O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1115 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 27 Mar 2024, 10:12

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje TROCANDO HOMOCINÉTICA deslizante lado esquerdo do Vectra

tem as suas manhas para trocar sem passar raiva , a homocinetica ela tem a trava dela no eixo e se não esta a fim de passar raiba é so soltar a trava e a homocinetica sai facil facil do semieixo , tempos atrais eu compre o alicate para essas travas que aqui chama de ( trava zeguer ) e não sofre martelando graxa kakakakkak
ela fica do lado interno da homocinetica


Supe que es feriado allá desde hoy hasta el próximo Miercules, que bueno amigo. Que la pase bien.

Sim, esta travinha é simples e chata para abrir por causa da graxa, por isto dei uma geral em um alicate e ajudou muito liberar estas homocnéticas, tanto as fixas como as deslizantes.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 27 Mar 2024, 13:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Supe que es feriado allá desde hoy hasta el próximo Miercules

feriado doido nunca vi uma coisa assim , eu vou trabalhar quinta sexta e sabado e so parar segunda e terça , não tem como parar uma semana .
os politicos são doidos eles não pensam na hora de aprovar as coisas porque eles não passam aperto de dinheiro nunca kakakak

ainda estou tentando secar o carpe , falta pouco nos pes do lado dereito traseiro so que o sol aqui ja não é tão forte nesta epoca e foi muita , mais muita agua em pouco tempo a piscina tinha subido uns 20 centimetros de agua em coisa de um dia e meio , os pontos de escoamento não deu conta da agua e acabou infiltrando no carro , o carro cuase não incomoda , não tem muito o que fazer nele o ultimo que arrume foi a alavanca da luz alta que ficaba a luz alta ligada direto e era o desgaste natural da alavanca so abri ela e incremente a pecinha gasta com suprciano e algodão lixe esta la funcionando por mais alguns anos , era coisa de um milimetro e so tinha que prencher para não ficar ligando a luz alta , fora isso não tenho feito mais nada no carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 27 Mar 2024, 14:10

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Supe que es feriado allá desde hoy hasta el próximo Miercules

feriado doido nunca vi uma coisa assim , eu vou trabalhar quinta sexta e sabado e so parar segunda e terça , não tem como parar uma semana .
os politicos são doidos eles não pensam na hora de aprovar as coisas porque eles não passam aperto de dinheiro nunca kakakak

ainda estou tentando secar o carpe , falta pouco nos pes do lado dereito traseiro so que o sol aqui ja não é tão forte nesta epoca e foi muita , mais muita agua em pouco tempo a piscina tinha subido uns 20 centimetros de agua em coisa de um dia e meio , os pontos de escoamento não deu conta da agua e acabou infiltrando no carro , o carro cuase não incomoda , não tem muito o que fazer nele o ultimo que arrume foi a alavanca da luz alta que ficaba a luz alta ligada direto e era o desgaste natural da alavanca so abri ela e incremente a pecinha gasta com suprciano e algodão lixe esta la funcionando por mais alguns anos , era coisa de um milimetro e so tinha que prencher para não ficar ligando a luz alta , fora isso não tenho feito mais nada no carro


É Chirola, aqui sábado para Domingo, uma cidade de 30 mil habiantes foi totalmente destruida, 60 km daqui de casa e o Rio aqui encheu bem porque estamos perto da praia e muita agua passa por ele e quando chove lá pra cima costuma ficar feio aqui também. Veja dois videos que me passaram e eu coloquei no canal, muito triste e tem um levando um caminhão de bombeiro. Eu cortei o som porque tinha palavão em um deles.

https://www.youtube.com/shorts/s_kjjhKVDJU

https://www.youtube.com/shorts/-4cdB4pi9w8
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 27 Mar 2024, 14:45

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje sábado para Domingo, uma cidade de 30 mil habiantes foi totalmente destruida, 60 km daqui de casa e o Rio aqui encheu bem porque estamos perto da praia e muita agua passa por ele e quando chove lá pra cima costuma ficar feio aqui também.

não foi tão ruim por aqui porque os dois rios que passa perto de casa foi encanado a agua na rua foi ate a metade da roda mais ou menos so que foi por um longo tempo e acabo entrando agua mesmo em carros novos a caixa de ar teve que tirar uns tampão dela para tirar a agua e foi mole as portas tinham agua dentro e limpei bem rapido os furos de escoamento delas , o mais estranho é que no portamalas não entro uma gota kaakkakaka so foi do lado do carona porque o carr fico do lado dereito da rua e o lado do carona fico mais baixo imagino que se não fose isso tinha segurado a onda ,
achei perto de casa um posto de gasolina com aqueles aspirador industrial cuando de um tempo libre vou dar uma aspirada bruta no carpe .
cara tem cidades realmente castigadas pelas chuvas o importante é que so o carro fico molhado , aqui o vectra é um carro realmente barato um com a pintura ruim ou resequida como esta atualmete o meu e bom de mecanica vc acha por 8mil reais se for um em bom estado geral ate uns 10 mil aprox .
no pior dos casos o carro vai embora e vem um novo carro velho kakakakakak
o carr dorme na rua não gastari dinheiro em carro novo para deixar durmindo no tempo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 27 Mar 2024, 16:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje sábado para Domingo, uma cidade de 30 mil habiantes foi totalmente destruida, 60 km daqui de casa e o Rio aqui encheu bem porque estamos perto da praia e muita agua passa por ele e quando chove lá pra cima costuma ficar feio aqui também.

não foi tão ruim por aqui porque os dois rios que passa perto de casa foi encanado a agua na rua foi ate a metade da roda mais ou menos so que foi por um longo tempo e acabo entrando agua mesmo em carros novos a caixa de ar teve que tirar uns tampão dela para tirar a agua e foi mole as portas tinham agua dentro e limpei bem rapido os furos de escoamento delas , o mais estranho é que no portamalas não entro uma gota kaakkakaka so foi do lado do carona porque o carr fico do lado dereito da rua e o lado do carona fico mais baixo imagino que se não fose isso tinha segurado a onda ,
achei perto de casa um posto de gasolina com aqueles aspirador industrial cuando de um tempo libre vou dar uma aspirada bruta no carpe .
cara tem cidades realmente castigadas pelas chuvas o importante é que so o carro fico molhado , aqui o vectra é um carro realmente barato um com a pintura ruim ou resequida como esta atualmete o meu e bom de mecanica vc acha por 8mil reais se for um em bom estado geral ate uns 10 mil aprox .
no pior dos casos o carro vai embora e vem um novo carro velho kakakakakak
o carr dorme na rua não gastari dinheiro em carro novo para deixar durmindo no tempo


Então o problema ai não foi a água que entrou no carro, foi o carro que entrou na água kakkakakak, água desta altura não tem como escapar, vai entrar no carro mesmo, aqui aquelas borrachas que ficam embaixo das portas, ou seja os drenos delas, eu joguei tudo fora, estes drenos seguram água ali principalmente se for pouca.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Mar 2024, 08:55

AGUA DE TORNEIRA OU DESMINERALIZADA? O aditivo que eu uso no rótulo pede para misturar com água limpa, não diz nada sobre água desmineralizada.

https://www.youtube.com/watch?v=aCNJ-I9NLxo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 28 Mar 2024, 12:23

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje AGUA DE TORNEIRA OU DESMINERALIZADA?

eu sempre falo o mesmo , a agua da torneira não vai estragar nada se for colocada com um aditivo de cualidade,
mais sempre aconcelho facer um teste com a agua da torneira , coloca agua num balde e deixa de um dia pra outro e olha se no fundo do balde tem depositos de terra ou solidos e coloca a agua te regioes que a agua tem mais sujeira ou sedimentos nela e com o tempo pode acumular nas palhetas do radiador ,
é aquilo ne se faz bem feito não tem como dar errado .
no meu carro coloco um aditivo que sei la que marca que é mais aonde tem vazamento fica manchado , não sei se refrigera alguma coisa mais se vazar por algum lugar vc vay achar facil kakakkakakak
a anps que utilizo e nunca teve problemas de temperatura no carro

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Mar 2024, 12:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje AGUA DE TORNEIRA OU DESMINERALIZADA?

eu sempre falo o mesmo , a agua da torneira não vai estragar nada se for colocada com um aditivo de cualidade,
mais sempre aconcelho facer um teste com a agua da torneira , coloca agua num balde e deixa de um dia pra outro e olha se no fundo do balde tem depositos de terra ou solidos e coloca a agua te regioes que a agua tem mais sujeira ou sedimentos nela e com o tempo pode acumular nas palhetas do radiador ,
é aquilo ne se faz bem feito não tem como dar errado .
no meu carro coloco um aditivo que sei la que marca que é mais aonde tem vazamento fica manchado , não sei se refrigera alguma coisa mais se vazar por algum lugar vc vay achar facil kakakkakakak
a anps que utilizo e nunca teve problemas de temperatura no carro


A hora que os fabriocantes do Brasil descobrir a Argentina você vai ver o que irão para lá kakakkakakak.
Na verdade um Aditivo bom não ajuda a refrigerar, ajuda a não oxidar e manter o sistema íntegro e com a ajuda do vendo seja natural ou das ventoinhas mantem o carro no regime correto de funcionamento. Já um péssimo aditivo deixa estas pelotas da cor dele agarradas dentro do motor e entope todo o radiador, seja com Agua da lua, marte, desmineralizada ou qualquer uma. Este ai do video usava um super aditivo conhecido muito falado aqui e eu não quero encrenca com esta gente, mas é o mais comentado no momento e mais vendido.

O que mais me deixa indgndado é algumas informações que tal aditivo não deixa a água congelar, esta informção pra mim não é nada. Outra informação e ainda pior é que o aditivo não deixa a agua ferver. Te pergunto: Quantos graus uma junta aguenta sem queimar? 150 graus? Bem, se a água não ferver e chegar em 180 graus quer dizer então que esta junta não irá queimar só porque ela não ferveu!
Bem, o que faz esta agua não atingir temperaturas altas é o sistema de arrefecimento, se o aditvio for ruim irá entupir o sistema e ai não tem ventoinha que dará jeito. UM DETALHE: pode ser o pior das aditivos, o reservatório sempre será bonito, nunca subirá corrosão nele, mas só Deus sabe como está lá dentro do motor. E eu junto com Deus já vi alguns bem danificados.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 28 Mar 2024, 14:03

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O que mais me deixa indgndado é algumas informações que tal aditivo não deixa a água congelar, esta informção pra mim não é nada. Outra informação e ainda pior é que o aditivo não deixa a agua ferver. Te pergunto: Quantos graus uma junta aguenta sem queimar? 150 graus? Bem, se a água não ferver e chegar em 180 graus quer dizer então que esta junta não irá queimar só porque ela não ferveu!

sabe aquilo que é meio verdade meio mentira kakakakakak
a junta consegue segurar 120 graus trancuilo mais não é por causa do aditivo ou milagre divino , a agua tabem não vai ferver a 100 graus dentro do sistema mais tambem não é o aditivo ou alguma coisa sobrenatural , a agua vai ferver acima dos 120 graus por causa da preção no sistema , é o mesmo principio da panela de preção a agua na panela ferve a uns 125\130 graus por causa da pração dentro dela , por isso um item muito importante no sistema de refrigeração do carro é a tampa do reservatorio que na verdade é uma valvula de alivio se olhar nela tem escrito a preção dea , nos GM geralmente é 1,2 \ 1,5 bar , carros com ar no sistema de refrigeração podequeimar a junta mesmo sem chegar a 100 graus na temperatura , e falo por experiencia .
o antigo dono do meu carro não tomaba muito cuidado e meu cabeçote deu problema por causa disso , não so deixo pasar oleo na agua cuando a agua ferve sabe aquelas borbulhas que faz cuando ferve , pois é isso pode ate corroer o aluminio do cabeçote e com o tempo vai corroendo a junta , a junta foi feita para reter liquido e não para reter ar sob preção

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Mar 2024, 16:31

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O que mais me deixa indgndado é algumas informações que tal aditivo não deixa a água congelar, esta informção pra mim não é nada. Outra informação e ainda pior é que o aditivo não deixa a agua ferver. Te pergunto: Quantos graus uma junta aguenta sem queimar? 150 graus? Bem, se a água não ferver e chegar em 180 graus quer dizer então que esta junta não irá queimar só porque ela não ferveu!

sabe aquilo que é meio verdade meio mentira kakakakakak
a junta consegue segurar 120 graus trancuilo mais não é por causa do aditivo ou milagre divino , a agua tabem não vai ferver a 100 graus dentro do sistema mais tambem não é o aditivo ou alguma coisa sobrenatural , a agua vai ferver acima dos 120 graus por causa da preção no sistema , é o mesmo principio da panela de preção a agua na panela ferve a uns 125\130 graus por causa da pração dentro dela , por isso um item muito importante no sistema de refrigeração do carro é a tampa do reservatorio que na verdade é uma valvula de alivio se olhar nela tem escrito a preção dea , nos GM geralmente é 1,2 \ 1,5 bar , carros com ar no sistema de refrigeração podequeimar a junta mesmo sem chegar a 100 graus na temperatura , e falo por experiencia .
o antigo dono do meu carro não tomaba muito cuidado e meu cabeçote deu problema por causa disso , não so deixo pasar oleo na agua cuando a agua ferve sabe aquelas borbulhas que faz cuando ferve , pois é isso pode ate corroer o aluminio do cabeçote e com o tempo vai corroendo a junta , a junta foi feita para reter liquido e não para reter ar sob preção


É deste jeito Chirola, enquanto ficam ai falando em água desmineralizada, e comprando aditivo de 10 reais e nem se preocupam com a tampa que realmente tem uma importancia imensa no sistema. Você nem queira imaginar a quantidade de Radiador expandido que tem em vários Vectras e todos chegando ali em 100 graus e mecanicos dizendo que é normal, também pudera custa 300 reais e um brasado 1000.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 01 Abr 2024, 15:08

TERMOSTÁTICA, eu fiz um video curto e fiz um longo mais detalhado sobre a termostática, logo postarei o detalhado. Será que os teimosos que tiram esta peça sabem que aquele furo central é entrada e não saida? Será que eles sabem que ali tem dois buracos?

https://www.youtube.com/shorts/Iu2tCEXW4Y0
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 03 Abr 2024, 07:36

RUÍDO GRILANDO NO CARRO, as vezes aparecem uns chatos e dificil, este eu achei complicado de descobrir apesar que foi fácil acertar

https://www.youtube.com/watch?v=ud8jvLQZBEg
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 06 Abr 2024, 03:12

TERMOSTÁTICA, poucos sabem que elas são assim, aqui se consegue ver tudo sobre ela

https://www.youtube.com/watch?v=9Gg4_w24el8
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 13 Abr 2024, 17:50

Fiz um teste no Alfa X, se é bom eu não sei, mas tentei fazer um teste simples e veradeiro e achei esta a melhor forma de fazer.

https://www.youtube.com/watch?v=OW6jpA9aFZM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 24 Abr 2024, 07:22

DESLIGAR UM CABO DA BATERIA DO VECTRA e manter o carro trancado. Será que posso fazer isto?

https://www.youtube.com/watch?v=5R1HoUwDulY
Imagem

1115 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 405 visitantes