O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisReparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

5 mensagens   •   Página 1 de 1
Dan Sage
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jul 2019, 15:12
Nome Completo: Daniel Sanches da Silva
Cidade: Bragança Paulista
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 43

Reparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B

por Dan Sage » 01 Set 2019, 17:53

Boa tarde aos colegas!
Primeiramente, sou novo no fórum e, mesmo eu tendo lido as instruções preliminares, temo não ter postado o tópico de acordo com as regras. Se for esse o caso, peço aos moderadores a adequação. Obrigado!

Eu gostaria de compartilhar minha experiência de restauração das peças de plástico do painel do meu Vectra GLS 2.2 8v mod. 2000. Comprei o carro do segundo dono, que é meu amigo. O hodômetro estava com a lâmpada queimada, bem como o relógio digital estava cheio de falhas, típicas dos problemas de flat dos TIDs e Mids. O dono nunca trocou sequer a lâmpada do hodômetro, pois o local que faz o serviço aqui na região o havia desencorajado, dizendo que as peças se quebrariam na hora da desmontagem, vez que o carro já tinha 20 anos. Quando comprei o carro e fui passar na vistoria, o vistoriador e eu tivemos que fazer um ajuste técnico (gambiarra, ok!) com uma lanterna para que o km saísse nas fotos.

Com o carro devidamente sob minha propriedade, meti as caras para arrumar todos esses problemas. Sou chato (creio que muitos aqui o são!) e não aguentaria ficar com o carro assim.

Não tenho experiência e, com certeza, há meios "mais certos" de ser feito, mas gostaria de compartilhar minha aventura, pois o resultado ficou muito satisfatório. Pode ser que ajude queles que estão desesperados por peças, como eu estava, procurando no Mercado Livre e indo ao delírio com os valores astronômicos.

Vamos lá:
Os moldes do painel estavam assim:
Imagem
Imagem

E também vários dos parafusos precisaram de uma "usinagem", pois não tinham mais os sulcos para pegar a chave:

Imagem

Para o serviço, utilizei uma micro-retífica, chapinhas de alumínio e arruelas de aço galvanizado, bem como solda Replast da Würth e uma da CordCar:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Utilizei a chapeleta de alumínio para refazer a "base" onde ficava o furo original, grudando ela com a telinha de nylon que vem com a massa. Fiz a solda com a massa da CordCar, que fica rígida, então soldei a arruela já cortada no formato de encaixe (foto) com a mesma massa. Após, finalizei as soldas com a Replast da Würth, que tem uma pequena porcentagem de "flexibilidade" (como uma textura emborrachada). Por fim, refiz o furo com uma broca.

Esse procedimento serviu para todos os terminais que estavam quebrados. Utilizei fotos das peças originais como guia. Eis os resultados:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Eu testei duas peças de alumínio com as soldas no meio; parafusei em um pedaço de madeira. Não tenho torquímetro para dizer precisamente, mas aguentou o torque de uma parafusadeira de 3,6v até travar, sem nenhum trinco ou parte quebrada.

Então, foi só montar:

Imagem
Imagem
Imagem

E o resultado final:

Imagem

Ps: troquei o relógio por um TID.
Após esse serviço, já desmontei o painel outras duas vezes: uma para trocar duas lâmpadas e outra para fazer o conserto do motor do velocímetro. As peças refeitas continuaram firmes e fortes! :102: :102: :102:

Está longe de ser um tutorial, mas acredito que possa inspirar algum colega a fazer o serviço - até com muito mais conhecimento que eu.
Abraços! :88:

Avatar do usuário
Lucasfdemoura
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Mai 2019, 12:11
Nome Completo: Lucas Ferroni de Moura
Cidade: Mauá
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999
Idade: 38

Reparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B

por Lucasfdemoura » 01 Set 2019, 19:25

Muito bom trabalho! Faria no meu também, mas está muito ruim as peças no geral, o antigo dono era porco demais, e quebrou as palhetas das saídas de ar, então está bem feio, vou acabar trocando essa parte onde encaixa a chave do farol, e aquela central sobre os botões. Realmente o seu trabalho ficou muito bom!

Lucas Moura usando o Tapatalk

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Reparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B

por chirola » 02 Set 2019, 11:54

oi daniel, vc nao tem ideia a cuantidade de gente que pode se ajudado pela informaçao que vc comparte com nois, o paso a paso , com fotos muito legal, ate eu vo tirar proveito do seu aporte o meu difusor da chave das luces tambem esta quebrado no parafuso de baixo e suas fotos me dam uma noçao de como prceder.
a maioria das peças quebram na hora de desmontar por estar resequidas pelo tempo .
agradeso o tempo e dedicaçao que vc se tomo para compartir o how-to neste topico obrigado, TMJ

Avatar do usuário
Ricardo Rohde
Administrador
Administrador
Mensagens: 1228
Registrado em: 30 Mar 2013, 15:09
Nome Completo: Ricardo Rohde
Cidade: Pato Branco
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2011/2012
Idade: 36

Reparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B

por Ricardo Rohde » 02 Set 2019, 13:46

parabéns pela postagem!!!
Cruze LT Verde Lotus
Kia Sorento S.658 3.5 v6 4x4
Vectra Challenge 2002 Full | Fotos ~> aqui & aqui!
Vectra Elite 2008 2.0 AT + TS

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Reparo/Restauração do Acabamento Plástico do Painel Vectra B

por Ju_Bueno » 03 Set 2019, 08:32

Excelente contribuição, amigo!! Parabéns!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

5 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: tlucent e 207 visitantes