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Faça você mesmo / TutoriaisComo instalar sinal sonoro na seta (buzzer) 12v de 2 fios
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

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fburchauser1966
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Como instalar sinal sonoro na seta (buzzer) 12v de 2 fios

por fburchauser1966 » 20 Nov 2024, 23:41

Boa Noite à todos...
Faz tempo que não entro no grupo e estou restaurando um vectra 2.2 8v 2000 bem conservado. Já fiz motor completo 100% etanol com pistões, módulo, velas, entre outras coisas, pensando em colocar injeção tb do flex, o carro ficou muito forte e econômico acreditem. O que mais me chamou atenção foi na mudanças de marchas de 1ª a 5ª marcha o giro mantem o mesmo, sempre motor cheio e abrindo RPM, chegando 160km
4.500rpm. Fiz todo o escapamento em inox desde o início até a saida, silencioso, nada de barulho, ficou um som bom e carro solto. Queria colocar o buzzer nas setas e não sei onde ligar e também não sei como faço pra voltar a fazer o alarme original funcionar, tem hora que a buzina do alarme funciona sozinha, mas não trava e nem abre pelo controle corujinha original. Fico no aguardo de opiniões e sugestões dos amigos.
Abraços,
Fernando Burchauser
Fernando Burchauser

Almeidão
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Como instalar sinal sonoro na seta (buzzer) 12v de 2 fios

por Almeidão » 21 Nov 2024, 15:59

Sobre o alarme original eu nunca usei e não tenho a minima ideia de como fazer funcionar, sobre o sinal da seta, eu fiz um video fazendo um sinal ligando dois relês e acho que este video pode te ajudar a ligar o buzzer. Eu usei o sinal positivo da seta para o relê e fiz um negativo, o sinal positivo é fácil de achar são dois fios verde com com lista preta e basta baixar a caixa de fusível que você vai achar eles bem fácil e assim terias que usar 2 Buzzers um para cada lado e esta ´seria a opção parecida com esta minha.
Opção para usar um Buzzer: Usar o fio negativo que vai para o painel, não me lembro a cor, mas acho com quase 100% de certeza que é azul escuro saindo por trás da caixa de fusível. O positivo você deve usar um pòs fusivel e assim deve ser feito sempre que mudarr algo no carro. Mas eu não usaria direto não, esta saida queima fácil e eu queimei uma e pra deixar o carro original outra vez eu tive que comprar uma placa multitimer.

DICA, USAR UM RELÊ AUXILIAR COM UM DIODO 1N4007 e no video abaixo mostro como foi colocado o diôdo e se não colocar a seta falha. Usar um relê auxiliar DNI 0102, fio azul negativo da luz do painel comentado acima vai para o terminal 85 do relê, colocar um fio positivo pós fusÍve no 30 e 86 pode ser uma ponte. Na saida 87 ligar terminal positivo do Buzzer e o negativo pegar em qualquer parte ali na lata do carro.

E NUNCA FAÇA SOLDA ALI NOS FIOS COM O FERRO QUENTE LIGADO, tens que esquentar ele, tirar da tomada, soldar, e esquentar outras e outras vezes para cada solda.

Colocação do diôdo no relê é o anel prateado voltado para o positivo e lôgico não errar ao ligar porque o 86 é o positivo de entrada e comento abaixo sobre o fio negativo mais com o diodo dá para usar ele sim e para o meu sistema que é diferente do seu eu cortei os terminais 30 e 87 porque eu não uso ele, mas você vai usar.
https://www.youtube.com/watch?v=MynpNdeIdEs
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