Este tópico não é necessariamente um passo-a-passo, pois no momento em que coloquei em prática os procedimentos aqui descritos, ainda não sabia se seria bem sucedido. Uma vez que foi atingido plenamente o objetivo, resolvi descrever o que fiz.
Como todos aqui no fórum já sabem, nos últimos anos vem ficando cada vez mais difícil obter as mangueiras originais do sistema do ar quente do vectra, tanto o 16V quanto o 8V. Além de caras, ficaram raras. Algumas podem ser obtidas no mercado paralelo, da marca cauplas, porém o engate rápido simplesmente não funciona e são dificílimas de conectar no radiador do ar quente. Frente a estes desafios, resolvi partir para uma solução de menor custo, maior facilidade de aquisição e mais genérica.
O procedimento a seguir só serve em vectras B 8 válvulas.
Material:
Duas mangueiras idênticas, do ar quente do corcel:
Foto 1: código das mangueiras (no caso em questão, foram usadas mangueiras da marca "JAMAICA").
um tubinho de tekalon (menos de 10 cm)
um pedacinho de um tubinho de borracha que encaixe no tekalon dando vedação na junção
um "T" de aço galvanizado para mangueiras de 19mm
Foto 2: "T" de aço galvanizado em 19mm
A foto 3 mostra o aspecto da mangueira cuja referência está na foto 1 e também a forma como a primeira foi seccionada:
Foto 3: onde seccionar a primeira mangueira.
A foto 4 mostra como a segunda mangueira de mesma referência mostrada na foto 1 foi seccionada:
Foto 4: onde seccionar a segunda mangueira.
É muito importante que o segmento "A" na foto 4 tenha o mesmo comprimento de "D"+"T"+"E" ("D" e "E" estão na foto 3 e "T" na foto2). Ou seja, A=D+T+E para que haja o correto encaixe na válvula do ar quente. Então, corte "D" primeiro, de forma que a saída central do "T" fique na mesma altura (ou o mais próximo disto) do bocal "U" do cano plástico de distribuição de água da foto 5, pois o segmento "C" de mangueira encaixará no bocal "U".
Foto 5: o cano de distribuição de água. "U" é o bocal onde encaixa a mangueira "C".
Sei que apenas lendo o que está escrito a compreensão fica difícil, mas olhando no cofre do motor tenho certeza de que ficará mais fácil entender. As fotos seguintes dão uma visão mais ampla do que foi feito:
Foto 6:"V" é a válvula do ar quente, "C" faz a ligação do bocal central do "T" a "U" no tubo plástico de distribuição de água e o segmento de mangueira "B" (já mostrado na foto 4) sai do lado da válvula de ar quente que tem só um bocal e é ligado no bocal da carcaça da termostática (ao lado do alternador).
Notem que, com essa configuração, a válvula do ar quente muda de posição. Originalmente, o lado da válvula onde entra o tubinho de vácuo de tekalon fica voltado para o lado do passageiro. Agora, ficará voltado para o motorista, motivo pelo qual é necessário o prolongamento do tubinho de tekalon. Essa configuração simplifica em muito a geometria das mangueiras do sistema do ar quente, permitindo sua substituição pelas mangueiras do corcel.
Foto 7: outro ângulo do sistema de ar quente modificado.
Foto 8: a mesma coisa, agora mostrando também parte do prolongamento novo de tekalon.
Foto 9: por fim, em primeiro plano o prolongamento novo de tekalon até a válvula do ar quente.
Foto 10: o prolongamento do tubinho de tekalon, de outro ângulo. "N" é o tubinho de tekalon original do carro. "L" é o tubinho de borracha que faz a emenda. "M" é o tubinho novo de tekalon prolongado.
Esta nova configuração substitui TOTALMENTE as mangueiras originais de engate rápido do sistema de ar quente do vectra B 8 válvulas, tanto de motorização 2.0 quanto 2.2.