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Faça você mesmo / TutoriaisHow To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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JoãodoValle
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por JoãodoValle » 21 Out 2017, 08:41

Vou deixar uma dica aqui para quem interessar, passei por esse problema de vazamento na tampa de válvulas, tentei de todas as formas, junta nova sabó, junta nova original, junta com silicone, silicone com junta, apenas silicone e nada.

Não queria jogar dinheiro fora com essas tampas aje e de alumínio pois confiei nos comentários sobre a eficiência que é péssima, encontrei aqui na minha cidade na concessionária por R$ 1.600,00 uma tampa nova com junta original, mas não, tenho outras prioridades no momento.

Foi quando pesquisando encontrei um vídeo onde o cara passa uma dica, pensei, perdido por perdido vou tentar, e deu certo! Não consegui fazer muitas fotos pois na verdade não tinha colocado fé que ia dar certo, por várias vezes pensei em desistir já imaginado que só piorei a situação, mas vou tentar explicar, você vai precisar de:

- Furadeira ou mini retífica
- Pedras abrasivas para desbaste com suporte para furadeira
- SIlicone de alta temperatura
- 1 Junta nova

Comece retirando a tampa de válvulas e dando um trato, lave bem com querosene ou descarbonizante, aproveite e limpe bem o respiro para evitar muita pressão dentro da tampa, deixe as canaletas da junta livres de qualquer sujeira, restos de silicone e óleo, finalize com sabão ou desengraxante.

Coloque a tampa virada sobre uma mesa com alguma proteção pra não riscar, pois vc passará algumas horas esfregando ela e evidentemente irá riscar. O processo é simples, note que em cada um dos 10 parafusos possui uma bucha creio eu que de bronze, ela que limita o aperto do parafuso e determina ate que ponto a tampa encosta no motor, nela que vamos trabalhar. Pegue um desbaste ligado em uma furadeira ou mini retifica e desbaste essa bucha até chegar no mesmo nível do plástico da tampa conforme a foto abaixo:

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Feito isso vamos ao segundo passo, como disse acima não tinha colocado muita fé no negócio portanto não tenho mais fotos, mas fiz uma representação por desenho, o fato é que a área de encosto da tampa de cada 1 dos 10 furos tem o formato quadrado e não redondo como as bordas das buchas, portanto precisamos moldar essas bordas tbm para que encaixem corretamente e façam com que a tampa ceda ao apertar os parafusos:

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Faça em todos os 10 furos, terão partes que achará impossível de desbastar, basta você nessa hora lembrar do preço de uma tampa original que simplesmente na mesma hora você verá que sim, é possível desbastar todos. Mas cuidado, desbaste o plastico no mesmo nível que ficou a bucha de bronze, não afunde alem ou poderá fazer essa bucha desfundir do plástico, aí pode jogar sua tampa fora.

Concluindo, se notar na teoria (e prática), com isso fazemos com que a tampa ceda mais no aperto, ou seja, ela abaixando mais dará mais pressão sobre a junta e suprirá a parte que está empenada compensando a folga.

Agora limpe bem e tampa e tire todo resíduo de retífica que ficou, em volta de cada furo faça um cordão de silicone de aproximadamente 3 milímetros simulando um anel de vedação (não poderá mais usar os de borracha) deixe secar por uns 15 minutos (ou o tempo que tiver nas instruções do silicone), vá até o motor e coloque um pingo de silicone em cada quina de meia lua que tiver, inclusive na meia lua da junta, mas apenas nas quinas e pouca coisa, monte a junta na tampa devidamente limpa e seca deixando bem encaixada SEM nada de silicone nela, exceto as meia luas. Coloque no lugar cuidadosamente para junta não se soltar da tampa e não danificar os cordões de silicone, coloque os parafusos e vá apertando de forma espiral sentido horário, conforme manda o manual, apenas encoste cada parafuso e vá repetindo a sequência de pouco em pouco, não aperte até sangrar, tenha a mão leve, lembre-se, não tem mais bucha limitadora, um aperto muito forte e vc trinca a tampa no meio. Aperte a té sentir firmeza. Aguarde pelo menos 5 horas pra ligar o motor para o silicone dar a cura final.

Enfim, já tem 3 semanas que fiz, andei 1000km aproximadamente com o carro e está tudo limpo, sem vazamento algum tanto externo quanto nos alojamento de velas. Mas é por sua conta e risco, seja cuidadoso que dará certo também.

Uma observação muito importante, veja se o respiro que vai pro coletor não está entupido, pois se tiver irá gerar muita pressão dentro da tampa, e talvez não seja tão eficiente o serviço, pois pressão tem que sair por algum lugar e uma junta de borracha não é páreo para isso kkkk. Vou deixar uma dica de como ver se está entupido:

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- Desengate a mangueira mais fina que vai engatada na tampa de válvulas, dê a partida no motor e deixe em marcha lenta, vá até a mangueira e coloque o dedo na ponta, note se o seu dedo é sugado, fique tranquilo, seu braço não será sugado pelo motor, se notar que está sugando a ponta do dedo ótimo, bom sinal, significa que a válvula pcv está desobstruída, caso não sugue vc precisa desobstruir, para isso desmonte o corpo de borboletas e com uma agulha e o auxílio de descarbonizante por dentro tente liberar a passagem, é um furo bem fininho mesmo, coisa de 1mm, com paciência consegue, caso não consiga só trocando a válvula, eu já adianto, tão rara quanto a tampa de válvulas.

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Depois de certificar que está totalmente livre, monte tudo e diga adeus aos vazamentos de óleo tanto na tampa quanto na tbi. Boa sorte

JoseEVieira
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por JoseEVieira » 02 Dez 2017, 12:43

Parabéns. Boa iniciativa. Estou com problema de vazamento também.

loydyan
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por loydyan » 08 Dez 2017, 00:36

Limpei a minha tampa com intercap + solupan... o bom é que vc consegue "derreter" a sujeira que fica nas galerias internas da tampa. Usei puro mesmo o negócio..

ibraim1987
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por ibraim1987 » 05 Abr 2018, 09:46

e ai, resolveu mesmo o problema? vazou mais não?

JuniorMT
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por JuniorMT » 14 Jan 2019, 23:13

To pensando em fazer esse procedimento no meu, pois está vazando muito óleo pelo cofre e no alojamento das velas!!
Antes de comprar uma tampa nova nova vou tentar isso!
O infeliz que mexeu por último nessa tampa meteu tanto silicone por tudo, que nunca vi um serviço tão mal feito em toda minha vida!!
O cofre do meu carro tá indecente de tanto óleo escorrendo por tudo!!

Alguém já tentou esse procedimento?? Vou ver se arrisco nesse final de semana, se eu conseguir e lembrar na hora tiro algumas fotos pra postar aqui posteriormente!!

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Ju_Bueno
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por Ju_Bueno » 07 Jan 2022, 12:22

Só pra deixar registrado neste tópico outro tipo de alternativa:

lucvon escreveu:Fuente del Mensaje Consegui resolver um velho problema do meu vectra elite 2.4 16v, o vazamento de oleo da tampa de valvulas. Já estava muitos anos decepcionado com esse vazamento, vejam as fotos da solução, no meu caso resolveu completamente o problema.
Utilizei uma barra de aluminio com cerca de 4,5 mm de espessura, ja fazem 3 meses que estou com essa solução e nao vazou nada até agora. Por essa razao adotei como solução definitiva.


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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por Almeidão » 07 Jan 2022, 13:02

Meu carro não é 16 V, mas confesso que entendendo do sistema estas barras de alumínio é aquele tipo de ideia que eu gostaria de ter tido porque acredito que realmente pode dar certo. Parabéns.
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How To! Solução para tampa de válvulas empenada 16v e respiro entupido!

por chirola » 07 Jan 2022, 17:44

uma coisa é certa toda vez que mexe tem que trocar a junta , ja fiz diversos testes no meu carro e para nao vazar troco a junta instalo com a tampa original dele que tem uns 25 anos e nao tem modificaçao alguma nela , com os parafusos no local original e não vaza .
chegue a encontrar um dos motivos do vazamento e resolve com 8 pingos de silicone em lugares clave , o problema que eu achei e no molde das juntas que vendem para reposto .
para entender comparto umas fotos comparando a junta original e a da marca SABO.

esa seria a junta original marque o ponto critico para comparar a original e bem acabada na sua forma
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esta seria a sabo ou outras marcas a maioria tem o mesmo drama , da para ver que a parte da meia lua moda o formato dela a junta tem acabamento arredondado a ao chegar perto da meia lua a junta tem formato achatado ,
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na parte do comando os angulos nao sao bem acabados e na mesma junta na tem dois angulos iguais .
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e é neses pontos que se coloca um pingo de silicone para juntas no caso dos angulos do comando coloca um pingo em cada angulo no cabeçote , so um pingo , e na parte que fica para a bobina coloca um pingo para compensar aquela irregularidade da junta , coloca o silicone de alta temperatura na junta mesmo .
o truque é deijar secar o silicone por uns 10minutos minimo antes de colocar a tampa asi seca a camada mais suerficial dele coloca a tampa e encosta com os parafusos e so aperta ela depois de uns 20 minutos para o silicone conseguir prencher bem a deformidade , não adianta colocar cola e aperta sem esperar secar um pouco , e mais todo tipo de cola que for colocar emjuntas deve deijar secar um pouco antes de apertar a peça .
é asim que faso no meu carro e ja fique tempos sem vazamento o vazamento volto cuando mexi e tentei colocar a mesma junta .
é um dos motivos do problema que não e do carro e sim das peças de reposçao .

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