O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / Tutoriaissensor caseiro reservatorio agua vectra 99
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

42 mensagens
Avatar do usuário
valdeir
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:17
Nome Completo: valdeir c silva
Cidade: fernandopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por valdeir » 23 Set 2013, 11:40

caso alguem tem instalado o MID no vectra e nao tem trocado o reservatorio de agua do radiador por um com sensor. Fiz um sensor eficiente com apenas um transistor, um rele e um resistor, estou usando a 3 meses e funciona perfeitamente. Caso queira fazer é so me pedir que eu mando o esquema eletrico e posto as fotos.

Tercyo Maia
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:33
Nome Completo: Tercyo Alves Maia
Cidade: Crato
Estado: Ceará
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Tercyo Maia » 23 Set 2013, 12:07

valdeir escreveu:caso alguem tem instalado o MID no vectra e nao tem trocado o reservatorio de agua do radiador por um com sensor. Fiz um sensor eficiente com apenas um transistor, um rele e um resistor, estou usando a 3 meses e funciona perfeitamente. Caso queira fazer é so me pedir que eu mando o esquema eletrico e posto as fotos.

Olá amigo, tudo bom?

Tenho interesse nesse esquema, poderia me mandar?

Muito obrigado.

tercyomaia@hotmail.com

MTulioG
GL Member
GL Member
Mensagens: 114
Registrado em: 04 Mai 2013, 00:25
Nome Completo: Marco Túlio Gomes
Cidade: Florestal
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por MTulioG » 23 Set 2013, 17:30

E aí amigo, blz?

Também tenho muito interesse, se puder me mandar ficarei muito agradecido!

marcotulio.mtg@hotmail.com
Vectra 2.2 8v Milenium 2001 Prata
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Ricardo Crispim » 23 Set 2013, 17:33

valdeir escreveu:caso alguem tem instalado o MID no vectra e nao tem trocado o reservatorio de agua do radiador por um com sensor. Fiz um sensor eficiente com apenas um transistor, um rele e um resistor, estou usando a 3 meses e funciona perfeitamente. Caso queira fazer é so me pedir que eu mando o esquema eletrico e posto as fotos.



Olá Valdeir.
Por favor, já que você está disponibilizando para quem tiver interesse, poderia postar aqui no fórum?
Caso necessite de alguma ajuda na postagem, basta me comunicar que eu te ajudo.

Forte abraço!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
valdeir
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:17
Nome Completo: valdeir c silva
Cidade: fernandopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por valdeir » 01 Out 2013, 11:36

ok. amigos. vou preparar o desenho do circuito e fotos para postar. Ate mais

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 01 Out 2013, 17:06

O meu já tem sensor, mas eu fiquei interessado de como voce consegue o sinal. Óbvio, imagino que não furaste nada ou se sim como foi feito. Manda pra mim por favor ou melhor vou esperar voce postar aqui. O restante pra mim nem precisa, mas tirar o sinal de agua baixa pra mim é importante para uma futura invenção.

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
valdeir
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:17
Nome Completo: valdeir c silva
Cidade: fernandopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por valdeir » 02 Out 2013, 20:21

vou tentar explicar o circuito. o transistor " BC 548 " olhando ele com as letras para voce, tem se entao à esquerda a perninha com o nome de (coletor) a qual vai ligada ao rele , ao meio a perninha (base) a qual vai ligada ao resistor de 10k que vai na agua e a direita temos a perninha ( emissor ) a qual vai ligada ao terra ou negativo. O rele pode ser qulaquer rele de 12V com uma chave de 2 ou 3 pinos ( o do esquema é de chave de 3 pinos ) . Faz dois pequenos furos distante um do outro 2cm em cima proximo a tampa reservatorio do radiador e coloca dois pedaços de fios rigidos de 1,5mm com as pontas na altura que deseja o aviso do nivel da agua colando com superbond, soldar as pontas dos fios que esta desenhado no reservatorio de agua.Coloca um fusivel de 1AP em serie com o positivo 12V.

Dica: Depois de montado, alimente com uma fonte de 12V e coloque as duas pontas num copo de agua sem relar as pontas voce vai ouvir um creck do rele.,tire e coloque na agua algumas veses para ver o funcionamento. Depois é so colocar no carro. Cole o rele com dupla face para nao ficar batendo.

Qualquer duvida é so perguntar. vcsilva.tec@gmail.com

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 02 Out 2013, 22:43

Ok, pensei que não fosse assim a forma de conseguir o sinal que realmente funciona e que antes de eu comprar o reservatório com sensor que aliás eu nem sabia que eu iria achar, pensei em fazer algo assim, mas desisti pelo furo que eu teria que fazer. Cheguei até achar uma tampa com sensor e desisti também por ela ter sido usada e já não era uma tampa confiável usada em um Omega.

Concordo contigo, ótima ideia, mas arrume outra forma de colar, esqueça super bond, nem araudite que é bem melhor que ela neste caso resolverá. E a parede é muito fina para ser seguro furar ali que é passivo de toque.

Outra coisa, fio rígido também não dará certo, ele ficará verde com pouco tempo, isto pela em energia que circulará de retorno. Esta é fácil, você pode usar algo INOX, isto não é muito difícil, pode ser até um eletrodo de solda Inox bem fino e você tira a parte externa dele que sai fácil demais. Este sistema é usado em alguns carros, já vi no Golf e no Polo e este fio é inox e cruza as duas paredes do reservatório para ser seguro.

Está ai uma ideia, melhor adaptar um destes reservatório e o seu sistema ao furar o seu e usar cola.

Sem duvida ótima ideia, não desanime pelo meu comentário. Chinga me e manda vê kakkakak
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Ricardo Crispim » 03 Out 2013, 08:51

Muito bem bolado.
Nem precisa xingar o Almeidão não, rsrsrs, na realidade é essa troca de idéias que vão aperfeiçoando ainda mais a sua adaptação.
Parabéns.

Forte abraço!!!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 03 Out 2013, 09:11

Depois de escrever isto acima, resolvi pensar como colocar estes dois fios metálicos de uma forma segura e acho que achei. Na verdade será preciso engrossar a parede de plastico do reservatório, porque caso contrário os dois sensores em forma de arame ficará exposto para um possivel desastre então pensei assim.
Na minha cidade tem um produto que eu já comentei que parece com plastico, para explicar sobre este produto é mais fácil dizer que é o mesmo usado para fazer tabua de cortar carne e se encontra em supermercado.

Outra coisa que já informei por ai, que uso tela de metal para soldar plástico e para isto é necessário um ferro de solda de 60Watts ou mais. Estes de 40 não fica legal, e é preciso um pouco de experiencia para saber o quanto se pode soldar por exemplo a parede do reservátorio sem furar o mesmo, isto não é difícil, porque basta colocar a tela e coloar o ferro quente com leve pressçao em cima e ela já se adere. Abaixo como eu faria.

01 - usaria realmente dois arames inox, com até 2 mm e o comprimento poderia passar entre 4 a 5 cm.
03 - usaria um pedaço quadrado do Polipropileno (plástico) com 1 cm de espessura no minimo. Tamanho dele seria 3 x 3.
04 - usaria um silicone ULTRA BLACK, ou LOCTITE, esqueça o silicone branco ou qualquer outro tipo de cola.
05 - Acharia a melhor posição na parte mais plana do reservatório, dificilmente eu o colocaria por cima.

Tudo preparado vamos para segunda etapa.

01 - fazer na peça quadrada de plastico uma cavidade em um lado do tamanho de uma moeda de 25 centavos e com profundidade de 0,5 mm e que esta cavidade seja no centro. (imaginamos uma tampa de refrigerante, a cavidade que comento seria a parte oca dela.
02 - fazer dois furos bem fino na peça plastica para atravessar os arames que entraria do lado contrario da cavidade informada. Os furos devem ser menor que a espessura do arame e depois com um martelo ou prensa partelar para eles passarem sobre pressão, deixando somente 5 mm para fora para conetar os fios. Os fios não podem ser soldados depois para não esquentar o local, se for usar solda para por um fio alí, faça antes.
03 - com os dois arames na peça, corta 4 pedaços de tela de 3cm por 2 coloque um pedaço em cada lado da peça peça plástica sendo que vai sobrar para o lado onde o arame está maior que será o lado do reservatório, depois de soldado dobrar ele para fora.
04 com o reservatório na mão e seco, fazer dois furos direcionando os dois arames para entrar nele.
05 - encher de silicone negro na cavidade informada e colocar a parte onde os arames são maiores nos furos do reservatório. Nesta hora, as telas que estão dobradas encostarão no reservatório e ai entra a solda nela para prender o conjunto e assim será vedado e fixado sem possibilidade de acidentalmente liberar agua dali.

Não se esqueça que o silicone negro Super Black ou Loctite, necessita de 24 horas para realmente endurecer e garantir uma vedação perfeita.

PARECE QUE É DIFÍCIL, mas na verdade é difícil mesmo kakkakaka.

Falando sério, não acho tão difícil fazer isto, mas antes de tudo, faça um treinamento com soldar tela de metal em plastico, treine um pouquinho antes de se aventurar ou faça em um reservatório velho etc.


BEM, COMO EU DISSE, me dá uma luz como tirar o sinal e eu me viro com o resto.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
valdeir
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:17
Nome Completo: valdeir c silva
Cidade: fernandopolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por valdeir » 06 Out 2013, 21:15

Almeidao. parou de funcinar, fui ver tinha derretido o fio de cobre dentro do reservatorio. Agora experimentei colocar de aluminio ( ferrinho retirado de uma antena de UHF de tv ). Vou esperar pra ver.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 07 Out 2013, 13:46

Como eu te falei, cobre ali é meio problemático. O aluminio pode ser também que dê certo, pode tentar tambem com metal, existe arames de solda em metal que pode dá certo. O Inox, sem duvida que daria.
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Ricardo Crispim » 05 Dez 2013, 14:03

Valdeir, alguma notícia nova sobre o sensor?
Deu certo utilizando o alumínio?

Forte abraço!!!!!!!!

emerson2012
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Set 2013, 16:10
Nome Completo: Emerson Cavalcante
Cidade: Samambaia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por emerson2012 » 09 Dez 2013, 18:41

Parabéns gostei só não sei fazer

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 10 Dez 2013, 15:03

Como falei anteriormente, ter jeito tem, mas não vale a pena porque tem este reservatório pronto para vender e foi o que fiz, comprei um. Acho interessante fazer algo que não temos e assim se destacar não somente para que possamos mostrar que temos e sim ficar garantido quanto a possível falhas que infelizmente os engenheiros não se interessam em proteger nos nossos carros. Exemplo a ventoinha não armar e algo avisar com destaque etc.
Isto eu fiz no meu carro e precisei de um reservatório para completar o sistema e por isto comprei um com sensor.
Imagem

Avatar do usuário
mikhaew
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jan 2014, 22:45
Nome Completo: elias de oliveira
Cidade: goiania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por mikhaew » 19 Fev 2014, 22:45

como vc fez este esquema da ventoinha não armar e avisa com destaque?

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por José Leal » 20 Fev 2014, 08:29

Depois que instalei o MID no Classic, seria interessante esse alerta do baixo nível de água do reservatório. Mas não tenho coragem de furar meu reservatório para fazer o esquema... talvez encontre alguma tampa de reservatório com o sensor.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 23 Fev 2014, 18:43

mikhaew escreveu:como vc fez este esquema da ventoinha não armar e avisa com destaque?


Isto é muito simples, eu fiz uma peça de aluminio para colocar entre uma mangueira e esta peça voce coloca dois cebolões, o que eu tive que fazer é colocar o cebolão certo ou seja 2 graus mais alto que o segundo estágio que não pode ser tão alto como muitos usam ai sem saber o problema que estão causando nos carros deles, este cebolão me dá um sinal negativo para o aviso caso falhar a ventoinha. Mas qualquer um pode fazer isto usando o proprio radiador que tem local para dois cebolões, e usa somente um e no outro tem um tampão, basta usar um cebolão onde está este tampão, sendo 2 graus mais alto que o segundo estágio e já terão um sinal que pode ser negativo, o resto é luz e fio positivo para acender se falhar as ventoinhas, eu ainda uso alem da luz, dois relês batendo que é impossivel de não notar.

Realmente José Leal, concordo contigo não dá para furar um reservatório e colocar um destes que aliás fui claro e contra, somente dei uma idéia para aliviar um pouco a idéia do nosso amigo que não é ruim o fato dele tirar o sinal negativo, mas furar ele não dá mesmo, como também não dá para comprar uma tampa a qual vi no ML por R$ 149,00, mas dá para comprar um reservatório com sensor e foi isto que eu fiz.

Eu diria que é um belo passo já ter esta do nivel lhe avisando eu tenho umas passadas completas que dificilmente eu terei problemas com temperatura caso houver falha no sistema. Perdi um motor de um monza por causa de um fuzível de 10 centavos e já salvei duas vezes o motor deste monza depois que inventei isto nele e no Vectra ainda não houve susto. Para isto, o restante tem que estar em dia, principalmente radiador limpo.
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por José Leal » 02 Mar 2014, 19:47

Almeidão, no Vectra já existe o reservatório com o sensor, então não tem nem o que inventar. Coloca o reservatório com o sensor é já é. Mas no Classic não existe tal reservatório, então teria que apelar para a tampa com o sensor. Se sobrar uma graninha, certamente comprarei uma tampa dessas (original, claro) e ligar no meu MID.

Sobre sua história com o Monza, pelo menos nos tubarão, o fusível que comanda a ventoinha é o mesmo da abertura interna do porta-malas. Ou seja, se por acaso acontecer algum problemas na solenóide e queimar o fusível, se o cara não prestar atenção, o motor ferve. Se bem que tem um aviso luminoso de alta temperatura do motor.
Imagem
Imagem
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: sensor caseiro reservatorio agua vectra 99

por Almeidão » 05 Mar 2014, 12:50

José Leal escreveu:Almeidão, no Vectra já existe o reservatório com o sensor, então não tem nem o que inventar. Coloca o reservatório com o sensor é já é. Mas no Classic não existe tal reservatório, então teria que apelar para a tampa com o sensor. Se sobrar uma graninha, certamente comprarei uma tampa dessas (original, claro) e ligar no meu MID.

Sobre sua história com o Monza, pelo menos nos tubarão, o fusível que comanda a ventoinha é o mesmo da abertura interna do porta-malas. Ou seja, se por acaso acontecer algum problemas na solenóide e queimar o fusível, se o cara não prestar atenção, o motor ferve. Se bem que tem um aviso luminoso de alta temperatura do motor.


Hummm, estes aviso luminosos te temperatura alta quando tem em alguns carros, e quando eles aparecem acendendo, o motor já pifou. E nós sabemos que o que temos é ótimo para monitorar, mas para avisar que estamos com algo errado ele não serve mesmo, isto porque é impossivel andar com os ólhos em cima deles.

No meu Monza nada avisou e nem no Vectra B, pelo menos no meu nada avisava, e acredite se quiser o que fez queimar o fusivel da Ventuinha do Monza, foi uma lampada de painel que soltou, caiu entre os contatos do Ventilador interno que ficava ali descoberto e assim queimou o fusível e seguia queimando o quanto eu colocava, ai resolvi desmontar tudo e cheguei nestes contatos embaixo do painel e lá estava a lampada de painel com o bocal entre os contatos do ventilador interno e tudo de energia que entrava de ali não passava e por isto seguia queimando.

Na verdade, pensamos que somos bem protegidos com os nossos carros, não somos e ninguem se preocupa em que sejamos, afinal tudo que temos de gastar que é péssimo para nós, é uma imensa alegria para outros.

Veja como não se preocupam com a segurança por exemplo do Agiles. Em cima da bateria sem abrir o capô é plástico, algo fácil de abrir e cortar os cabos e assim desligar o alarme. Será que o engenheiro pensou nisto?

Somos nós amigão que inventamos estas coisas porque ficamos muito tempo com o carro e vamos vendo as falhas deles e logo vamos acertando. Com certeza eles depois copiam de nós e colocam em prática em um outro lançamento. Ou voces acham que ninguem lê estes sites de reclamações?
Imagem

42 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 118 visitantes