O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisInstalando spoiler original - Vectra B
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

44 mensagens
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Instalando spoiler original - Vectra B

por Arquiteto » 09 Out 2013, 11:42

obs material de autoria de Rodrigo Bezerra postado em outro site ...

Olá Pessoal, blz..

Depois de muito tempo consegui realizar o transformer no meu vectra.. em breve vou postar as fotos de como ficou.. A última peça que faltou e que eu mesmo instalei foi o spoiler original. Daí, aproveitei para tirar umas fotos e montar um how to, pois senti falta disso aqui (pelo menos não encontrei, se tiver me perdoem).
Segue ai:

How To:
Montagem Spoiler Original no Vectra B (97~99)

Tempo de Montagem:
Aprox. 1 Hora

Materiais Necessários:
Par de Spoilers Laterais Originais GM Vectra Completos
22 Presilhas para fixação dos spoilers (11 de cada lado)
1 Chave de fenda (ou philips - de acordo com o parafuso escolhido)
60 Parafusos Auto Atarrachante 4,3mm x 13mm
20 Arruelas Lisa 3/16"
1 Fita Crepe
1 Caneta
1 Furadeira
1 Broca 5/32"
1 Régua

1. Pegue a fita crepe, coloque a ponta no começo do spoiler [parte frontal] e passe-a por dentro dos pontos de fixação do spoiler em toda a sua extensão e em seguida saia marcando na fita, os pontos onde as presilhas estão:

Imagem

2. Marque-as como a imagem abaixo. Daí obtemos exatamente (na fita) onde estão os pontos das presilhas. Digo que estes pontos são os "Pontos Horizontais" (se assim posso chamar hehe):

Imagem

Imagem

3. Feito isso em toda a extensão do spoiler, com o auxilio de uma régua, saia marcando na fita em cada ponto de fixação, a distância da parte superior do spoiler com a parte superior do ponto de fixação. Exemplo: na imagem abaixo, a distância da parte superior do ponto de fixação do spoiler até a parte supeior do spoiler deu 1,5cm. Marque esta distancia em cada ponto de fixação:

Imagem

Imagem

4. Essa distancia varia ao longo do spoiler:

Imagem

Imagem

5. No último ponto, chega a ficar com 3,5cm:

Imagem

6. Feito isso, destaque a fita do spoiler e fixe ela no carro onde o spoiler será afixado. Note que a ponta do da fita onde é o começo do spoiler, tem que ficar exatamente bem na dobrinha já do paralama, imagine que a fita é o seu spoiler:

Imagem

Imagem

Imagem

7. Feito isso, iremos agora descobrir o "Ponto Vertical" de fixação das presilhas do spoiler lateral. Veja: Pegue a régua e coloque o 0 da régua bem na parte superior da caixa de ar do carro, bem na "divisa" da caixa de ar com a porta. Na primeira presilha, onde sua marcação deu 1,5cm, some mais 1cm resultando em 2,5cm.. esse é o nosso Ponto Vertical. São dois por presilhas. Faça isso para os demais ponto de fixação do spoiler. Sempre some 1cm às distancias marcadas anteriormente. Exemplo: na marcação que deu 3,5cm (última) os Ponto Verticais ficam com 4,5cm.

Imagem

Imagem

5. Depois, pegue a presilha, centralize ela dentro dos Pontos Horizontais e Pontos Verticais e faça a marcação dos Pontos de Furação. Faça isso para todas as presilhas:

Imagem

6. Na sequencia, com a furadeira/broca, saia furando nos Pontos de Furação marcados no item anterior e fixe todas presilhas:

Imagem

7. Depois de fixado todas as presilhas, é só encaixar o spoiler na lateral:

Imagem

8. Depois de fixado o spoiler lateral, levante o carro com o macaco como se fosse trocar o pneu dianteiro e furo nos pontos embaixo do carro para fixar o spoiler lateral por baixo. Utilize uma arruela, pois o furo é bem mais largo.

Imagem

9. Pronto! Seu spoiler esta fixado em seu veículo! :palmas: :palmas: Agora, não desanime repita todo o processo no outro lado do seu vectra :002: :002:

10. Este foi o parafuso que usei:

Imagem

Depois é só encaixar as tampas no spoiler dar uma bela lavada no seu Vectra! Vai ficar show! Assim como ficou no meu!! Amanhã vou tirar umas fotos do meu carro e postar também..
Bom acho que é isso.. Olha.. é preciso um pouco de paciência e muita atenção porque voce pode correr o risco de deixar a caixa de ar do seu vectra um queijo suíço! hehe.. Mas é super tranquilo.. só vai ficar com o corpo dolorido no dia seguinte mas até ai blz hehe.. vale muito a pena!

Abraços galera.. Qualquer duvida poste ai!

Rodrigo Bezerra

.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por Alcir Andreoni » 09 Out 2013, 12:07

Belo "How To". Muito bem preparado...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Rodrigo-Vectra
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 293
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:56
Nome Completo: Rodrigo de Barros de Oliveira e Silva
Cidade: Angra dos reis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por Rodrigo-Vectra » 25 Dez 2013, 18:38

no meu nao ficou tão perfeito mas deu pro gasto depois deixo na mão de algum profissional e faz direito .

Avatar do usuário
ninao1504
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 17 Abr 2013, 23:47
Nome Completo: kleiton gabriel canova
Cidade: limeira
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por ninao1504 » 25 Dez 2013, 19:53

ola boa noite quero ponha no meu tbm quanto vc pago esse spoiler original

andre caruso
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Set 2014, 12:08
Nome Completo: andre caruso de sa
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por andre caruso » 07 Out 2014, 18:54

dica muito boa , segui todos os passos e ficou perfeito como original, valeu abraços .

filipe.nunes
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 24 Abr 2014, 19:15
Nome Completo: Filipe nunes
Cidade: londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por filipe.nunes » 08 Out 2014, 01:42

Se algum de vcs puderem me ajudar....

Estou a procura do spoiler lateral do Vectra B modelo 96 a 99, mas quero aquele modelo original que vinha com o carro de fabrica, se souberem se na concessionaria vende, ou até mesmo se encontro fora por favor me informem.
Quando Deus quer, não há quem não queira.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por Arquiteto » 11 Out 2014, 23:19

felipe,

desconheço este "original" para a linha abaixo de 2000 ...

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por Mantenedor » 12 Jul 2015, 04:06

Arquiteto , pode me dizer , instalação do Spoiler original em vectra 97~99.

Este modelo de vectra possui aquela faixa preta na parte superior dos para choques.

Abraço!

Mantenedor/Vectra/CD.2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Williams
GLS member
GLS member
Mensagens: 505
Registrado em: 19 Out 2013, 21:08
Nome Completo: Cláudio Williams
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por Williams » 18 Out 2015, 23:24

Pessoal, desenterrando o tópico. Um amigo fez pra mim um spoiler igual a este em fibra de vidro, a copia ficou fiel a original, porém, não tem o lugar para encaixe das travas, ficou a parte de dentro completamente lisa. Alguém tem uma idéia de como posso instalar esse spoiler?

Pensamos em usar uma fita dupla face de fora a fora da caixa de ar, no local que tem contato com a lataria e aparafusá-lo por baixo. Porém não acho que vá ficar firme a parte de fora... Alguém tem alguma idéia de como fazer?

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk

Avatar do usuário
marcosc3sar
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Ago 2015, 12:10
Nome Completo: MARCOS CÉSAR SANTOS ROSA
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Instalando spoiler original no vectra B

por marcosc3sar » 15 Dez 2015, 14:25

Williams escreveu:Pessoal, desenterrando o tópico. Um amigo fez pra mim um spoiler igual a este em fibra de vidro, a copia ficou fiel a original, porém, não tem o lugar para encaixe das travas, ficou a parte de dentro completamente lisa. Alguém tem uma idéia de como posso instalar esse spoiler?

Pensamos em usar uma fita dupla face de fora a fora da caixa de ar, no local que tem contato com a lataria e aparafusá-lo por baixo. Porém não acho que vá ficar firme a parte de fora... Alguém tem alguma idéia de como fazer?

Enviado de meu ASUS_T00J usando Tapatalk


Estou com esse mesmo dilema... Ou será que conseguimos encontrar as travas avulsas??
___________________________________________________________________________
➕2001 Chevrolet Vectra CD 2.2 16v +MT +TS +BC
❌2010 Renault Clio Campus 1.0 16v +2p +A/C
❌2006 Chevrolet Celta Life 1.0 VHC +2p

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Instalando spoiler original - Vectra B

por mvmsodre » 27 Ago 2016, 22:18

Que espetáculo de tutorial!
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

Carlos Millenium 2001
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Mar 2017, 21:58
Nome Completo: Carlos Magno Araújo de Sousa
Cidade: Campos dos Goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Instalando spoiler original - Vectra B

por Carlos Millenium 2001 » 18 Mar 2017, 22:19

Estou precisando muito desse espolie lateral lado do carona perdi o do meu carro e isso está no deixando doente! Alguém sabe onde encontro? Meu carro é modelo milenio 2001

Willi Arnold da Silva
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Ago 2020, 07:56
Nome Completo: Willi Arnold da Silva
Cidade: Candido Godoi
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 24

SPOILERS LATERAIS VECTRA B

por Willi Arnold da Silva » 17 Ago 2020, 08:14

alguem vendendo ou pra me informar onde consigo o spoiler lateral do vectra B? os dois lados

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Instalando spoiler original - Vectra B

por Júnior Borges » 30 Jun 2021, 14:18

No meu carro adaptaram um Spoiler horrível, comprei os originais pra colocar, vieram com as presilhas (22 Grampos) mas tenho uma dúvida, como o original é fixado por baixo? Há alguma presilha específica ou é parafusado?

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Instalando spoiler original - Vectra B

por Júnior Borges » 01 Jul 2021, 09:42

São esses grampos que prendem o Spoiler na parte debaixo?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 24216ed38f

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Instalando spoiler original - Vectra B

por chirola » 01 Jul 2021, 15:04

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje São esses grampos que prendem o Spoiler na parte debaixo?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 24216ed38f

pelo que lembro o spoiler vai preso na ciaxa de ar com umas trabinhas como as do parachoque por baixo dele e a caixa de ar tem os furos tampados com tampoes de borracha que coincidem com o spoiler da uma olhada , se nao to enganado e ra asim mesmo

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Instalando spoiler original - Vectra B

por Júnior Borges » 01 Jul 2021, 16:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje São esses grampos que prendem o Spoiler na parte debaixo?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 24216ed38f

pelo que lembro o spoiler vai preso na ciaxa de ar com umas trabinhas como as do parachoque por baixo dele e a caixa de ar tem os furos tampados com tampoes de borracha que coincidem com o spoiler da uma olhada , se nao to enganado e ra asim mesmo

Então Chirola, os de cima quando comprei os Spoiler pedi que tirassem os originais, daí tenho os 22 aqui, mas da parte de baixo não mandaram nada, e percebi que tem no lugar dos furos do Spoiler na caixa um rebite único e não dois como na parte de cima. Aí não sei qual o tipo de grampo. Queria fixar como original, mas se não der vou furar e parafusar...Alguma ideia? Quais seriam as travinhas do para-choque?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8340
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Instalando spoiler original - Vectra B

por Almeidão » 02 Jul 2021, 07:56

Eu não tenho a mínima ideia de como é o original ou como é este seu, mas olhando a foto acima vejo um parafuso rosca soberba debaixo para cima que não é uma má ideia apesar que eu se fosse usar assim eu preferiria usar uma porca ali na caixa de ar, tipo rebite rosca porem não fica muito barato mas eu usaria isto, Pro outro lado eu fiz um spoiler para o meu carro usando 4 do Santana, usei 4 porque o bendito Vectra tem exatamente ali 1 cm mais longo que o Santana então tive que cortar dois para fazer um, neste caso ficou muito bom e muito caro, acho que ele é o único por isto. Em cima na lateral da caixa de ar eu tive que furar e usar umas peças plásticas que usam alguns carros para encaixar o spolier que entra e empurra para trás para encaixar e embaixo ele precisa ser parafusado e eu fiz duas chapas de ferro uma na frente e outra atrás e parafusei esta chapa na dobra da caixa de ar, assim ela não foi furada por baixo, mas se fosse preciso furar por baixo, eu furaria sem pensar. Talvez você possa preparar umas chapinhas como eu disse e não tenha que forçar a peça tanto para cima ao parafusar por baixo. Esta chapa fiz rosca e o parafuso é parafusado nela e pode fazer várias e prender como comentei.

Hoje ele está um pouco mudado, as rodas estão brancas e grade sem emblema, mas o resto é basicamente isto ai da foto e esconde perfeitamente o serviço feito por baixo e basta eu tirar 4 parafusos e arrastar ele pra frente que ele sai.

viewtopic.php?f=70&t=2330&p=88105&hilit=albino+do+almeid%C3%A3o#p88105
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3380
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Instalando spoiler original - Vectra B

por chirola » 02 Jul 2021, 12:54

Júnior Borges escreveu:Fuente del Mensaje Então Chirola, os de cima quando comprei os Spoiler pedi que tirassem os originais, daí tenho os 22 aqui, mas da parte de baixo não mandaram nada, e percebi que tem no lugar dos furos do Spoiler na caixa um rebite único e não dois como na parte de cima. Aí não sei qual o tipo de grampo. Queria fixar como original, mas se não der vou furar e parafusar...Alguma ideia? Quais seriam as travinhas do para-choque?

eu so furo se nao tem opçao mesmo ao furar fica lata exposta e e ponto de ferrugem , ou faz como o almeidao com porca arrebite furo do uma pintura com pincel mesmo para proteger a lata e coloco o arrebite ,
achei o numero de peça que prende la em baixo
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 270079-_JM
chevrolet tem iso , sao as mesmas do kadette e acredito que os carros mais novos utilizem as mesmas .

Avatar do usuário
Júnior Borges
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 18 Dez 2014, 17:38
Nome Completo: Virgílio Borges Júnior
Cidade: Pontal do Paraná
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Instalando spoiler original - Vectra B

por Júnior Borges » 02 Jul 2021, 17:09

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Eu não tenho a mínima ideia de como é o original ou como é este seu, mas olhando a foto acima vejo um parafuso rosca soberba debaixo para cima que não é uma má ideia apesar que eu se fosse usar assim eu preferiria usar uma porca ali na caixa de ar, tipo rebite rosca porem não fica muito barato mas eu usaria isto, Pro outro lado eu fiz um spoiler para o meu carro usando 4 do Santana, usei 4 porque o bendito Vectra tem exatamente ali 1 cm mais longo que o Santana então tive que cortar dois para fazer um, neste caso ficou muito bom e muito caro, acho que ele é o único por isto. Em cima na lateral da caixa de ar eu tive que furar e usar umas peças plásticas que usam alguns carros para encaixar o spolier que entra e empurra para trás para encaixar e embaixo ele precisa ser parafusado e eu fiz duas chapas de ferro uma na frente e outra atrás e parafusei esta chapa na dobra da caixa de ar, assim ela não foi furada por baixo, mas se fosse preciso furar por baixo, eu furaria sem pensar. Talvez você possa preparar umas chapinhas como eu disse e não tenha que forçar a peça tanto para cima ao parafusar por baixo. Esta chapa fiz rosca e o parafuso é parafusado nela e pode fazer várias e prender como comentei.

Hoje ele está um pouco mudado, as rodas estão brancas e grade sem emblema, mas o resto é basicamente isto ai da foto e esconde perfeitamente o serviço feito por baixo e basta eu tirar 4 parafusos e arrastar ele pra frente que ele sai.

viewtopic.php?f=70&t=2330&p=88105&hilit=albino+do+almeid%C3%A3o#p88105

Então Almeidão, ele está com um paralelo que era apenas colado com dupla face e parafusado por baixo com uma cantoneira em dois pontos, mas vou colocar o original, ainda bem que não tiraram os rebites originais onde vão fixadas as presilhas. Ficou bacana esse seu hein, coisa top...O que estava no meu era muito feio...

44 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes