O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1114 mensagens
Junkes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Mar 2022, 14:03
Nome Completo: Eduardo dos Santos Junkes
Cidade: Santo Antônio do Sudoeste
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2003
Idade: 29

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Junkes » 31 Mai 2022, 20:27

Boa noite galera.
Estou com uma duvida em relação ao ar condicionado do meu Vectra é um 2.0 2003.
O controle do ar é analógico.
Mesmo com o ventilador na opção 0
Imagem
ao ligar o ar condicionado (ao acionar o botão do ar)Imagem
o ventilador liga na velocidade 1.
Isso é normal??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Jun 2022, 07:19

Junkes escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite galera.
Estou com uma duvida em relação ao ar condicionado do meu Vectra é um 2.0 2003.
O controle do ar é analógico.
Mesmo com o ventilador na opção 0
Imagem
ao ligar o ar condicionado (ao acionar o botão do ar)Imagem
o ventilador liga na velocidade 1.
Isso é normal??


Sim, quando voce liga o ar mesmo estando todo para esquerda o ventilador gira bem lento. Na verdade ali não é o zero como alguns carros, ali tem um desenho de uma hélice que só é desligado quando o ar está desligado e neste caso não representa totalmente o zero.
Imagem

Junkes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Mar 2022, 14:03
Nome Completo: Eduardo dos Santos Junkes
Cidade: Santo Antônio do Sudoeste
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2003
Idade: 29

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Junkes » 01 Jun 2022, 11:46

A sim, entendi. Obrigado pelo esclarecimento.

Junkes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Mar 2022, 14:03
Nome Completo: Eduardo dos Santos Junkes
Cidade: Santo Antônio do Sudoeste
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2003
Idade: 29

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Junkes » 01 Jun 2022, 15:09

Aproveitando o assunto, há veículos que é recomendado sempre desligar o ar condicionado ao desligar o veículo, e não ligar-lo com o ar ligado, já veículos mais novos, dizem haver um sistema que não tem problema ligar o carro com o ar ligado, os Vectra B se encaixam em qual situação?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Jun 2022, 15:44

Junkes escreveu:Fuente del Mensaje Aproveitando o assunto, há veículos que é recomendado sempre desligar o ar condicionado ao desligar o veículo, e não ligar-lo com o ar ligado, já veículos mais novos, dizem haver um sistema que não tem problema ligar o carro com o ar ligado, os Vectra B se encaixam em qual situação?


O comutador do Vectra B está preparado para isto, ao ligar o carro o ar será desligado e volta a ligar quando a chave volta para a posição ligada. Isto acontece com o ventilador interno também quando na velocidade maxima que é a 3 e outras coisas mais. Outra coisa que o carro fáz é quando muito e muito exigido e o ar ligado, tipo uma forçada para uma ultrapassagem longa, o ar desliga para ter uns cavalinhos a mais e logo volta a ser ligado. Portanto para aqueles que pensa que o compressor pode estragar ao ligar em alta rotação, bem pode sim, mas o carro já faz isto, ou melhor a central faz isto para ele.
Como ver isto, somente com uma luz espia, porque é dificil de perceber, eu fiz uma época e em subidas fortes pisando bem na segunda ele desliga e religa depois e trazendo de quinta pra quarta, pisar forte como fosse uma ulrapassagem ele desliga também e logo liga quando atinge o máximo de torque. Não consegui fazer ele desligar em quinta.
Imagem

Junkes
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 11 Mar 2022, 14:03
Nome Completo: Eduardo dos Santos Junkes
Cidade: Santo Antônio do Sudoeste
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2003/2003
Idade: 29

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Junkes » 01 Jun 2022, 16:08

Se entendi corretamente então posso deixar o ar condicionado sempre acionado sem problemas, pois, ele se auto desliga ao ligar o carro??

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 02 Jun 2022, 07:27

Junkes escreveu:Fuente del Mensaje Se entendi corretamente então posso deixar o ar condicionado sempre acionado sem problemas, pois, ele se auto desliga ao ligar o carro??

sim, podes.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 02 Jun 2022, 08:47

E isso faz total sentido quando tem o ar digital, pois ele tem a função AUTOMÁTICO, que consiste em, assim que se liga o motor, o ar ligará na mesma configuração que estava quando a chave foi desligada.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 04 Jun 2022, 17:00

Pronto, carro levantado, agora ficou como deve ser. Mas tem é serviço ainda, não sei o motivo mas o freio de mão está freaando somente roda esquerda, já vai eu ter que trocar cabos. Pela manhã a correia poli V está grilando e la vai eu trocar correia poli V, e já é hora de trocar pastilha de freio. Fiqui muito concentrado com antenas e TV e o carro foi ficando pra trás kakakakka. E aqui é feriado dia 29 e la vai eu levar para o cara pintar o capô, bem pintura não é comigo, embora eu desmonte e entrego nas mãos do pintor.

https://www.youtube.com/watch?v=np1EqdmD1x0
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 05 Jun 2022, 02:58

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pronto, carro levantado

Po fico bonito a traseira mais alta carro com a traseira caída tem aspecto de carro velho, asisti o video e também acho que as buchas de tecnil vão durar mais e as de borracha com não muito tempo vão amasar .

Já tem algo pra facer no feriado kakakak asim passa mais rápido

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 05 Jun 2022, 18:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Pronto, carro levantado

Po fico bonito a traseira mais alta carro com a traseira caída tem aspecto de carro velho, asisti o video e também acho que as buchas de tecnil vão durar mais e as de borracha com não muito tempo vão amasar .

Já tem algo pra facer no feriado kakakak asim passa mais rápido


Rapaz, o trem parece que não acaba nunca e ainda estou esperando chegar a bucha da garantia porque a Sampel é uma verdadeira porcaria, se não vir terei que comprar outra axios.
Estou querendo fazer um teste em sangrar o freio sozinho e como terei que trocar pastilhas traseira, logo farei um teste simples pra ver se isto será possivel e se for, será algo muito simples, aliás muitas coisas difíceis são resolvidas com simplicidades.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 05 Jun 2022, 22:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou querendo fazer um teste em sangrar o freio sozinho

Cuando eu to sozinho para sangrar o freio coloco uma mangueira de silicone no sangrador e a ponta dentro de uma garrafinha de refri do uma bombadinha de leve no freio e sento a esperar na mangueira de silicone da para ver o óleo saindo e cuando sai limpo pela cor dele ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Jun 2022, 08:01

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Estou querendo fazer um teste em sangrar o freio sozinho

Cuando eu to sozinho para sangrar o freio coloco uma mangueira de silicone no sangrador e a ponta dentro de uma garrafinha de refri do uma bombadinha de leve no freio e sento a esperar na mangueira de silicone da para ver o óleo saindo e cuando sai limpo pela cor dele ,


O problema do óleo descer com a sangria aberta sempre dá bolha, ele precisa ser pressionado. Pensei algo diferente e simples tipo uma valvula de uma via saindo no sangrador e tenho duas opções uma eletrica e outra comum, o problema é saber se a rosca do sangrador vai manter lacrado.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 07 Jun 2022, 10:23

Acabei de comprar um reservatorio de expansão, o meu está vazando em uma mangueirinha, acho ser problema da mangueira ou da tampa, vou averiguar isto melhor,m as independente disto eu consegui comprar um com as proteções de metal nos tubos e tampa, paguei 186,00 com o frete, por WhatsApp o cara mandou umas fotos e o sensor não vem, não importa usarei o meu que está perfeito. Difícil achar este tipo de reservatório que imita bem o original que sumiu também do mercado. No mercado livre tem fotos e nas perguntas nunca tem os aneis de proteção.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 07 Jun 2022, 17:47

para a sangria do freio solzinho e complicado ideal seria uma bombinha de vacuo daquelas manual so que esta caro ou se comprar na china demora para chegar , a rosca do sangrador deveria vedar trancuilo cuando sangra o freio se a rosca esta boa o oleo sai sempre pelo furo e nao pelarosca e pisando no pedal da pressão .
e cuando não tem nenguemacabo abrindo o sangrador com a mangueira ligada nele so que a mangueira prendo na altura do arco paralamas para evitar voltar ar demora mais funciona kakakakkakaka

o reservatorio vem cada vez pior o do meu carro e original ainda e não mexo ali se nçao for presiso , esta marrom pensei em limpar mais com o tempo de uso que tem da medo de mexer em algo que esta funcionando e cagar de vez , mais acredito que o problema dos reservatorios com os bicos deve ser por não colocar abraçadeiras elasticas e colocar de parafuso que ao apertar acaba torcendo os bicos do reservatorio ou apertando alem da conta e fode com tudo . se colocar abraçadeira elastica acho que mesmo sem o reforço metalico nos bicos dura muito tempo .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jun 2022, 07:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje para a sangria do freio solzinho e complicado ideal seria uma bombinha de vacuo daquelas manual so que esta caro ou se comprar na china demora para chegar , a rosca do sangrador deveria vedar trancuilo cuando sangra o freio se a rosca esta boa o oleo sai sempre pelo furo e nao pelarosca e pisando no pedal da pressão .
e cuando não tem nenguemacabo abrindo o sangrador com a mangueira ligada nele so que a mangueira prendo na altura do arco paralamas para evitar voltar ar demora mais funciona kakakakkakaka

o reservatorio vem cada vez pior o do meu carro e original ainda e não mexo ali se nçao for presiso , esta marrom pensei em limpar mais com o tempo de uso que tem da medo de mexer em algo que esta funcionando e cagar de vez , mais acredito que o problema dos reservatorios com os bicos deve ser por não colocar abraçadeiras elasticas e colocar de parafuso que ao apertar acaba torcendo os bicos do reservatorio ou apertando alem da conta e fode com tudo . se colocar abraçadeira elastica acho que mesmo sem o reforço metalico nos bicos dura muito tempo .


Eu uso abraçadeira elástica nele, mas o que estragou foi a mangueira, e mesmo cortando um pedaço ela continua minando agua e olhando a estrutura dela percebo que a solução é trocar mesmo, ela se encharcou ali por perto e já comprei uma. Meu reservatório está 100% pereito, o problema que com o tempo destruiu aquele prendedor do cabo que abre o capô e por isto estive procurando um com este metal ue vem o original e achei este que vai chegar lá pelo dia 16/06.

Sobre a sangria, sim o parafuso é novo mas ao colocar uma valvula só de ida a rosca sofrerá uma pressão diferente da sangria solta.
A ideia é usar uma mangueira na sangria e umaválvula de uma via na saida ao pisar no freio vai empurrar óleo e ar pra fora, ao soltar o pedal de freio não voltará porque a valvula trava. Outra solução seria parecida com a sua ideia, aliás esta é bem simples, mas precisas modificar.
1 - Tirar o óleo velho, e coloca óleo novo e pisa até limpar aquela roda específica
1 - mangueira na sangria de preferencia transparente de silicone e com curva para cima como você comentou.
2 - um litro de garrafa pet ou outro recipiente com óleo de freio limpo e a mangueia mergulhada no óleo para o proprio óleo ser a válvula de retorno.
3 - pisa no freio umas 5 a 6 vezes e vai lá e fecha a sangria e caso queira pode filmar e ve a bolha terminar pela camera.
Uma duvida que tenho e vi e nçao testei é colocar um limitador no pedal para não ir até o fundo, sempre vou na tábua e ali o reparo sofre, tentarei um limiador também. Se der certo aprovarei o vídeo de qual sistema eu farei, se der errado avisarei aqui.

Eu tive um pneumatóraxi há muitos anos e a valvula era simples assim, um tubo do meu pulmão entrava em um vidro cheio de agua e a mangueira mergulhada e um outro tubo na ponta do vidro como se fosse o vidro aberto. Eu pressionava, borbulhava o vidro e não entrava ar de volta. Funcionou no meu pulmão kakakakak
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 08 Jun 2022, 08:58

Fiz este video com esta trava do Meriva, Corsa e Astra, não todos os corsas e nem todos os astras usam ela e como eu uso no Vectra resolvi postar aqui também. Mostro como abri esta trava e a parte principal seria igual para abrir uma do Vectra e com uma lima mostro para melhorar a forma de fechar. Esta trava que eu achei sensacional, não usa microswitch é mais dificil de estragar internamente mas tem um problema com a mola que é externa.

No minuto 9:30 eu mostro a solução para esta mola com muita facilidade e o cuidado para não perder la ao abrir e sem esta mola podem jogar a trava fora. Não é difícil acertar problemas de engenharia mal projetada, Em seguida a mola, vem a lição do motor que é diferente e ainda não se acha pra comprar, tudo testado e aprovado no meu carro por mais de 5 anos e no minimo é trancado e destrancado por 25 vezes ao dia de segunda a segunda.

https://www.youtube.com/watch?v=CoWz4KuO608
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 08 Jun 2022, 23:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje 3 - pisa no freio umas 5 a 6 vezes e vai lá e fecha a sangria e caso queira pode filmar e ve a bolha terminar pela camera.
Uma duvida que tenho e vi e nçao testei é colocar um limitador no pedal para não ir até o fundo, sempre vou na tábua e ali o reparo sofre, tentarei um limiador também.

o reparo sofre ao pisar fundo e pode ate trancar la no fundo sem precao no sistema , o ideal seria colocar a mangueira na altura do reservatorio o fluido tende a equalizar a altura em ambas pontas do circuito que seria reservatorio e a ponta da mangueira ao colocar a ponta mergulhada em fluido ela vai puxar de volta fluido evitaria entrada de ar , se funciono no seu pulmao por que nao no carro kakakakakak

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 09 Jun 2022, 13:25

Vi em um topico aqui :
Os amortecedores dianteiros do monza 93 servem em vectra A .isso procede?
E os trazeiros ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8380
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 09 Jun 2022, 14:22

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Vi em um topico aqui :
Os amortecedores dianteiros do monza 93 servem em vectra A .isso procede?
E os trazeiros ?


Eu nem me lembro mais como era o meu Monza, mas muitas coisas do Monza dá no Vectra A. Olhando aqui na GM o cara me respondeu que os numeros são diferentes, é o que posso lhe dizer de imediato.
Imagem

1114 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 204 visitantes