O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisLIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

31 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Brates » 13 Ago 2020, 16:44

Obrigado, Chirola. Sempre vc's estão dispostos à me salvar. Tenho outra dúvida. Comprei o sensor para trocar do meu carro. Está com 103.000 km e nunca foi trocado. Vou trocar de forma preventiva. Achei por R$ 45,00 no ML um bosch, original. Ao desconectar o plug dele e trocar com o carro desligado, tenho que apagar alguma falha que por ventura irá gerar? Ou é tirar um e colocar o outro, só?

danrmp
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 472
Registrado em: 07 Fev 2018, 09:22
Nome Completo: Danniel
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por danrmp » 13 Ago 2020, 17:48

Vectra A utilizava VAF (vane air flow) na versão 8V e MAF (mass air flow) na 16V.
Vectra B apenas MAP (manifold absolute pressure)
Vectra C não conheço, mas provável ser apenas MAP por questões de custo.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Brates » 13 Ago 2020, 18:00

Esse sensor, no vectra C, fica depois do corpo de borboleta (na sequencia: entrada do ar, filtro de ar, TBI, coletor e depois esse sensor).

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Ju_Bueno » 14 Ago 2020, 07:44

O MAF saiu apenas no GSI. Nos CD e GLS, que tem motor 8v vinha o VAF.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Almeidão » 14 Ago 2020, 09:26

Brates escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, Chirola. Sempre vc's estão dispostos à me salvar. Tenho outra dúvida. Comprei o sensor para trocar do meu carro. Está com 103.000 km e nunca foi trocado. Vou trocar de forma preventiva. Achei por R$ 45,00 no ML um bosch, original. Ao desconectar o plug dele e trocar com o carro desligado, tenho que apagar alguma falha que por ventura irá gerar? Ou é tirar um e colocar o outro, só?


Só tirar um e colocar o outro e pronto. Mas eu não vejo esta peça estragando fácil, por isto minha dica é você guardar o velho, pode limpar ela por fora com querosene e jamais coloca alguma coisa rígida no orifício bem pequeno que ela tem. É colocar e ouvir o sinal que estragou, é algo como um gás e ai sim pode jogar ela fora. Ali perto deste orifício basta limpar com querosene e um pincel, balançar e deixar secar.
A importância desta peça é ler a pressão atmosférica e ajustar o oxigênio para a marcha lenta se manter mesmo quando o carro estiver em uma altitude muito acima do nível do mar onde o oxigênio é muito rarefeito.
Trocar por prevenção acho ser mais viável o posicionador da borboleta, o TPS, se bem que este eu abro e dou um jeitinho de melhor lo.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por chirola » 14 Ago 2020, 11:21

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O MAF saiu apenas no GSI. Nos CD e GLS, que tem motor 8v vinha o VAF.


sabe muito , eu nao tenho tanto conhecimento de cada modelo por iso falei que o map fica de pois da borboleta e o maf fica antes , mais identificar pormodelo sempre ajuda vlw .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Brates escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, Chirola. Sempre vc's estão dispostos à me salvar. Tenho outra dúvida. Comprei o sensor para trocar do meu carro. Está com 103.000 km e nunca foi trocado. Vou trocar de forma preventiva. Achei por R$ 45,00 no ML um bosch, original. Ao desconectar o plug dele e trocar com o carro desligado, tenho que apagar alguma falha que por ventura irá gerar? Ou é tirar um e colocar o outro, só?


Só tirar um e colocar o outro e pronto. Mas eu não vejo esta peça estragando fácil, por isto minha dica é você guardar o velho, pode limpar ela por fora com querosene e jamais coloca alguma coisa rígida no orifício bem pequeno que ela tem. É colocar e ouvir o sinal que estragou, é algo como um gás e ai sim pode jogar ela fora. Ali perto deste orifício basta limpar com querosene e um pincel, balançar e deixar secar.
A importância desta peça é ler a pressão atmosférica e ajustar o oxigênio para a marcha lenta se manter mesmo quando o carro estiver em uma altitude muito acima do nível do mar onde o oxigênio é muito rarefeito.
Trocar por prevenção acho ser mais viável o posicionador da borboleta, o TPS, se bem que este eu abro e dou um jeitinho de melhor lo.


respondo e pergunto , se for trocar sim e so trocar um pelo outro sem colocar a chave em contato e nao vai dar codigo de error nao , so se desligar com a chave em contato vai marcar a falha .
o map tem que ser bosch ao igual que o sensor de rotaçao , lembro que uma vez troque e o paralelo novo era pior que o que esta no carro com mais de 20 anos rsrsrsrsrsrsrsrsr

o tps pode ser melhorado??????? nunca tinha pasado pela minha cabeça desmontar ele para investigaao , sempre teve a duvida se ele marca certo so que nao sei a voltagem dele totalmente fechado para conferir tem veses que meu carro fica um pouquinho acelerado , e tem outras que nao fica mais da um pouquinho de exeso , foi checado o map e a sonda lambda , o que reduz a minha sospeita a atuador de lenta ou tps algum dos dois nao faz a leitura 100% ou falha no funcionamento mecanico de algum deles.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Almeidão » 14 Ago 2020, 14:42

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O MAF saiu apenas no GSI. Nos CD e GLS, que tem motor 8v vinha o VAF.


sabe muito , eu nao tenho tanto conhecimento de cada modelo por iso falei que o map fica de pois da borboleta e o maf fica antes , mais identificar pormodelo sempre ajuda vlw .

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Brates escreveu:Fuente del Mensaje Obrigado, Chirola. Sempre vc's estão dispostos à me salvar. Tenho outra dúvida. Comprei o sensor para trocar do meu carro. Está com 103.000 km e nunca foi trocado. Vou trocar de forma preventiva. Achei por R$ 45,00 no ML um bosch, original. Ao desconectar o plug dele e trocar com o carro desligado, tenho que apagar alguma falha que por ventura irá gerar? Ou é tirar um e colocar o outro, só?


Só tirar um e colocar o outro e pronto. Mas eu não vejo esta peça estragando fácil, por isto minha dica é você guardar o velho, pode limpar ela por fora com querosene e jamais coloca alguma coisa rígida no orifício bem pequeno que ela tem. É colocar e ouvir o sinal que estragou, é algo como um gás e ai sim pode jogar ela fora. Ali perto deste orifício basta limpar com querosene e um pincel, balançar e deixar secar.
A importância desta peça é ler a pressão atmosférica e ajustar o oxigênio para a marcha lenta se manter mesmo quando o carro estiver em uma altitude muito acima do nível do mar onde o oxigênio é muito rarefeito.
Trocar por prevenção acho ser mais viável o posicionador da borboleta, o TPS, se bem que este eu abro e dou um jeitinho de melhor lo.


respondo e pergunto , se for trocar sim e so trocar um pelo outro sem colocar a chave em contato e nao vai dar codigo de error nao , so se desligar com a chave em contato vai marcar a falha .
o map tem que ser bosch ao igual que o sensor de rotaçao , lembro que uma vez troque e o paralelo novo era pior que o que esta no carro com mais de 20 anos rsrsrsrsrsrsrsrsr

o tps pode ser melhorado??????? nunca tinha pasado pela minha cabeça desmontar ele para investigaao , sempre teve a duvida se ele marca certo so que nao sei a voltagem dele totalmente fechado para conferir tem veses que meu carro fica um pouquinho acelerado , e tem outras que nao fica mais da um pouquinho de exeso , foi checado o map e a sonda lambda , o que reduz a minha sospeita a atuador de lenta ou tps algum dos dois nao faz a leitura 100% ou falha no funcionamento mecanico de algum deles.


Chirola se você ver o que tem esta peça dentro, você vai ver que ai é que está o roubo dela custar tão caro. Para abrir é mai difícil que descascar 10 cocos, mas se consegue sim abrir e uma forma a remontar ele com cola. Esta peça que gira, depois de aberto tem que comprimir ela dos lados para empurrar ela pra fora, nela tem duas palhetas de cobre e na ponta um palheta em cada uma porem tipo um pincel de metal muito, mais muito fino que parece ser uma chapinha inteira, não se deve colocar as mãos nas pontas, mas no meio dar uma pressãozinha para baixo nas duas e assim melhorar o contato dela na pista. Eu já abri umas 5 de diversas formas e achei a melhor esta:
com uma faca de ponta, na parte ao contrario do corte esquentar ela no fogo e esfregar na valeta em cima da cola, demora mas só assim que ela abre mais perfeita e depois do trabalho feito, monta ela e tampa colocando cola araldite para vedar.
Dica, antes de abrir, arruma uma de reserva, assim eu fiz, mas não estraguei e não precisei usar a reserva. Recente abri uma minha porque meu carro estava falhando na arrancada, ou leve saída de quebra molas, falha tão pequena que eu tinha certeza que não era velas ou cabos e foi dito e feito, era o TPS.
Outro detalhe, colocando o medidor seja lá qual for, ela pode acusar falha ou não, digamos que a pista esteja suja ou sem pressão, hora pode está boa e hora não. Por isto que não uso muito estas ferramentas que aliás a ultima me roubaram e eu nunca mais comprei outra.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por chirola » 14 Ago 2020, 18:52

valeu vou dar uma olhada ja que o problema no meu carro nao e sempre e sim esporadico .
por iso fica dificil pegar na hora que da defeito , entao vou checar um por um os sensores tem algum que esta dando ruim , mais sei que é sensor porque recentemente troque o motor e continua o mesmo problema , e os unicos que nao foram trocados ou conferidos sao o tps e o atuador de lenta , so que asim ele fica um pouco acelerado 900rpm cai para 700rpm a injecao corrige e mantem em 800 de vez en cuando repete mais nao e constante , tambem vou procurar por entradas de ar vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Almeidão » 14 Ago 2020, 19:11

chirola escreveu:Fuente del Mensaje valeu vou dar uma olhada ja que o problema no meu carro nao e sempre e sim esporadico .
por iso fica dificil pegar na hora que da defeito , entao vou checar um por um os sensores tem algum que esta dando ruim , mais sei que é sensor porque recentemente troque o motor e continua o mesmo problema , e os unicos que nao foram trocados ou conferidos sao o tps e o atuador de lenta , so que asim ele fica um pouco acelerado 900rpm cai para 700rpm a injecao corrige e mantem em 800 de vez en cuando repete mais nao e constante , tambem vou procurar por entradas de ar vlw


Pode ser o sensor TPS, pode ser a eletro válvula do canister não vedando 100%, ou hora veda e hora não, pode ser a borboleta não sendo totalmente fechada no retorno e hora sim e hora não e pode ser o sensor de temperatura da água para central, conferir inclusive o conector dele se está bem justo e com contacto sempre.
Conferir as mangueiras dotas da TBI se não estão ressecadas, inclusive a do regulador de pressão, lembrar que mangueiras ressecadas ao esquentar pode vedar e quando fria não, TBI também ao retirar e não plainar, sempre pode dar entrada de ar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por chirola » 20 Set 2020, 16:07

Pode ser o sensor TPS, pode ser a eletro válvula do canister não vedando 100%, ou hora veda e hora não, pode ser a borboleta não sendo totalmente fechada no retorno e hora sim e hora não e pode ser o sensor de temperatura da água para central, conferir inclusive o conector dele se está bem justo e com contacto sempre.
Conferir as mangueiras dotas da TBI se não estão ressecadas, inclusive a do regulador de pressão, lembrar que mangueiras ressecadas ao esquentar pode vedar e quando fria não, TBI também ao retirar e não plainar, sempre pode dar entrada de ar.[/quote]

oi almeidao acabo de conferir
mangueiras de vacuo ok
sensor map ok leitura dentro do padrao (conferido com multimetro em ohms e na lenta da 450 que pelo que procure esta ok
velas ok
cabos e bobina ok
valvula do canister ok , testei tirando ela e tampando a entrada no coletor e fica mesma coisa
tbi bem limpa e regulei a borboleta, soltei a regulagem e fui ajustando ate ela deijar de trancar _ok
regulador de precao ok , o famoso test da seringa
fios terra do boko ok
sensor de temperatura ok esta com o original e na lenta nao chega a 90 graus a 87 liga a ventoinha deixe ligar umas 3 vez
el atuador de lenta esta funcionando ok se se tampa o buraco com o dedo parcialmente ele corrige e ao desbloquear o o carro da uma aumentada de giro e em seguida da lenta de novo .
o unico que encontrei é as borrachas dos bicos bem velhas e resequidas ( vao ser trocadas junto com as peneras e chapeuzinhos dos bicos tem um rachado) ainda esta semana se de tempo.
e a outra a partir de 950 giros aprox o carro deixa de falhar testei cuando regulei a borboleta , e deixa de dar cheiro de gasolina na descarga e o gas da descarga sai bem mais frio amanha vou comprar um TPS o que esta no carro deve estar a decadas rsrsrrsrsrsr
vou doar pro museo , o exeso de gasolina so na lenta que melhora so aumentando 150 giros me faz pensar que a pista interna do tps deve estar desgastada dando leitura errada, entao compro um tps 3 velas e um litro de agua.
acendo as velas jogo agua benta no motor troco o tps e rezo para que fique bom

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

LIMPEZA TBI VECTRA CD 2.2 16V

por Almeidão » 21 Ago 2021, 21:58

Ai pessoal, descobri a pouco tempo um problema nos injetores do meu carro e é o que sempre comentei, bicos não sujam, mas o filtro dele pode arrebentar e por isto tive que limpar os meus e a forma correta seria uma limpeza inversa. Meu carro ficou muito bom com isto e resolvi fazer um vídeo, dá uma olhada, registrem se no meu canal que quando houver possibilidades farei outros no gênero mecânica. Lembrando que não dói nada se registrar kakakak

https://www.youtube.com/watch?v=0Ic64NWIFLs
Imagem

31 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 156 visitantes