O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1109 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Nov 2021, 10:08

Agora é pedir ajuda ai para excluir os outros topicos que eu não consegui.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4066
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 01 Nov 2021, 16:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora é pedir ajuda ai para excluir os outros topicos que eu não consegui.

Fixei os links todos no início do tópico e movi pra cá os comentários que já existiam nos tópicos anteriores sobre o procedimento!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Nov 2021, 16:42

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Agora é pedir ajuda ai para excluir os outros topicos que eu não consegui.

Fixei os links todos no início do tópico e movi pra cá os comentários que já existiam nos tópicos anteriores sobre o procedimento!


Thanks a lot my friend, isto que eu queria e assim fica melhor porque evito de ficar abrindo topicos e tópicos porque estou pensando em fazer mais alguns hehehehehe
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 01 Nov 2021, 17:22

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Thanks a lot my friend, isto que eu queria e assim fica melhor porque evito de ficar abrindo topicos e tópicos porque estou pensando em fazer mais alguns hehehehehe


oi meu amigo pensei em algo para que o seu topicofique organizado e facil para os usuarios porque acho que vai ter modificaçoes ao paso do tempo .
se vc faz na primeira mensagem a postagem dos videos com a descriçao do conteudo ,e para que as atualizaçoes nao fiquem perdidas no meio das mensagens vc pode editar a primeira mensagem e agregar o novo video na primeira mensagem mesmo ficaria facil de achar o conteudo ,porque imagino que o resto dos comentarios vao ser duvidas ou experiencias etc , e se colocar novos videos pode ficar perdidos no meio das outras mensagens .

e mais pode colocar la o video do test e limpeza do radiador , tem muitas coisas que sao simples mais quem nao tem muita ideia nao sabe como faz , por exemplo sangrar o sistema de arrefecimento pelo sensor de temperatura do cabeçote ou o da termostatica dependendo do modelo , ficaria legal e organizado ,

valeu juliano pelo seu tempo e ajuda para organizar o topico acredito que vai ajudar muita gente

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 02 Nov 2021, 15:14

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Thanks a lot my friend, isto que eu queria e assim fica melhor porque evito de ficar abrindo topicos e tópicos porque estou pensando em fazer mais alguns hehehehehe


oi meu amigo pensei em algo para que o seu topicofique organizado e facil para os usuarios porque acho que vai ter modificaçoes ao paso do tempo .
se vc faz na primeira mensagem a postagem dos videos com a descriçao do conteudo ,e para que as atualizaçoes nao fiquem perdidas no meio das mensagens vc pode editar a primeira mensagem e agregar o novo video na primeira mensagem mesmo ficaria facil de achar o conteudo ,porque imagino que o resto dos comentarios vao ser duvidas ou experiencias etc , e se colocar novos videos pode ficar perdidos no meio das outras mensagens .

e mais pode colocar la o video do test e limpeza do radiador , tem muitas coisas que sao simples mais quem nao tem muita ideia nao sabe como faz , por exemplo sangrar o sistema de arrefecimento pelo sensor de temperatura do cabeçote ou o da termostatica dependendo do modelo , ficaria legal e organizado ,

valeu juliano pelo seu tempo e ajuda para organizar o topico acredito que vai ajudar muita gente


Eu acho que assim dará certo, porque se alguém fazer uma busca vai cair em cima do que buscaram, aliás sobre trocar água do radiador, farei outro mais curto assim que trocar o cabeçote. E se um quiser perguntar algo, também fica fácil e a cada postagem colocarei antes da mensagem o que eu postei.
Alias estou pensando em pintar o coletor de admissão de preto, e nem pensava nisto mas eles estava muito sujo e usei uns produtos para limpar e ele limpou já ficou muito escuro pelos químicos usados e pra não ficar nem claro e nem escuro, meterei uma tinta preta nele e nem sei se vale apenas fazer um vídeo porque pintar isto é tão fácil usando a tinta certa que seria perder tempo ao filmar.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 02 Nov 2021, 18:01

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje meterei uma tinta preta nele e nem sei se vale apenas fazer um vídeo porque pintar isto é tão fácil usando a tinta certa que seria perder tempo ao filmar.

cualquer informaçao e boa mesmo parecendo facil tem pesoas que nao tem ideia vc pode explicar como vc limpo para melhor fixaçao da tinta cuantas demaos deu mostrar o resultado , e avisar que é normal a fumaça nas primeiras esquentadas da descarga ate a montagem das juntas de papel com graxa tudo o que seja informaçao suma mesmo sendo algo simples . cuantidade de aditivo na agua , limpeza da tbi tem bastante conteudo para cuando for montar e desmontar o seu carro em dezembro , video colocando o motor no ponto e explicando bem a marcaçao do comando coisa que gera muita confuçao com as capas protetoras da correia e a polia externa e interna do virabrequin , o esticador e forma certa de esticar vai vir conteudo bom neste topico

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Nov 2021, 08:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje meterei uma tinta preta nele e nem sei se vale apenas fazer um vídeo porque pintar isto é tão fácil usando a tinta certa que seria perder tempo ao filmar.

cualquer informaçao e boa mesmo parecendo facil tem pesoas que nao tem ideia vc pode explicar como vc limpo para melhor fixaçao da tinta cuantas demaos deu mostrar o resultado , e avisar que é normal a fumaça nas primeiras esquentadas da descarga ate a montagem das juntas de papel com graxa tudo o que seja informaçao suma mesmo sendo algo simples . cuantidade de aditivo na agua , limpeza da tbi tem bastante conteudo para cuando for montar e desmontar o seu carro em dezembro , video colocando o motor no ponto e explicando bem a marcaçao do comando coisa que gera muita confuçao com as capas protetoras da correia e a polia externa e interna do virabrequin , o esticador e forma certa de esticar vai vir conteudo bom neste topico


É Chirola esta opção de usar a capa da correia externa com a polia de acessórios para colocar no ponto eu já descartei, isto porque não existe uma polia que eu troco que se mantem firme por pelo menos um ano, mesmo Axios ela gira e com certeza saindo do eixo entre a borracha e o metal. só dá para usar a capa interna em cima e embaixo usar a marca da polia interna com a bomba.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 03 Nov 2021, 16:04


Fabrício vet
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Nov 2021, 01:33
Nome Completo: Fabrício Pimenta Macedo
Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 41

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Fabrício vet » 05 Nov 2021, 10:42

Ola!
Possuo um Vectra gls 2.2. 8 válvulas ano 98 e preciso trocar as duas homocinética, porém a do lado do motorista possui dentes, tipo uma roda fônica e vai um sensor, mas meu Vectra não possui ABS de fabrica, apenas freios a disco nas 4 rodas
Nesse caso, coloco a esquerda do Vectra ABS e a direita do Vectra normal sem ABS? O sensor fica na homocinética esquerda e faz a leitura da velocidade

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 05 Nov 2021, 12:37

Fabrício vet escreveu:Fuente del Mensaje Ola!
Possuo um Vectra gls 2.2. 8 válvulas ano 98 e preciso trocar as duas homocinética, porém a do lado do motorista possui dentes, tipo uma roda fônica e vai um sensor, mas meu Vectra não possui ABS de fabrica, apenas freios a disco nas 4 rodas
Nesse caso, coloco a esquerda do Vectra ABS e a direita do Vectra normal sem ABS? O sensor fica na homocinética esquerda e faz a leitura da velocidade

Mas,tem o sensor?
Trabalhei mais de 20 anos recondicionando homocineticas e caixas de direção
Se não tem ABS pode por as 2 normais que é mais barato

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 05 Nov 2021, 13:07

Fabrício vet escreveu:Fuente del Mensaje Ola!
Possuo um Vectra gls 2.2. 8 válvulas ano 98 e preciso trocar as duas homocinética, porém a do lado do motorista possui dentes, tipo uma roda fônica e vai um sensor, mas meu Vectra não possui ABS de fabrica, apenas freios a disco nas 4 rodas
Nesse caso, coloco a esquerda do Vectra ABS e a direita do Vectra normal sem ABS? O sensor fica na homocinética esquerda e faz a leitura da velocidade


A da esquerda é dentada para marcar a velocidade do carro, sensor de velocímetro.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 05 Nov 2021, 17:51

Fabrício vet escreveu:Fuente del Mensaje Ola!
Possuo um Vectra gls 2.2. 8 válvulas ano 98 e preciso trocar as duas homocinética, porém a do lado do motorista possui dentes, tipo uma roda fônica e vai um sensor, mas meu Vectra não possui ABS de fabrica, apenas freios a disco nas 4 rodas
Nesse caso, coloco a esquerda do Vectra ABS e a direita do Vectra normal sem ABS? O sensor fica na homocinética esquerda e faz a leitura da velocidade


sim é asim como vc falo uma com abs e a outra nao ou tem lojas que fala dereita e esquerda . mais da na mesma

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 05 Nov 2021, 17:55

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Mas,tem o sensor?
Trabalhei mais de 20 anos recondicionando homocineticas e caixas de direção
Se não tem ABS pode por as 2 normais que é mais barato

sim do lado esquerdo mesmo sem ABS tem o sensor que funciona como sensor de velocidade como comento almeidao , e se nao tem a coroa dentada nao faz a leitura da velocidade .

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 06 Nov 2021, 01:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Mas,tem o sensor?
Trabalhei mais de 20 anos recondicionando homocineticas e caixas de direção
Se não tem ABS pode por as 2 normais que é mais barato

sim do lado esquerdo mesmo sem ABS tem o sensor que funciona como sensor de velocidade como comento almeidao , e se nao tem a coroa dentada nao faz a leitura da velocidade .

Ta certo !
Troquei pouquíssimas homocineticas de vectra,sempre achei que era sensor de ABS
O meu é 94 ,não tem
Troquei a coifa da homocinetica esquerda semana passada,quando tirei as rebarbas dos discos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Nov 2021, 15:20

COMO PREPARAR E PINTAR O COLETOR DE ADMISSÃO DO VECTRA 8V.

Fiz este serviço hoje, confesso que eu até queria o coletor mais quente na hora de pintar, mas não acredito que dê ruim, ele estava aquecido pelo sol e segui pintando com ele aquecido porque o sol estava forte e cada vez mais quente. É um coletor reserva que tenho, estava muito sujo pelo tempo e teria que ser pintado, usei colorgin alta temperatura preto fosco 600º C e não consigo indicar outra, porque esta mesma tinta foi testada no final da descarga do carro e pintei com ela com temperatura ambiente não em dia frio e segue pintada até hoje. Dentro de uns 40 dias vou colocar no carro e até lá ficará em um local onde pega sol de 15 as 18 horas.

https://www.youtube.com/watch?v=jHH2lMwd2P8
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 06 Nov 2021, 18:32

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Fiz este serviço hoje

almeidao sempre com dicas valiosas nao so sa tinta e a expllicaçao da dilataçao da peça que faria a tinta rachar e descascar, valiosa a dica de plainar o coletor para uma perfeita vedaçao , os risquinhos que deixa a lixa sao bons para que a junta asente , top altas dicas ,
vai ficar bonto montado no carro ,
me fez lembrar uma viagem fique com um vidro de 5mm e lixa umas 3 horas lixando o cabeçote do chat em um posto de gasolina la perto de uruguayana na fronteira rsrrsrsrsrsrsrs fico top lemro que pintei com uma canetinha tinta a alchool e lixe ate ficar parelinho o carro rodo anos depois diso realmente serve fica bom dica top do almeidao , valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 10 Nov 2021, 22:10

Consertar placa de luz traseira do Vectra e outros carros mais com problema nas lâmpadas seja ela qual for, seta, ré luz de freio etc. Isto depois de confirmado que tudo está perfeito, mas não acende.

Aconteceu comigo esta semana de um lado a seta ficar ruim tipo hora funcionava e hora não, ela batia um pouco normal e depois muito rápido sem piscar nem na frente e nem atrás. Problema resolvido e segue a dica.

https://www.youtube.com/watch?v=B6vOO430OxQ
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 11 Nov 2021, 13:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Consertar placa de luz traseira do Vectra e outros carros

legal a dica , a pasta de solda facilita muito e tem menos risco de queimar o plastico eu utlizo fluxo de solda eletronica faz o mesmo que a pasta so que ele e liquido
e tambem facilita muito se tem que soldar em peças de inox
deixo o link do fluxo por se alguem tem interese em pesquisar
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a5e00426a8

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 11 Nov 2021, 14:40

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Consertar placa de luz traseira do Vectra e outros carros

legal a dica , a pasta de solda facilita muito e tem menos risco de queimar o plastico eu utlizo fluxo de solda eletronica faz o mesmo que a pasta so que ele e liquido
e tambem facilita muito se tem que soldar em peças de inox
deixo o link do fluxo por se alguem tem interese em pesquisar
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a5e00426a8


Exatamente, o fluxo de solda também é muito bom, eu uso mais para soldar placa eletronica em algumas ressoldas de aparelhos de satélites etc, (outra coisa que gosto de fazer) Mas uma coisa é certa, sempre precisa usar um bom ferro de solda, pasta ou fluxo como você indica, tem uns que acha que a solda tem pasta na formula, sim tem mesmo, mas é insuficiente. Vou aproveitar e dar uma geral neste circuito fim de semana, assim já vou previnir para não estragar, esta peça custa 260,00 o par no ML
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3389
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 11 Nov 2021, 18:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje sempre precisa usar um bom ferro de solda, pasta ou fluxo

verdade meu amigo se o ferro de solda nã esta bem quente faz meleca cuando esta bem quente é instantaneo como se ve no seu video bem claro so encosta o fero e a pasta derrete na hora

1109 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes