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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 15:17

Alcir, em nenhum momento fala que o uso é 50/50, só reler o documento, esse trecho é muito claro
Se o fabricante recomenda 40% é pra utilizar 40% e não 50%, usa-se 50/50 quando não tem informação de uso por parte do fabricante, no caso da GM é 40% correto? Como o Almeidão disse no vídeo, seriam 2,8 litros, mas se colocar 3 litros não tem problema, e não vejo necessidade de colocar 3,5 litros, mas vamos deixar isso pra lá :88: :84:

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.

Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 15:19

Thiago, quem fabrica o paraflu é a Petronas, marca muito reconhecida.

http://www.pli-petronas.pt/Browse.aspx?sezione=80

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Thiago Menezes » 24 Jul 2014, 15:42

Julinho Viol escreveu:Thiago, quem fabrica o paraflu é a Petronas, marca muito reconhecida.

http://www.pli-petronas.pt/Browse.aspx?sezione=80


Então beleza, marca confiável! Agora só escolher se vai colocar o concentrado ou diluído :88:
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Thiago Menezes » 24 Jul 2014, 15:50

Julinho Viol escreveu:Alcir, em nenhum momento fala que o uso é 50/50, só reler o documento, esse trecho é muito claro
Se o fabricante recomenda 40% é pra utilizar 40% e não 50%, usa-se 50/50 quando não tem informação de uso por parte do fabricante, no caso da GM é 40% correto? Como o Almeidão disse no vídeo, seriam 2,8 litros, mas se colocar 3 litros não tem problema, e não vejo necessidade de colocar 3,5 litros, mas vamos deixar isso pra lá :88: :84:

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.


Não querendo me intrometer no assunto mais já sendo entrão :52:

A informação não é obrigatória para uso de 50% e sim entre 35% a 50% (se não me engano de acordo com manual).

Eu por exemplo usei concentrado e coloquei 3 litros teoricamente coloquei 42,8% de aditivo referente ao sistema como todo, o resto foi água.
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 24 Jul 2014, 16:55

Julinho Viol escreveu:Alcir, em nenhum momento fala que o uso é 50/50, só reler o documento, esse trecho é muito claro
Se o fabricante recomenda 40% é pra utilizar 40% e não 50%, usa-se 50/50 quando não tem informação de uso por parte do fabricante, no caso da GM é 40% correto? Como o Almeidão disse no vídeo, seriam 2,8 litros, mas se colocar 3 litros não tem problema, e não vejo necessidade de colocar 3,5 litros, mas vamos deixar isso pra lá :88: :84:

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.

Por um momento você quase me enganou...

CARACTERÍSTICAS
Os avançados testes laboratoriais rigorosos realizados pela PLI demonstram que o PARAFLU UP satisfaz todos os requisitos, inclusive em condições de funcionamento extremas. Quando misturado com água a 50%, o PARAFLU UP permite:
A manutenção das características protetoras dos agentes inibidores.
Remoção óptima de calor da câmara de combustão do motor.
A máxima proteção contra:
Cavitação e descargas eléctricas;
Congelamento (temperaturas exteriores até -40°C);
Formação de calcário;
Ebulição nos períodos quentes, situações de trânsito, viagens na cidade (temperatura do circuito até +125°C);
Dilatação excessiva dos elementos de borracha e plástico no circuito;
Formação de depósitos no circuito, inclusive em condições de exercício exagerado.
Especificações
FIAT 9.55523 REF. CONTRATUAL TÉCNICA N°F101.M01
ASTM D 3306 Tipo 1
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Isso deixa marcas profundas!

Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 24 Jul 2014, 17:36

Alcir, vamos interpretar o texto, ai está dizendo que quando o paraflu up é misturado em 50% ele trará os benefícios citados ai acima, ponto, não fala mais nada que isso, que ele deve ser usado assim, 50/50, ai logo abaixo está bem claro :

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Alcir Andreoni » 25 Jul 2014, 07:53

Julinho Viol escreveu:Alcir, vamos interpretar o texto, ai está dizendo que quando o paraflu up é misturado em 50% ele trará os benefícios citados ai acima, ponto, não fala mais nada que isso, que ele deve ser usado assim, 50/50, ai logo abaixo está bem claro :

CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Para uma adequada utilização do produto, devem se seguir as recomendações dos Fabricantes.
Ao reabastecer, de forma a repor o nível de fluido, o produto deve ser misturado com água a 50%.
Não utilize o produto concentrado.

Tá!

Vamos fazer assim, você compra o aditivo e depois mostra as fotos dele no carro, beleza! :88:

Eu não vou conseguir te convencer mesmo! :38: :38:
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Julinho Viol
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Julinho Viol » 25 Jul 2014, 08:36

nem eu :38: :38: :84:

Ives
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ives » 25 Jul 2014, 18:39

o manual do meu diz q a troca da agua deve ser feita pela oficina......e que se for completar, usar uma solução de 50/50%..... ou seja, nao é q vc deve usar ou q la dentro tenha uma proporção de 50/50, mas q se vc for completar, nao souber o q tem la dentro, entao usa nessa proporção, afinal vc completar 200ml em uma massa de agua total de 7,2 litros, vc vai manter a proporção q existia anteriormente...... vc pode fazer a proporção entre 35 a 60% ate onde sei....o Ricardo Crispim é o mestre e pode falar mais sobre isso..... mas pelo q ele me passou, o minimo para um trabalho eficiente seria 40%, e um maximo de 60%....abaixo de 40% pode nao ter proteção total, e acima de 60% poderia trazer danos....

creio q no final das contas, essa proporção trata um pouco do local onde é aplicado....por exemplo, se fosse lá no Alasca, com temperaturas de -40°C ou em um deserto a 55°C, uma proporção mais proxima do 60% evitaria o congelamento do fluido de arrefecimento, e tbem aumentaria o ponto de ebulição para 125°C......se nao está em locais tao extremos, é possivel uma diluição maior.......

a primeira vez q mandei fazer fora, fiquei com uma proporção de uns 30%, e em 3 anos a termostatica saiu quase como nova (troca preventiva).....agora q eu mesmo fiz, coloquei 3 lt de havoline long life concentrado, e deu uma proporção de 40% medido no termodensimetro......pra mim ta no ponto
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Bruno Cesário
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Bruno Cesário » 26 Jul 2014, 00:16

Cada carro é cada carro. rs
Meu Marea tem o recomendado, 50% aditivo Paraflu Orgânico+ 50% água desmineralizada que somando tudo dão 7 litros ( 3.5 de aditivo e 3.5 de água desm. ). Então caso eu venha a completar o nível, tenho que manter o recomendado, se for completar com 1 copo de 200ml, serão 100 para aditivo mais 100 para água desmineralizada.
No VCD era a mesma coisa, porém não era Paraflu e não lembro qual era. No Collection ainda está o ACdelco na proporção 50% de cada, mas vou trocar por um novo, porém não encontrei ele ainda e se demorar vou colocar o Delphi orgânico que foi o último que coloquei no Marea, e vou manter pelo menos 40% do aditivo.
:52:

THIAGO96/97
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por THIAGO96/97 » 26 Jul 2014, 00:41

Galera aproveitando o tópico...

Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento e acrescentei o aditivo junto com a água desmineralizada... Bom, após a troca reparei que na primeira velocidade as 2 ventuinhas funcionaram JUNTAS, mas na segunda velocidade SOMENTE A VENTUINHA INTERNA FUNCIONOU, a externa se desligou...
Oque pode ser??????

Ives
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ives » 26 Jul 2014, 06:34

Eh um dos 2 reles bem da direita, dentro da caixa de reles q fica a frente da bateria.....um deve estar queimado, e qdo muda de serie p paralelo, nao fecha ligacao p ventilador da frente
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Almeidão
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Almeidão » 26 Jul 2014, 11:33

Bruno Cesário escreveu:Cada carro é cada carro. rs
Meu Marea tem o recomendado, 50% aditivo Paraflu Orgânico+ 50% água desmineralizada que somando tudo dão 7 litros ( 3.5 de aditivo e 3.5 de água desm. ). Então caso eu venha a completar o nível, tenho que manter o recomendado, se for completar com 1 copo de 200ml, serão 100 para aditivo mais 100 para água desmineralizada.
No VCD era a mesma coisa, porém não era Paraflu e não lembro qual era. No Collection ainda está o ACdelco na proporção 50% de cada, mas vou trocar por um novo, porém não encontrei ele ainda e se demorar vou colocar o Delphi orgânico que foi o último que coloquei no Marea, e vou manter pelo menos 40% do aditivo.


Eu queria saber como fazer esta troca tirando agua de dentro dele e colocando desmineralizada que tanto insistem que deve ser e eu continuo afirmando que é impossivel de fazer sem desmontar o cabeçote. Nem no Vectra que é um carro aparentremente fácil, se consegue fazer sem desmontar o motor, imagina então o maréa que para trocar uma correia precisa tirar ou o motor fora ou a carroceria. (monobloco).

O Vectra também são 7 litros e com certeza qualquer aditivo ou qualquer produto tem um limite de segurança na questão quantidade ou para cima ou para baixo no caso do Vectra que são 2,8 litros para 40%, se colocar 2,3 litros já resolve e ao mesmo tempo se colocar 3,5 não vai estragar o radiador, nada precisa tanto cuidado assim de colocar tipo conta gotas a mesma quantidade de um.

Uma coisa é certa, Agua desminieralizada sem desmontar o cabeçote, pode esquecer que pura não entra.
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Adriano cruz » 26 Jul 2014, 16:48

Almeidão escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Cada carro é cada carro. rs
Meu Marea tem o recomendado, 50% aditivo Paraflu Orgânico+ 50% água desmineralizada que somando tudo dão 7 litros ( 3.5 de aditivo e 3.5 de água desm. ). Então caso eu venha a completar o nível, tenho que manter o recomendado, se for completar com 1 copo de 200ml, serão 100 para aditivo mais 100 para água desmineralizada.
No VCD era a mesma coisa, porém não era Paraflu e não lembro qual era. No Collection ainda está o ACdelco na proporção 50% de cada, mas vou trocar por um novo, porém não encontrei ele ainda e se demorar vou colocar o Delphi orgânico que foi o último que coloquei no Marea, e vou manter pelo menos 40% do aditivo.


Eu queria saber como fazer esta troca tirando agua de dentro dele e colocando desmineralizada que tanto insistem que deve ser e eu continuo afirmando que é impossivel de fazer sem desmontar o cabeçote. Nem no Vectra que é um carro aparentremente fácil, se consegue fazer sem desmontar o motor, imagina então o maréa que para trocar uma correia precisa tirar ou o motor fora ou a carroceria. (monobloco).

O Vectra também são 7 litros e com certeza qualquer aditivo ou qualquer produto tem um limite de segurança na questão quantidade ou para cima ou para baixo no caso do Vectra que são 2,8 litros para 40%, se colocar 2,3 litros já resolve e ao mesmo tempo se colocar 3,5 não vai estragar o radiador, nada precisa tanto cuidado assim de colocar tipo conta gotas a mesma quantidade de um.

Uma coisa é certa, Agua desminieralizada sem desmontar o cabeçote, pode esquecer que pura não entra.


:102: :88:

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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por THIAGO96/97 » 26 Jul 2014, 16:52

Ives escreveu:Eh um dos 2 reles bem da direita, dentro da caixa de reles q fica a frente da bateria.....um deve estar queimado, e qdo muda de serie p paralelo, nao fecha ligacao p ventilador da frente

Valeu Ives... Vou verificar isso!!!!!!

Ives
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ives » 26 Jul 2014, 19:50

Almeidão escreveu:
Bruno Cesário escreveu:Cada carro é cada carro. rs
Meu Marea tem o recomendado, 50% aditivo Paraflu Orgânico+ 50% água desmineralizada que somando tudo dão 7 litros ( 3.5 de aditivo e 3.5 de água desm. ). Então caso eu venha a completar o nível, tenho que manter o recomendado, se for completar com 1 copo de 200ml, serão 100 para aditivo mais 100 para água desmineralizada.
No VCD era a mesma coisa, porém não era Paraflu e não lembro qual era. No Collection ainda está o ACdelco na proporção 50% de cada, mas vou trocar por um novo, porém não encontrei ele ainda e se demorar vou colocar o Delphi orgânico que foi o último que coloquei no Marea, e vou manter pelo menos 40% do aditivo.


Eu queria saber como fazer esta troca tirando agua de dentro dele e colocando desmineralizada que tanto insistem que deve ser e eu continuo afirmando que é impossivel de fazer sem desmontar o cabeçote. Nem no Vectra que é um carro aparentremente fácil, se consegue fazer sem desmontar o motor, imagina então o maréa que para trocar uma correia precisa tirar ou o motor fora ou a carroceria. (monobloco).

O Vectra também são 7 litros e com certeza qualquer aditivo ou qualquer produto tem um limite de segurança na questão quantidade ou para cima ou para baixo no caso do Vectra que são 2,8 litros para 40%, se colocar 2,3 litros já resolve e ao mesmo tempo se colocar 3,5 não vai estragar o radiador, nada precisa tanto cuidado assim de colocar tipo conta gotas a mesma quantidade de um.

Uma coisa é certa, Agua desmineralizada sem desmontar o cabeçote, pode esquecer que pura não entra.


Eu era um ferrenho defensor da agua deionizada.....mas sabendo q 4lt nao saem, realmente abri mao, e fui p agua de poço, sem nenhuma quimica.....qdo mandei fazer fora, aposto q foi agua de torneira p fazer limpeza, e foi isso q ficou la dentro.....dai completaram c 3.2 lt de aditivo pre diluido 50/50....e no final deu 30% de aditivo...

Dessa vez eu mesmo fiz a limpeza c agua de poço, e coloquei 3lt de aditivo concentrado....qdo for trocar daqui 3 anos, aposto q a termostatica sai como nova
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por THIAGO96/97 » 03 Ago 2014, 01:44

Ives escreveu:Eh um dos 2 reles bem da direita, dentro da caixa de reles q fica a frente da bateria.....um deve estar queimado, e qdo muda de serie p paralelo, nao fecha ligacao p ventilador da frente

Ives meu caro, me de mais uma ajudinha...

Vc está falando dos reles verdes dentro da caixinha (que são 3) ou dos reles marrons (que são 2)????

Te pegunto isso pois vi uma foto na net indicando que seriam os marrons...

Sim,mas independente de qual rele seja como faço para testar...????? Fiz uma inspeção visual e não vi nada de anormal!!!

Aguardo sugestões e opiniões..

Ives
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ives » 03 Ago 2014, 06:56

pra testar vc vai precisar de um multimetro.....se nao tiver multimetro, uma lampada 12V serve....poderia ser ate a lampada pingo do farol de estacionamento, ou alguma de pisca, etc.....

se tiver multimetro, retire o relé, use dois pedaços de fio e aplique o positivo da bateria no pino 85, e o negativo no pino 86....vc deve escutar um "clic", que é o atracamento mecanico do relé.....mas soh ele atracar, nao indica que esta bom, apenas que sua bobina esta ok...... com multimetro na mao, coloque na escala de medição de resistencia, e enquanto aplica positivo no 85 e negativo no 86, meça a resistencia dos pinos 30 para o 87 (deve dar zero), retire a alimentação da bobina no 85 e 86, e meça do 30 para o 87a (deve dar zero).....o pino 30 é o comum, o 87a é o normalmente fechado, e o 87 é o normalmente aberto....ou seja, sem alimentação passa do 30 pro 87a, mas nao passa do 30 pro 87.....e quando tem alimentação na bobina, passa do 30 para o 87, mas corta do 30 pro 87a

se nao tiver multimetro, fica um pouco mais chato, mas possivel testar com lampada....ligue o positivo da bateria no 30, e com uma lampada, ligue uma perna dela no 87 e a outra perna no negativa....quando liga a bobina no 85 e 86, a lampada deve se acender.......repita o teste para o pino 87a, retirando alimentação da bobina e veja se acende......
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Re: TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Deleon » 27 Set 2014, 06:04

vídeo muito bom, cada dicas !

fiz no meu ficou e deu tudo certo !

agora só daqui 02 anos !

parabéns Almeidão !
:88:
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Vectra B - Sem liquido de Arrefecimento 340 mil Km

por MatheusMattosRp » 14 Ago 2015, 09:18

Bom dia Galera!

Meu Vectra GLS 2.0 8v era de uma mulher, unica dona!

ou seja mulher só anda e abastece!

quando comprei o carro levei no posto couberam 3 litros de óleo kkkk :13:
ou seja era um carro unico dono só que não muite bem cuidado nesse aspecto!

o motor está com 340 mil rodado :13:
sim.... ja foi refeito, mas ela não soube me informar a quilometragem exata!
o carro não fuma, não vaza óleo (vazava na junta da tampá de válvulas e na junta do cárter pequeno)_
o motor está perfeito, não tem barulho, não morre, temperatura não passa dos 80° (não sei se ta quebrado o sensor) :47:

escapamento não tem óleo, não ta queimando , esta redondinho! :88:

80% da quilometragem rodada em estrada!





mas então desde que comprei sempre teve Agua pura no arrefecimento, sem o líquido aditivo! :62:

eu posso completar com a dosagem e proporção correta o liquido aditivo ?
ou vai me acarretar problemas como vazamento em mangueiras e etc ?


Nesse quesito de arrefecimento quais itens merecem atenção e devem ser trocados ? :7:


Qualquer ajuda será muito bem vinda e apreciada!
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Vectra GLS 97 2.0 8v - Atual
Vectra Elite NE 2010 2.0 8v + chip = 153cv - VENDIDO
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