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Faça você mesmo / TutoriaisVentoinha e radiador vectra B , mudar de 3 fios para 2 fios
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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chirola
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Ventoinha e radiador vectra B , mudar de 3 fios para 2 fios

por chirola » 18 Jul 2022, 13:47

bom abre este topico com fotos para facilitar ummpouco o drama de quem tem vectra B e tem que trocar a ventoinha e não acha de 3 fios , com ajuda do ameidão que me paso muita informação na epoca de como funciona o tema da resistencia que na verdade não funciona .

troque o radiador do meu carro junto com aventoinha o radiador não tem muito misterio ele tem que ser de palheta brazado , comparando com o original vi algumas diferenças que não atrapalham o funcionamento dele na pratica.

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meu radiador furo porque meu motor quebro umabiela o pino do pistão e pedazos de bloco atropelo ventoinha e radiador da para ver na foto que ele furo por um golpe e não por corroçao por iso e obrigatorio utilizar um aditivo de cualidade.

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o radiador novo a diferença que achei é que não temo anel metalico no bico dele mais tem o rebaixo para colocar , então eu tire do velho e coloque no novo o anel metalico entra a preção , não atrapalha em nada se vc utiliza abraçadeiras elasticas , agura se vc utiliza abraçadeira de parafuso coloca o anel metalico e cuida de que a abraçadeira aperte na area do anel metalico para evitar quebra do cano ao apertar .

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esta é a ventoinha original do carro com seus 25 anos de uso marque os pontos de interese para o topico que seria o plug e a ligação da resistencia , as outras duas marcas são aonde estaba quebrada.
da para ver o plug original de 3 fios e no motor saindo dele so tem dois os fios da resistencia ficam entre o plug e a resistencia nunca chegam no motor .

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na foto se ve o plug de dois fios e os dois fios que chegam no motor sem a resistencia .

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este é o plug do chicote do carro (vectra B) sem modificação alguma original de fabrica , so tem dois fios nele mesmo sendo um plug de 3 fios so utiliza dois (é asim que vem de fabrica nunca foi mexido no chicote do meu carro )

com toda a informação que consegui na pratica e a ajuda do almeidão parti para a troca e adaptação .

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corta o plug da ventoinha de dois fios no caso da minha cores azul e preto , facil de identificr positivo e negativo , se não consegue identificar positivo e negativo so testando , alimenta a ventoinha com 12 volts e olha para que lado gira , não ligar direto porque é perigoso machucar , liga um fio no negativo da bateria ou fonte que utiliza para teste e so da um toque com o outro fio no positivo a ventoinha vai mexer de leve e suficiente para ver para que lado gira a ventoina no caso meu é a interna do radiador ela puxa gira sentido antihorario (se não sabe pega um relogio de agulhas e a ventoinha gira sentido contrario ao das agulhas do relogio)

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corta o plug da ventoinha de 3 fios não deu para tirar os terminal dos plug e transplantar os terminal são diferentes e não encaixam ,

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faicl de identificar as cores dos fios positivo e negativo liga eles ,eu soldei para evitar mal contato

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o fio do meio não utiliza seria aonde vai ligada a resistencia que na verdade ela fica ligada no fio do meio do plug vai ate a resistencia eda resistencia não vai a lugar algum o fio morre dentro da capa do chicotinho da ventoinha , o plug do carro não tem o fio do meio e o motor nunca fico ligado na resistencia , no vectra B as velocidades da ventoinha são controladas pelo cebolão que aciona os reles de primeiro e segundo estagio e não pela resistencia .

o cebolão que utiliza meu carro é o original de fabrica a mais de 25 anos , não tem problema de temperatura .
ja a mais de um ano que fiz a troca da ventoinha e o carro funciona 100% no padrão , por ser o cebolão original liga a ventoinha a 95 graus painel e desliga a 90 painel (para ter uma ideia do mentiroso que é o painel kakakaka, e so uma referença ) nunca vi ligar o segundo estagio e por usar o carro mais em estrada dificilmente liga a ventoinha ate no primeiro estagio so se pegar fila mesmo .

a unica vez que meu carro esquento e cuase vai pro espaço foi por causa de umamangueira que furo e nunca pelo sistema de arrefecimento do motor .

errores de ortografia são normais no meu texto kkakakaka .mis acho que da para entender :D.

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