O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1115 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Ago 2022, 10:05

É verdade Tony, mas terei que fazer logo porque o carro ficou muito bom e nçao quero ficar acostumado com ele 50% alcool kakakakkaka.
Inclusive, deixo claro aqui que o comando letra K oriignal é uma ótima opção, ou seja não era ele que fazia o carro detonar e ele dá para o motor 2.0 opções de avanço etc, mas como eu nao quero mais brincar de ficar enquadrando o comando, ai usarei o letra H original que achei e já está no carro e guadarei o letra K pra vender depois e ainda tenho dois usados bons da letra H e um novo letra H Taranto que preciptei na compra. E um cabeçote com 6 meses de uso taxado kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 01 Ago 2022, 13:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje terei que fazer logo porque o carro ficou muito bom e nçao quero ficar acostumado com ele 50% alcool kakakakkaka.

230 reais não sei se é tão caro retificar sedes e asentar valvulas e chato pra casete e se não for bem feito não rola aonda é feito de forma manual com aquele cabinho de ventosa para esmirilhar as sedes, e se não tem a manha e dificil .
cuando meu cabeçote foi pra retifica sem mentira foi uns 2300 reais com os tuchos inna , a um tempo atrais , foi feito enchimento de uma corroção 4 valvulas 4 guias 16 retentores e asentamento das 16 valvulas e alguma coisinha a mais que não lembro . acho que foi aberto os dutos de lubrificação para limpeza .
pensa que vc economiza muito na mão de obra , tirar e colocar um cabeçote fica facil perto dos 400\500 reais .
vc não consiguiu ver se o cabeçote que esta no carro tem a marca de tolerancia ainda ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Ago 2022, 15:17

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje terei que fazer logo porque o carro ficou muito bom e nçao quero ficar acostumado com ele 50% alcool kakakakkaka.

230 reais não sei se é tão caro retificar sedes e asentar valvulas e chato pra casete e se não for bem feito não rola aonda é feito de forma manual com aquele cabinho de ventosa para esmirilhar as sedes, e se não tem a manha e dificil .
cuando meu cabeçote foi pra retifica sem mentira foi uns 2300 reais com os tuchos inna , a um tempo atrais , foi feito enchimento de uma corroção 4 valvulas 4 guias 16 retentores e asentamento das 16 valvulas e alguma coisinha a mais que não lembro . acho que foi aberto os dutos de lubrificação para limpeza .
pensa que vc economiza muito na mão de obra , tirar e colocar um cabeçote fica facil perto dos 400\500 reais .
vc não consiguiu ver se o cabeçote que esta no carro tem a marca de tolerancia ainda ?


Esta foi minha falha Chirola, não conferi isto, a marca mal tinha, mas eu tinha que conferir a medida dele e nçao fiz isto. O meu hoje tem praticamente 96 mm, aquele que está no carro tem uns 94. O que eu fiz foi muito caro também, mas aprendi e levei os retentores e nada de fazer rosca.
O cara que vai fazer é a retifica que fez o meu anterior, ficará barato porque o meu é pratiamente novo, sem problemas e a reclamação que fiz com ele pelo prejuizo que levei, comentei com ele que não vale a penas brigar depois do problema feito, mas que ele precisaria me dar um desconto bom e assim foi feito.
Uma coisa é certa, o carro ficou é bom e não vi a economia ainda, só algo aproximado, mas é um saco no posto, coloca 20 litros de gasolina e 10 de alcool.

Será que atrapalha eu dar uma brunida pra cima do pistão baixado? Que você acha? Lembre se, tenho como fazer isto sem cair nada na greta ali entre pistão e camisa.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 02 Ago 2022, 19:00

Deu ruim no possante aqui
Sai de tarde andou 4 km e parou
Pisava no acelerador ele morria
Tenho um corta combustivel ,
cortava o combustivel pegava ,mas não afirmava,fui fazendo isso até afirmar
Ficou normal,andei mais 4 km aconteceu de novo e não afirmou mais ,até arriar a bateria
Deixei no mecanico,ja to sentindo a facada antes dele dar diagnostico

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 03 Ago 2022, 00:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que atrapalha eu dar uma brunida pra cima do pistão baixado? Que você acha? Lembre se, tenho como fazer isto sem cair nada na greta ali entre pistão e camisa.

Sei não ,eu deixaria asim se VC brunir com os pistão no lugar não e a sujeira que me preocupa o problema pode ser que fique um degrau na camisa cuando o brunimento assentar e pode quebrar algum anel ou entortar os anel são de aço , seria uma desgraça ficaria fumando pode bater a saia e trancar o pistão e lá vai biela pro espaço, um centésimo já pode dar merda ali na velocidade que trabalha ,
Cuando for tira o cabeçote mostra no video ou foto to curioso.


E agora Tony pode ser elétrico ou a bomba dando pau

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 07:25

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Será que atrapalha eu dar uma brunida pra cima do pistão baixado? Que você acha? Lembre se, tenho como fazer isto sem cair nada na greta ali entre pistão e camisa.

Sei não ,eu deixaria asim se VC brunir com os pistão no lugar não e a sujeira que me preocupa o problema pode ser que fique um degrau na camisa cuando o brunimento assentar e pode quebrar algum anel ou entortar os anel são de aço , seria uma desgraça ficaria fumando pode bater a saia e trancar o pistão e lá vai biela pro espaço, um centésimo já pode dar merda ali na velocidade que trabalha ,
Cuando for tira o cabeçote mostra no video ou foto to curioso.


E agora Tony pode ser elétrico ou a bomba dando pau


irei fazer outro video, com atenção maior nos apertos, porque marcar os parafusos e sem duvida nas medidas dos cabeçotes, o que entra e o que sai. Não farei nada de correia, como vou tirar agua sem perder para que eu posso concentrar somente no cabeçote. Vou apertar sem o relogio de grau e mostrar que para este cabeçote é fácil fazer isto depois do aperto com o torquimetro.

Sobre o problema do carro do Tony está sendo complicado. Será que não é um fio com mau contato entre motor e central? Bobina do distribuidor, é são problemas que ira o sono.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 03 Ago 2022, 08:28

A bomba tem 11 meses

sidiclei
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jul 2022, 22:33
Nome Completo: sidiclei jose duarte
Cidade: laguna
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 45

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por sidiclei » 03 Ago 2022, 08:56

Bom dia uma dúvida sobre a instalação do mid alguém me ajuda

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 09:02

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A bomba tem 11 meses


Não seria o terra da bomba o problema? É facil fazer um terra ali no tanque mesmo, aliás no Vectra B tem uma tomada embaixo que eu nem sabia que existia, vi e comentei no video que fiz trocando o quadro de tras com as buchas. Meu carro até fiz um terra na bomba ali no tanque pensando ser um probblema que ele tinha e não era, mas o terra ficou lá kakkaka.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 09:07

sidiclei escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia uma dúvida sobre a instalação do mid alguém me ajuda


Tem um local aqui no forum sobre este assunto, eu não achei muito sobre isto, tem algo aqui, mas lembre se uma das mudanças seria o resrvatorio de agua com sensor além de outras informações mais.
viewtopic.php?f=45&t=3573&p=199337&hilit=mide#p199337
Imagem

sidiclei
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Jul 2022, 22:33
Nome Completo: sidiclei jose duarte
Cidade: laguna
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 45

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por sidiclei » 03 Ago 2022, 10:12

Obrigado vou ver isso

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 10:31

Eu só não entendi uma coisa, Duas válvulas e admissão e 3 de escape empenada e nunca tocou em nada. Bem, conferido e checado a veracidade do problema e acho que ficará pronto hoje. Não comprei outras válvulas o retificado arrumou pra mim e ainda não sei a fcada kakakka.
Mas como empenou ainda é um misterio, independente de qualquer forma de erros em mexer que eu busquei, não consegui ver marcas nos pistões vendo e revendo o video que fiz. Na troca dos tuchos que fiz antes de tirar o cabeçote eu alinhei todos os pistões para baixo e nada de diferente foi percebido no funcionamento. Mistério mesmo.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 03 Ago 2022, 11:27

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A bomba tem 11 meses


Não seria o terra da bomba o problema? É facil fazer um terra ali no tanque mesmo, aliás no Vectra B tem uma tomada embaixo que eu nem sabia que existia, vi e comentei no video que fiz trocando o quadro de tras com as buchas. Meu carro até fiz um terra na bomba ali no tanque pensando ser um probblema que ele tinha e não era, mas o terra ficou lá kakkaka.


A bomba ta funcionando normal,mas parece que o combustivel que ela manda não queima.fica cheiro de gasolina
Dai desligo a bomba ele pega e morre porque acaba o combustivel que ta no sistema
O mecanico me assaltou
Cobrou 80 que disse que passou o scaner e 150 pra desligar meu alarme da bomba e ligar como era antes
Ou seja: desligou um fio e ligou no outro
Alegou que o fio que usei esquentava,mas tenho certeza que não é isso,o fio que coloquei é bem mais grosso que o da bomba,coloquei fio residencial
Eu esqueci se deixar o botão do alarme ligado,por isso ele viu que não ia corrente na bomba e colocou o defeito na fiação
Mas,o alarme que coloquei cumpriu o papel de desligar a bomba rsss

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 12:07

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A bomba tem 11 meses


Não seria o terra da bomba o problema? É facil fazer um terra ali no tanque mesmo, aliás no Vectra B tem uma tomada embaixo que eu nem sabia que existia, vi e comentei no video que fiz trocando o quadro de tras com as buchas. Meu carro até fiz um terra na bomba ali no tanque pensando ser um probblema que ele tinha e não era, mas o terra ficou lá kakkaka.


A bomba ta funcionando normal,mas parece que o combustivel que ela manda não queima.fica cheiro de gasolina
Dai desligo a bomba ele pega e morre porque acaba o combustivel que ta no sistema
O mecanico me assaltou
Cobrou 80 que disse que passou o scaner e 150 pra desligar meu alarme da bomba e ligar como era antes
Ou seja: desligou um fio e ligou no outro
Alegou que o fio que usei esquentava,mas tenho certeza que não é isso,o fio que coloquei é bem mais grosso que o da bomba,coloquei fio residencial
Eu esqueci se deixar o botão do alarme ligado,por isso ele viu que não ia corrente na bomba e colocou o defeito na fiação
Mas,o alarme que coloquei cumpriu o papel de desligar a bomba rsss


O regulador de pressão está ok?
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 03 Ago 2022, 12:16

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje A bomba tem 11 meses


Não seria o terra da bomba o problema? É facil fazer um terra ali no tanque mesmo, aliás no Vectra B tem uma tomada embaixo que eu nem sabia que existia, vi e comentei no video que fiz trocando o quadro de tras com as buchas. Meu carro até fiz um terra na bomba ali no tanque pensando ser um probblema que ele tinha e não era, mas o terra ficou lá kakkaka.


A bomba ta funcionando normal,mas parece que o combustivel que ela manda não queima.fica cheiro de gasolina
Dai desligo a bomba ele pega e morre porque acaba o combustivel que ta no sistema
O mecanico me assaltou
Cobrou 80 que disse que passou o scaner e 150 pra desligar meu alarme da bomba e ligar como era antes
Ou seja: desligou um fio e ligou no outro
Alegou que o fio que usei esquentava,mas tenho certeza que não é isso,o fio que coloquei é bem mais grosso que o da bomba,coloquei fio residencial
Eu esqueci se deixar o botão do alarme ligado,por isso ele viu que não ia corrente na bomba e colocou o defeito na fiação
Mas,o alarme que coloquei cumpriu o papel de desligar a bomba rsss


O regulador de pressão está ok?

Deve ta.....o carro ta funcionando agora
O cara la acha que o defeito era meu corta corrente
Vou rodar do jeito que ele deixou pra ver
Ele me enrolou,enrolou,pra não dizer que não tinha feito nada alem de tirar o fio que coloquei e ligar a bomba com o fio original

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 03 Ago 2022, 12:44

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Ele me enrolou,enrolou,pra não dizer que não tinha feito nada alem de tirar o fio que coloquei e ligar a bomba com o fio original

fz um teste liga a bomba normal sem o corta corrente , pode colocar o cortacorrente na bobina asim o carro não ligaria igual como seguranza y checaria a fiaçao da bomba

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 03 Ago 2022, 12:47

sidiclei escreveu:Fuente del Mensaje ação do mid alguém me aju

vc ja olho este topico ver se tem o que procura caso não ache posta la sua duvida
viewtopic.php?f=49&t=285&hilit=mi

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Ago 2022, 13:40

Minha antena quebrou o macarrão e eu sempre tenho um de reserva, fiz este trabalho de troca esta semana, acho muito fácil mexer ali, se voce tem uma antena longa e quer manter ela longa, pode esquecer que não terá um bom funcionamento, seja original ou qualquer uma. No máximo 3 hastes e eu ainda acho que 100% e nem precisa mais seria 2 hastes como a minha. Bem, eu não consigo captar a Nasa, mas FM entra bem.
Desculpa a bagunça no porta malas, mas quando eu começo a mexer eu não meço esforço para manter arrumado kakakak.

https://www.youtube.com/watch?v=94HXVZIkVA8
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 04 Ago 2022, 10:36

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Ele me enrolou,enrolou,pra não dizer que não tinha feito nada alem de tirar o fio que coloquei e ligar a bomba com o fio original

fz um teste liga a bomba normal sem o corta corrente , pode colocar o cortacorrente na bobina asim o carro não ligaria igual como seguranza y checaria a fiaçao da bomba


Ele ja deixou original como era antes,não vou mexer ,caso venha dar problemas novamente
Não acredito ser o fio que coloquei ,é 2 vezes mais grosso que o da bomba,mas enfim vou andar do jeito que ele deixou
Tenho outro corta corrente no sensor de rotação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 04 Ago 2022, 12:41

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Ele me enrolou,enrolou,pra não dizer que não tinha feito nada alem de tirar o fio que coloquei e ligar a bomba com o fio original

fz um teste liga a bomba normal sem o corta corrente , pode colocar o cortacorrente na bobina asim o carro não ligaria igual como seguranza y checaria a fiaçao da bomba


Ele ja deixou original como era antes,não vou mexer ,caso venha dar problemas novamente
Não acredito ser o fio que coloquei ,é 2 vezes mais grosso que o da bomba,mas enfim vou andar do jeito que ele deixou
Tenho outro corta corrente no sensor de rotação


Sempre é bom proteger o máximo.
Vou lhe dar uma dica para fazer uma proteção super perfeita e pode usar na bomba mesmo ou ignição etc.
Relê DNI 0127 - este relê é do farol do Passat antigo, ele trabalha por pulso, desta forma voce pode usar um botão muiiiiiiiiiiiiito pequeno, porque o botão não arma, ele é pulso, um toque arma, toca outra vez desarma. Imagina um botão eletronico destes quase invisível? bem fácil de esconder até mesmo se ficar visivel.
Neste caso terás que usar mais um relê auxiliar de 50 amperes.

30 POSITIVO - DIRETO
S SINAL - negativo vindo do botão ligado a um terra/lata do carro
56 B SAIDA - NÃO LIGAR, MAS PRECISA ISOLAR
56 A SAIDA - SAIDA POSITIVA - PARA O POSITIVO DO RELÊ 50 AMPERES, TERMINAL 85.
56 ELIMINA - PODE DEIXAR OU CORTAR POR DENTRO, SERIA SINAL DO PAINEL.

O relê auxiliar é ligado:
85 da saida 56B
86 negativo qualquwr lugar da massa do carro
30 Uma ponta do fio da bomba que foi cortado
87 a outra ponta do fio cortado

O relê do passat, saida 56 A e 56 B são iguais, as duas saem positivos em momentos diferentes hora uma, hora outra, então ali voce pod eescolher qual usar. Quando acionado, sai positivo, acionar outra vez ele muda de lado como uma gangorra e sairá positivo do outro lado, portanto para não ficar exposto, ele terá que ser isolado a que não for usar.
FUNCIONARÁ ASSIM: Ao acionar para 56A sai positivo no 56A, ao acionar outra vez corta positivo 56A.
É bem facil de fazer apesar que a explicaçao é longa

Relê mencionado é este do link e no link mais abaixo um exemplo de botão, tão pequeno que entra dentro de uma caneta.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 729a54747b

https://www.baudaeletronica.com.br/chav ... QkQAvD_BwE

Eu uso um destes para ligar o farol de neblina, ou ligava porque com a lei de farol aceso, nem uso o neblina mais. Aqui neblina é igual ouro.
Imagem

1115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 363 visitantes