O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTroca de correia auxiliar e correia dentada no Vectra A 2.0 8v (Também serve para demais modelos!)
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

2 mensagens   •   Página 1 de 1
Avatar do usuário
Malagoli
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Nov 2013, 19:08
Nome Completo: Rafael Malagoli
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Troca de correia auxiliar e correia dentada no Vectra A 2.0 8v (Também serve para demais modelos!)

por Malagoli » 14 Ago 2016, 14:38

Oi pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês este pequeno trampo que fiz no VCD..

Lista de ferramentas necessárias no Vectra A (Conferir nos outros modelos!):

- Chaves de boca ou cachimbo 8, 10, 11, 12, 13, 15 e 17 mm (Na ordem: Defletores, parafusos da capa de correias, parafusos da capa da cremalheira, parafuso do tensor da correia dentada, peito de aço, tensores e por fim, parafuso da polia do virabrequim)
- Chave Allen 7mm (Tensionador da correia dentada)
- Chave Trox T10 (Parafusos auxiliares da polia do virabrequim)
- Torquímetro, Catraca ou Alavanca + Extensões, se necessário
- Macaco manual ou hidráulico e cavaletes
- Cuidado e paciência

Tempo estimado para troca e limpeza dos componentes: Em torno de 3 horas, varia com a experiência de cada um



Vamos lá, desmontagem. Começa liberando o tensor da correia auxiliar.. é só usar uma chave de boca de 15mm e puxar o tensor para o lado da parede corta fogo, que ele libera a correia auxiliar:

Imagem

Detalhe da pequena 'manobra' necessária para substituição de correia do Vectra A. Eu fiquei um pouco assustado quando vi o esquema pela primeira vez.. é um tanto novidade pra mim, ter que soltar o suporte e abaixar o propulsor para uma simples substituição de correia auxiliar (E consequentemente, a dentada), kkkkk

No VA, esta etapa assusta, mas é simples: Primeiro levante o carro no macaco manual (Será necessária boa sensibilidade na hora de subir e abaixar o carro quando o suporte estiver solto e o motor apoiado no cavalete, por isso não utilizem macaco hidráulico para levantar o carro neste momento!) .. com o carro levantado, coloque o cavalete em posição que fique exatamente abaixo do ponto de fixação do coxim. Vá abaixando o carro de vagarzinho, e quando o suporte do motor tocar o cavalete, afrouxe os dois parafusos de fixação do coxim com a longarina (15mm). Coxim liberado e propulsor apoiado no cavalete, levante o carro no macaco o suficiente para que o motor desça pelo menos 1cm, liberando assim espaço para passar a correia:

Imagem

Colocando no ponto e conferindo o sincronismo antes de desmontar tudo. É só seguir as marcações na capa de correia e lá em baixo na bomba de óleo, e ir girando o motor com uma chave 17mm apoiada no parafuso da polia do virabrequim até que as marcações fiquem em cima:

Imagem

Soltando o guarda pó do volante do motor para travar a cremalheira e proceder com a remoção dos parafusos da polia e da engrenagem do vira. Para tirar estes parafusos da polia, deixar o carro DESENGRENADO (N nos AT's), e travar a cremalheira com uma chave de fenda.. não façam isso com o carro engrenado, pois há risco de danificar a caixa de marchas!

Imagem

Imagem

Imagem

Após ter removido a polia do vira / correias auxiliares, é só destravar a capa da correia dentada e removê-la .. são 5 parafusos sextavados de 10mm a prendem, pelo menos no Vectra A. Como podem ver não estava tão contaminado.. provavelmente pois foi exposto a minério por pouco tempo desde que trocada em 2012, e com o motor livre de vazamentos nos retentores, não tinha nada ali pra acumular muita sujeira:

Imagem

Mas é claro.. não dêem uma de João de Barro na hora desse tipo de manutenção. Gaste mais uns minutinhos pra limpar tudo, resultado vale a pena:

Imagem

Imagem


Tudo limpo, motor colocado no ponto, hora de partir pra montagem das correias novas:

Imagem

Lembrem de liberar o tensionador pra tirar a correia velha e colocar a nova. Solte o parafuso procipal do tensor com uma chave boca 12mm e use a chave allen no local determinado do tensionador para aliviar a pressão. Aqui já com ela montada, mas ainda sem distribuir a tensão:

Imagem

Quase duas voltas completas no motor.. conferindo tensionamento e travando o tensor. Posicione o marcador do ponteirinho do tensor na posição 'nova' (Entre as marquinhas neste caso), e fixe o tensor usando a chave de boca 12mm:

Imagem

Imagem

Tudo ok, pode montar a capa da correia dentada... e antes de torquear a polia do vira, eu recomendo bater um anti oxidante nos parafusos..

Imagem

Agora passando a correia de acessórios. Muito chato este procedimento no Vectra A, o suporte do motor passa triscando o tensor auxiliar, então para colocá-la de volta no lugar, deve-se alavancar o tensionador para a posição de travamento (Usar uma chave de boca 15mm e puxar tudo para trás - lado do alternador):

Imagem

Assim que aberto o espaço e passada a correia pelo tensor, pode liberar o tensionador novamente e terminar de passar a correia pelo suporte do motor e pelos demais periféricos:

Imagem

Imagem

Imagem

Correia já passada, faça o processo inverso na fixação do coxim do motor: Abaixe o carro para que o suporte encoste na longarina, parafuse-o, levante o carro e remova o cavalete. Tudo pronto, e aí o resto é só montar o restante das peças. No caso do VA, defletores do parabarro direito, parabarro, peito de aço e caixa do filtro de ar.

:102:



P.S.: Neste procedimento eu apenas conferi o estado dos demais periféricos, como bomba dágua, tensores e retentores. Não foi necessária troca de nenhum deles por em quanto, ainda mais por que no fim do ano, todo este sistema de distribuição passará para o do 16v .. Porém considerem que cada caso demanda certo reparo, nada de economizar em componentes do sistema não heim pessoal... o prejuízo depois pode ser grande.

P.S.2: Os passos aí podem ser seguidos pra qualquer carro da linha 8v dos GM's. 16v segue o mesmo processo, porém existe uma ferramenta da Raven para travamento dos comandos (Super fácil de usar também, e é uma ferramenta que custa em torno dos R$50,00) ... então a dica vale pra galera toda, independente de ano e motor.. basta ter um ferramental simples e cuidado pra trabalhar. Torquímetro, se tiver, melhor ainda, porém até mesmo quem não tem.. é só ir com cuidado e bom senso. Bom senso mesmo pessoal, pois sinceramente, todos os parafusos que tirei no meu sistema para efetuar esta troca parecem ter sido apertados por um ogro usando pneumática... é um absurdo isso, mas infelizmente é a realidade da maioria das oficinas no Brasil.. só tem João Bração por aí! Então peguem leve, com cuidado.. não precisa esmagar parafuso em nada ali.

:88:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Troca de correia auxiliar e correia dentada no Vectra A 2.0 8v (Também serve para demais modelos!)

por Almeidão » 14 Ago 2016, 22:28

Legal as fotos, muito interessante.
Dicas para melhorar.
1 - para soltar a polia externa não precisa travar a cremalheira que por sua vez para chegar nela tem que soltar o protetor do carte. Aliás, alguns carros não tem esta opç]ao de travar, exemplo do meu Vectra que é B e não tem esta opção e aluns B tem.
Use dois alongadores a a chave soquete na ponta, mais o cabo de força ou catraca nas mãos. Basta dar um choque no cabo de força, tipo um tapa e o parafuso afrouxa e
o mesmo aperta com o mesmo choque.
2 - Para puxar este esticador a soltar a correia de acessório.
É muito perigoso com a chave que você utiliza com emendas fazendo alavanca, perigo de se ferir. A melhor opção é comprar uma chave 15 de estria, colocar ela reta,
corta a parte 16 e soldar um cabo de uns 40 cm nela. Quando eu digo reta, é que tem dois tipos o mais de chave de estriam uma é inclinada na ponta, esta que comento
que precisa ser reta, outro modelo que a ponda sai para o lado, não dará certo. Depois não podemos pensar que compramos uma chave só para isto, na verdade teremos
mais uma chave, diferente das outras más será mais uma chave. Aliás a minha é 15 e 16 soldada nas pontas, afinal para soltar o calço do Vectra B, eu preciso da 16
também e tem que ser loga para soltar o parafuso de cima
3 - para finalizar, o esticador tem um local de travar ele esticado para colocar a correia ou até mesmo para tirar ele fora, afinal ele só sai recolhido caso precisar trocar lo.
Este local, precisa usar um vergalhão de uns 3 mm ou uma vareta de solda sem o eletrodo, sendo a ponta em L, recolher o esticador e de dentro para fora travar ele com
o arame em L.

É uma peça de risco de acidentes este esticador, mesmo estando recolhido não é bom mexer ali sem uma atenção necessária.

Muito bom seu trabalho e fotos.

Sds
Imagem

2 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Marcos0512 e 113 visitantes