O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1114 mensagens
Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 19 Jul 2022, 13:40

kaakkakakaka para ler a mensagem acende uma vela para o santo kakakakak

com a injeção eletronica temcoisas muito enganosas como os booster de pedal etetronico ou coisas do tipo que na verdade muda sinais de sensores e coisas do tipo , a maioria dos booster de pedal eletronico mudam o sinal do acelerador alterando o sinal do TPS e faz o carro mudar a faixa de torque para rotações mais baixas e quemcoloca acha que o carro esta mais forte mais na verdade tem a mesma potença so que ao acelerar mais rapido da a sensação de que esta mais forte , ja vi chip de potença e coisas do tipo que na verdade eles mudam o sinal de sonda lambda ou de temperatura para uma leitura ideal e faz com que a injeção made ponto e gasilina como se o carro esta 100% não aumenta a potença mais estica um pouco a faixa de potença dando a sensação para o motorista que o carro esta mais forte mudando leitura de sensor detemparatura vc consegue manter o ponto adiantado , e emulando sinal de sonda tambem , no dinamometro da algo de diferença pouca coisa ao longo prazo vai perjudicar algo mais tem quemgosta de mentiras ,
vc falo certo comando com letra K e um remap de injeção o carro ficaria forte nas arrancadas para o dia a dia ou para quemnão gosta de correr seria otimo , seriabom de mais e pode ficar mais economico para rodar na cidade vai facer menos trocas de marchas por ter mais força em baixas rotação.
um exemplo bem simples do que fale acima são os motor das motos esportivas 1000 cilindradas com 130 CV conseguem a potença ridicula em um motorzinho pequeno so que girando acima de 9500 giros .
conclução o comando letra H eo letra K são o mesmo so muda a forma na que entrega a potença , o letra H (original do vectra) vai gerar um pouco mais de potença final so por girar mais e não por se mais ou menos .
vc testo na pratica seu carro é umlaboratorio e vc gosta de testar para tirar as duvidas na pratica é otimo e ainda comparte com nois com videos e informação valiosa obrigado pelo seu tempo e bondade de ajudar meu amigo .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 19 Jul 2022, 14:55

chirola escreveu:Fuente del Mensaje kaakkakakaka para ler a mensagem acende uma vela para o santo kakakakak

com a injeção eletronica temcoisas muito enganosas como os booster de pedal etetronico ou coisas do tipo que na verdade muda sinais de sensores e coisas do tipo , a maioria dos booster de pedal eletronico mudam o sinal do acelerador alterando o sinal do TPS e faz o carro mudar a faixa de torque para rotações mais baixas e quemcoloca acha que o carro esta mais forte mais na verdade tem a mesma potença so que ao acelerar mais rapido da a sensação de que esta mais forte , ja vi chip de potença e coisas do tipo que na verdade eles mudam o sinal de sonda lambda ou de temperatura para uma leitura ideal e faz com que a injeção made ponto e gasilina como se o carro esta 100% não aumenta a potença mais estica um pouco a faixa de potença dando a sensação para o motorista que o carro esta mais forte mudando leitura de sensor detemparatura vc consegue manter o ponto adiantado , e emulando sinal de sonda tambem , no dinamometro da algo de diferença pouca coisa ao longo prazo vai perjudicar algo mais tem quemgosta de mentiras ,
vc falo certo comando com letra K e um remap de injeção o carro ficaria forte nas arrancadas para o dia a dia ou para quemnão gosta de correr seria otimo , seriabom de mais e pode ficar mais economico para rodar na cidade vai facer menos trocas de marchas por ter mais força em baixas rotação.
um exemplo bem simples do que fale acima são os motor das motos esportivas 1000 cilindradas com 130 CV conseguem a potença ridicula em um motorzinho pequeno so que girando acima de 9500 giros .
conclução o comando letra H eo letra K são o mesmo so muda a forma na que entrega a potença , o letra H (original do vectra) vai gerar um pouco mais de potença final so por girar mais e não por se mais ou menos .
vc testo na pratica seu carro é umlaboratorio e vc gosta de testar para tirar as duvidas na pratica é otimo e ainda comparte com nois com videos e informação valiosa obrigado pelo seu tempo e bondade de ajudar meu amigo .


É isto mesmo Chirola, sobre o que voce fala em "mentiras" ou "ajustes enganosos" as vezes afetam e muito psicologicamente alguns, mas não é qualquer psicólogo que vai me convencer psicológicamente que tenho transtorno. Por isto eu só acredito na pratica, já que voce manda acender uma vela para o Santo. Eu sou muito pior que são Tomé, as vezes nem vendo eu acredito kakaka. Por isto agora eu sei na pratica para o meu carro o comando letra H e o letra K e pro fim de semana que acabar o castigo eu mando o video trocando ele e como está novo mesmo sendo um usado, além do video do reservatorio e de quebra uma dica para tampa das válvulas do 8v. Mas já tenho que mudar as diretrizes dos videos, porque falta muito pouco para fazer no carro, uma delas as 4 buchas hidraulicas que Axios custam 600,00 aqui na cidade.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 19 Jul 2022, 17:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Mas já tenho que mudar as diretrizes dos videos, porque falta muito pouco para fazer no carro

carro sempre tem coisa pra facer , por iso rende tanto video no youtube e o pessoal gosta de ver para entender como facer vc mostra coisas que outro não e outros mostram coisas que vc não ou faz de formas diferente o mesmo seviço é otimo ver diferentes pontos de vista e ver cual se adapta mais a nosa realidade.
o que muitos não saben é que para editar um video de 10 minutos as veces tem horas de video ,
proximo as buchas hidraulicas , de aqui a um tempo terminal de direção , homocinetica , cbolão , sensores , brazo axial da caixa que para facer o serviço eu comprei uma chave otima e barata , pastilhas de freio sangrado etc a lista não acaba e é coisa que tem que checar de tempo em tempo .
e vc gosta de mexer no carro acho que é como uma terapia , tambem gosto de ver e entender como funcionam as coisas e so mexendo para aprender .

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 19 Jul 2022, 18:56

olha que video legal achei explicando como funciona a suspencao traseira
https://www.youtube.com/watch?v=FwHmuxL6RP4

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 20 Jul 2022, 09:13

chirola escreveu:Fuente del Mensaje olha que video legal achei explicando como funciona a suspencao traseira
https://www.youtube.com/watch?v=FwHmuxL6RP4


Chirola, muito legal o video e te garanto que conheço estas buchas e este eixo completo, muito bom mesmo kakakakakak.
Será que estas buchas são melhores mesmo? Me interessei nelas. Bem as 4 do fundo do carro achei desnecessário pensar em trocar, então quem tem Vectra seria raro estragar ali e é um risco colocar uma paralela errada já que são duas diferentes, ou seja duas maiores e não vi no paralelo esta diferença, mas as outras todas estragam fáceis e pior ainda se não afrouxar as da ponta do braço para trocar as hidraulicas elas estragam tambem como estragam ao baixar o carro com elas apertadas com ele levantado. Sobre a explicação de esterçamento ao fazer curvas, não é só segurança, é ter menos arrastos nos pneus e assim menos desgastes como fazem as carretas com m uitos eixos.
Mas me custou o olho da cara estas buchas e eu ainda falto trocar as 4 hidrualicas, e por ter tantas é muito fácil estragar uma ao trocar outra, por isto que mesmo quis fazer porque as vezes que trocaram pra mim, o carro vinha sempre com o mesmo ruido.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 20 Jul 2022, 23:27

Opa!
Fui trocar a correia dentada que ja faz 10 meses que estou com o poçante e não troquei ainda
Quando a bomba d'agua ,não tive coragem de trocaR só a correia,montei novamente e vou troca-la
Não acho por menos de 115 $ e gostaria da opinião de voces
Essas que tem partes plasticas são boas,ou as de aluminio são melhores?
E qual marca me recomendam?
Estou pesquisando URBA,SKF,INDISA,NAKATA

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Jul 2022, 08:57

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Opa!
Fui trocar a correia dentada que ja faz 10 meses que estou com o poçante e não troquei ainda
Quando a bomba d'agua ,não tive coragem de trocaR só a correia,montei novamente e vou troca-la
Não acho por menos de 115 $ e gostaria da opinião de voces
Essas que tem partes plasticas são boas,ou as de aluminio são melhores?
E qual marca me recomendam?
Estou pesquisando URBA,SKF,INDISA,NAKATA


Tony, infelimente a Urba que era muito boa fizeram uma mudança para aumentar os lucros e colocaram algumas no mercado com problemas no rotor e ele soltava ou ficava em falço, pela internet soubei que eles assumiram o erro e acertaram isto, porem não sei se todas as com problemas foram retiradas do mercado. Recentemente tirei uma Nakata com dois anos de uso e estava perfeita, cortei ela toda e o rolamento 100% perfeito, lembrando que uso um aditivo o qual não mudo ha mais de 10 anos e isto influencia muito. Já usei SKF e não tenho o que reclamar, mas nunca tinha feito este teste, portanto eu indicaria a Nakata.
Sobre os rotores eu prefiro de metal, e as ultimas que tem estes rotores foram a Nakata mesmo, mas já usei de plastico e não tive problemas, ao contrário o plastico tem um melhor acabamento que o metal e melhora o fluxo de água e se não me engano a que está no meu carro é plastico. Já com polia dentada plástica nunca usei e ainda tento não usar.

Vale ressaltar que muitos informam que os rotores plásticos se destroi com facilidade, não é bem assim, na verdade uma bomba destas depois que a original estraga, dura em media 3 a 5 anos e muitos depois que começou a vazar pelo desgaste do eixo, já andam com um litro de agua no carro e vão completando até uns 15 anos, ai não tem rotor que aguenta.

Sobre a Urba, achoi melhor pesquisar, não posso dar 100% de certeza se isto que comento seja correto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 21 Jul 2022, 11:47

, eu colocaria nakata , dificil as marcas ja não da para se confiar parece que tudo e fabricado na china e so colocam caixas de marcas diferentes .
no meu carro teve preblema com uma ACDELCO supostamente original na epoca não ache outra e coloque uma baratinha marca DOLZ e ta la a uns 3 anos sem incomodar . não lembro se o rotor era plastico .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Jul 2022, 12:16

chirola escreveu:Fuente del Mensaje , eu colocaria nakata , dificil as marcas ja não da para se confiar parece que tudo e fabricado na china e so colocam caixas de marcas diferentes .
no meu carro teve preblema com uma ACDELCO supostamente original na epoca não ache outra e coloque uma baratinha marca DOLZ e ta la a uns 3 anos sem incomodar . não lembro se o rotor era plastico .


Antes de tudo, Passaporte está na mão depois de quase 60 dias de férias em São Paulo, visto renovado até 2032 e já tenho viagem em vista para america central.

É Chirola, eu acharia interessante umas informações aqui sobre esta bomba com polia plastica, esta polia ainda me espanta, mas sobre o rotor, já quase 100% são de plasticos e acho que 100% são fabricadas assim, somente as mais antigas são rotores de metal e com certeza logo serão todas com polia plastica também. Bem, se consegue achar fabricação mais antiga, mas logo elas acabam também. Embora as fotos nos sites de vendas sejam quase todas de metal, mas de se perguntar antes de comprar.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 21 Jul 2022, 13:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje , eu colocaria nakata , dificil as marcas ja não da para se confiar parece que tudo e fabricado na china e so colocam caixas de marcas diferentes .
no meu carro teve preblema com uma ACDELCO supostamente original na epoca não ache outra e coloque uma baratinha marca DOLZ e ta la a uns 3 anos sem incomodar . não lembro se o rotor era plastico .


Delco estou desanimado,comprei os cabos deram problemas e fiquei no preju
O vendedor disse que eram 6 meses de garantia
O ML ´só 30 pra devolução ,como tinha passado os 30 o vendedor nem resposta deu.e o ml não pode fazer nada

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 21 Jul 2022, 13:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Opa!
Fui trocar a correia dentada que ja faz 10 meses que estou com o poçante e não troquei ainda
Quando a bomba d'agua ,não tive coragem de trocaR só a correia,montei novamente e vou troca-la
Não acho por menos de 115 $ e gostaria da opinião de voces
Essas que tem partes plasticas são boas,ou as de aluminio são melhores?
E qual marca me recomendam?
Estou pesquisando URBA,SKF,INDISA,NAKATA


Tony, infelimente a Urba que era muito boa fizeram uma mudança para aumentar os lucros e colocaram algumas no mercado com problemas no rotor e ele soltava ou ficava em falço, pela internet soubei que eles assumiram o erro e acertaram isto, porem não sei se todas as com problemas foram retiradas do mercado. Recentemente tirei uma Nakata com dois anos de uso e estava perfeita, cortei ela toda e o rolamento 100% perfeito, lembrando que uso um aditivo o qual não mudo ha mais de 10 anos e isto influencia muito. Já usei SKF e não tenho o que reclamar, mas nunca tinha feito este teste, portanto eu indicaria a Nakata.
Sobre os rotores eu prefiro de metal, e as ultimas que tem estes rotores foram a Nakata mesmo, mas já usei de plastico e não tive problemas, ao contrário o plastico tem um melhor acabamento que o metal e melhora o fluxo de água e se não me engano a que está no meu carro é plastico. Já com polia dentada plástica nunca usei e ainda tento não usar.

Vale ressaltar que muitos informam que os rotores plásticos se destroi com facilidade, não é bem assim, na verdade uma bomba destas depois que a original estraga, dura em media 3 a 5 anos e muitos depois que começou a vazar pelo desgaste do eixo, já andam com um litro de agua no carro e vão completando até uns 15 anos, ai não tem rotor que aguenta.

Sobre a Urba, achoi melhor pesquisar, não posso dar 100% de certeza se isto que comento seja correto.


A nakata é a mais cara e a maioria dos anuncios diz que é de 2006 em diante
E tem um anuncio que diz que é de 94 a 2011 sendo 2.0 ou 2.2
Agora não sei
Tem dfrença de ano?

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 21 Jul 2022, 14:13

Apesar que estou pensando na SKF
Comprei os rolamentos dianteiros e gostei
Eu costumo tirar o retentor e colocar mais um pouquinho de graxa
O SKF alem de ter 2 retentores em cada lado estava bem engraxado ,nem precisei por mais

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Jul 2022, 15:01

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Apesar que estou pensando na SKF
Comprei os rolamentos dianteiros e gostei
Eu costumo tirar o retentor e colocar mais um pouquinho de graxa
O SKF alem de ter 2 retentores em cada lado estava bem engraxado ,nem precisei por mais


Os rolamentos ali quase todos são SKF, vendedores nem sabem te dizer certo, o máximo que dizem é que não serve para o seu carro, mas acho que são todas iguais e a diferença que existe em uma bomba GM 1.8 ou 2.8 é a saliencia que tem aquelas que usam esticador ajustável tipo Vectra B e os carro que não tem este tipo de tensor, ou seja o monza mais antigo não tem esta saliencia porque ela é que ajusta a correia dentada e precisa ser girada para isto. No caso seu Vectra A usa o tensor, então acredito que todas daráo ai e a dica seria comprar com a saliencia que deve ter o lugar dela para encaixar na capa interna sem precisar girar.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 21 Jul 2022, 16:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Apesar que estou pensando na SKF
Comprei os rolamentos dianteiros e gostei
Eu costumo tirar o retentor e colocar mais um pouquinho de graxa
O SKF alem de ter 2 retentores em cada lado estava bem engraxado ,nem precisei por mais


Os rolamentos ali quase todos são SKF, vendedores nem sabem te dizer certo, o máximo que dizem é que não serve para o seu carro, mas acho que são todas iguais e a diferença que existe em uma bomba GM 1.8 ou 2.8 é a saliencia que tem aquelas que usam esticador ajustável tipo Vectra B e os carro que não tem este tipo de tensor, ou seja o monza mais antigo não tem esta saliencia porque ela é que ajusta a correia dentada e precisa ser girada para isto. No caso seu Vectra A usa o tensor, então acredito que todas daráo ai e a dica seria comprar com a saliencia que deve ter o lugar dela para encaixar na capa interna sem precisar girar.


aqui ta aquela que gira e tem o ponteiro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Jul 2022, 16:29

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Apesar que estou pensando na SKF
Comprei os rolamentos dianteiros e gostei
Eu costumo tirar o retentor e colocar mais um pouquinho de graxa
O SKF alem de ter 2 retentores em cada lado estava bem engraxado ,nem precisei por mais


Os rolamentos ali quase todos são SKF, vendedores nem sabem te dizer certo, o máximo que dizem é que não serve para o seu carro, mas acho que são todas iguais e a diferença que existe em uma bomba GM 1.8 ou 2.8 é a saliencia que tem aquelas que usam esticador ajustável tipo Vectra B e os carro que não tem este tipo de tensor, ou seja o monza mais antigo não tem esta saliencia porque ela é que ajusta a correia dentada e precisa ser girada para isto. No caso seu Vectra A usa o tensor, então acredito que todas daráo ai e a dica seria comprar com a saliencia que deve ter o lugar dela para encaixar na capa interna sem precisar girar.


aqui ta aquela que gira e tem o ponteiro


A sua é a que tem ponteira pura, igual do vectra B. Ou o A não tem tensor? na verdade aquela que tem ponta é só para guiar, se colocar uma do 2.0 sem ponta na mesma posição da no vectra, a diferença que vi até hoje é o 16V que tem a correia mais larga e portanto a polia é mais larga também. Exija o anel vedador, o famoso o'ring
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3400
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 21 Jul 2022, 16:48

verdade a unica diferença e a dos 16V por causa da polia , para vc ter uma ideia a minha bomba tem na carcaza aquele formato exagonal para esticar a correia e meu carro é 16v não deveria ter kakakak e tudo reaproveitado .
SKF é otimo em rolamento os roletes fixos e os esticadores do meu carro são tudos dessa marca nunca testei bombas SKF mais se a cualidade é similar aos rolamentos seria otima opção .

olha almeidão achei a foto perdida aqui no computador da polia do comando e como fica alinhado o pino do comando em linha reta olhando pra cima
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 21 Jul 2022, 17:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Apesar que estou pensando na SKF
Comprei os rolamentos dianteiros e gostei
Eu costumo tirar o retentor e colocar mais um pouquinho de graxa
O SKF alem de ter 2 retentores em cada lado estava bem engraxado ,nem precisei por mais


Os rolamentos ali quase todos são SKF, vendedores nem sabem te dizer certo, o máximo que dizem é que não serve para o seu carro, mas acho que são todas iguais e a diferença que existe em uma bomba GM 1.8 ou 2.8 é a saliencia que tem aquelas que usam esticador ajustável tipo Vectra B e os carro que não tem este tipo de tensor, ou seja o monza mais antigo não tem esta saliencia porque ela é que ajusta a correia dentada e precisa ser girada para isto. No caso seu Vectra A usa o tensor, então acredito que todas daráo ai e a dica seria comprar com a saliencia que deve ter o lugar dela para encaixar na capa interna sem precisar girar.


aqui ta aquela que gira e tem o ponteiro


A sua é a que tem ponteira pura, igual do vectra B. Ou o A não tem tensor? na verdade aquela que tem ponta é só para guiar, se colocar uma do 2.0 sem ponta na mesma posição da no vectra, a diferença que vi até hoje é o 16V que tem a correia mais larga e portanto a polia é mais larga também. Exija o anel vedador, o famoso o'ring

Tem o tensor da correia
Eu disse errado ,o tensor que tem o ponteiro rsss
Ela é só encaixada e presa com 3 parafusos alen

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Jul 2022, 07:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje verdade a unica diferença e a dos 16V por causa da polia , para vc ter uma ideia a minha bomba tem na carcaza aquele formato exagonal para esticar a correia e meu carro é 16v não deveria ter kakakak e tudo reaproveitado .
SKF é otimo em rolamento os roletes fixos e os esticadores do meu carro são tudos dessa marca nunca testei bombas SKF mais se a cualidade é similar aos rolamentos seria otima opção .

olha almeidão achei a foto perdida aqui no computador da polia do comando e como fica alinhado o pino do comando em linha reta olhando pra cima
Imagem


Perfeita esta foto, vou fazer algo amanhã para conferir a capa que eu fiz o dente, comprei uma não original e tive que fazer. Mas voce me lembrou bem que a marca superior fica exatamente em uma linha reta entre o ponto inferior que é o mais aceitavel porque ali podemos ajustar o pistão e exatamente em cima dos dois parafusos bem centralizado das duas polias. Isto para carros 8v por usar duas polias e serve para todos.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8377
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Jul 2022, 07:46

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje

Os rolamentos ali quase todos são SKF, vendedores nem sabem te dizer certo, o máximo que dizem é que não serve para o seu carro, mas acho que são todas iguais e a diferença que existe em uma bomba GM 1.8 ou 2.8 é a saliencia que tem aquelas que usam esticador ajustável tipo Vectra B e os carro que não tem este tipo de tensor, ou seja o monza mais antigo não tem esta saliencia porque ela é que ajusta a correia dentada e precisa ser girada para isto. No caso seu Vectra A usa o tensor, então acredito que todas daráo ai e a dica seria comprar com a saliencia que deve ter o lugar dela para encaixar na capa interna sem precisar girar.


aqui ta aquela que gira e tem o ponteiro


A sua é a que tem ponteira pura, igual do vectra B. Ou o A não tem tensor? na verdade aquela que tem ponta é só para guiar, se colocar uma do 2.0 sem ponta na mesma posição da no vectra, a diferença que vi até hoje é o 16V que tem a correia mais larga e portanto a polia é mais larga também. Exija o anel vedador, o famoso o'ring

Tem o tensor da correia
Eu disse errado ,o tensor que tem o ponteiro rsss
Ela é só encaixada e presa com 3 parafusos alen


Pra mim todas dão ai, tem umas que diz ter tantos dentes etc, mas a NAKATA sua e minha é esta - NKBA 03152, pesquisa ai para tirar duvidas sobre dentes etc, ela tem 25 dentes e sendo 1,8, 2.8, 2.2 pra mim sempre são as mesmas e só muda quando é 16 V. Outra marca boa é a Shadeck e acredito que esta deve fabricar para todos porque é fabricante e muda os nomes, por isto acho que todas usam o rolamento SKF ou INA e pra quem não conhece, é um rolamento bem largo começando lá no rotor e terminando na polia, uns 10 cm mais ou menos, é bem bruto.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4068
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 22 Jul 2022, 08:09

Estou usando desde 2018 uma Shadeck no Astra. Há pouco mais de 1 ano foram trocados os retentores de eixo de comando e virabrequim junto com a junta do cárter e não havia sinal de vazamento na bomba.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

1114 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Gudao13 e 335 visitantes