Decidi pesquisar sobre o assunto. Infelizmente, há poucas informações técnicas sobre teto solar do Vectra. Acabei aventurando em experiências de colegas, idas à sucata e ideias na cabeça. Em uma dessas idas, me deparei com um Elite 2005/2006 que estava praticamente só o chassi, entretanto o teto estava completo e sem vestígios de reparo. Paguei mil reais no conjunto. Como fora cortado na metade das colunas, tudo o que eu precisava para adaptar estava nele. Forro do teto, folha externa, conjunto do teto solar, chicotes, plafonier dianteiro e traseiro, ultrassom do alarme, alças de apoio, quebra sol com iluminação e demais presilhas e encaixes. Então além do teto solar, o meu Expression acabou ganhando outros upgrades.
Com as peças na mão, comecei a estudar a estrutura do teto solar em si. A estrutura onde aloja o vidro, cortina e motor fica fixada na própria folha do teto. Diante disso, planejei a mudança somente da folha do teto, sem precisar modificar colunas ou barras estruturais do veículo, assim não afetando a segurança do veículo, prezando pela máxima originalidade possível. Basicamente a modificação consiste na remoção da folha de teto original, instalar a folha com suporte ao teto solar, instalar a máquina com seus periféricos e interligar o chicote elétrico.Como retirei o teto de uma sucata, é natural que ele venha sujo. Ao desmontar o teto para analisar a estrutura, acabei lavando tudo que precisou. Após lavar, dei a atenção ao teto solar em si. Por se tratar de uma máquina retirada de um exemplar 2005/2006 e ter ficado desativada por alguns anos, fiz uma limpeza caprichada e lubrifiquei o que precisava.
Antes de testar o funcionamento, fiz diversas anotações de como o chicote vai ser interligado. No próprio site da Chevrolet, encontrei o índice de diagramas elétricos, o qual fala sobre todos os chicotes do veículo até 2008. Usei também como referência um Vectra Elegance 2009/2010 de um amigo para confirmar as informações contidas no índice.
Hora da desmontagem. Será necessária a remoção de todos os acabamentos das colunas para cima, sendo recomendada a remoção dos bancos. Removi somente o banco traseiro, pois os dianteiros estavam interligados ao sistema Airbag, portanto optei em deixa-los para evitar problemas. Necessita remover também o para-brisa e vigia traseira.
Após ter removido o que pude em casa, o carro foi levado à oficina. Após a retirada dos vidros, começou a remoção da folha do teto solar da estrutura original da sucata. A folha foi removida retirando os pontos de solda originais. Para isso, o funileiro cortou a coluna do teto para que pudesse ter acesso às bordas laterais da folha a ser removida, sem que danificasse a mesma.
Retirados dos vidros, começou o processo de remoção da folha de teto antiga. O funileiro começou com um corte na folha para as extremidades, evitando alterar ou danificar as colunas estruturais do veículo.
Após a remoção da folha antiga, foram retirados os pontos de solda que ficaram para que a superfície pudesse ser preparada para o alinhamento da nova folha. Depois de alinhar, foram recolocados os vidros para que pudesse fazer a medição para confirmar a perfeita instalação da folha. Feito a conferência, a folha nova foi soldada ao carro utilizando as marcas da solda antiga e cravos que fixam os grampos do trilho do teto. Vale ressaltar que não houve dificuldade por se tratar de uma instalação em um veículo idêntico.
Depois do alinhamento da nova folha com a carroceria e vidros, começou o processo de montagem. Foi utilizada a Solda MIG MAG no processo.
A nova folha depois de instalada teve suas extremidades vedadas com massa plástica KPO. Após a secagem da massa, o carro foi preparado para receber a nova pintura.
Com a estrutura pronta, instalei a máquina para testar o funcionamento no local. São 16 parafusos de 8 mm que fixam a máquina da folha. Optei por passar os drenos após a instalação da máquina. Foi necessária a remoção das portas dianteiras para instalar a parte externa do dreno que desce pelas colunas A. Nas colunas C, os drenos descem até o assoalho, necessitando remover uma pequena tampa de borracha de cada lado para passar os drenos até embaixo do veículo.
Após 3 dias na funilaria, a parte de estrutura da adaptação está concluída, faltando a instalação elétrica e montagem. Atualmente o projeto não encontra-se 100%, portanto quando tiver irei postar as etapas da parte elétrica e montagem. Agradeço quem tenha lido até aqui. Críticas e principalmente sugestões são bem vindas.