O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1115 mensagens
Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 15 Fev 2022, 00:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje aproveitando o pessoal neste topico , uma consulta para trocar os coxim ou buchas da caixa de direçao é posivel trocar no lugar pela caixa de roda , ou tem que ser por baixo mesmo tirando o protetor do carter.

Não entendi bem a pergunta
Voce quer trocar os COXINS,aquele que "fixam" a caixa?
Ou trocar a bucha dentro da caixa?
Aquela que da folga na caixa?
Se for a da folga( a de dentro da caixa) o certo é desmontar a caixa pra trocar
E só vai uma bucha a do lado direito da caixa ,lado esquerdo é um tucho que tem a regulagem,mas se tiver folga trocar esse tucho raramente resolve
O que se desgasta é o alojamento do tucho na caixa
Em caixas mecanicas ,alguns mecanicos meia boca "empurram" a velha pra dentro e colocam a nova
Nas caixas mecanicas tem umas que nem tem como trocar sem desmontar,hidraulica nunca mexi
Eu recondicionava caixas de direção MECANICAS e homocineticas ,trabalhei mais de 20 anos nisso

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 15 Fev 2022, 03:11

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Não entendi bem a pergunta
Voce quer trocar os COXINS,aquele que "fixam" a caixa?
Ou trocar a bucha dentro da caixa?

Sim aquele que fixam a caixa ,pergunto porque nem garagem tem pra facer , e se tem que face por baixo teria mandar trocar e não me confio muito nos mecânicos daqui, toda vez que alguem mexe depois tem que ficar revisando o trabalho feitopa ver se tem parusos faltando ou frouxos ,

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Fev 2022, 09:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Não entendi bem a pergunta
Voce quer trocar os COXINS,aquele que "fixam" a caixa?
Ou trocar a bucha dentro da caixa?

Sim aquele que fixam a caixa ,pergunto porque nem garagem tem pra facer , e se tem que face por baixo teria mandar trocar e não me confio muito nos mecânicos daqui, toda vez que alguem mexe depois tem que ficar revisando o trabalho feitopa ver se tem parusos faltando ou frouxos ,


Trocar o Coxim da caixa é bem complicado e nada impossivel, troquei uma vez tirando o coletor do carro ai foi moleza, e duas vezes por baixo, precisaria de um filme para entender melhor, mas vai ai a dica e uma delas troquei com o carro em cima de dois cavaletes e eu deitado embaixo e outra troquei na rampa.
1 - Soltar o protetor do carte
2 - Soltar a descarga ali no meio, no intermediario, o meu tem um flexivel ali que eu posso movimentar ela, e acho que todos tem.
3 - Soltar 3 parafusos da caixa com o suporte, acho ser 18mm nçao tenho certeza, sei que são longos e precisa de chave catraca e aongadores e mesmo assim é enjoado.
4 - Soltar os 4 parafusos do calço, eu solto por cima com 3 alongadores, soquete 13 longo com mesmo diametro externo no corpo inteiro, se for uns gorsdinhos onde entra a catraca dará mais trabalho.
5 - Com tudo solto ainda não sai ali embaixo, soltar os 3 parafusos 8 milimetro alen do suporte até o calço.
5 - Agora o calço desce e passa no vão onde está a emenda da descarga.
6 - detalhe, se o calço tiver quebrado não precisa tirar o suporte da caixa, basta tirar o calço e os 3 parafusos alen 8mm que prende nele e que certamente estará o pedaço ali solto, tirar este pedaçoi e colocar o outro. Eu só troquei uma vez com ele quebrado e já pensei em cortar ele se não tiver, mas ainda não fiz assim.
7 - Quando meu carro tinha varão, eu tive que soltar tudo ali que está em volta do calço, mas troquei ele com varão e depois troquei ele com cabos que é mais facil, menos coisa para tirar.

Apesar da relação ser longa, o que eu achei mais dificil nesta invenção minha, foi colocar o suporte da caixa na hora de montar, sãp 3 parafusos longos, a caixa afasta um pouco e precisa de um macaco para auxiliar ali na colocação, macaco e alavanca para ajustar a caixa com os furos dos 3 parafusos que são muito longos e que é super necessário ali ter alongadores e chave catraca.

Eu sempre malho os mecanicos em geral, mas existe pelo menos 5% bom, no youtube vi uns 3 bons também e sorte daqueles que vivem perto deles. Conheci alguns desonestos aqui na minha cidade e isto me assustou e muito. Mas não devemos só culpar os caras, tem proprietário que adora usar um arame e quando vai na oficina quer que o mecanico use o mesmo arame para não ficar caro, e assim desanima qualquer um, afinal trabalhar e não ter renda vai sobra só a cachaça para suportar o problema de ficar sem dinheiro.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 15 Fev 2022, 11:37

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Não entendi bem a pergunta
Voce quer trocar os COXINS,aquele que "fixam" a caixa?
Ou trocar a bucha dentro da caixa?

Sim aquele que fixam a caixa ,pergunto porque nem garagem tem pra facer , e se tem que face por baixo teria mandar trocar e não me confio muito nos mecânicos daqui, toda vez que alguem mexe depois tem que ficar revisando o trabalho feitopa ver se tem parusos faltando ou frouxos ,


Trocar o Coxim da caixa é bem complicado e nada impossivel, troquei uma vez tirando o coletor do carro ai foi moleza, e duas vezes por baixo, precisaria de um filme para entender melhor, mas vai ai a dica e uma delas troquei com o carro em cima de dois cavaletes e eu deitado embaixo e outra troquei na rampa.
1 - Soltar o protetor do carte
2 - Soltar a descarga ali no meio, no intermediario, o meu tem um flexivel ali que eu posso movimentar ela, e acho que todos tem.
3 - Soltar 3 parafusos da caixa com o suporte, acho ser 18mm nçao tenho certeza, sei que são longos e precisa de chave catraca e aongadores e mesmo assim é enjoado.
4 - Soltar os 4 parafusos do calço, eu solto por cima com 3 alongadores, soquete 13 longo com mesmo diametro externo no corpo inteiro, se for uns gorsdinhos onde entra a catraca dará mais trabalho.
5 - Com tudo solto ainda não sai ali embaixo, soltar os 3 parafusos 8 milimetro alen do suporte até o calço.
5 - Agora o calço desce e passa no vão onde está a emenda da descarga.
6 - detalhe, se o calço tiver quebrado não precisa tirar o suporte da caixa, basta tirar o calço e os 3 parafusos alen 8mm que prende nele e que certamente estará o pedaço ali solto, tirar este pedaçoi e colocar o outro. Eu só troquei uma vez com ele quebrado e já pensei em cortar ele se não tiver, mas ainda não fiz assim.
7 - Quando meu carro tinha varão, eu tive que soltar tudo ali que está em volta do calço, mas troquei ele com varão e depois troquei ele com cabos que é mais facil, menos coisa para tirar.

Apesar da relação ser longa, o que eu achei mais dificil nesta invenção minha, foi colocar o suporte da caixa na hora de montar, sãp 3 parafusos longos, a caixa afasta um pouco e precisa de um macaco para auxiliar ali na colocação, macaco e alavanca para ajustar a caixa com os furos dos 3 parafusos que são muito longos e que é super necessário ali ter alongadores e chave catraca.

Eu sempre malho os mecanicos em geral, mas existe pelo menos 5% bom, no youtube vi uns 3 bons também e sorte daqueles que vivem perto deles. Conheci alguns desonestos aqui na minha cidade e isto me assustou e muito. Mas não devemos só culpar os caras, tem proprietário que adora usar um arame e quando vai na oficina quer que o mecanico use o mesmo arame para não ficar caro, e assim desanima qualquer um, afinal trabalhar e não ter renda vai sobra só a cachaça para suportar o problema de ficar sem dinheiro.


Tava dando uma olhada no meu vectra 94,não sei qual o dele e se difere do meu
No meu eu trocaria soltando só os 4 parafusos que prende a caixa na carroceria
Tambem não sei se o mancal de borracha é inteiriço
Se for, cortaria a parte de tras igual é o do chevete e colocaria sem remover a caixa toda
Acabei de ver foto do mancal é cortado atras igual do chevete

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 15 Fev 2022, 13:18

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Tava dando uma olhada no meu vectra 94,não sei qual o dele e se difere do meu
No meu eu trocaria soltando só os 4 parafusos que prende a caixa na carroceria
Tambem não sei se o mancal de borracha é inteiriço

a caixa de direçao do vectra B ela e presa no agregado como a do chevette so que do lado da parede corta fogo agarrada com duas abraçadeiras tipo U , é mais para tirar uma duvida não sinto folga na direçao mais cuando sobre um tempo tem que trocar os flexiveis de freio e as buchas da barra estavilizadora e pensei na hipotesis de trocar os soportes da caixa de direçao , o carro tem seus 25 aninhos e 90% das peças que troque são ainda originais de fabrica com o mes e ano de fabricaçao do carro (05\97) e muita peça de borracha não esta estragada so que resequida pelo tempo seria mais manutençao mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Fev 2022, 13:23

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Não entendi bem a pergunta
Voce quer trocar os COXINS,aquele que "fixam" a caixa?
Ou trocar a bucha dentro da caixa?

Sim aquele que fixam a caixa ,pergunto porque nem garagem tem pra facer , e se tem que face por baixo teria mandar trocar e não me confio muito nos mecânicos daqui, toda vez que alguem mexe depois tem que ficar revisando o trabalho feitopa ver se tem parusos faltando ou frouxos ,


Trocar o Coxim da caixa é bem complicado e nada impossivel, troquei uma vez tirando o coletor do carro ai foi moleza, e duas vezes por baixo, precisaria de um filme para entender melhor, mas vai ai a dica e uma delas troquei com o carro em cima de dois cavaletes e eu deitado embaixo e outra troquei na rampa.
1 - Soltar o protetor do carte
2 - Soltar a descarga ali no meio, no intermediario, o meu tem um flexivel ali que eu posso movimentar ela, e acho que todos tem.
3 - Soltar 3 parafusos da caixa com o suporte, acho ser 18mm nçao tenho certeza, sei que são longos e precisa de chave catraca e aongadores e mesmo assim é enjoado.
4 - Soltar os 4 parafusos do calço, eu solto por cima com 3 alongadores, soquete 13 longo com mesmo diametro externo no corpo inteiro, se for uns gorsdinhos onde entra a catraca dará mais trabalho.
5 - Com tudo solto ainda não sai ali embaixo, soltar os 3 parafusos 8 milimetro alen do suporte até o calço.
5 - Agora o calço desce e passa no vão onde está a emenda da descarga.
6 - detalhe, se o calço tiver quebrado não precisa tirar o suporte da caixa, basta tirar o calço e os 3 parafusos alen 8mm que prende nele e que certamente estará o pedaço ali solto, tirar este pedaçoi e colocar o outro. Eu só troquei uma vez com ele quebrado e já pensei em cortar ele se não tiver, mas ainda não fiz assim.
7 - Quando meu carro tinha varão, eu tive que soltar tudo ali que está em volta do calço, mas troquei ele com varão e depois troquei ele com cabos que é mais facil, menos coisa para tirar.

Apesar da relação ser longa, o que eu achei mais dificil nesta invenção minha, foi colocar o suporte da caixa na hora de montar, sãp 3 parafusos longos, a caixa afasta um pouco e precisa de um macaco para auxiliar ali na colocação, macaco e alavanca para ajustar a caixa com os furos dos 3 parafusos que são muito longos e que é super necessário ali ter alongadores e chave catraca.

Eu sempre malho os mecanicos em geral, mas existe pelo menos 5% bom, no youtube vi uns 3 bons também e sorte daqueles que vivem perto deles. Conheci alguns desonestos aqui na minha cidade e isto me assustou e muito. Mas não devemos só culpar os caras, tem proprietário que adora usar um arame e quando vai na oficina quer que o mecanico use o mesmo arame para não ficar caro, e assim desanima qualquer um, afinal trabalhar e não ter renda vai sobra só a cachaça para suportar o problema de ficar sem dinheiro.


Tava dando uma olhada no meu vectra 94,não sei qual o dele e se difere do meu
No meu eu trocaria soltando só os 4 parafusos que prende a caixa na carroceria
Tambem não sei se o mancal de borracha é inteiriço
Se for, cortaria a parte de tras igual é o do chevete e colocaria sem remover a caixa toda
Acabei de ver foto do mancal é cortado atras igual do chevete


O Vectra 94 é diferente. O 96 em diante o calço fica embaixo do varão do cambio, é parafusado por cima 4 parafusos 8 m longos sendo dois por tras na parede de fogo e dois pela frente, sendo que os com varão, os mesmo parafusos seguram parte do suporte do trambulador. Os carros que usam cabos de aço para ao invés de varão e caixa ré lado da primeira, basta soltar os cabos e os 4 parafusos do calço, no caso do carro do Chirola não sei como é o cambio por ser 16V, mas ainda fica menos problemático trocar por baixo. Mas com certeza o proximo que eu trocar tentarei soltar ele por cima sem soltar o suporte da caixa, mas o meu é um 8V e por cima eu fiz uma vez tirando o coletor, tentarei na proxima sem tirar ele. Agora 16V, pode esquecer vai por baixo e segue o que eu escrevi que dará certo, mas tem que ter ferramentas.
Imagem

Tony Fera
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 164
Registrado em: 20 Set 2021, 02:28
Nome Completo: antonio m.
Cidade: Ribeirão pires
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Tony Fera » 15 Fev 2022, 16:15

Tava vendo um video na net
O meu é molezinha,parecido com a do monza
Os outros ja complica um pouco rsss

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 15 Fev 2022, 17:25

Tony Fera escreveu:Fuente del Mensaje Tava vendo um video na net
O meu é molezinha,parecido com a do monza
Os outros ja complica um pouco rsss


Tem uns video que complica demais, mas como eu escrevi antes fui la no carro e é impossivel trocar ele sem soltar o suporte da caixa, porque os parafusos alen que entram nele é por tras, tem que tirar suporte inteiro: Soltar o suporte, soltar os parafusos ali porque não desce os dois juntos, depois sobe o novo, parafusa ali emprensado e monta. É a forma mais fácil de fazer, mesmo sendo difícil.
Tem videos complicados, recente vi um trocando o cebolão, o cara tirou o para choques, tirou os faróis, tirou a ventoinha kakakak, mas ali vão desmpntando e ficando fechado do mesmo jeito, em umas chapas que fecha por todos os lados a solução é tirar a mangueira, soltar a chapa que protege o cano do gás do ar e usar uma chave preparada como esta que mostrei no video e um detalhe, afrouxa fácil e sai com a mão, o mesmo aperta com a mão e um leve torque com a chave.

Quando troquei o calço eu deveria ter feito um video kakakaka
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 15 Fev 2022, 18:26

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O Vectra 94 é diferente. O 96 em diante o calço fica embaixo do varão do cambio, é parafusado por cima 4 parafusos 8 m longos sendo dois por tras na parede de fogo e dois pela frente, sendo que os com varão, os mesmo parafusos seguram parte do suporte do trambulador. Os carros que usam cabos de aço para ao invés de varão e caixa ré lado da primeira, basta soltar os cabos e os 4 parafusos do calço, no caso do carro do Chirola não sei como é o cambio por ser 16V, mas ainda fica menos problemático trocar por baixo.

o coxim da caixa de marchas eu ja troque espero não trocar tão cedo o meu 97 é com varão , a minha duvida era da caixa de direçao se tem como trocar as borrachas (coxim suporte não sei como chama ) aquelas duas de borracha que seguram a caixa de direção no agregado .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 16 Fev 2022, 08:29

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O Vectra 94 é diferente. O 96 em diante o calço fica embaixo do varão do cambio, é parafusado por cima 4 parafusos 8 m longos sendo dois por tras na parede de fogo e dois pela frente, sendo que os com varão, os mesmo parafusos seguram parte do suporte do trambulador. Os carros que usam cabos de aço para ao invés de varão e caixa ré lado da primeira, basta soltar os cabos e os 4 parafusos do calço, no caso do carro do Chirola não sei como é o cambio por ser 16V, mas ainda fica menos problemático trocar por baixo.

o coxim da caixa de marchas eu ja troque espero não trocar tão cedo o meu 97 é com varão , a minha duvida era da caixa de direçao se tem como trocar as borrachas (coxim suporte não sei como chama ) aquelas duas de borracha que seguram a caixa de direção no agregado .


Sim, tem como mas esta ai é terrivel e precisei usar uma rampa, comprei as duas originais. as que comprei é made in Germany a do lado direito é menor e bem fácil, a da esquerda é mais complicada para encaixar no local certo e ser apertada sem tirar a borracha do alinhamento, para completar o serviço e somente neste momento eu precisei de um ajudande por cima com uma alavanca para ajudar ajeitar esta borracha lado esquerdo. Não me lembro, mas acho que soltei o suporte da caixa para abrir um pouquinho de espaço que lá quase não tem e como já sabem meu carro não usa varão e facilita soltar este suporte mas tenho que soltar os cabos em cima do trambulador. Foi a peça mais difícl que troquei no carro até hoje sem desmontar o agregado e sem desconetar nada da caixa.

Para terem certeza que precisa trocar esta peça é muito fácil, abra o capô, liga o carro fica olhando ali onde entra o sem fim na cremalheira, peça alguem para gira o volante um pouco para direita e um pouco para esquerda, se a caixa se movimentar tem que trocar. A minha já estava velha e ainda boa, cai em um burado e o volante não voltava mais na posição 100% onde estava, hora um pouco mais para direita, hora um pouco mais para esquerda. Quer saber, achei este sistema uma porcaria, melhor o do Monza e outros que a caixa é parafusada na carroceria e de fácil manutenção
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 16 Fev 2022, 12:56

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Quer saber, achei este sistema uma porcaria, melhor o do Monza e outros que a caixa é parafusada na carroceria e de fácil manutenção

valeu vou dar uma olhada , realmente não tem espaço cheio de canos da direçao hidraulica coxim do motor , etc ...
olhando por baixo ainda achei mais uma , tem que trocar a junta do carter pequeno que esta molhando a borda , vai para a lista kakakakkak

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 16 Fev 2022, 13:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Quer saber, achei este sistema uma porcaria, melhor o do Monza e outros que a caixa é parafusada na carroceria e de fácil manutenção

valeu vou dar uma olhada , realmente não tem espaço cheio de canos da direçao hidraulica coxim do motor , etc ...
olhando por baixo ainda achei mais uma , tem que trocar a junta do carter pequeno que esta molhando a borda , vai para a lista kakakakkak


O carte pequeno é mais fácil, se for junta original de aço, pode usar ela mesmo e passar um silicone dos dois lados dela, pode ser o mais comum para não agarrar tanto ou usar sem junta com silicone direto na peça, eu usei um de cor laranja fraquinho não lembro a marca, mas se passar a unha em cima ele sai, isto há mais de 15 ano sem vazar, mas cansa para tirar aquele monte de parafusos. Se usar um Super Black ou o loctite e precisar tirar, só sai na marreta kakakak.

Este é simples e funciona bem ali, passa em um dia e coloca o óleo no outro ou um laranja da Wurth.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ZpEALw_wcB
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 16 Fev 2022, 14:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Se usar um Super Black ou o loctite e precisar tirar, só sai na marreta kakakak.

sim ja teve casos de loctite na oficina e so sai com martelo e espatula de pintor , pelo quevi a junta ja não e de lata , eu tinha trocado no outro motor coloque uma de papelão cloque cola do lado da tampa para não mexer pase graxa na junta e monte ela , aquele monte de parafusos ja resolvi so afrouxo eles e com uma parafusadeira eletrica sem fio tiro eles , para montar colocona mão encosto com a parafusadeira e so aplico 1\4 de volta para ajustar asim ficam todos torqueados igual igual.
o motor que esta no meu carro foi comprado usado, geralmente cuando se vende um motor asim (pelomenos eu tinha ese costume) abria o carter e tiraba o mancal que fica entre o 3ro e 4to cilindro (o que esta mais longe da bomba de oleo e não tem retentor) e a bronzina do 4to cilindro tambem era conferida , logo montaba e torqueaba denovo asim vendia um motor sabendo o estado dele , e acho que o mexanicuzinho monto com a junta velha .
são trabalhos mais chatos do que complicados mias se vai deijando acumular o carro vira um pau velho
vlw pelo seu tempo meu amigo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 02 Mar 2022, 12:05

Uma dica a mais pessoal, trocar o cilindro de ignição do Vectra. Uma pena que nçao achei a marca original e por isto tive que usar uns 4 para fazer um sendo que 2 eu comprei e praticamente não usei por inteiro. A marca a qual não acho e peço ajuda caso um entrontrar a informarme é a mafca MORCEGO.

Fiz dois video, nem é porque ficaria longo, na verdade não consegui juntar os dois por nada aqui no meu unico editor que conheço.

https://www.youtube.com/watch?v=KcZVjSlANuY

https://www.youtube.com/watch?v=-AH7pRZPusE

Sigo em busca da Marca Morcego para o cilindro Vectra, omega e outros, Não importa o ano desde que a chave seja tipo a do Vectra B que todos sabem como é apesar que tem um modelo do 97 até 2000. Comigo faço elas funcionarem no meu carro.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Mar 2022, 14:51

Dicas para relê de ventoinhas do Vectra, cuidado com eletricistas que acham que sabe tudo e passa uma lixinha nestes contatos para não comprar um relê de 10 reais e poucos dias depois vem o problema outra vez e sorte se você descobrir antes de ferrar o motor.

https://www.youtube.com/watch?v=sCLltGMkjjQ
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 08 Mar 2022, 13:26

oi meu amigo vi seus videos do segredo da fechadura , eu faso igual lixo as travinhas cuando ficam um pouquinho fora.
video bem ilustrativo e facil de entender.

o de lixar as patinhas dos reles

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 12 Mar 2022, 17:40

COMUTADOR DE IGNIÇÃO DO VECTRA, duas dicas muito importante para aumentar a vida útil dele e do cilindro de ignição. O meu nunca mais quebrou depois que vis isto e uso um raro com rolos da marca ARTEB que é original GM e não se acha mais, comprei novo pelo ML muitos anos atrás.
Se alguém conhecer algum paralelo com estes rolos, favor avisar aqui a marca.

Divirtam se com o vídeo kakakka.

https://www.youtube.com/watch?v=khvz4RcXJnM
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 13 Mar 2022, 01:48

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Divirtam se com o vídeo kakakka.

sempre gosto dos seus videos porque aprendo algo novo com cada um deles e se for algo que ja sabia e bom relembrar obrigado pelo seu tempo meu amigo.
nunca desmontei comutador mais deu para ver a diferenca e o funcionamento dos dois sistemas vlw

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 20 Mar 2022, 15:01

Atuador de Marcha lenta do Vectra e varios outros carros que usam este modelo, uns invertidos, outros iguais etc.. E ai? Vocês sabem desmontar esta peça? Ou ainda usam o martelo? Quem gosta de limpar geral, está ai como desmontar, limpar e mais importante montar outra vez.

https://www.youtube.com/watch?v=4MG5Q7w69HY
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 20 Mar 2022, 19:36

Sem coragem se mexer o meu tem um trincadinho acho que se forçar acaba aumentando a trinca mais boa a dica não sabia que ele trancava girando continuo aprendendo vlw

1115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 360 visitantes