O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisTROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

163 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ju_Bueno » 24 Mar 2023, 16:07

Hoje realizei o procedimento no Elegance 2010 do meu irmão e, aconteceu algo que nos deixou bastante grilados:

após dar aquele trato no reservatório, montei tudo e comecei os enxágues com meu equipamento caseiro. Notei que estava difícil manter o nível da água. Após realizar diversos enxágues resolvi tirar o equipamento para fechar o sistema, e foi aí que ficou estranho. Com o reservatório aberto coloquei água até o nível (meio do reservatório), mas com pouco tempo de funcionamento, antes até de ligar a ventoinha, a água começava a subir até transbordar. Isso se repetiu por algumas vezes - coisa que nunca aconteceu nas várias vezes que fiz o procedimento nos meus carros.

Já estávamos ficando tensos e precisamos dar uma pausa. Após umas 2 horas voltamos e fiz diferente. Completei o reservatório, dessa vez retirei o sensor de temperatura para me certificar de que não havia mais ar no sistema, fechei e funcionamos o motor, monitorando atentamente o nível da água. Ela subiu pouca coisa conforme aqueceu - cerca de 1 cm e logo que a ventoinha armou, a água voltou para o nível inicial. Após 3 ou 4 ciclos nos damos por satisfeitos e desligamos o motor.

Alguma explicação do por que a água ficar transbordando com o reservatório aberto?
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Almeidão » 24 Mar 2023, 18:43

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Hoje realizei o procedimento no Elegance 2010 do meu irmão e, aconteceu algo que nos deixou bastante grilados:

após dar aquele trato no reservatório, montei tudo e comecei os enxágues com meu equipamento caseiro. Notei que estava difícil manter o nível da água. Após realizar diversos enxágues resolvi tirar o equipamento para fechar o sistema, e foi aí que ficou estranho. Com o reservatório aberto coloquei água até o nível (meio do reservatório), mas com pouco tempo de funcionamento, antes até de ligar a ventoinha, a água começava a subir até transbordar. Isso se repetiu por algumas vezes - coisa que nunca aconteceu nas várias vezes que fiz o procedimento nos meus carros.

Já estávamos ficando tensos e precisamos dar uma pausa. Após umas 2 horas voltamos e fiz diferente. Completei o reservatório, dessa vez retirei o sensor de temperatura para me certificar de que não havia mais ar no sistema, fechei e funcionamos o motor, monitorando atentamente o nível da água. Ela subiu pouca coisa conforme aqueceu - cerca de 1 cm e logo que a ventoinha armou, a água voltou para o nível inicial. Após 3 ou 4 ciclos nos damos por satisfeitos e desligamos o motor.

Alguma explicação do por que a água ficar transbordando com o reservatório aberto?


Eu li alguns relatos destes e não consegui entender, eu cheguei a pensar um vez na inversão das duas mangueiras que fica na frente do alternador, ali se tiver invertida pode acontecer isto e nem sei como é este carro 2010, acredito que seja igual. Eu resumo que de todas as formas que pensei eu não cheguei a concluir o que seria depois que li o relato do mecanico, isto porque a bomba puxa no fim do tubo e empurra para o inicio do tubo, a unica coisa que poderia retornar diferente seria a mangueria invertida, eu não acredito que esteja errado ai, mas checa se a mangueira de cima ali la frente do alternador é da valvula de ar quente a debaixo é o retorno da termostática. Outro detalhe, valvula de arquente sempre aberta para fazer este serviço.

O meu não faz isto e eu nem solto o parafuso para liberar entrada de ar, a mangueirinha do reservatório é exatamene para isto, porem o radiador tem que está abaixo do nivel máximo e nunca ultrapassar o meio do reservatório

Resumindo: Tudo isto e sem uma resposta convincente kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

TROCANDO A ÁGUA DO SIST ARREFECIMENTO - VÍDEO

por Ju_Bueno » 25 Mar 2023, 06:09

hehe... valeu, Almeidão! Vamos acompanhar se vai funcionar tudo normal...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

163 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 447 visitantes