque água dentro da garrafa e deixe a ponta da mangueira submersa...
Desta maneira vc pode bombar o pedal para saída do fluido velho e entrada do fluido novo sem se preocupar com entrada de ar no sistema.

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por Tiagomos1 » 06 Jul 2016, 09:39

Bom, essa de mergulhar na água eu não aconselharia não. Assim como pode entrar ar, água pode voltar. E como sabemos o fluido de freio é muito higroscópico (absorve água).

Dessa forma, dentro da mangueira fica úmido pois ela tá mergulhada em água e quando bc para de sangrar o fluido, que está logo na saída do sistema, se contamina e contamina o que está logo atrás dele.

O aconselhável e é o que eu vejo fazerem é usar fluido de freio para isso também. Ao invés de água, mergulhar no fluido.

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por larussosan » 06 Jul 2016, 11:40

Tiagomos1 escreveu:Bom, essa de mergulhar na água eu não aconselharia não. Assim como pode entrar ar, água pode voltar. E como sabemos o fluido de freio é muito higroscópico (absorve água).

Dessa forma, dentro da mangueira fica úmido pois ela tá mergulhada em água e quando bc para de sangrar o fluido, que está logo na saída do sistema, se contamina e contamina o que está logo atrás dele.

O aconselhável e é o que eu vejo fazerem é usar fluido de freio para isso também. Ao invés de água, mergulhar no fluido.

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Não Tiago, posso te falar com tranquilidade que não umedece em nada o fluido, pois a força em que ele sai quando pressionado o pedal de freio é muito maior do que ao contrário, quando solta e o fluido dentro da mangueira retorna muito pouco dentro da mangueira...

E vc trabalha com muita folga, a mangueira que vc utiliza é cumprida então o fluido velho q entra em contato com a água é muito pouco e precisaria percorrer um longo caminho dentro da mangueira para q o fluido novo se contamine...

Pode fazer isso com total segurança...

Abs!!



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por Tiagomos1 » 13 Jul 2016, 19:41

larussosan escreveu:
Tiagomos1 escreveu:Bom, essa de mergulhar na água eu não aconselharia não. Assim como pode entrar ar, água pode voltar. E como sabemos o fluido de freio é muito higroscópico (absorve água).

Dessa forma, dentro da mangueira fica úmido pois ela tá mergulhada em água e quando bc para de sangrar o fluido, que está logo na saída do sistema, se contamina e contamina o que está logo atrás dele.

O aconselhável e é o que eu vejo fazerem é usar fluido de freio para isso também. Ao invés de água, mergulhar no fluido.

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Não Tiago, posso te falar com tranquilidade que não umedece em nada o fluido, pois a força em que ele sai quando pressionado o pedal de freio é muito maior do que ao contrário, quando solta e o fluido dentro da mangueira retorna muito pouco dentro da mangueira...

E vc trabalha com muita folga, a mangueira que vc utiliza é cumprida então o fluido velho q entra em contato com a água é muito pouco e precisaria percorrer um longo caminho dentro da mangueira para q o fluido novo se contamine...

Pode fazer isso com total segurança...

Abs!!



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Sabe como é né, seguro morreu de velho kkkkkkk

Se você já fez e não teve problemas... Fica a dica na hora de trocar o fluido de freio e não ser pego de surpresa com ar no sistema, mais como o amigo disse: água com mangueira longa para não ter risco algum de voltar água no sistema.

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por George silva » 23 Abr 2020, 19:23

Galera boa noite tenho um elite 2009, fiz a limpeza do reservatório e a troca do fluido de freio fiz a sangria porém o freio ficou com o pedal lá em baixo, foi feita outra sangria e nada, trocou o cilindro mestre já fez várias sangria, e nada do freio fica bom, alguém sabe algo?

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Sangrar Freio do Vectra C Automático

por chirola » 24 Abr 2020, 01:13

George silva escreveu:Fuente del Mensaje Galera boa noite tenho um elite 2009, fiz a limpeza do reservatório e a troca do fluido de freio fiz a sangria porém o freio ficou com o pedal lá em baixo, foi feita outra sangria e nada, trocou o cilindro mestre já fez várias sangria, e nada do freio fica bom, alguém sabe algo?

cara se o freio estaba bom e so foi feito uma sangria antes de ficar ruim o problema pode ser a sangria mal feita , nao sei como foi feito por iso nao poso confirmar, confere as ligacoes das mangueiras para ver se tem vazamentos , tambem confere nas pincas de freio por vazamenos .
se tudo estever ok, abria conferir a precao na saida do cano de freio e se de precao o problema e realmente a sangria malk feita.
se tem freio de panela na traseira confere se as lunas estao reguladas (o freio de mao deveria ter 4 dentes cuando vc puxa)
o fluido de freio e dot 4.
pode sangrar solzinho em casa eu faso o siguinte ..... uma mangueira de gasolina de fusca (silicone transparente 1 metro aprox)coloco uma ponta no sangrador e a outra ponta em uma garrafa. abro o sangrador e so espero noa piso no pedal nem nada do tipo o fluido vai correr solzinho pela manguera e vc vai ver se sai ar ou fluido velho etc , cuando vc ve que nao sai ar e so sai fluido limpo faha o sangrador e parte para a proxima roda , sempre checa que nao falte fluido no reservatorio .

George silva
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por George silva » 24 Abr 2020, 07:21

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
George silva escreveu:Fuente del Mensaje Galera boa noite tenho um elite 2009, fiz a limpeza do reservatório e a troca do fluido de freio fiz a sangria porém o freio ficou com o pedal lá em baixo, foi feita outra sangria e nada, trocou o cilindro mestre já fez várias sangria, e nada do freio fica bom, alguém sabe algo?

cara se o freio estaba bom e so foi feito uma sangria antes de ficar ruim o problema pode ser a sangria mal feita , nao sei como foi feito por iso nao poso confirmar, confere as ligacoes das mangueiras para ver se tem vazamentos , tambem confere nas pincas de freio por vazamenos .
se tudo estever ok, abria conferir a precao na saida do cano de freio e se de precao o problema e realmente a sangria malk feita.
se tem freio de panela na traseira confere se as lunas estao reguladas (o freio de mao deveria ter 4 dentes cuando vc puxa)
o fluido de freio e dot 4.
pode sangrar solzinho em casa eu faso o siguinte ..... uma mangueira de gasolina de fusca (silicone transparente 1 metro aprox)coloco uma ponta no sangrador e a outra ponta em uma garrafa. abro o sangrador e so espero noa piso no pedal nem nada do tipo o fluido vai correr solzinho pela manguera e vc vai ver se sai ar ou fluido velho etc , cuando vc ve que nao sai ar e so sai fluido limpo faha o sangrador e parte para a proxima roda , sempre checa que nao falte fluido no reservatorio .

Ele é disco na 4 rodas ABS, foi feita a sangria com uma bomba q injeta óleo no reservatório, foi feita também por gravidade, e também precionando o pedal de freio sangrando as rodas em X, o freio fica bom na hora mas no outro dia já fica ruim com o pedal baixo.

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por chirola » 24 Abr 2020, 11:51

George silva escreveu:Fuente del Mensaje Galera boa noite tenho um elite 2009, fiz a limpeza do reservatório e a troca do fluido de freio fiz a sangria porém o freio ficou com o pedal lá em baixo, foi feita outra sangria e nada, trocou o cilindro mestre já fez várias sangria, e nada do freio fica bom, alguém sabe algo?

pode estar entrando ar o sistema abria que revisar as conexoes , e as pincas pode entgrar ar pelos pistoes daas pincas desgastados, pastilhas de freio muito gastas ou mal colocadas, no pior dos casos pode se o solenoide do abs trabado , abria que testar peca por peca,

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