O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMedir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

16 mensagens   •   Página 1 de 1
Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 09 Abr 2013, 10:51

Olá amigos.
Segue abaixo um passo a passo para medição da densidade do aditivo utilizado no fluido de arrefecimento.
É de suma importância esse controle, principalmente para podermos evitar a corrosão galvânica, mais conhecida como corrosão do alumínio, pois um fluido que não esteja nas proporções adequadas não irá dar a proteção adequada ao sistema.

Material necessário é um termodensímetro. Encontra-se facilmente na internet ou lojas do ramo e é relativamente barato, em torno R$ 80,00 a R$ 100,00. Quem tiver mais de um carro ou dependendo da turma da regional, podem comprar um e nos encontros fazer um confere.
Algumas pessoas costumam utilizar um refratômetro, porém, dependendo da água utilizada (se ela for quimicamente pesada), a leitura pela refração de luz irá levar a erros, pois às vezes o fluido está sem cor mas a aditivação estará funcional.
O termodensímetro tem duas leituras, feitas através de um termômetro e uma escala. Através dessas duas leituras chegamos ao percentual do aditivo presente no fluido.

O procedimento é o seguinte:

O termodensimetro tem duas leituras a serem seguidas para se chegar ao percentual de etilenoglicol
(ou monoetilenoglicol, é a mesma coisa), que esta presente na água.

1 - Primeiro deve-se coletar o fluido até no mãximo marcado na aparelho.

2 - Olhar o termometro e ver a temperatura em que o fluido se encontra (até 70 graus Celsius no máximo)

3 - Olhar no bulbo do termometro na parte superior qual marcação que vai estar na escala (que vai de -1 até 10)

4 - Na parte inferior do termodensimetro, há uma tabela com várias temperaturas, de 0 grau até 70 graus Celsius, ao lado dessa temperatura, vem o numero que você encontrou na parte supeior (de -1 até 10), no encontro desses dois na tabela, vc terá determinação do percentua.

Temperatura do fluido: 45 Graus Celsius - Número encontrado na parte superior: 5,2 = Na tabela vc irá ver que há 50% de etileno glicol no fluido.

Com a s fotos abaixo fica mais claro.
Aí vão as fotos:

Motor aberto e aparelho pronto:
Imagem

Termodensímetro:
Imagem

Termodensimetro + perto
Imagem

Termometro do termodensimetro:
Imagem

Escala a ser anotada
Imagem

Retirar a tampa do vaso de expansão
Imagem

Retirando o fluido para análise
Imagem

Imagem

Verifcando:
Imagem

Temperatura (nesse caso, deu +- 30 graus C)
Imagem

Escala (nesse caso, deu 4,0..O que no resultado me deu 35 % etileno glicol, que no caso é insuficiente para funcionar como um fluido arrefecedor, esta servindo apenas como anticorrosivo, terei de acertar isso...)
A concentração ideial deve ficar entre 40% mínimo e 60% máximo. Abaixo de 40 % estará atuando apenas como anticorrosivo e acima de 60% estará gerando atrito fluido porque aumenta muito a densidade da água e irá sacrificar a bomba d'água

Imagem

É isso então, quem se interessar em de vez em quando verificar como anda o fluido de arrefecimento de seu carro, já tem a dica..



Aproveitando o how to aqui, eu peguei esse carro sem a tampa do reservatório de água do limpador de parabrisas, enaqunato não compro uma nova, adaptei uma tampa de desinfetante aqui de casa, ficou perfeito...

Tampado com a tampa do desinfetante
Imagem

Desinfetante doador:
Imagem

OBS. Fiz um outro post complementando este aqui, de como testar a condutividade do fluido arrefecedor:

viewtopic.php?f=49&t=296



Forte abraço!!!!!!!!!!

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por blue label » 12 Abr 2013, 07:55

merece um fixo!!e um how2

MarceloOliveira

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por MarceloOliveira » 12 Abr 2013, 08:28

Muito bom

Imagem

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por blue label » 16 Abr 2013, 14:40

cara, compre essa paradinha, agora é esperar chegar

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 16 Abr 2013, 15:12

blue label escreveu:cara, compre essa paradinha, agora é esperar chegar


Blz Blue.
Vai ter é trabalho nos encontros de sair medindo o fluido das carretas porque com certeza o pessoal vai querer isso nos encontros..Mas é gostoso de fazer e ver o prazer de ver a medida certa lá..


Forte abraço!!

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Last_Warrior » 17 Abr 2013, 22:03

Nota 10, lembrando que a proporção correta ajuda também a lubrificar a bomba d´água e a evitar o travamento da termostática!
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Pedro Josino » 18 Abr 2013, 05:03

Ricardo,

Ouvi dizer que o termodensimetro só faz aferição quando o aditivo é inorgânico, se for orgânico ele não é preciso por se tratar de um aditivo menos denso.

Já ouviu algo a respeito?

Irei substituir o do meu carro em breve e pretendo colocar o orgânico da Delphi.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 18 Abr 2013, 08:42

Pedro Josino escreveu:Ricardo,

Ouvi dizer que o termodensimetro só faz aferição quando o aditivo é inorgânico, se for orgânico ele não é preciso por se tratar de um aditivo menos denso.

Já ouviu algo a respeito?

Irei substituir o do meu carro em breve e pretendo colocar o orgânico da Delphi.


Na realidade essa informação não procede Pedro, porque a diferença entre um e outro é que no orgânico não há a presença de silicatos, fosfatos,aminas e nitratos e esses componentes não têm "peso" na hora da aferição.
Muita gente pensa que o aditivo orgânico diferencia-se do inorgânico apenas pela durabilidade, pois é um aditivo long life, de vida estendida. Embora essa diferença exista e é considerável, a maior diferença mesmo é que os orgânicos impedem condução elétrica através do fluido arrefecedor, o que irá prevenir a formação da corrosão galvânica que é diferente das outras corrosões, pois ataca principalmente as partes de alumínio e o primeiro grande prejuízo é no cabeçote.
Quem utiliza apenas água ou anticorrosivo, está numa contagem regressiva para perder o cabeçote do vectra.

Forte abraço!!!!!!!!!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Pedro Josino » 18 Abr 2013, 16:38

Ricardo Crispim escreveu:Na realidade essa informação não procede Pedro, porque a diferença entre um e outro é que no orgânico não há a presença de silicatos, fosfatos,aminas e nitratos e esses componentes não têm "peso" na hora da aferição.
Muita gente pensa que o aditivo orgânico diferencia-se do inorgânico apenas pela durabilidade, pois é um aditivo long life, de vida estendida. Embora essa diferença exista e é considerável, a maior diferença mesmo é que os orgânicos impedem condução elétrica através do fluido arrefecedor, o que irá prevenir a formação da corrosão galvânica que é diferente das outras corrosões, pois ataca principalmente as partes de alumínio e o primeiro grande prejuízo é no cabeçote.
Quem utiliza apenas água ou anticorrosivo, está numa contagem regressiva para perder o cabeçote do vectra.

Forte abraço!!!!!!!!!


Obrigado pelo esclarecimento.

Tenho um problema monstruoso no Ford Ka 2009 com o sistema de arrefecimento.

Só nos últimos 11 meses já foram dois reservatórios de expansão, duas limpezas na rede de concessionárias e três limpezas em oficinas e sempre volta a sujar.

Vou testar nele o aditivo orgânico dessa vez. Não achei à venda aqui na cidade, irei comprar na internet mesmo.

Abraço

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 18 Abr 2013, 17:00

Pedro, você faz parte do clube ka http://clubedoka.com/site/ ou do clube do novo ka http://www.clubedonovoka.com/?
Eu não sei como funciona o esquema desses foruns, mas vai que de repente alguém passou por problema parecido e tem alguma postagem por lá que possa ajudar...
Boa sorte na empreitada, no que der e a gente puder ajudar, estamos aqui, só dar um berro..

Forte abraço!!!!!!!!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Pedro Josino » 19 Abr 2013, 01:31

Ricardo Crispim escreveu:Pedro, você faz parte do clube ka http://clubedoka.com/site/ ou do clube do novo ka http://www.clubedonovoka.com/?
Eu não sei como funciona o esquema desses foruns, mas vai que de repente alguém passou por problema parecido e tem alguma postagem por lá que possa ajudar...
Boa sorte na empreitada, no que der e a gente puder ajudar, estamos aqui, só dar um berro..

Forte abraço!!!!!!!!


Faço parte do segundo fórum.

É um problema crônico do carro. Muitos usuários achavam que era normal, pois a maioria é o primeiro carro, ou primeiro carro novo e não sabia que se tratava de um problema.

O pessoal que é mais preocupado com manutenção, já inclui esse item na manutenção semestral, igual a troca de óleo hehe.

Teve um ou dois que disse que conseguiu resolver definitivamente mas não sabem dizer qual o aditivo foi usado e em qual proporção. Na verdade a proporção sempre é um grande problema, pois nunca sabem exatamente o quanto de líquido cabe no sistema. A concessionária e os mecânicos dizem que 2 litros de aditivo é suficiente mas descobri que o Ka tem capacidade de 6,25L e a Ford recomenda 40% de aditivo, o que requer 2,5L. Talvez a diferença esteja nesse 0,5L.

A concessionária disse inclusive que eu substituísse a válvula termostática pois a mesma estava contaminada. A válvula do Ka é eletrônica e na Ford custa a bagatela de R$ 678,30. Achei uma Valeo por R$ 400,00 em uma Auto Peças. O ruim é que nem medidor de temperatura o carro tem, quando a luz de aquecimento acende, sua junta já era hehe.

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por blue label » 06 Mai 2013, 16:22

crispim, onde voce comprou o termodensimentro, não achei pela internet, e quando cmprei na loja do mecanico, o cara não entregou dizendo que acabou o produto

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 06 Mai 2013, 21:01

blue label escreveu:crispim, onde voce comprou o termodensimentro, não achei pela internet, e quando cmprei na loja do mecanico, o cara não entregou dizendo que acabou o produto


Willian, essa semana eu vou estar no interior aqui do estado a trabalho e não trouxe o termo comigo, mas no sábado ao voltar eu verifico os dados na caixa e te passo, ok?

Forte abraço!!!

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por blue label » 07 Mai 2013, 13:06

blz, me diz onde voce comprou ou manda uma MP eu te mando a grana e vc pega um ai na loja pra mim

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por Ricardo Crispim » 13 Mai 2013, 15:06

blue, já estou em Campo Grande.
A marca do termodensímetro é Prestovac, foi comprado em SP mesmo.
Tels (011) 3868-3719. Não sei se esse telefone ainda vale (é o que está no termodensimetro), mas dando uma sapeada no google eu achei outro, (011)3934-6030.
Eu não sei se vendem para pessoa física, mas podem indicar onde encontrar.
Eu vi um outro na internet da marca Planatc, porém achei meio salgado o preço (entre R$ 90,00 e R$ 110,00)
Aqui na firma, nós estamos planejando comprar alguns, vou ver qual valor vai ser feito para nós e caso o valor cobrado para você como pessoa física ficar muito alto, aguarda eu ver quanto vão nos cobrar e eu te revendo um...

Forte abraço!!!!!!!!!

blue label
GL Member
GL Member
Mensagens: 144
Registrado em: 06 Abr 2013, 18:34
Nome Completo: Willian Miranda
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: Medir a densidade do aditivo no fluido de arrefecimento.

por blue label » 14 Mai 2013, 05:30

opa, vou ligar hoje lá

16 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes